Por foo
Do iG
Governo e estatais respondem por 14% da receita publicitária
Pesquisa do IBGE traça perfil das agências de publicidade e promoções; empresas privadas nacionais respondem por 56,5% da receita
O IBGE divulgou nesta sexta-feira um estudo sobre o perfil do mercado de publicidade e de promoção no Brasil. Com base em informações do setor em 2009, a pesquisa mostrou que as campanhas dos órgãos governamentais e das estatais responderam por 14% (13,7% mais precisamente) da receita total obtida pelas agências de publicidade. As campanhas políticas e a publicidade legal renderam outros 2,4% do total faturado pelo setor.
Os maiores clientes das agências são as empresas de capital privado nacional, que responderam por 56,5% das receitas do setor. As multinacionais vêm em segundo lugar, com 27,4% de participação.
Entre os veículos mais representativos na composição da receita das agências, a televisão ainda foi o mais importante, absorvendo 56,1% do faturamento com comissões, “fees” e bonificações sobre a veiculação de publicidade em 2009.
A internet ficou em quarto lugar, sendo responsável por 5,7% do faturamento das agências. A mídia impressa e o rádio geraram, respectivamente, 20% e 7% das receitas do setor, enquanto a mídia exterior e os equipamentos urbanos responderam por 7%.
As empresas de publicidade e promoção geraram uma receita bruta de serviços de R$ 9,46 bilhões no ano de 2009. Deste total, as agências de publicidade responderam por 52,6%, com uma receita bruta de R$ 4,97 bilhões. O estudo identificou a existência de 626 agências de publicidade.
No entanto, por tipos de empresas, a pesquisa destacou uma maior proporção das agências de promoção de eventos no total de companhias, com 39,4%, seguidas das agências de publicidade, com 38,1%, e das agências de promoção de vendas e fulfillment, com 9,8%.
Principais serviços
Três serviços foram responsáveis por uma receita bruta de R$ 4,2 bilhões, ou de 44,9% do total faturado pelas agência de publicidade e promoção. O primeiro deles são as comissões, fees ou bonificação sobre veiculação de publicidade na televisão, que geraram uma receita de R$ 1, 8 bilhão, ou 19,2% do total.
Em segundo lugar aparecem a organização, produção e promoção de eventos (feiras, congressos
e exposições comerciais e profissionais), que geraram uma receita de R$ 1,7 bilhão, ou 18,2% do total.
Em terceiro, estão a promoção de vendas, publicidade no ponto de venda e demonstração de produto, que renderam às empresas uma receita de R$ 709,8 milhões, ou 7,5% do total
As comissões, “fees” e bonificações são responsáveis pelo grosso da receita obtida pelas agências de publicidade, respondendo por 65% do faturamento das companhias. Em segundo lugar aparecem os serviços de produção próprios ou comissão de serviços contratados de terceiros, com participação de 15,3%. A criação de campanhas e serviços internos de planejamento vêm em terceiro lugar, sendo responsáveis por 12,3% das receitas.
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