Uma entrevista com Olavo Setubal sobre o desenvolvimento do sistema bancário, por Luis Nassif

Um dos capítulos nebulosos da Biografia de Walther Moreira Salles, foi a maneira como seu banco perdeu a compra do Banco Português do Brasil para o Itaú. Nessa entrevista, Olavo Setubal narra a maneira como o Itau adquiriu o Banco Português do Brasil. Conta também a metodologia que o Itaú adotou para as incorporações.]Fala também do pós-guerra, o fim do Banco Francês e Italiano, o mais influente da época, e a maneira como os funcionários saíram e se associaram a empresários brasileiros para montar bancos. Mais tarde, esses bancos acabaram sendo absorvidos pelo Itau, Bradesco e Moreira Salles.

Diz ele que trouxe para o sistema bancário a racionalidade da Escola Politécnica, a metodologia racional do sistema instrumental. Traçava a rota, avaliava, media e tomava decisões viáveis, dentro da racionalidade. E não emocionalmente, como eram os velhos banqueiros.

A cultura do Itau é uma cultura eminentemente acadêmica, da Politécnica e de estágios no exterior. A do Bradesco é a escola da vida, a convivência do Amador Aguiar com a clientela da época.

Fala também da enorme influência do sistema americano, em cima de uma revolução tecnológica da parte dos americanos. Menciona especificamente o cartão de crédito.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  A política fiscal deve ser condicionada pela garantia de direitos, diz economista

3 comentários

  1. Olavo Setúbal, grande comunista ! Parece que morreu de SIDA. Quem se interessar por mais informações. além de as encontrar no livro do Nassif, deverá consultar o MEC, rapidamente, antes que acabe.

  2. Olavo Setúbal, Samuel Pinheiro Guimarães, Delfim Netto,… Tamanho desperdício de Competência, Conhecimento e Capacidade. A História do Brasil nestes 88 anos. A inversão de cabeça para rabo. A inversão da 1.a República Paulista Democrata, Facultativa, Liberal para uma Ditadura Caudilhista e suas Elites Parasitárias e Burocráticas de um Estado Medíocre. Explica estas 9 décadas. O pior da Bipolaridade Esquerdopata é que Samuel Pinheiro Guimarães e Delfim Netto foram utilizados para um dos períodos mais aureos da História recente deste país. Mas expulsos e dispensados pela mesma Elite Política que ajudaram a produzir resultados tão expressivos. Potência Continental que se enxerga como um Nanico Inexpressivo. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome