TSE considera que Veja faz propaganda no rádio em favor de Aécio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Por decisão do ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral, a Coligação Com a Força do Povo, da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), conseguiu uma limitar que obriga a revista Veja a retirar do ar uma propaganda no rádio que favorece a candidatura de Aécio Neves (PSDB). Na peça, a Veja afirma que Aécio vai tirar a Petrobras das mãos de uma “quadrilha”.

Em sua decisão, o ministro sustentou que examinou o áudio e entendeu que houve divulgação de conteúdo eleitoral na grade da programação normal do rádio, em desacordo com a regra contida no artigo 44, da Lei nº 9.504/97, segundo a qual a propaganda eleitoral nos meios eletrônicos restringe-se ao horário gratuito.

“A propaganda da Editora Abril, no trecho ‘Aécio Neves (…) promete tirar a Petrobrás das mãos de uma quadrilha’, incorre em propalar, de forma clara, discurso empreendido pelo candidato Aécio Neves sobre tema em voga e polêmico, que vem sendo o cerne das discussões entre os dois candidatos na disputa pelo cargo de presidente da República, tudo isso sob forma de divulgação da nova edição de sua revista”, entendeu o relator.

“(…) entendo que a transmissão dessa publicidade por meio de rádio, ou seja, de um serviço que é objeto de concessão pelo Poder Público e de grande penetração, desborda do seu elevado mister de informar, com liberdade, para convolar-se em publicidade eleitoral em favor de uma candidatura em detrimento de outra”, acrescentou Gonzaga.

De acordo com a representação de Dilma, a Veja fez uso de expediente semelhante em 2006. Na ocasião, a revista teria pago pela publicação da capa de sua edição em diversos outdoors para promover apoio ao candidato à Presidência do PSDB, Geraldo Alckmin. Naquele ano, o TSE determinou a retirada das propagandas.

A defesa de Dilma ainda conseguiu junto ao TSE a apresentação do contrato de compra do espaço da propaganda no rádio para contabilizar o tempo de veiculação ilícita favorável a Aécio. Com isso, pretende solicitar a perda do dobro do tempo na propaganda eleitoral em rádio a Aécio, como punição.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não é só a Veja!

    Os programas  das TVs e as rádio aqui no Rio têm sempre em seus programas, debatedores desconstruindo escancaradamente , o governo de Dilma. Uma vergonha!  Como Vera, estou  aguardando se a Veja leva mais essa!

    1. Engolindo os sapos

      De tanto engolir os sapos da mídia, pouco podendo atingí-la,  já estou engolindo os “S”. Considerem rádios no comentário acima.  

  2. Transgridem, usam as leis a

    Transgridem, usam as leis a bel-prazer e nós aqui, só olhando…

    A oposição vai parar de mentir, se chegar ao governo?

     

    1. tse

      Dizem que há um tse. Incrível, não dá para acreditar.

      Vestiram a camisa do pt nos sequestradores do abílio na denuncia premeditada e não aconteceu nada. Agora esta. além de milhares de outras. tse, que tal uma renúncia coletiva?

  3. Só.

    A revistinha do esgoto faz calunia explicita a uma candidata a presidente, em final de campanha, e a justiça acha que ela “não devia fazer isso” depois que ela fez. Vai puxar a orelha dela. Não vai poder comprar picolé por uma semana. Assim fica fácil demais.

    Vestiram a camisa do pt nos sequestradores do abílio de novo e o tse não achou nada. Agora acha que este novo crime elitoral “é feio”, “não é devido”.

    E precisou que o pt recoresse, precisou? E as eleições limpas? no paquistão?

  4.  Há coisas que não dá pra

     Há coisas que não dá pra entender.

    Quem viu a capa da revista Carta Capital? Não é propaganda?

          Cada uma….

         O intuito é o mesmo, só que uma tem mais leitores que a outra.( uma questão de competência )

              Mesmíssimo ”crime”.

                ps: Por que não coloca a capa dela ao lado da Veja? Eu não sei faze-lo.

    1. É diferente, pois o rádio é concessão pública.

      Anarquista tem uma diferença, sim.  A Veja pode colocar o que quiser na capa dela, da mesma forma que a CartaCapital pode colocar o Lula, pois a capa da revista é paga e distribuída pela própria revista.

      A decisão não contesta a capa da Veja, mas sim o uso da concessão publica de rádio para divulgar as mesmas mensagens que o Aécio divulga no horário eleitoral.

       

    2. Mesmo crime coisa nenhuma! A

      Mesmo crime coisa nenhuma! A Carta Capital não veicula propagandas de rádio chamando o PSDB de quadrilha. Se o Lula aparece uma vez na capa da CC por causa da entrevista, o Aécio aparece quase toda semana na veja, e sempre com nítido objetivo de induzir o eleitor a votar em aecio. Seu comentário tenta forçar a barra contra o PT e Dilma, mas sem base na realidade.

    3. Além de Lula não ser

      Além de Lula não ser candidato, esse nada transfere de voto para Dilma, dado que se o mesmo fosse candidato, já estaria eleito com mais de 70% dos votos e tal qual Evo podia até comemorar o resultado uns 5 horas antes de fechar as urnas.  E mais ainda: o editor de Capital é reconhecido como o mais íntegro e honesto de todos os jornalista dessa banda do mundo.

      1. ”o editor de Capital é

        ”o editor de Capital é reconhecido como o mais íntegro e honesto de todos os jornalista dessa banda do mundo”

              Mas trabalhou trocentos anos na veja.E integridade e honestidade não significa NEUTRALIDADE.Muito ao contrário.

                  Só pra descontrair: Ontem assisti Juca de Oliveira ser entrevistado por Marilia.Em determinado momento fez uma citação: ”Se vc não é comunista até os 25 anos, vc não tem coração.Se vc continuar comunista depois dos 25 anos, vc não tem cérebro”. rs.

                                

        1. e ainda pagam por este filosofo?

          Sem meias palavras, te rotular como desinformado é um elogio à ignorância, portanto não se orgulhe por este tipo de tratamento. Má-fé tampouco te pertence, pois é das pessoas muito perversas, aquelas que podem, tem um plano e uma finalidade, as que tem o verdadeiro poder.

          Mino e veja naqueles tempos em que você delatava os teus amigos ao doicodi, era a única revista que tinha postura anti ditadura, como é de conhecimento até do mundo mineral, que não deveria pensar e, no entanto possui memória da sua origem; foi o Mino rifado em troca de um polpudo financiamento pelo regime para a empresa abril.

          Para falar, escrever e divulgar bobagens os argumentos invocados devem ser apresentados como algo que na duvida possa dispertar duvidas para o leitor, quase uma verdade a ser avaliada em seguida. Agora como troll de direita morta(n)dela, um goebbel caricato o efeito é: quais os idiotas que pagam este coiso?

        2. Bom, se isso é fato, será que

          Bom, se isso é fato, será que o Juca teria coragem de falar essa bobagem na frente de um Niemeyer, Jorge Amado e outros grandes e históricos comunistas do país, admirados pelo povo brasileiro ? 

        3. Votei no chuchu!!

          anarquista, vai cuidar de contratar um caminhão pipa, que em breve vc não tera mais seu banho do dia ! 

          PS: Mino trabalho na Veja, alias construiu jornalisticamente a Veja para os Civita, numa época em que a Abril propunha fazer jornalismo. No dia em que ele não esteve de acordo com o beija-mão de Civita aos generais, Mino deixou a Veja, a revista que ele havia ajudado a criar. 

    4. Dá para ler antes a decisão

      Dá para ler antes a decisão do juíz, psuedo-anarquista senil? Ele não fala da capa, fala da propaganda da revista no rádio, consessão pública. Alías, o Mino defende em editorial, explicitamente com todas as letras: “Carta Capital apóia a candidatura Dilma”.

      A Veja é tão escrotamente cara-de-pau que ainda tenta vender aos seus otários, senis e juvenis, que não tem lado. 

    5.  
      Prezado anarquista sério.

       

      Prezado anarquista sério. Conheço várias pessoas que nem assinantes do esgoto são e recebem até dois exemplares em casa . Me oferecem uma, recebo por educação e jogo no lixo . Mas eles votam todos Dilma .

      Quem sustenta o esgoto é o governo paulista com verbas astronômicas também para Folha/estadão, etc   .

  5. Queda da desigualdade e a herança desigual

    http://brasildebate.com.br/queda-da-desigualdade-e-a-heranca-desigual/

     

    O Brasil é um país historicamente muito desigual, com um passado de colônia de exploração, escravidão, industrialização tardia e urbanização acelerada sem realização de reforma agrária. E isso resultou em que? Em um enorme contingente de excluídos. Isso mostra o tamanho do obstáculo que se deve superar e que o processo de redução da desigualdade de renda deve prosseguir e se intensificar.

    Dentro das propostas discutidas no âmbito das eleições presidenciais, vemos de um lado uma ideia de continuidade do processo. Por outro lado, pelas questões colocadas como prioritárias pela oposição ao atual governo, percebe-se grande ênfase na redução da inflação e em um ajuste fiscal. Quais seriam, então, os efeitos disso sobre a desigualdade de renda?

    O diagnóstico da inflação para os economistas da oposição receita a alta da taxa básica de juros como mecanismo de combate ao aumento de preços, via desaquecimento da demanda, além da contenção de gastos públicos.

    Um aumento dos juros, historicamente elevados, favorece os ganhos financeiros daqueles que possuem riqueza prévia acumulada, contribuindo para um aumento da concentração de renda.

    Com o aumento de juros e a consequente necessidade de se pagar mais sobre a dívida pública, o prometido ajuste fiscal deve se dar via corte de gastos da área social.

    Isso não deve comprometer, pelo menos de início, os gastos com transferências de renda, dado que esses programas são muito baratos (menos de 1% do PIB). Contudo, gastos com políticas universais podem sim sofrer cortes em nome do ajuste.

    A alta de juros e o corte de gastos públicos podem comprometer os avanços observados no mercado de trabalho, maiores responsáveis pela queda da desigualdade de renda.

    Temos nos dias de hoje o exemplo claro dos países da Zona do Euro, que recorreram à austeridade fiscal e encontram sérias dificuldades para retomada do crescimento e altíssimas taxas de desemprego.

    Seria de se esperar uma atitude do governo na direção contrária em um momento de baixo crescimento, com o Estado sendo o agente do gasto autônomo que contribui para dinamizar a demanda e torná-la atrativa ao investimento privado.

    Considerando a herança desigual do País, os avanços redistributivos devem continuar. A redistribuição observada se dá principalmente entre os rendimentos do trabalho, o que as pesquisas domiciliares conseguem captar.

    – See more at: http://brasildebate.com.br/queda-da-desigualdade-e-a-heranca-desigual/#sthash.pWgrWR4h.dpuf

     

    http://www.blogdacidadania.com.br/2011/05/ibge-explica-por-que-a-elite-odeia-lula/

     

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/10/por-que-odeio-lula-e-dilma.html

     

    http://www.newsrondonia.com.br/noticias/porque+a+elite+odeia+tanto+o+pt+por+itamar+ferreira/36019

     

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/06/por-que-globo-odeia-tanto-os-pobres-do.html

     

     

    Diminuir as desigualdades resulta no primeiro momento em mais ganhos para os de baixo e menos ganhos para os de cima.

  6. E ninguem impede o juiz de 1a

    E ninguem impede o juiz de 1a instancia a conduzir o processo de delação do jeito que ele quer, ou melhor, do jeito que o Aecin Snows quer?  Ninguem faz nada?

  7. E o Nassif pedindo para, nos

    E o Nassif pedindo para, nos de esquerda, moderarmos nossos comentários! Não temos concesão de rádio, tv, jornais e escambau, só temos a garganta e os dedos para informarmos, enquanto que os de direita tem tudo isso mais a justiciaria, banqueiros sonegadores, empresários extremamente corruptos e USA dia e noite noite e dia armando estórias cujos meliantes são os próprios, assassinando reputações e, com isso,  famílias inteiras são jogadas no lixo sem uma única prova de delito. apenas por não participarem do esquema por eles, direitosos, montado há décadas. Eles vão direto onde eles sabiam que no governo deles rolava a sujeira livre, então com a ajuda da justiciaria e seus afilhadinhos de emprego público, transferem a sujeira para o atual governo. Não estamos em campanha política com forças iguais, não possuimos a grana dos cofres públicos, dos banqueiros sonegadores e USA para nos “equiparmos” contra a lama que jogam todo santo dia e por eles criada. O jatinho do “ético” campos e sua família oportunista(é de envergonhar o que ~são capazes de fazer pelo poder), comprovadamente irregular, já está abonado pela justiciaria, o hekicóptero com quase 500kg de cocaina, já está voando provavelmente com ordem juducial para não ser incomodado. Os aecioportos com dinheiro público, ROUBO, com provas da irregularidade, a justiciaria já abonou, já deve estar funcionando a mil. Esses votos do primeiro turno já estavam marcados, só sendo muito estúpido para não perceber isso, tal o número de irregularidas denunciadas pelos eleitores e o tse, nadica, nem uma palavra. Pra quê? Quem se importa com corrupção que não seja a do único partido corrupto, o que inaugurou a corrupção no brasil escravocrata, sem mesmo o partido existir? Senhores, a guerra é contra o PT, o único partido de esquerda que foi capaz de tirar do poder a máfia instalada nesse país por séculos, não contra a corrupção, pois se assim fosse o Tarso Genro, com um governo extremanete limpo (nem a impresa conseguiu inventar nada contra ele), vão eleger o pmdb, o do pedro simom, aquele que a ética sempre andou só diante das câmaras, cujo partido acabou com o estado gaúcho e nunca mais o estado conseguiu se equilibrar. O pmdb, um partido extremamente corrupto e prostituto, vai assumir o RS. Em outras palavras, tiram um governo inclusivo e sem um caso de corrupção e colocam o partido que só faz festa com nossa grana, despejando milhões nos cofres da rbs, mídia corrupa e corrutora gaúcha. Como dizem, quando o PT sai do poder, quem lucra com a grana pública é a rbs. Por isso, o único objetivo nessa eleição é acabar com a esquerda e, que país, seria melhor que no BRASIL com tamanho continental com pré-sal, com soberania(pela primeira vez na sua história) e com esquerdóides tão rcalcados com as osmarinas, as heloisas helenas, erundinas e tais? Somos  cidadãos(com exceções) extremamente coniventes, passivos e, não há fraqueza maior do que o inimigo ter total certeza disso. Voltaremos a ser cobaias do capital se esse almofadinha, que nunca lutou para conseguir nada na sua vida, tudo foi-lhe dado pelo papai, pelo vovô, pelo titio, voltar ao poder. Os que sairam às ruas em julho/2013, abriram as portas do abismo e, vão pagar caro por isso e, infelizmente, o país muito mais. Voltaremos a ser o país que receberá as migalhas do capital inernacional, enquanto o filhinho de papai vai ganhar muita grana sem trabalhar, pois, agora, quem está trabalhando para ele é a imprensa. Ele sempre será um “deitado”, literalmente.

  8. Eleição presidencial é coisa

    Eleição presidencial é coisa séria. A legitimidade das eleições dependem da lisura do pleito. E só há lisura quando os candidatos são tratados de maneira igual pela mídia e pelo Estado. Não é o que está ocorrendo no presente momento. Quase todos os veículos de comunicação (Veja, Globo, Folha, Estadão, etc…) fazem campanha descarada para Aécio com ajuda de um Juiz Federal que vaza informações sigilosas. O Ministério Público Federal, fiel da balança nas eleições, está se fazendo de morto e isto certamente prejudica a candidata atacada beneficiando o candidato da oposição.

    Se for eleito com base nesta eleição maquiada, que mais se parece com um golpe de estado branco, Aécio Neves não terá legitimidade popular verdadeira. Em consequencia, ele pode levar o país ao caos. É isto que o MPF e o TSE desejam?

  9. Tá, mais e daí ?
    Vão fazer o

    Tá, mais e daí ?

    Vão fazer o que antes das eleições ?

    Irão colocar na capa desta semama a Dilma, elogiando o excelente trabalho que ela fez nos últimos 3,5 anos ?

    Se não vão fazer isso não adianta, é papo furado, conversa mole prá boi dormir

    Portanto,senhores, vão fazer caquinha mole no mato.

  10. O governo já tem a máquina

    O governo já tem a máquina pública e ainda é contra a liberdade de expressão? E a Voz do Brasil que durante uma hora por dia defende o governo? Não deveria ser suspensa durante a campanha?

    1. Voz do Brasil

      Prezado,

      Você escuta a Voz do Brasil? Não vejo como uma defesa do governo. Percebo no programa um canal para informar a população dos atos do poder executivo, legislativo, judiciário e do TCU, sim, do TCU também. Vai ver é porque as informações são dadas sem o ufanismo anti-tudo que o JN, CBN etc fazem.

  11. a veja e o sistema globo

    a veja e o sistema globo capitaneiam

    o golpe com a grande mídia retrógrada e

    patrimonialista do famigerado coronelismo eletrônico e impresso.

    aprontam factóides,mentem,

    inventam,

    assassinam reputações,

    impunemente,

    com a ajuda do judicário.

    simplesmente porque até o judiciário mostrar a verdade, demora pra caramba!

    aí ines é morta.

  12. DEIXA DA SOFRIMENTO
    Eu vejo as msg vendo as pessoas angustiadas e sofrendo cpm tudo que está acontecendo, eu tb sofri , mas vejo que é perda de tempo, já fomos engolidos , o PT não faz absulatamente nada , fica somente dando notas doces, cadê o ministro da justiça? Infelizmente estamos dominados.
    O erro foi grotesco da campanha do PT em atacar somente a Marina, fazendo o papel sujo e Aecio atacando a Dilma , endossando o antipetismo e os assessores da Dilma ninguém viu esse erro. O problema do Pt é achar a que basta o apoio do Lula e inserção na tv , para ganhar a eleição. Infelizmente houve mutos erros , a coordenação do PT foi fraquizima , espero sincesaramente num milagre. Onde eu moro em Santos aecio maioria absoluta, ate o zelador e faxineiro vão votar no aecio, antes esses funcionários voltavam no PT.Nessa região nem dá para defender a DIlma,eu vejo em filas no supermercado o povo hostilizando a Dilma e o Lula, mas de forma de muita baixaria e ódio, isso vem se construindo há anos ? E QUE O PT FEZ!

  13. O papel do rádio na fábrica

    O papel do rádio na fábrica da desconstrução 

    Publicado em 06/10/14 às 17p3

    O papel do rádio na fábrica da desconstrução

    42 Comentários

     

     O papel do rádio na fábrica da desconstrução

    Desconstrução virou a palavra da moda. Foi muito utilizada para criticar a propaganda negativa do PT contra a candidatura Marina Silva. Como ando muito de táxi, acompanho diariamente as atividades de uma outra fábrica de desconstrução, bem mais antiga e poderosa, que não está no radar dos nossos analistas e da qual quase ninguém fala.

    Refiro-me ao papel desempenhado pelas rádios nesta campanha eleitoral. Temos no país três rádios sediadas em São Paulo e que operam em rede nacional, dedicadas dia e noite a baixar a ripa nos governos e políticos progressistas de qualquer latitude.

    Recrutados em sua maioria na mídia impressa, proliferam no dial os “comunicadores populares” e  “comentaristas políticos e/ou econômicos”, com um discurso que repete o pensamento único das suas empresas e não dá espaço para controvérsias: é pau no governo, desde que o governo não seja tucano.

    Não importam o fato nem o assunto, você já sabe o que vai ouvir naquelas vozes indignadas de quem veio ao mundo para salvar a humanidade da danação eterna. Lembram aqueles pregadores do apocalipse que gritam na praça da Sé, mesmo que ninguém pare para ouvi-los. Só que estes têm uma audiência seleta e cativa.

    Quando se fala de “conversa de motorista de táxi”, sempre que alguém conta uma história cabeluda, detonando alguma figura pública sem necessidade de comprovação, pode ter certeza que a matéria prima vem do que ele ouviu no rádio do carro, e nada mais é do que a reprodução do que divulgam estes comunicadores e comentaristas clonados em série.

    Depois, seus passageiros vão repetir estas mesmas histórias nos botecos de esquina ou nas salas de espera, nos salões chiques ou nos pagodes, garantindo que são verdadeiras. Se você lhes perguntar de onde tiraram isso, vão dizer que ouviram no rádio (ou então que viram na internet, na retroalimentação das notícias multimídia). É o círculo vicioso da fábrica de desconstrução, que gerou a famosa lenda da “mansão do Lula no Morumbi”, repetida até hoje à exaustão pelos taxistas mais antigos.

    Claro que não se pode generalizar, que há honrosas exceções à regra, e faço questão de citar como exemplos José Paulo de Andrade e Salomão Esper, ambos veteranos profissionais da Rede Bandeirantes, de quem muitas vezes posso discordar, mas sempre respeito. Não se trata de afinidade política ou ideológica, mas apenas de ter caráter e honestidade profissional.

    Em épocas de beligerância eleitoral como estamos vivendo neste momento, muita gente subestima o poder do rádio e sua capacidade de multiplicação de boatos e infâmias, instrumento de propaganda permanente, geralmente a serviço do que há de mais conservador, reacionário e intolerante na sociedade.

    http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2014/10/06/o-papel-do-radio-na-fabrica-da-desconstrucao/

     

  14. A Abril já levou tudo na

    A Abril já levou tudo na ditadura militar. Quem não se lembra do MOBRAL? Paulo Freire com seu método de alfabetização, alfabetizaria o Brasil inteiro na base do voluntariado. Abril (diga-se Veja) correu na frente, beijou a mão do ditador, e fez todo o material do MOBRAL. Por que? Pra não alfabetizar com conscientização.

    Está aí, ela e a Rede Globo (Vênus Platinada) esbanjando dinheiro porque são crias espúrias da ditadura militar deste país… Quem é Aécio Neves? Filho de um deputado da ARENA, partido da ditadura e “militante” da ARENA jovem. Tudo explicado. Estamos atentos e não vamos entregar nada. Se quiserem, nos tirem… Entregar, nunca…

  15. E o Direito de Resposta?!?!

    Vem cá, e o tal Direito de Resposta a que o PT tinha direito, por decisão da justiça (assim mesmo, com “j” minúsculo) a qual não caberia mais recursos, na Veja, a ser publicada antes do 1º turno? Cadê?!?!?!

    1. A Veja recorreu ao STF e o

      A Veja recorreu ao STF e o ministro demotucaníssimo Gilmar Mendes, vetou o direito de resposta dado em unanimidade pelo STJ.

  16. Horário eleitoral.

    Dizem as más linguas que o PT está desesperado. Porém depois do “Discurso”  do Aécio agora a noite no horário eleitoral, só não estou chorando, pq sei que é tudo mentira. E a Fadinha da Floresta então ! Jamais vi em uma eleição, peças tão piegas, como as dos dois. Um desespero total. Só faltaram se ajoelhar e pedir pelo amor de Deus, votem no PSDB. Pode ser que quiseram amolecer o coração dos nordestinos, que julgam mal informados. Mas se esquecem que o Nordestino é, antes de tudo, um forte ! e não vão cair na lábia desses dois.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador