Protógenes no Roda Viva

Por Andrea

Não é que o delegado Protógenes vai estar mesmo no próximo Roda Viva?!!!

“Roda Viva – segunda-feira, 22 de dezembro de 2008 às 22h10

Protógenes Queiroz
Delegado da Polícia Federal

A Operação Satiagraha teve início há 3 anos, como desdobramento do caso do mensalão. O trabalho da CPI dos Correios levou a Polícia Federal a iniciar uma investigação, que acabou apresentando indícios dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal, formação de quadrilha, gestão fraudulenta, alem de uso indevido de informação privilegiada.

A Operação Satigraha foi realizada dia 8 de julho nas cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador e contou com a participação de 300 policiais federais, que executaram 24 mandados de prisão e 56 mandados de busca e apreensão.

O juiz do caso, Fausto de Sanctis, autorizou a prisão do banqueiro Daniel Dantas, duas vezes e, em ambas, o dono do Banco Opportunity recebeu um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal poucas horas depois.

Atualmente, as investigações estão sob a responsabilidade do delegado Ricardo Saadi. Ele assumiu o posto depois que Protógen es Queiroz, responsável pela investigação e pela Operação, deixou o caso 8 dias após as prisões. Ele é alvo de um processo administrativo que apura desvio de conduta e quebra de sigilo funcional.

Além da Satiagraha, Protógenes Queiroz foi responsável por outras grandes operações da PF, como as que resultaram nas prisões do ex-prefeito Paulo Maluf e do contrabandista chinês Law Kin Chong e investigou também crimes financeiros realizados com o uso de contas CC5 e a organização criminosa comandada pelo ex-deputado Hildebrando Pascoal.

Participam como convidados entrevistadores:

Ricardo Noblat, colunista do jornal O Globo e titular do Blog do Noblat; Renato Lombardi, comentarista do Jornal da Cultura; Fernando Rodrigues, colunista e repórter do jornal Folha de S. Paulo em Brasília e Fausto Macedo, repórter de política do jornal O Estado de S. Paulo.

Apresentação: Lillian Witte Fibe

Transmissão ao vivo pela Internet a partir das 21:00.

Luis Nassif

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pela constituição da mesa ele
    Pela constituição da mesa ele vai levar pancada de todo lado. E do jeito que o cara é enrolado, é provável que se enrole ainda mais. Apesar disso, creio que dessa vez a cultura acertou: o programa existe para ser uma espécie de fogo cruzado mesmo. O convidado que agüente.

  2. Parabéns pela casa nova.
    E
    Parabéns pela casa nova.
    E vamos prestigiar e participar com perguntas ao Protógenes Queiroz no Roda Viva. Já mandei a primeira.

  3. Caros,

    embora duvide, peço a
    Caros,

    embora duvide, peço a Deus que os entrevistadores reverberem a entrevista concedida pelo Protógenes à revista Caros Amigos, na qual faz sérias acusações envolvendo FHC.
    Se focarem apenas na Satiagraha, sinceramente não vai ter graça alguma. Para os que acham o Protógenes meio maluco, tenham certeza que o cara não rasga dinheiro e jamais deixará passar uma oportunidade como essa para não deixar uma boa impressão para os telespectadores. O delegado é candidatíssimo em 2010 e tem tudo para emplacar, queira a banda podre imprensa ou não.

  4. Li no blog do Fred:

    A
    Li no blog do Fred:

    A TV-Cultura divulgou a lista dos entrevistadores do delegado Protógenes Queiroz no “Roda Viva” da próxima segunda-feira:

    O programa, apresentado por Lillian Witte Fibe, terá uma bancada de entrevistadores formada por Ricardo Noblat (colunista do jornal O Globo e titular do Blog do Noblat), Renato Lombardi (comentarista do Jornal da Cultura), Fernando Rodrigues (colunista e repórter do jornal Folha de S. Paulo em Brasília) e Fausto Macedo (repórter de política do jornal O Estado de S. Paulo).

  5. democracia eh isso, mas
    democracia eh isso, mas receio que o protogenes vire mais um do psol a ser usado pela midia conservadora para desancar o governo atual. Espero que nao se transforme num gilmar mendes da suposta esquerda a arrasar com as instituicoes, a dizer que nada presta, que tudo esta perdido, que so ele sabe de tudo…A banca de jornalistas, a maioria, estah mesmo eh do lado dos demotucanos, talvez o fausto seja um contropeso importantissimo…E o lombardi, talvez possa arrancar algo em relacao ao gilmar mendes e o caso veja… Mas esse tipo de entrevista acaba dependendo mesmo eh da honestidade profissional de cada um, da sinceridade, mesmo que seja escrachadamente singular como a do homem do chapeu, o homem do h, o reizinho com cara de gilmar mendes…A ancestral dialetica talvez proporcione surpresas, vai depender da interpretacao que cada de um nos faca das palavras e gestos deles… Enfim, mais um suculento prato para os comentaristas,,,Concordo que o proximo a ser chamado deveria ser o de sanctis e, nasequencia, os demais envolvidos no caso dantas, inclusive ele, ja pensou? Seguindo a minha tese de que cada frase dessa gente eh uma confissao, seria a maior confissao desse inicio de seculo…

  6. A bancada de entrevistadores
    A bancada de entrevistadores é infinitamente melhor do que a Cosa Nostra que levantou a bola para o gilmar mendes, mas está faltando o Nassif nessa bancada para fazer as perguntas que ninguém vai ter coragem de fazer.

    Nassif, o problema de script quando entro em comentários sumiu. Acho
    que sua providência funcionou. Concordo com o comentarista que observou que do lado esquerdo da tela, as letras ficam muito grudadas
    na lateral, sem margem, dando a impressão que o comecinho do texto
    está escondido.

  7. Exatamente por ser “do
    Exatamente por ser “do contra” essa bancada de convidados vão tornar o programa ainda mais interessante. Como já disseram.. quem gosta de moleza é o presidente do STF Gilmar Mendes. Protógenes já está acostumado ao ofício de nadar contra a correnteza.
    Vamos esperar para ver.

    Ps: lembro, no momento, da enrevista com o Brizola, lá na TV Cultura-Roda Viva. A um dado momento um senhor quis passar o Brizolão como “raton”… atribuindo a caracterização de esgoto ao prolixo Fidel Castro. Coitado! Não do Brizola. Coitado do reporter. Acabou por mostrar a cara. E a cara que tinha era, mais que qualquer outro, era de um grande “raton”. A máscara se caiu.

  8. Olá,
    “Bancada difícil”? Onde?
    Olá,
    “Bancada difícil”? Onde? Cadê? Vai ser a maior moleza. Depois do Vanucchi e do Mendes, nada melhor como mais do mesmo né?
    [ ]´s

  9. O juiz não pode!!! Ele esta
    O juiz não pode!!! Ele esta trabalhando. Protógenes foi afastado e pode falar a vontade.

    Eu cheguei a achar que era piada… parece que os protestos trouxeram resultados.
    A direção da emissora parece querer demosntrar imparcialidade mas é tarde demais. A escolha dos entrevistadores é fundamental.

  10. Eu vou perguntar ao
    Eu vou perguntar ao Protógenes se a chamada grande imprensa (os grandes jornais, revistas e TV’s ) estão ajudando as Instituições do Estado (MPF, PF e etc) no combate aos grandes gangters que dilapidam os recursos da nação .

    Saudações Nacionalista !

  11. Também acho que o juiz De
    Também acho que o juiz De Sanctis, se for convidado, não irá. Ele está julgando ações ainda em processo, não pode falar nada que está em segredo de justiça, e duvido que lhe perguntem sobre os livros que anda lendo, sobre seu time de futebol, sobre seus pratos preferidos. Melhor não ir. E ele é sensato o suficiente para declinar de um convite, se é que o farão.

  12. Uma reflexão sobre o caso
    Uma reflexão sobre o caso Roda Viva

    Levando-se em conta toda a movimentação anterior ao programa – discussão aqui no blog do Nassif, repercursão em outros blogs, cartas ao ombudsman da TV Cultura etc.

    Levando-se em conta alguns resultados do programa, como por exemplo:

    O desempenho profissional (e surpreendente) da jornalista da Folha de São Paulo

    o medo do Paulo Markun de uma manifestação na porta da emissora.

    O desempenho do ombudsman da TV Cultura que me pareceu honesto consigo proprio e com o público e parece ter crescido com o episódio. Sentiu na pele, graças ao moço de chapeu.

    E finalmente, a pauta do próximo Roda Viva pra nos surpreender e contrariar (felizmente) a todos que acreditavam que a TV Cultura não seria capaz de fazer o contraponto.

    Bom, disso tudo, a reflexão que me vem é com respeito à tese, defendida por muitos, de que a TV Cultura seria serrista, chapa branca etc, etc.

    O que parece que ficou provado é que a TV Cultura será chapa branca se o publico deixar. E será pública se o publico quiser e fazer acontecer.

    Temos que tentar mais vezes pra confirmar se é isso mesmo.

  13. Pelo menos a bancada do
    Pelo menos a bancada do programa anterior fosse a mesma que essa do Protógenes, o nível da entrevista teria sido muito melhor.

  14. Uai??
    Dessa vez não vai haver
    Uai??
    Dessa vez não vai haver manifestos nos blogs? Listas de repudio?
    Existem pessoas que realmente não estão acostumadas a democracia ou ao estado de Direito.

    Isso me lembra o caso do ultimo debate dos presidentes americanos, onde a entrevistadora, uma negra, escreveu a biografia do Obama. Quantos conservadores da FOX desqualificaram a mediadora?

    Não entendi. Por que manifesto? Desta vez a Roda Viva selecionou apenas jornalistas, não pessoas envolvidas na trama de Dantas.

  15. Caro LN. Vou aproveitar teu
    Caro LN. Vou aproveitar teu blog e pedir, encarecidamente, ao nobilíssimo Dr. Protógenes que não se deixe abater pelo hálito mortífero dos vampiros que irão entrevistá-lo. Não confio nem um pouco, meu Delegado preferido, nessa turma que o rodeará. Por favor, vá preparado e não se deixe pegar em uma cilada. Estará em uma roda endemoninhada.
    ESTAREMOS SEMPRE AO TEU LADO. Como sempre estamos com LN.
    Saravá.

  16. Será que se a bancada que
    Será que se a bancada que entrevistou o Gilmar Mendes tivesse sido convidada agora,teria coragem de enfrentar o Protógenes?acho que inventariam uma desculpinha qualquer e pulariam fora.O delegado a conhece muito bem.

  17. Talvez a bancada de
    Talvez a bancada de entrevistadores do programa anterior não tenha sido escolhido pela TV Cultura e sim pelo próprio Gilmar Mendes.Deve ter sido uma condição que impôs para participar do programa.

  18. ente, eu começo a achar o
    ente, eu começo a achar o seguinte: Realmente, o supremo presidente do supremo tribunal federal não teve nada a ver com a escolha dos integrantes da mesa que iria entrevistá-lo. Foi uma jogada, uma jogada de mestre, com exceção da Catanhede, a escolha da banca
    Explico:
    Ao colocar só os “amigos” para “entrevistá-lo” a direção do programa viu uma oportunidade ímpar de mostrar que existe um conluio do gm com o PiG. Ninguém do PiG ousou afrontá-lo, muito pelo contrário, só o apoiou, com exceção da Catanhede, que honrou as saias, enquanto que os outros nem isso fizeram. Isso ficou evidente nos inúmeros e-mails e comentários feitos nos mais sérios blogs e sites, feitos por leitores como nós, que em princípio, reprovou a escolha da bancada, bem como o comportamento da emissora.
    Agora vejo tudo isso sob uma ótica completamente diferente. Como diz um certo ditado, “a serenidade não é feita para os dias bons”. Você só sabe o caráter de um Homem nas adversidades. Pois quando tudo está bem, nem de Deus a gente costuma lembrar. Agora vejam a escolha da bancada do Ínclito Delegado Dr Protógenes Queiroz. Só PiG, nada mais justo. Pois tenho certeza que isso é proposital. É para mostrar o quanto o Ínclito Delegado Dr. Protógenes Queiroz é capaz. Se ele prendeu o Law, o paulo maluf e seu filho e descobriu e enfrentou a maior quadrilha de que se tem notícia nesse País (aonde a cúpula dos quatro poderes estão envolvidas- executivo, legislativo, judiciário e imprensa) enfrentar esses “jornalistas” vai ser fichinha. Vamos ver nosso Ìnclito Delegado Dr. Protógenes Queiroz em AÇÃO.
    Leon A. S. Schwartzman

  19. Reparem:
    entrevistado:
    Reparem:
    entrevistado: GM
    entrevistadores:M Chaer, R Azevedo, E Cantanhede, C Marchi
    entrevistado: Protógenes
    entrevistadores:R Noblat, F Rodrigues, R Lombardi, F Macedo.
    Acho que o nível dos entrevistadores está proporcional ao nível dos entrevistados. Parece que são bons jornalistas e bem informados, talvez a cultura tenha aprendido com o último programa…

    Quase. Se tinha que levar alguém da Folha, deveria ser o Mário César Carvalho ou o Fred, que estão acompanhando o caso. O primeiro, inclusive, com cobertura crítica a Protógenes. O Fernando não vai contribuir, por desconhecimento do tema. De qualquer modo, foi um avanço em relação ao anterior.

  20. O Roda Viva cumpriu com sua
    O Roda Viva cumpriu com sua obrigação, depois da malfadada entrevista do Supremo Mendes, o Protógenes merece direito de resposta. Mas que se prepare, pois acredito que a equipe do Nélio Machado pode aprontar umas “pegadinhas” para ele. Como a mais importante estratégia de defesa do Dantas é o uso da mídia, poderão tentar se utilizar de alguma afirmação que o delegado vier a fazer durante o programa. Os caras não são mole não!

  21. Apesar de discordar de muitas
    Apesar de discordar de muitas coisas que o Noblat e Fernando Rodrigues dizem e pensam, temos de admitir que a bancada de entrevistadores é imparcial. São jornalistas experientes. Não quero que poupem o Protógenes, levantando a bola para ele cortar, como no programa anterior. Temos muito o que saber sobre as entranhas políticas que o Brasil possui, mas ainda não divulgadas.
    Tomara que façam perguntas pertinentes ao delegado, inclusive saindo um pouco da Operação Satiagraha e citem, por exemplo, a matéria da Carta Capital e, em minha opinião, sobre o racha que existe na Polícia Federal, que acredito ser uma das coisas que mais atrapalham hoje a confiança na outrora respeitável instituição que há pouco tempo tínhamos até orgulho.
    Acho que o próprio Nassif concorda que, se fosse chamado, daria corda para os “paladinos da Justiça”, defensores de Dantas. Não tenho dúvida alguma sobre sua lisura Nassif, mas pelo grau de envolvimento jornalístico em que está hoje, achei melhor que não participa-se.
    Uma idéia que tenho é que você mesmo o convide para fazer uma entrevista para o blog, o que acha?

  22. Vai ser bonito. O Protógenes
    Vai ser bonito. O Protógenes vai ter oportunidade de demonstrar o conhecimento que tem, e contribuir para o debate democrático e plural com os seus próprios valores. O Roda Viva vai poder tentar voltar a ser um programa de debates. A Cultura vai poder tentar diminuir o risco profundo que o último programa deixou em sua reputação (ainda que este tipo de falha não tenha conserto. O que parece conchavo sempre vai deixar uma persistente má impressão).
    E, finalmente, espero que seja uma sova de pergunta difíceis, para que o debate seja sério. Delegado federal não precisa de confetes, e o próprio Protógenes já demonstrou isso com a sua persistência, assim como muitos outros delegados que já passaram pela sua função. O GM, entretanto, mostrou como a juizite acomete parcela da magistratura quando as decisões e posições são (democraticamente) questionadas. Vide a cobertura experimental do Roda Viva, em que a entrevistadora é maltratada a cada pergunta feita.
    Se esta composição de entrevistadores – bem mais séria que a anterior – fosse algum artifício para contrapôr a imagem de “gênio jurídico” do GM contra o “enrolado” Protógenes, então o programa teria de mudar de emissora para ter alguma efetividade. Gente tola não forma opinião, ainda bem.

  23. Nassif na bancada? Essa vez,
    Nassif na bancada? Essa vez, não será precisco.

    Nassif é mais útil para questionar o presidente do BC sobre COPOM e juros. São precisos repórteres experientes de polícia e colarinho branco, para entender melhor o processo de recolhimento de provas em casos de crime financeiro, mais um perito no comportamento da mídia nesse episodio.

    (Pensando bem, Nassiif serviria nesse papel muito melhor do que Noblat, pelo menos).

    Que tal alguém do Observatório da Imprensa? Luiz Antônio Magalhães? FENAJ está fazendo questão agora de mandar divulgar a suposta “lista do Sistem Dantas de Comunicações.” Eu gostaria ver o delegado defender essas denuncias.

  24. Que Deus proteja Protógenes
    Que Deus proteja Protógenes de protagonismo, prótase protelatória, prostração moral e do câncer de próstata.
    Boa sorte guerreiro do apocalipse do câncer transgressivo impune da elite cartelizada brasileira.

  25. Tentativa apaixonada e
    Tentativa apaixonada e resoluta dos entrevistadores em linchar Protógenes.Houve uma diminuição nítida de imparcialidade com a entrada da Senhora Lilian como nova apresentadora, que quase moreu de infarto ao ver a revista veja citada.Foi cômico.

  26. Propina de um milhão de
    Propina de um milhão de doláres, varias provas documentais e esses jornalistas do roda viva ainda levantam a possibilidade e insistem na inocencia de Daniel Dantas. Seria interessante uma nova entrevista com outros jornalistas que não fossem tão tendenciosos, chega de hipocrisia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador