Mídia

Uma escolha difícil 5, por Eliara Santana

Uma escolha difícil 5,

Por Eliara Santana*

De volta à série do Estadão, somos brindados com a pérola “ Nem Lula, nem Bolsonaro”, que foi publicado no dia 13 de agosto e ganhou a assinatura de empresários como Horácio Lafer Piva (FIESP), Pedro Wongtschowski (Ultra-Ipiranga) e Pedro Passos (um dos fundadores da Natura). Como eu disse, a série “Uma escolha…” alcançará marca histórica até 2022.

O texto dessa versão 5 é, como sempre, repleto de clichês e lugares-comuns, com forte apelo ao emotivo e à ideia reducionista e simplista de superação e futuro. Mas não me interessa essa construção do ponto de vista de estrutura textual, e sim a construção argumentativa que marca a tentativa – pela enésima vez – desonesta, inescrupulosa, cafajeste e completamente desconectada das injunções históricos de ligar o ex-presidente Lula ao atual presidente Jair Bolsonaro como se eles se equivalessem e disputassem campos que se opõem como polos num espectro democrático. Isso seria possível dizer se estivéssemos considerando atores como Lula e FHC.  

Segundo os signatários do texto, “O Brasil anda mal, muito mal. Não adianta se esconder atrás do sucesso do agronegócio, das startups, da rica, embora maltratada, cultura e até da ampla aceitação das vacinas contra a covid-19. O fato é que avançamos mal em quase tudo para onde se olhe o País, revelando um desperdício gritante de oportunidades e um desalinho criminoso diante de tantas necessidades”.

Uma constatação óbvia, que deveria ser sinalizada e discutida na perspectiva de discutir como e por que chegamos a este estado de coisas, sendo que experimentamos um cenário muito promissor em anos muito recentes. Quem foram os sujeitos históricos responsáveis por nos conduzir a esse sanatório geral?

Falar em cenários aleatórios sem estabelecer uma ligação histórico-contextual decente é balela, exercício de digressão que se torna absolutamente infrutífero. Quais são os elementos históricos fundamentais para que se compreenda nossa atual e tenebrosa situação? Essa é a pergunta  ou uma das – que deve ser feita e problematizada.

Prossegue o artigo de opinião a dizer que: “Depois de tantos reveses, não se concebe o Brasil jogado noutra aventura. Já passou por dois modelos de gestão e conseguiu se dar mal em ambos. É hora de buscarmos um novo caminho – uma alternativa de equilíbrio, moderação e responsabilidade, com sentido de missão e foco em resultados”.

A maior “aventura” em que os grupos de poder – em que se inserem os tais escribas signatários desse texto – mergulharam o Brasil em tempos recentes foi o golpe, embrulhado como impeachment sem crime de responsabilidade, contra a ex-presidente Dilma Rousseff. E tal como ela vaticinou quando saiu do Planalto, não restou pedra sobre pedra. Naquele momento, sob o falacioso argumento de “pedalada fical” os grupos de poder jogaram nossa frágil democracia no buraco. 

Quais os elementos para dizer que o Brasil se deu mal igualmente nos “modelos de gestão” anteriores? É honesto dizer que eles se equivalem? Quais os números, índices que mostram essa equivalência?

E, sobretudo, qual é essa maravilhosa alternativa “de equilíbrio, moderação e responsabilidade”? Onde está esse ser de luz que virá, impávido que nem Mohammed Ali, a nos salvar? 

Segundo os empresários signatários, que se autodenominam “três teimosos escribas”, “ambos os aspirantes à corrida presidencial já são personagens da História, que saberá julgá-los”, e

“a solução não está nem em Lula nem em Bolsonaro. O voto é livre e soberano, mas, de tão sério, precisa ser exercido com alto grau de discernimento. Ambos os aspirantes à corrida presidencial já são personagens da História, que saberá julgá-los”.

Nunca foi e não será uma escolha difícil – em 2018, após o golpe de 2016 em Dilma e depois de toda sorte de manipulações, arranjos e ilegalidades para tirar Lula da disputa presidencial, tínhamos um professor e um projeto de genocida na disputa para a presidência da República. Naquele cenário, onde residia a dificuldade da escolha?Portanto, é no mínimo desonesto que grupos que participaram ativamente desses dois momentos históricos e de todas essas articulações venham a público reiteradamente dizer que Lula e Bolsonaro se equivalem como atores políticos e sujeitos históricos. NÃO SE EQUIVALEM.

Vou elencar aqui alguns elementos que mostram brevemente um legado das administrações petistas e então poderemos continuar esta conversa para uma nova sessão “uma escolha difícil”:

  • O Brasil se tornou, em 2011, a sexta economia do mundo
  • Em 2010, o Brasil cresceu 7,5% ao ano
  • O Brasil melhorou expressivamente o IDH, passando de 0,649 a 0,755 em 2015
  • O relatório da ONU de 2015 apontou que  o Bolsa Família era um modelo de programa social bem-sucedido e que,  “por volta de 2009, o programa havia reduzido a taxa de pobreza em 8 pontos percentuais”. E ressalta ainda o aumento da escolaridade no país e avanços no combate à miséria.
  • Diminuição expressiva da desigualdade. Ou seja, a economia cresceu e todos se beneficiaram.
  • O Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU
  • Aumento real do salário mínimo – 80% entre 2003 e 2013 – e esforços consistentes para a formalização do mercado de trabalho
  • Transposição do Rio São Francisco e água para o semiárido nordestino, o que impactou diretamente a vida de 12 milhões de pessoas
  • Na Saúde: o fortalecimento do SUS, criação do programa Farmácia Popular, criação do SAMU, construção de UPAS, implementação do programa Mais Médicos
  • Na Educação: criação de universidades federais, que beneficiaram a população estudantil mais pobre e que não tinha acesso ao ensino superior. Foram criadas 18 universidades e 178 campi federais além de programas como mais Prouni, Pronatec, Sisu e Novo Enem, que garantiram recursos e acesso.

Não vou perder o meu tempo e o de vocês tentando apresentar o que foi feito por Bolsonaro.

“Quanto a nós, é daqui para a frente, e, por consequência, a partir de 1.º de janeiro de 2023, que o Brasil se mostrará tanto a quem dele precisa quanto a quem dele se quer orgulhar”. Tomo como minhas essas palavrinhas finais do artigo jogadas assim aleatoriamente e reitero: daqui para frente devemos assumir o compromisso de lutar, dia e noite, para o Brasil volte a ser um país decente, digno para o conjunto de sua população, um lugar alegre onde acreditamos em vacinas e urnas eletrônicas, onde podemos comer carne e não encher filas para pegar ossos, onde orgulhosa e alegremente saímos para trabalhar na segunda-feira, pois há emprego e condições decentes de trabalho, um país reconhecido no mundo, chamado a discutir todas as questões importante no cenário mundial. Enfim, um país que vimos emergir até 2014, com as administrações petistas. Vamos trabalhar ddiuturnamente para desconstruir essa falácia perniciosa e desonesta de “escolha difícil”. De fato, a História saberá julgar muito bem todos os atores e sujeitos envolvidos. 

* Eliara Santana é uma jornalista brasileira e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), com especialização em Análise do Discurso. Ela atualmente desenvolve pesquisa sobre a desinfodemia no Brasil em interlocução com diferentes grupos de pesquisa.

Este texto não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Eliara Santana

Eliara Santana é doutora em Linguística e Língua Portuguesa, com foco em Análise do Discurso. Ela é pesquisadora associada CLE/UNICAMP, onde participa do projeto Pergunte a um/uma Cientista. É integrante do Observatório das Eleições. Desenvolve pesquisa sobre desinformação, desinfodemia e letramento midiático no Brasil.

Eliara Santana

Eliara Santana é doutora em Linguística e Língua Portuguesa, com foco em Análise do Discurso. Ela é pesquisadora associada CLE/UNICAMP, onde participa do projeto Pergunte a um/uma Cientista. É integrante do Observatório das Eleições. Desenvolve pesquisa sobre desinformação, desinfodemia e letramento midiático no Brasil.

Recent Posts

Economia Circular, uma questão de métrica, por Luiz Alberto Melchert

O último relatório da Cepal indica que o grau de circularidade da economia brasileira não…

33 minutos ago

Cientista questiona serviço de inteligência israelense: “O que é pior? Não saber dos ataques ou saber e não fazer nada?”

Após renúncia do diretor do serviço de inteligência, Pedro Costa Jr. analisa o debate global…

39 minutos ago

Como Sergio Moro usou o juiz Danilo Pereira para pegar Tony Garcia

"Danilo Pereira tem passivo de 30 anos com Sergio Moro", conta Tony Garcia ao GGN.…

52 minutos ago

Gilmar Mendes suspende tramitações ligadas ao Marco Temporal

Ministro do STF também concedeu prazo para que partes envolvidas apresentem propostas de mediação e…

1 hora ago

Não olhem para a guerra Rússia-Ucrânia pelas lentes ocidentais, por Arjun Katoch

A grande mídia ocidental começou a fazer esforços para suprimir o ponto de vista russo…

2 horas ago

Lula não comenta Lava Jato, mas torce para que a verdade venha à tona

Impedido de disputar a eleição de 2018, presidente disse que a operação foi a maior…

2 horas ago