Protógenes na TV Brasil

Do Site da TV Brasil

Roda Viva entrevista o delegado Protógenes Queiroz. Domingo, 28/12, às 16h.

Publicado em 23 de dezembro de 2008

A TV Brasil exibe neste domingo, dia 28 de dezembro, às 16 horas, mais uma edição do Roda Viva em que o entrevistado é o delegado Protógenes Queiroz. O programa foi transmitido ao vivo, pela TV Cultura de São Paulo, na segunda-feira, dia 22/12. Nesse dia, um mal-entendido na Gerência de Programação da TV Brasil levou à exibição do compacto sobre os melhores momentos do programa Atitude.Com, na suposição de que a TV Cultura estaria exibindo uma reprise do Roda Viva.

A TV Brasil assinou, recentemente, com a TV Cultura um contrato de licenciamento do Roda Viva e de mais dois programas para exibir em seus canais próprios e para distribuir às emissoras que compõem a Rede Pública de Televisão. Este foi um sinal de apreço pelo prestigiado programa de entrevistas da TV Cultura que, recentemente, anunciou sua legítima decisão de comercializar os produtos que sempre distribuiu gratuitamente às emissoras do campo público.

Com a exibição do Roda Viva no domingo, a TV Brasil deixa de veicular a reprise do programa Sem Censura e do programa De lá Pra Cá.

Luis Nassif

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ontem ou anteontem,li a
    Ontem ou anteontem,li a explicação da TV reprodudora( TV BRASIL) da Cultura.

    Dizia ela que pensava,por ser ser fim de ano,que seriam exibidos reprises.Foi o motivo porque não se preparou pra transmiti-la´pra muiros Estados.

    O que posso pensar a respeito?

    Falta de sintonia?

    Incompetência?

    Bloqueio?( que devido a chiadeira usou esse argumento falido)

    Não consigo acreditar que a TV Brasil não estivesse a par da grade da TV Cultura.

    Enfim..

    É evidente que um programa terá mais audiência as 16 horas de um domingo,do que as 22 horas de uma segunda-feira.

    Mas tbm é evidente que o RODA VIVA tem um horário marcado há séculos..

    Qualquer dia ou horário,por melhor que seja o habitual,trará menos audiência.E isso é um erro grave.

    Eu escrevi ”ERRO'( pra ser bonzinho)

    Mudar o dia e o horário de um programa sem prévio aviso não consertará e nem aumentará a audiência.Irá diminuir,com certeza.

    E eu li isso,sem querer,numa notinha minúscula num lugar quaquer( que nem me lembro mais)

    Portanto,a justificativa da não reprodução da entrevista no dia marcado,altera em muito a audiência.

    Acima FIZ 3 perguntas.

    Prefiro acreditar na INCOMPETÊNCIA(mal menor)

  2. Caro Luis

    Não dá pra
    Caro Luis

    Não dá pra acreditar que não houve censura; o que gostaria de saber é de quem foi ???

    Como o ” daniel VALENTE dantas “, tem a situação numa mão e na outra a oposição, fica difícil saber, de quem foi a autoria desta aberração.

    Abraços

  3. Antes de me aposentar, cansei
    Antes de me aposentar, cansei de encontrar, por força do trabalho, pessoas cujos atos me deixavam em dúvida: má fé ou incompetência? Geralmente escolhia a incompetência, mais para beneficiar o “réu”.
    O diabo é que, em muitos casos, a pessoa acumulava.
    Abs

  4. Caro Luís

    Tu poderia nos
    Caro Luís

    Tu poderia nos informar , se a atual banca de ministros do STF, foram indicadas pelo FHC e o Lula, ou ainda tem algum de outros governos ???

  5. Não me lembro do Roda Viva
    Não me lembro do Roda Viva ter tido antes tanta publicidade; assim, se houve feitiço, virou-se contra o feiticeiro. O programa foi bom, assistimos a uma boa briga e o fato de terem partido pra cima do delegado só valorizou a atuação dele.

    Uma ruga de contrariedade do Fernando Rodrigues, em close, vale mais do que mil comentários de blogs. O publico não é bobo. O citado jornalista, babando de raiva em contraste com a tranquilidade do ator principal dão um recado poderoso.

    Gostaria de saber esses dados de audiencia. De fato, o horário de domingo a tarde parece mais palatável. Alguem sabe como obter essas informações? Por exemplo, que Roda Viva teve mais audiencia, o do Gilmar ou do Protogenes?

  6. Faltou explicar porque no
    Faltou explicar porque no mesmo dia da entrevista a novela A Favorita que sempre termina por volta das 22p0m foi esticada por mais 40 minutos coincidindo o seu término com o fim da entrevista do Protógenes.

  7. “…um mal-entendido na
    “…um mal-entendido na Gerência de Programação da TV Brasil levou à exibição do compacto sobre os melhores momentos do programa Atitude.Com, na suposição de que a TV Cultura estaria exibindo uma reprise do Roda Viva”.

    Que coincidência, não? Faltou explicar por que o a entrevista com Protógenes foi mais curta que a com Gilmar Mendes.

  8. E lá vem outro escrevendo
    E lá vem outro escrevendo isto:

    Domingão do Faustão”,terá concorrente à altura. TV Brasil,pode contribuir com a” desalienação”,do público espectador. Idiotas sempre terão a GLOBO.Como os amantes ,sempre terão Paris…

    Bonitão:

    Jamais,em tempo algum, o público do Roda Viva assistirá o Faustão.São dois mundos antagônicos.

    E quanto a Paris:

    Não sei o que está dizendo.

    Se por acaso se refere ao filme CASABLANCA,eles NÃO eram amantes( no sentido traição).Eram amantes porque se amavam.

  9. Que bom! Poderemos tornar a
    Que bom! Poderemos tornar a rir com o Fernando Rodrigues! Avisarei meus amigos para que vejam o cara que perguntou a identidade dos agentes secretos da Abin!! Alguns não acreditaram quando contei.

  10. “Domingão do Faustão”,terá
    “Domingão do Faustão”,terá concorrente à altura. TV Brasil,pode contribuir com a” desalienação”,do público espectador. Idiotas sempre terão a GLOBO.Como os amantes ,sempre terão Paris…

  11. É duro ser ocupante de função
    É duro ser ocupante de função pública.
    Como diz o ditado, “à mulher de César não basta ser honesta,
    é preciso parecer honesta”.
    Acho que não houve censura, porque a não transmissão exatamente dessa entrevista, antes de passar uma mensagem de incompetência, o que passaria seria a de uma ENORME burrice, tentar esconder o sol com a peneira.
    Mas que vai ser muito difícil convencer a opinião pública de que não houve censura, mas incompetência, ah isso vai.

  12. Nassif, a memória que a
    Nassif, a memória que a internet preserva é implacável. Quando teríamos acesso a um texto tão simbólico como o do link abaixo (e em tempo hábil), em tempos de jornal impresso?
    Colo apenas a epígrafe: “Ninguém é soberano”.

    O resumo da ópera: Entrevista do Gilmar Mendes para o “Primeira Leitura” (a revista que tem tudo a ver com Reinaldo Azevedo), hospedada no site do Conjur. A data é de 2005.
    No texto o ministro do Supremo afirma, entre outras coisas:
    -que as decisões do Supremo são até pouco criticadas.
    -que em um sistema democrático não é possível fazer reformas totalizantes (mas depois veio o presente das súmulas vinculantes para amarrar a 1ª instância).
    – que “Temos de ver o Judiciário como serviço ao público e exigir mudanças de mentalidades, de caráter cultural.”

    http://www.conjur.com.br/static/text/39497,1

    Visão do mundo
    Ministro Gilmar Mendes: “Ninguém é soberano”
    por Rui Nogueira

    —————

    “Mendes gosta de velejar, mas só no lago Paranoá, não nas águas turvas do choque entre Poderes ou numa visão permanentemente pessimista sobre o país. Nesta conversa com Primeira Leitura, ele aponta os muitos sinais de que a institucionalidade brasileira avança, de que o Estado de Direito vai saindo do papel para entrar na vida dos brasileiros, certo, no entanto, de que muito resta a ser feito. Para Mendes, mais debate – e não menos – só pode fazer bem à democracia, ao direito e ao STF: “Na prática, o que se verifica é que temos uma cultura em desenvolvimento, e, em linhas gerais, até surpreendem a aceitação da judicialização e a legitimidade que se empresta às decisões do Supremo”.”

    Rui Nogueira foi sócio da Primeira Leitura e, na resenha sobre o livro do blogueiro, feita paa o Estadão, recomenda-o para os cursos de ética das Faculdades de Comunicação.

  13. Nassif, dá uma idéia ao teu
    Nassif, dá uma idéia ao teu amigo, MIno Carta, pra fazer uma reportagem contando a história desses quatro grandes homens públicos brasileiros: Fausto De Sanctis, Protógenes, De Grandis e Paulo Lacerda. Contando um pouco deles e como suas vidas se entrelacaram. Precisamos de bons exemplos para sociedade brasileira! A capa poderia ser os quatro como naquele filme os intocáveis, afinal de contas protógenes é o nosso Elliot Ness. Abraços! Eu vou pedir a ele lá no blog dele mas você tem mais moral que eu , né.

  14. Porque, Juliano,assim como
    Porque, Juliano,assim como uma mentira dita várias vezes torna-se como uma verdade, uma verdade “abafada” ou “omitida”, torna-se como uma mentira. Quanto menos se irradiar esse caso, menos desse “todos já sabem” vão se ligar na questão. Pelo menos é nisso que os que estão envolvidos e detém os meios de comunicação apostam.

  15. Que coincidência esse “mal
    Que coincidência esse “mal entendido”. Por que não foi acontecer na edição anterior quando entrevistaram o ministro Mendes, o onipresente?

  16. Concordo com meu chará. Seria
    Concordo com meu chará. Seria uma censura inócua. Tanto da TV do Serra quanta da TV do Lula. Passou em São Paulo, depois foi para o YouTube. Qualquer revelação bombástica do Protógenes teria repercussão imediata. A TvCultura está agora comercializando seus programas? Então foi incompetência em termos de negócio. Comprar a entrevista marmelada do Gilmar Mendes e não a do Protógenes? Coisa de comprador otário

  17. A todos aqueles que escrevem
    A todos aqueles que escrevem que a novela A FAVORITA foi esticada,estão vendo bicho.

    Nem que fosse OSAMA BIN LADEN o entrevistado,a Globo esticaria a novela e a audiência da Cultura acrescentaria muito.

    Quanto ao que escreve VLAD:

    Nós somos prisioneiros de hábitos.Da mesmice.Dos costumes.Temos aversão´por mudanças.Isto posto e colocado,mesmo admitindo as aversões expostas,tbm gostava mais do blog antigo.

    Mas,é bom dizer, não dá mais ”pau”.Já foi consertado.

    Só falta desenvolver a praticidade que tinhamos de pular de um Post pra outro.Antes tinhamos a ”cruzinha”.Agora temos que ”voltar e ”adiantar”. E tbm esse negócio de ”’leiam mais”.

    Enfim,duas alterações que mudam a rotina dos preguiçosos.

    E eu,como presidente da lei do pouco esforço,não gostei nada disso.

  18. Nassif,

    será que sou o único
    Nassif,

    será que sou o único que prefere o antigo site a esse novo ??

    O outro era muito , muito , muito melhor.

    O novo além de ser pesado e mal dividido , ainda dá pau no meu IE quando tento abrir os comentários. Estou usando o Mozilla agora.

    Abs

    Vlad

  19. No meu velho Nordeste temos
    No meu velho Nordeste temos uma forma de classificar essa desculpa esfarrapada da direção da TV Brasil, (aquela que tanto se anunciou – e eu nela tanto acreditei – e ninguém viu): isso é conversa pra boi dormir. E pensar que tanto tempo tenho gasto pra defender verdades factuais (http://markltda.blog.uol.com.br) que acabam por se constituir em defesa desse governo que agora se mostra com medo de Dantas, Jobim e Mendes; e pronto pra eleger Serra ao candidatar um poste.
    Não esperei que a TV Brasil viesse a defender o governo, aliás, torci para que isso jamais ocorresse. O Brasil precisa urgentemente se preparar para o fim (final, mesmo) da indústria da informação como conhecemos, especialmente nas décadas de 60 a 90 (o show-business chegou atrasado por aqui). O Brasil precisa de uma nova “Rádio Nacional”, no sentido de um veículo popular, de longo alcance, e que não necessite de financiamento privado como o entretenimento que conhecemos nas décadas citadas. Só o governo pode bancar um canal de cultura popular (com sub-canais eruditos, óbvio) e uma rede nacional pra manter nossa unidade linguística, e principalmente cultural no que se refere à música popular e até à promoção do audio visual. Acabou o dito financiamento privado através da propaganda direta e merchandising(*) E aí, além da eterna briguinha movida a hiper egos de funcionários que se acham Deus, fica essa briguinha perceptível entre os três grandes centros(Sampa-Rio-BSB. Não entendi até agora porque um mesmo jornal tem de ser apresentado de três pontos tão distantes com absurda perda de qualidade); o engessamento de politiqueiros que vêem em qualquer iniciativa pública uma oportunidade de fazer seus empreguismos particulares, a falta de vontade política em fazer o que é preciso fazer e agora, o uso descarado da politicagem, não sei porque cargas d’água a proteger a malandragem “dantasca”.

    (*) Onde estão os grandes lançamentos de novos talentos da MPB? E até a manutenção dos antigos?. Falta financiamento. A era digital destruiu toda a indústria pertinente. O que sobrou foram cacos, impossíveis de serem emendados nos moldes que conhecemos. No mundo da TV, por exemplo, a Globo resiste. Por quanto tempo? A Record e congêneres não se fala. São palanques religiosos, mantidos pela religião, um perigo tremendo num Estado democrático e na sua manutenção; ou meros cassinos. E a turma do governo federal brinca de mais uma TV “de qualidade”. Com esquecimentos como o falado.

  20. “A ala xiita do PT pelos
    “A ala xiita do PT pelos blogs de Paulo Henrique Amorim, Azenha e outros sites da vida, jura de pes juntos que é conspiração. Como eles gostam de uma armação, por que será?”!

    A ala xiita do pt deveria ouvir o que o delegado fala das pessoas que cercam o presidente na entrevista dada à reporter da Cultura.

  21. Oi Nassif,

    só um aviso,
    Oi Nassif,

    só um aviso, preste atenção aos pseudônimos. Lembra do caso recente do Thomaz Turbando? Pois é, nos comentários a esse post tem algo parecido.
    Blogueiro sofre, né, mais uma pra ficar ligado.
    Abs

  22. Nassif, a revista Veja esta
    Nassif, a revista Veja esta ignorando todas as implicações do falso grrampo.
    Até seu cão de guarda de plantão, Reinaldo Azevedo, comentou a entrevista toda, mas disse que não a viu?
    Deve ser por isso que ele saiu de férias, a casa da veja já caiu com este falso grampo e as denuncias sobre favorecimento ao Daniel Dantas.

  23. Caro Nassif
    Quantas vezes a
    Caro Nassif
    Quantas vezes a TV Cultura já cometeu esse mesmo mal-entendido?!
    Saudações
    Avelino

    O mal entendido foi da TV Brasil, Avelino.

  24. Atualmente, a programação da
    Atualmente, a programação da TV CULTURA (em especial o jornalismo) não vale um tostão furado, como diria minha vó. O PSDB e PFL partidarizaram de tal maneira aquela emissora pública que se perdeu o sentido enquanto meio alternativo às empresas de comunicação privadas.
    Uma pergunta que sempre me vem a cabeça quando (raramente, agora) assisto ao RODA VIVA (corrigindo: RODA MORTA) é por que invariavelmente os mesmos órgãos de imprensa estão ali representados? Isso não é aparelhamento partidário/ideológico. E onde estão os defensores da coisa pública. Cadê a diversidade?

  25. Sinceramente, se eu fosse
    Sinceramente, se eu fosse “dono” de um blog, e tivesse tamanha rejeição pelo meu próprio público, eu botava o rabo entre as pernas e saia do ramo. Depois de pedir identificação de agente secreto pro Protógenes, ficou sem lugar para falar qualquer coisa, contra ou a favor, do DVD, do GM, BHC (ops, isso é inceticida ) do Serra ou Lula. Fique somente na sua coluna (ou será calunia?)…

  26. Dêem uma olhadinha no blog do
    Dêem uma olhadinha no blog do Fernando Rodrigues. No post sobre o último Roda-Viva noventa e nove por cento dos comentários descem a lenha no referido jornalista. Ele foi, simplesmente, arrasado.

  27. LN, com todo o respeito ao
    LN, com todo o respeito ao delegado Protógenes Queiroz, não achas que ele está aparecendo demais na mídia? Não me refiro ao programa Roda Viva, que é sério, mas a toda essa apologia que é feita a ele (com entrevistas bombásticas, prêmios, etc), como se fosse um herói nacional. A impressão que tenho é que estamos tentando criar heróis num país carente deles. Será que precisamos mesmo de heróis? O delegado não fez mais do que cumprir com o próprio dever funcional dele e nem está mais no caso (a parte ruim está com outros delegados). Tanto confete para o delegado Protógenes soa, no mínimo, injusto para com os outros delegados que estão cuidando do caso agora e pegando a verdadeira “bucha”. O que pensas a respeito?

    Aparecendo em eventos. Nenhum jornal ou revista de grande circulação teve coragem de fazer uma entrevista ampla com ele. Pelo menos, nunca li. A Lia, da Cultura, foi a única que provocou adequadamente, além da Caros Amigos.

  28. Cruvinel, pode até ter sido
    Cruvinel, pode até ter sido burrice, porque o dragão urrou antes do tempo e deixou os guerreiros de cabelo em pé. Mas que houve censura, houve. Lacerda, todo mundo não sabe não, sequer quem é Protógenes. E se há uma coisa temida no núcleo do poder conservador, é justamente que todo mundo venha a saber de certas coisas.Temem isto mais do que qualquer coisa no mundo e são capazes de qualquer loucura para impedir que todo mundo venha a saber.

  29. Prezado Nassif,

    O que você
    Prezado Nassif,

    O que você achou da entrevista do Protógenes na Caros Amigos?

    Quanto ao Roda-Viva, no caso da repórter da Folha, e de acordo com o que foi apresentado pelo Fernando Rodrigues, o delegado não teria cometido uma tremenda injustiça com a moça?

    Tem mais coisa que não foi dito. Mas o problema está em quem a mandou fazer a matéria.

  30. Não foi mal-entendido
    Não foi mal-entendido nada!
    Eles estavam com medo porque o programa era ao vivo.
    Não sabiam o que o Protógenes poderia dizer.
    Como ele não fez nenhuma revelação bombástica aceitaram passar a reprise no domingo.
    Que ingenuidade, Nassif!!
    Ou foi ironia?

    Nunca ouvi falar em nota oficial irônica.

  31. Ta ai um canal aberto que é
    Ta ai um canal aberto que é muito bom TV Brasil.Excelente músicas e jornalismo, Nassif vc deveria trabalhar na TV BRasil como economista, ai a tv ficaria completa.

  32. Caro Bruno Ferreira, os
    Caro Bruno Ferreira, os confetes ao delegado Protógenes são resultado do ótimo trabalho que realizou. Tenha certeza que se ele tivesse feito apenas o trivial este caso teria o mesmo destino de tantos outros que o antecederam: o esquecimento sem punições aos figurões envolvidos. Pense nisso. Um abraço.

  33. “Nós somos prisioneiros de
    “Nós somos prisioneiros de hábitos.Da mesmice.Dos costumes.Temos aversão´por mudanças.” (anarquista)

    Nós, quem, cara pálida?

  34. TV Brasil?
    Que canal é
    TV Brasil?
    Que canal é esse?

    E, alem disso, esta dito aqui sobre a entrevista do Delegado que a de Gilmar Dantas teve mais tempo, a Globo esticou o horário da sua novela,
    ninguem vê essa TV Brasil (não sei onde fica), não estou vendo nenhuma divulgação dessa reprise etc.
    Diante disso tudo, e outros mais, será que tem alguem que ainda acredita na eficácia dessa entrevista em dia, horário e canal que ninguem sabe?

  35. Caro Aldo, audiência não é só
    Caro Aldo, audiência não é só quantidade, é qualidade também. Uma coisa é deixar a tv ligada no Faustão, outra é postar-se em frente a televisão para assistir um programa como o Roda Viva. O sujeito que dispõe de seu tempo para isso, vai realmente prestar atenção, e o que for dito no programa vai ter algum efeito relevante sobre ele. O que evidentemente não acontece com as videocassetadas que passam na Globo. Então a audiência de uma só pessoa para o Roda Viva vale uns milhares, ou mais, para o Domingão do Faustão

  36. Pzd Juliano,
    Ok!
    Mas o que
    Pzd Juliano,
    Ok!
    Mas o que não me disseram até agora é onde encontrar essa TV Brasil. Então, o que estou fazendo na verdade é lamentar essa tentativa de compensação de uma audiência que seria fenomenal por uma de resultado duvidoso, visto nada se saber sobre essa TV Brasil…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador