Trivial de Dolores Duran

Creio que falta uma reavaliação mais aprofundada da importância da Dolores Duran na formação da moderna música popular brasileira.

Em geral, ela é conhecida pelos sambas canções de fossa e pelas parcerias com Tom Jobim. É muito mais do que isso.

A parte essencial da bossa nova é a síntese com as demais formas de manifestação da música brasileira, especialmente o samba sincopado, o samba canção (bolero) e o samba choro. Além do jazz, presente nas harmonias e nas formas de interpretação de três grandes cantores negros: Johnny Alf, Agostinho dos Santos e Alaide Costa.

Havia no movimento um grupo dotado de enorme preconceito com essas formas populares de música. É o pessoal que julga que a bossa-nova representou uma ruptura – e não uma continuidade.

Recentemente, o próprio Rui Castro admitiu que João Gilberto fez a síntese entre vários elementos do que havia de mais embalado e sofisticado na música brasileira de então, tese que não admitiu em seu livro.

Pois Dolores foi o lado feminino dessa história. Antes da bossa nova, transitou pelo baião. Nessa relação de músicas abaixo, você a ouvirá interpretando o sincopado de Geraldo Pereira, os sambas pulados, a música de fosse, o samba canção. Uma senhora intérprete, sem preconceito musical.

Clique aqui se não estiver acessando.

Luis Nassif

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif e Blogueiros,

    Tenho
    Nassif e Blogueiros,

    Tenho um álbum duplo dessa grande diva da música brasileira. É espetacular! Ela transita bem em qualquer ritmo e em qualquer língua!

    Manias, Only you, Escurinho (Geraldo Pereira), Na Asa do Vento (João do Vale), Ave Maria Lola, Conversa de Botequim,… Grande compositora e grande intérprete.

    Gostei da lembrança de Agostinho dos Santos na referência aos primórdios da Bossa Nova. Acho que ele foi um dos grandes pilares usados por João Gilberto e Cia para a construção da Bossa Nova. O Geraldo Pereira foi outro. Suas composições foram diferenciadas e, junto com Caymmi, deram grandes interpretações para João Gilberto: Falsa Baiana, Bolinha de Papel, Saudade da Bahia, Rosa Morena, Samba da Minha Terra, entre outras composições.

    Ainda não li o livro do Rui, mas já faz tempo que encontro interfaces nos trabalhos desses artistas. As interpretações de Agostnho dos Santos para Dindí e O Barquinho são espetaculares!

    Sds Soteropolitanas,

    Mário

  2. Nassif,

    Você não pretende
    Nassif,

    Você não pretende escrever nenhum livro sobre essa questão de a bossa-nova não ser uma ruptura, como tanto se alardeia por aí, e sim uma continuidade da música brasileira popular?

    Este ano é o verdadeiro cinqüentenário da bossa-nova, e portanto seria uma boa oportunidade ventilar sua opinião.

    Cheguei a combinar com o Zé Rodrix um livro a quatro mãos, mas a falta de tempo liquidou com o projeto.

  3. Já que é carnaval…

    Ui, ui,
    Já que é carnaval…

    Ui, ui, ui,
    Roubaram a mulher do Ruy
    Cê pensa que fui eu
    Eu juro, que não fui

    E a mulher do Ruy (Castro) também é Heloisa (Seixas)

  4. Seu Nassif, pode tirar o link
    Seu Nassif, pode tirar o link do post porque acabo de descobrir que os vídeos foram apagados por violação de direitos, blá, blá, blá
    Nhé.

  5. Helô, acabo de descobrir que
    Helô, acabo de descobrir que o Obama é membro da comunidade e fã de Dolores Duran!!! O cara é multicultural mesmo. hehehehehe

  6. Eu não entendo.
    Eu não entendo.

    No STF,aos70 anos, o ministro é obrigado a se aposentar.

    E ao mesmo tempo ,uma pessoa de 78 anos pode ser presidente do Senado.

    Qual é a lógica disso?

    Seria que a insanidade é suportada no senado e não pode ser no STF?

    Sei lá. Mas a mensagem é essa.

    E poque não a mesma idade pra ambos?

    E nem vou dizer que um cara tem a permissão de destruir um estado( 21 anos) mas só pode destrir um país aos 35 anos.

    E se eu dissesse que com 16 anos vc pode decidir o destino de um país( voto)? Mas não pode ir preso( é ”’demenor”)

    Eta Brasil.

    Não é um sarro?

    Portanto é normal Lula ter 84 por cento.Não sei como restaram 12 por cento contrários e 4 por cento indecisos.

    E qual foi a vontade política pra Lula mudar esses absurdos?

    ZERO.

    E ele está preocupado com issso?

    Claro que não.

    No país da fome, basta dar brioche,ops, feijão.

    Tbm… educação?

    A gente só pode dar o que tem.( com todo respeito ao presidente)

  7. Oi, Gilberto
    Geralmente eu
    Oi, Gilberto
    Geralmente eu copio os vídeos raros do YTube para o meu computador, mas a série Dolores eu deixei passar. Que pena.
    Haha, gostei do lance do Obama. É o Cesar.

  8. Nassif, o logo da comunidade
    Nassif, o logo da comunidade deixou de aparecer. Agora é só uma janela vazia. Isso é sério, porque ultimamente eu só consigo acessar novos posts entrando pela comunidade.

  9. Nassif, sei que você não
    Nassif, sei que você não gosta de citar o santo quando conta um milagre, mas nesse caso não tem como evitar. Você tem manifestado a opinião (ou esperança) que o jornalismo neocon esteja sendo superado. Tem acompanhado o blog do Guilherme Fiuza no site da Época? É um clone do Reinaldo Azevedo. Se a fórmula está sendo copiada é porque está tendo sucesso. Acha que é um soluço da Época? Acha que é definitivo? Gostaria do opinião do pessoal de Mídia (Weden, etc.).

    A imprensa vive de personagens. Cada órgão tem seu direitista de plantão, que quer chocar pela agressividade, alguns de melhor nível (Piza, do Estadâo), alguns intelectualmente insuficientes (Mainardi, que só consegue destaque quando usa o álibi Lula), outros, agressivamente sórdidos. O Fiúza (que eu lia mais no No Minimo) é interessante. Se deixasse de interpretar tão ao pé da letra o personagem bato-e-arrependo (com muito mais classe que o esgoto), poderia oferecer um belo trabalho, pois escreve muito bem.

  10. to igual ao gilberto, so
    to igual ao gilberto, so consigo acessar as mudancas no site atraves da comunidade…

    e a dolores eh uma dasmelhores compositoras porque revolucionou o modo de fazer musica e letra com um simplicidade espantosa para a epoca…
    Ate o vinicius admitiu que a letra dela era melhor do que uma eventual dele (parece que eh o exemplo de Por Causa de Voce: ela deu a letra a ele e ele disse: nada a mudar..)…

    alem desta tem A Noite de Meu Bem e Castigo, que muito malandro curtiu a vida inteira por aih, nas altas madrugadas…

    essa da Estrada da Saudade eh tipicamente nordestina, pra mim eh surpreendente e dimensiona como era multifacetaria (a marines e sua gente, agradece?!)

    Nao me culpes eh a cara da maysa…
    uma perguntinha: sera que o estatuto da boite eh anterior ao estatuto da gafieira do billy blanco?
    dificil sera desempatar: qual das duas eh mais humoristica e ironica?
    (alias, o billy blanco tem umas letras que arrasam com alguns caras metidos a besta – os do colarinho branco)…

    Durante algum tempo, Dolores Duran gravou apenas baião.

  11. Quem conhece essa música da
    Quem conhece essa música da Dolores Duran?Quando a noite chegar vai trazer solidão e a saudade virar se aninhar(depois continua)

  12. Pô, Nassif, que presentao!
    Pô, Nassif, que presentao! Sem falar na maravilha que é Noite de Meu Bem, mas que é mais fácil de achar, Escurinho, Estatuto de Boite (Céus! pensei que nunca mais ia ouvir isso) e Conversa de Botequim na mesma seqüência é demais!
    Helô e outros, acabei de ouvir as músicas. Por que vocês estao dizendo que foram retiradas?

  13. Oi, Nassif
    Os comentários
    Oi, Nassif
    Os comentários estao “sumindo no ar”. Acabei de redigir um que evaporou. Era para agradecer esse presentao que você postou. Sem falar de Noite de Meu, que é uma maravilha (mas mais fácil de achar), encontrar numa mesma seqüência Escurinho, Estatuto de Boite, que ouvi em minha adolescência e nunca mais depois, e a genial Conversa de Botequim, é bom demais!
    Helô, e outros: por que vocês estao dizendo que as músicas foram retiradas? Acabei de ouvi-las!

  14. Dolores Duran representa a
    Dolores Duran representa a mulher que ainda tinha raizes no modelo antigo e que se assumia independente pagando alto preço em uma sociedade ainda tradicional nos anos JK.. A grande virada de padrão comportamental da mulher se deu no fim da decada de 50 e na entrada da decada de 60. O mundo até 56 e 57 ainda tinha as referencias das decadas de 30 e 40. Dolores Duran era desbocada, decidida, assertiva mas ao menos tempo era uma mulher emocionalmente fragil. Uma grande cantora em todos os generos, tipica cantora de boate fina dos anos 50. Cantava bem em francês, italiano, espanhol e inglês. Tinha boa voz, ritmo e personalidade. Apesar de origem modesta (seu pai era sargento da marinha) Dolores Duran tinha um perfil elitizado, não era cantora de morro ou de suburbio, era mais intelectualizada. Não teve sucessoras, as boas cantoras da decada seguinte eram vocacionadas para um determinado genero , o ecletismo de Dolores Duran não se repetiu. A bossa nova era nitidamente de classe média enquanto o samba de morro continuou a florescer no mesmo periodo. Cantores de personalidade e perfil eclético que atravessaram essa fase foram poucos, Cauby Peixoto é provavelmente o mais destacado, mas Dolores Duran foi tão importante que continua inesquecivel, meio século após sua morte.
    Alem de grande cantora, foi um grande personagem daqueles anos fundamentais na formação do Brasil moderno.

  15. Walter Garcia, no livro “Bim
    Walter Garcia, no livro “Bim Bom”, defende esta mesma tese da continuidade. Mostra que já haviam elementos “bossanovísticos”, rítmicos e harmônicos, na obra de diversos artistas brasileiros anteriores a João Gilberto, especialmente os pianistas, como Farney, Donato e Alf.

    O que ele fez foi uma síntese fabulosa desses vários elementos.

    No livro, o autor desconstrói obsessivamente as várias batidas – e variações de batidas – que João Gilberto usou em suas gravações. E considera “Bim Bom” como sua obra-síntese.

    Desculpe, já tive uma polêmica com ele. A visão dele é totalmente enviesada. Ele analisa as partituras como a sensibilidade de um contabilista analisando um balanço. Tenta encontrar a batida da bossa-nova em sambas-canções nítidos, como Manhã de Carnaval. Não consegue diferenciar samba-choro, samba-canção e bossa nova, especialmente na produção da época. Sua análise do Bim Bom é demais. Ele dá uma explicação teórica para o fato de João Gilberto, em determinado momento dizer “bim bom” e em outro dizer “bim bim bom”. Ele consegue superar o próprio Luiz Tati e suas elucubrações sobre a “entonação”.

  16. **** TRIVIAL
    **** TRIVIAL ****

    Brasileiros criam o papel de plástico

    Além de dar novo fim ao lixo plástico, o novo produto poderá REVOLUCIONAR os custos com material escolar, em especial livros didáticos

    será que o governo vai dar uma forcinha pra esta ideia sair da prateleira?

    …claro que agora só falta bom conteúdo pro livro publico ser re-usado por mais de um aluno

    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL985463-5605,00-PESQUISADORES+CRIAM+NO+INTERIOR+DE+SP+PAPEL+A+PARTIR+DE+PLASTICO.html

  17. Vá lá, leia com calma …a
    Vá lá, leia com calma …a matéria esta coberta de informações

    o aumento dos muçulmanos no BRASIL

    …pra mim, num país ainda com forte divisão social, concentração de renda, de CASAIS irresponsáveis, um país SEM explicação

    ..país com fantasmas do passado ainda não saneados nem absorvidos ou remediados, como c/a escravidão …tudo isso faz deste movimento, no momento, um potencial perigo

    Por que o olho por olho? A intenção de BANIR e substituir? O ódio nas expressões? O se ser melhor perante deus, o filho, do que o vizinho?

    Porque se ideologizar? Porque misturar problemas espirituais com os mundanos humanos?

    …isso não me parece coisa de quem chegou pra somar …mas pra dividir

    religiÔES, futebol, GANGs, países e banderias ..tentativa de se impor na divisão a rivalidade …tudo do mesmo germe …menos da civilidade democrática e laica

    Porque Alá, Cristo, e não Tupã?

    Em tempo:

    A via Lactea, galaxia à qual estamos metidos, tem uma extensão que pra ser vencida tem que ser percorrida por 100.000 anos/luz de ponta a ponta (a 300 mil km/seg) …Não é das maiores constelações no firmamento …e existem BILHÕES de vias Lacteas no universo

    Será mesmo que a solução pros nossos problemas, como a fome, a injustiça e a miséria, dependem só de Deus e de dogmas criados e imaginados? Será que Ele, diante de tamanho infinito, será que Ele é que tem que resolver os problemas que nos deixam aflitos?

    convenhamos… aonde entra o livre arbítrio

    Não bastasse a igreja católica aliada ao Estado em recente passado, tivemos depois a dos missionários mercenários …e agora, a dos muçulmanos midiáticos …sei não …sei não …melhor pedir um tempo, e parar pra reflexão …ou não?

    afinal …é como disse um …depois que o fogo ganha o mato, ninguém segura

  18. Nassif,

    Não sei se ocorre só
    Nassif,

    Não sei se ocorre só comigo, mas ao carregar a página do blog, especificamente no Firefox, sempre é exibida a página da minha última visita, ou seja, a do ‘cache’…

    Vc poderia confirma isso com os desenvolvedores?

    Pois se eles colocaram uma diretiva para não armazenar em ‘cache’, isso não está funcionando, não acredito que seja um bug!

    Abraço

    Já encaminhei os diagnósticos dos comentaristas daqui.

  19. Xiii, vai ter executivo
    Xiii, vai ter executivo brasileiro querendo voltar para casa.

    Do Último Segundo
    http://ultimosegundo.ig.com.br/new_york_times/2009/02/04/eua+planejam+limitar+pagamento+de+executivos+em+us+500+mil+3824982.html
    EUA planejam limitar pagamento de executivos em US$ 500 mil

    WASHINGTON – A gestão Obama deve impor um limite de US$ 500 mil para o pagamento de executivos em grandes companhias que receberem dinheiro do pacote de resgate, de acordo com pessoas envolvidas no plano.(…)

  20. Nassif, voltou o script!
    Nassif, voltou o script! Olha, realmente, o Blog está sendo boicotado, nao há mais outra explicação para o acúmulo de erros, sendo que, para alguns desses erros, leitores já apontaram a solução. E, em vez de resolvê-los, os bravos ‘desenvolvedores” do IG voltam aos erros antigos que já tinham sido sanados. Olha, ter que dar F5 a cada vez que abre o Blog e os comentários já é chato, mas dá para conviver. O bendito script é inviabilizante!

  21. depois de um dia ouvir
    depois de um dia ouvir Dolores Duran o meu entendimento da música brasileira dos anos 50 mudou para sempre. “Noite de paz” é mesmo isso, nos deixa com um sabor melancólico no coração. em portugal, neste inverno chuvoso, nada melhor que ligar o amplificador a válvulas e no final da tarde deixar à solta essa voz maravilhosa que o toca discos nos recorda em toda a sua plenitude. que pena nos tenha deixado tão cedo, quantas músicas imortais ela nos daria com todo o seu talento.
    já agora um pedido: será possivel saber os livros editados acerca de dolores ? ando buscando sem sucesso comprar livros sobre sua vida.
    obrigado pelas dicas
    [email protected]
    aveiro
    portugal

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador