Sobre o grampo nos telefones dos jornalistas da AP

Parece que a notícia do grampeamento de telefones da AP e de alguns de seus jornalistas e editores deixou de ser notícia. Talvez porque não seja importante ou talvez porque todos concordam que havendo um “bom motivo” os meios de comunicação podem ser grampeados.

Hoje, aqui em Toronto, acordei com a notícia de que a indignação dos meios de comunicação e jornalistas dos EUA e Canadá era muito grande. Saí para o trabalho e quando volto para casa, por volta das 22:30h, não vejo menção nenhuma ao fato no mesmo canal (CBC) e tampouco em seu website. Nenhuma manchete sobre o fato a esta hora, nenhuma referência ao fato. Vou ao IG, Terra e UOL e nada também. 

Pensei que toda a imprensa deveria estar indignada e essa deveria ser a manchete do dia: a atitude do governo americano de grampear os telefones da AP e de jornalistas por dois meses. Posso estar errada, mas a ênfase dada a essa questão é quase nenhuma. 

Vou verificar agora os canais do vizinho (CNN e FOX) e essa não é a manchete principal. Além disso, a abordagem dada é bem sutil, mais centrada no papel de um procurador e não na atitude do governo, que é inconstitucional.

Com a palavra aqueles que sempre defendem os EUA como um bastião da democracia, liberdade de expressão, etc e tal. Interessante testemunhar quando uma coisa dessas acontece todos ficam caladinhos: imprensa, jornalistas, seus defensores, etc.

Tempos estranhos esses. Muito estranhos.

Para quem quiser saber mais:

http://www.thestar.com/news/world/2013/05/14/us_government_says_seizure_of_associated_press_phone_records_was_necessary.html

http://www.voanews.com/content/ap-news-agency-says-us-seized-phone-records/1660383.html

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador