Temer defende Eduardo Cunha em entrevista ao NYTimes

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Com o título “Vice-Presidente do Brasil, impopular e sob escrutínio, se prepara para liderar”, o NY Times traz entrevista feita por Simon Romero com o vice-presidente Michel Temer. A entrevista foi feita em São Paulo, na casa do vice e, na rua, manifestantes escreveram “quartel do golpe”. Foi neste endereço. Na porta, conforme relato, a polícia guardava a casa do vice.

A matéria começa lembrando que em recente pesquisa, somente 2% dos brasileiros votariam no vice. Ele está em investigação por conta de vazamentos de delações premiadas. Lembra ainda que o Supremo Tribunal Federal determinou que o Congresso deve considerar um processo de impeachment contra ele.

Romero avisa que Michel Temer, vice-presidente do Brasil, está se preparando para assumir o comando do Brasil no próximo mês, se assim o Senado decidir, colocando a presidente Dilma Rousseff em julgamento. Necessitando só de maioria simples, o Senado já a suspenderia por seis meses, enquanto Dilma luta contra a criminalização dos movimentos orçamentários, as tais “pedaladas fiscais”.

A decisão deixaria Temer no comando “do maior país da América Latina”, e que também lida com a sua pior crise econômica em décadas, uma epidemia de Zika, a discórdia política ferve e os Jogos Olímpicos estão prestes a acontecer. Tudo ao mesmo tempo.

“Eu não quero que pareça que estou conspirando para assumir”, disse Temer na entrevista, insistindo ainda que não estava planejando um golpe de Estado, como Dilma tratou de nomear em inúmeros pronunciamentos. Até então, Temer, do alto de seus 75 anos, tão raramente nos holofotes da ribalta nacional, ficou em evidência por causa de sua mulher Marcela, de 32 anos e ex-participante de concurso de beleza, com seu nome tatuado na nuca.

Segundo o jornalista, os brasileiros estão começando a conhecer melhor o Temer conforme a batalha do impeachment se desloca para o Senado. Chamado pelos rivais como “mordomo de filme de terror”, por sua postura formal e comportamento enigmático, Temer está procurando levar a situação, sob sua ótica, à nação, mais fortemente agora.

O jornal evidencia que ele parece bem preocupado por Dilma ter ido denunciar a campanha para derrubá-la como ilegal, e esta seria a posição adotada frente as Nações Unidas, onde a presidente poderá transmitir suas reivindicações para o mundo.

A presidente Dilma condenou seu vice-presidente, chamando-o de traidor. Mas Temer, cujo partido político fez parte do governo de coalizão, disse que foi tratado de “forma terrível pela presidente” durante os momentos no gabinete dela. Disse ainda que eles nunca foram amigos, basicamente se cumprimentando cerimoniosamente, disse Temer. E, segundo ele, a última vez que se falaram foi no último mes de janeiro.

“Eu passei quatro anos condenado a um absoluto ostracismo”, disse Temer, que foi professor de direito consitucional. “Nós não éramos amigos, porque ela não se considerava minha amiga”, declarou ele ao NY Times.

Lutando para montar um gabinete, caso assuma, Temer está enfrentando uma série de desafios, evidencia o jornalista, incluindo os depoimentos que o implicam, e aos principais aliados para a tomada de poder, em um escândalo em torno da Petrobras; a questao de fomentar o desemprego durante o pior da crise econômica; e crescentes críticas de que a campanha para acusar a presidente eleita Dilma Rousseff, conduzida por legisladores que mascaram seus próprios escândalos de corrupção, é ilegítima.

Ao jornalista, Temer se diz muito preocupado com as intenções da presidente em dizer que o Brasil é alguma república secundária onde “os golpes são realizados”. Ele afirma que ela também está lutando contra acusações, separadas das suas, de que as campanhas receberam financiamento ilegal e mais, que ela tentou obstruir a investigação da Petrobras. Na outra ponta, Dilma afirma que seu impeachment é o equivalente à “fraude política”.

Temer, que assumirá a presidência caso a presidente eleita Dilma Rousseff vá a julgamento, diz que ele “não está conspirando para assumir”, pois que ela chamou este esforço conjunto de golpe. Na entrevista por telefone, ele refutou estas alegações argumentando que “impeachment é permitido sob a Constituição do Brasil”. Disse ainda que não iria barrar ou anular as investigações de corrupção no escândalo da Petrobras, mesmo desestabilizando seu próprio partido, o PMDB, centrista, se ele tomar posse.

Temer se defende como também aos seus aliados que estão sob uma nuvem de acusações no esquema. Ele manifestou apoio a Eduardo Cunha, que conduz o esforço de impeachment no Congresso, dizendo que não iria perguntar a Cunha se vai renunciar. Cunha será o próximo na fila para a presidência, caso Temer assuma.

“Essa é uma questão para o Supremo Tribunal Federal decidir”, disse ele, referindo-se ao julgamento de Cunha, acusado de embolsar até US$ 40 milhões em subornos no esquema em torno da Petrobras.

O jornalista lembre que Temer também terá que explicar seus próprios problemas legais. Delcídio do Amaral, senador que barganhou seu testemunho, apontou o dedo para a elite política brasileira, dizendo que Temer tem sido o responsável pela obtenção de cargos executivos na Petrobras para negociar com figuras que já estão sentenciadas na prisão com acusações que incluem suborno, lavagem de dinheiro e fraude.

Na entrevista, o vice disse que é inocente de qualquer acusação, sendo que suas conexões com antigos executivos da Petrobras se deram por suas responsabilidades burocráticas como líder do PMDB. O partido serve como uma âncora para a coalizão que permitir que a presidente Dilma, do PT, governasse por tanto tempo.

Tanto Temer como seu partido estão no escândalo da Petrobras e ele está lutando contra o ressentimento crescente dos brasileiros com o momento político brasileiro. Enquanto 61% dos brasileiros apoiam o impeachment de Dilma, 58% também quer o vice-presidente cassado, conforme pesquisa de opinião feita este mês pelo Datafolha.

Não bastasse, Temer tem apenas 2% das intenções de voto dos brasileiros para as eleições de 2018, conforme apurou o Datafolha, colocando-o bem atrás de potenciais candidatos como Lula e Jair Bolsonaro, um congressista ultraconservador do Rio.

Formar um governo tem sido um desafio para Temer, diz Simon Romero. Armínio Fraga, um respeitado ex-presidente do Banco Central, deixou claro que não quer um posto no gabineto do governo de Temer. A oposição social-democrata têm impedido que se forje uma coalizão, mesmo esperando também que se derrube Dilma.

“Visões pessimistas de Michel Temer e o seu eventual governo entre os vencedores estão crescendo com velocidade supreendente”, escreveu Janio de Freitas, colunista da Folha.

Temer, o caçula de oito crianças em uma família Cristã Maronita que veio do Líbano para São Paulo na década de 1920, disse que permanece esperançoso de que ele promoverá a catarse em reuniões, conseguindo um “governo de unidade nacional”.

O vice citou como inspiração Juscelino Jubitscheck, presidente que ordenou a construção da capital futurista, Brasília, no final da década de 1950, dizendo que queria criar um “governo de otimismo”. Mencionou também sua admiração por presidentes americanos, como Theodore Roosevelt e Franklin D. Roosevelt, enfatizando pretender melhorar as relações com os Estados Unidos.

“É necessário que a esperança venha de novo para a luz”, teria dito ele, acrescentando que o problema mais urgente no Brasil é o desemprego. Depois disso, e ao final de tudo, Temer avaliou que a luta contra a corrupção “está sendo travada como deveria”.

Leia o artigo em inglês clicando aqui.

Tradução e adaptação Equipe GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que historia eh essa de

    Que historia eh essa de reclamar pra jornal estrangeiro de ter falado com Dilma pela ultima vez em janeiro??????

    Nao foi em dezembro que ele vazou aquela carta??????

  2. um indigente sem nação

    É o melhor que uma republica bananeira pode apresentar ao mundo?

    Temer, bobalhão, a imprensa estrangeira é diferente da globo/veja/folhão/estadão/lixo é, etc. fazem perguntas, escutam e esculacham, eles sabem usar os neurônios.

    Este é o mundo que te espera.

  3. Entreguismo declarado

    ” Mencionou também sua admiração por presidentes americanos, como Theodore Roosevelt e Franklin D. Roosevelt, enfatizando pretender melhorar as relações com os Estados Unidos.” 

    Não sei quanto ao NYtimes, mas quem lê a CNN já deve ter percebido que a midia golpista daqui é apenas a latrina da imprensa manipuladora nos EEUU. Em recente reportagem, a CNN indica que a única saída pro Brasil é melhorar o grau de investimento. Sabemos muito bem o que isso significa. Pena que o Temer não tem coragem de admitir o conteúdo do “Programa Ponte para o Futuro” nem mesmo para o NYTimes. É no mínimo estranho que o principal programa de governo do PMDB não venha à tona no momento em que eles estão prestes a tomar o poder à força. Deveriam estar badalando isso como salvação para a nação pra aquele mar de manifestantes que lotam a Paulista em verde amarelo se dizendo patriotas. 

     

    Ademais, Temer até tentou se esquivar das questões principais mas, pelo menos na forma como foi apresentado no artigo original, não me pareceu ter convencido.

  4. Se lascou

    Provavelmente , emulado pelos corvos , achou que seria tarefa simples. Agora começa a se dar conta , como aconteceu com Sarney , da enrascada em que se meteu , e de como sairá sujo de tudo isso .

     A diferença é que Sarney ainda tinha um tempo considerável pela frente para tentar resgatar sua biografia política, coisa que não fez . Já TEMER , com idade avançada , encerrará tanto sua vida política quanto terrena deixando um legado nefasto atrelado a sua imagem. 

  5. ‘Temer…diz que ele “não

    ‘Temer…diz que ele “não está conspirando para assumir”

    Além de traidor é cínico.

    O cara mergulhou de cabeça na cabala de votos junto de seu comparsa Cunha e vem com essa história de que não conspira.

    Se realmente ele vier a assumir a presidência será considerado na História desse país o presidente mais canalha. O mais cretino. A aventura dele não terá um final feliz. A bela esposa terá que passar o resto de sua vida explicando aos filhos que não foi bem assim… Quem viver, verá.

  6. TemerTraidor vai desejar que

    TemerTraidor vai desejar que em 1920, ” a família maronita” tivesse desviado para o PARAGUAI.

    75 anos é FIM DE CARREIRA, DE QUALQUER PESSOA. ESTA MÚMIA PARALÍTICA LANÇA-SE EM UMA AVENTURA, QUE JOGARÁ O BRASIL NAS TREVAS. “Cláusula Democrática” nele. e uma overdese de “viagra”, pra estourar o sistema vascular. É tanto “afeto” pelo Traidor, que não lhe dareos trégua. CONSPIRADOR, LADRÃO DE VOTO ALHEIO. CANALHA, como dizia Tancredo. 

    “Temer, o caçula de oito crianças em uma família Cristã Maronita que veio do Líbano para São Paulo na década de 1920, disse que permanece esperançoso de que ele promoverá a catarse em reuniões, conseguindo um “governo de unidade nacional”.

     

  7. Meu Deus me faz um favor não

    Meu Deus me faz um favor não cuspa da sua boca imunda o nome do JK. Temer você não vai ser visto como traidor, já foi tatuado na sua testa, será traidor, todos vão lembrar disso, Traidor hoje e traidor para eternidade.

  8.  
    O que está acontecendo no

     

    O que está acontecendo no Brasil não seria tolerado em nenhum país da América Latina, talvez nem no Paraguai.

    Dilma não cometeu nenhum crime.

    O Brasil não é República das Bananas, é República dos Bananas.

     

  9. Falta bazuca nessa história

    Ninguém aguenta mais tanta notícia ruim.

    Muitos como eu sonham com a seguinte notícia boa: “Carro blindado de golpista atingido por disparo de bazuca em circunstâncias semelhantes à pulverização de Somoza lá em Assunção do Verdadeiro Paraguai”.

  10. O Marcelo tem razão, há um

    O Marcelo tem razão, há um golpe em andamento, ninguem votou no temer e a Dila e o Pt não devem nada a ele, ele não arrecadou um voto sequer ao PT, ele é que deve ao PT trazer á vice presidencia um politico mediocre que golpista; o stf está errado, quem manda no Brasil é o povo não doze ministros incompetentes acovardados ou de má fé, com suas falas empoladas e vestes idiotas mas que não prestam para nada, nem para defender a constituição, estão mais preocupados com a nova lomam, que estão discutindo por baixo dos panos que irá nos fazer pagar até o papel higienico de vossas excrescencias, a solução é a revolução, derrubar tudo e começar do novo, e é do povo essa decisão senhores, não de meia duzia de metidos a sabios.

  11. Temer troca cargos no governo por votos no impeachment
    A imoralidade explícita e a desfaçatez do “jornalismo” brasileiro. Não é só a Globo, mas todo o cartel de emissoras de rádio e televisão e grandes empresas jornalísticas brasileiras em geral. Todos, sem exceção, noticiam diariamente ar articulações políticas do vice presidente, que deveria estar no seu gabinete aguardando o desfecho do processo de impeachment, e ao invés disso, encontra-se com caciques da oposição.

    Nesses encontros diários negocia-se ministérios, presidência da Caixa Econômica Federal, presidência do Banco do Brasil, presidência do BNDES. presidência de grandes estatais e cargos públicos em geral, em quantidade suficiente para acomodar toda a camarilha.

    Um detalhe obsceno é o fato de que esses cargos que estão sendo negociados não estarem sob o poder de Michel Temer. Eles estão, óbvio, sob o poder da presidente Dilma!

    Então, Michel Temer promete cargos aos políticos, mas para que esses cargos estejam efetivamente sob o poder de Michel Temer, para que ele possa entregá-los aos políticos, é preciso que o impeachment de Dilma seja aprovado.

    Os políticos que estão negociando esses cargos estão negociando a troco de quê? A troco dos votos que irão possibilitar que todo esse arranjo de capos de máfia se concretize efetivamente.

    Se isso não é golpe é o que?

    Essas empresas “jornalísticas” são como agenciadores de ilegalidades, dando ares de normalidade às mais criminosas transações.

    Elas é que deveriam denunciar essas transações absolutamente espúrias!

    Vergonha nacional e agora também internacional.

     

     

     

  12. A impressionante platitude de Temer.

    Os argumentos de Temer, são da maior infantilidade. Chama um correspondente estrangeiro para falar, e fala como se tivesse dando uma entrevista para Merval, Catanhede, Cristiana ou Valdvogel. Ele simplesmente afirma que não tem nada a ver com o impeachment e quer  que o jornalista acredite. Ele afirma que  não conspira, e quer que o jornalista acredite. Em dado momento se faz de vítima porque a presidente não lhe deu atenção. Diz ele que ficou no ostracismo. Ele simplesmente fala que não é culpado de nada e quer que o jornalisa acredite.  Ou ele pensa que o jornalista é um idiota, ou pensa que é da rede Globo.

  13. A frase, pinçada do texto:

    (…) “Nós não éramos amigos, porque ela não se considerava minha amiga”, declarou ele ao NY Times.

    (…)

    Fantástica a percepção da Presidenta Dilma.

    Já percebia que ele não era uma pessoa confiável.

     

  14. ,mordomo de filme de terror é


    ,mordomo de filme de terror é a melhor definição para caracterizar temer…

    além de traidor…

    e temerlão, de tamerlão, o tirano sanguinário que roubava, cujos

    seguidores o imitavam descaradamente tb

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador