Twitter por cidadãos e para cidadãos, na Suécia

Do Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Twitter oficial da Suécia é controlado por um cidadão diferente por semana

Rafael Farias Teixeira

Shutterstock

Você consegue imaginar uma conta de Twitter para um país inteiro? E uma conta que ainda por cima é controlada por um cidadão diferente a cada sete dias? Pois é, essa é a campanha criada pela agênciaVolontaire, de Estocolmo, na Suécia, para o grupo de turismo Visit Sweden e sancionada pelo governo sueco.

O projeto “Curadores da Suécia”, por meio do @sweden, permite que a cada semana um cidadão controle a conta tuitando o que ele quiser sobre o país: dicas, fotos, programações, reclamações, com direito a humor e até palavrão. O atual escritor do perfil é Hasan Ramic, um imigrante bósnio.

Como dá para perceber, a ideia do projeto é dar voz à população e deixar que, com suas palavras, o perfil passe uma imagem fiel de como o país é, seus pontos positivos e negativos, atraindo assim a curiosidade pela Suécia.

Naveguei pelo site e não encontrei como eles escolhem as pessoas que vão comandar o perfil – já foram duas, por enquanto. Mas acredito que para isso você precisa residir na Suécia e seguir a conta.

Uma estratégia bem interessante, mas que daria pouco certo – ou traria mais problemas do que soluções – em países em que a população tem mais coisas ruins a dizer.

Você acha que essa estratégia funcionaria na sua cidade ou estado? E no Brasil? Comentem e compartilhem! =D

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome