Sindicato dos jornalistas pede protocolo de conduta para Guarda Civil de SP

Jornal GGN – Em ofício enviado na última sexta (3), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo propôs, para a prefeitura paulistana, um protocolo de atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em relação ao trabalho da imprensa.

A proposta da entidade foi motivada pela prisão de Léo Pinheiro, repórter fotográfico que foi detido ao registrar a abordagem dos guardas civis a moradores de rua. “Nós não queremos que a GCM imite a Polícia Militar do Alckmin, impedindo que jornalistas exerçam a profissão, fazendo censura na hora que há a cobertura do fato”, afirmou André Freire, secretário do sindicato.

Leia mais abaixo:

Da Rede Brasil Atual

Jornalistas propõem protocolo de conduta a guardas municipais de SP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo propôs à prefeitura da capital um protocolo de atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) em relação ao trabalho da imprensa. O ofício foi enviado na última sexta-feira (3) ao secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira.

A iniciativa surgiu após a prisão do repórter fotográfico Léo Pinheiro, em 31 de janeiro. O jornalista foi detido enquanto registrava a abordagem dos guardas a uma moradora em situação de rua. Na prisão, foi alegado que ele “atrapalhava a ação policial”.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual na manhã desta segunda-feira (6), o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas, André Freire, explica que a ideia é evitar que a GCM censure os jornalistas. “Nós não queremos que a GCM imite a Polícia Militar do Alckmin, impedindo que jornalistas exerçam a profissão, fazendo censura na hora que há a cobertura do fato, como houve em diversas manifestações”, afirma.

Ouça:

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostei muito da ideia. O

    Gostei muito da ideia. O  sindicato de cidadãs e cidadãos vai plagiar e  pedir um protocolo de conduta para jornalistas, com capítulo especial pra quem trabalha na mídia hegemônica. Algo bem básico: ouvir e divulgar pelo menos 2 lados de uma questão; não acusar sem provas; não expor pessoas comuns ou não a situações constrangedoras; não receber vazamentos por baixo dos panos. 

  2. sindicato…..

    Cachorro atrás do rabo. País bipolar. É muito fácil explicá-lo. Enquanto nossso dignissimo Poder Público e Politico  passam cerca de 40 anos debruçados sobre árdua discussão para unificação das Policias, os Prefeitos criam sua própria Policia, sua Guarda Armada, seu braço militarizado para manter a obediência assegurada através das Guardas Municipais.”E não obedece para ver o que acontece?!”. É a denocracia brasileira.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador