Superman debate futuro do jornalismo em papel com Lois Lane
DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO
O Superman está preocupado com as perspectivas do formato impresso.
Nas duas edições mais recentes de sua HQ publicadas nos EUA, o homem de aço discute, entre cenas, o futuro do jornalismo em papel –preocupação paralela, no âmbito da indústria, à inquietação a respeito das HQs impressas.
Setembro, com os 118 mil exemplares de “Superman” vendidos, foi um ponto fora da curva nesse mercado. Em meses passados, nenhum título superava a marca das 100 mil cópias.
O recorde ocorreu na década de 1990, quando uma edição de “X-Men” vendeu mais de 8 milhões de exemplares.
Em um trecho da edição de setembro do gibi, Lois Lane, par romântico do Superman, debate o assunto com o herói, que, quando não está uniformizado, trabalha como o jornalista Clark Kent no jornal “Daily Planet” (“O Planeta Diário”).
O tema, de acordo com artigo no site especializado UniversoHQ (www.universohq.com.br), “parece ser recorrente na série e deverá voltar a ser abordado”.
HERÓIS NAS REDAÇÕES
O Superman é repórter, enquanto o Homem-Aranha, nas horas vagas, é fotógrafo.
A exemplo dos jornais, editoras de quadrinhos têm buscado alternativas para adaptar-se aos formatos virtuais.
Divulgação | ||
Desde setembro, a editora DC Comics (que edita as revistas de heróis como Superman, Batman, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde) lança gibis simultaneamente nas lojas e nos tablets.
A estratégia foi adotada em meio a uma série de iniciativas de marketing implementadas no mesmo mês, como zerar a numeração das HQs.
A empresa não divulga os números de vendas de histórias em quadrinhos digitais
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