Uma entrevista com Olavo Setubal sobre o desenvolvimento do sistema bancário, por Luis Nassif

Um dos capítulos nebulosos da Biografia de Walther Moreira Salles, foi a maneira como seu banco perdeu a compra do Banco Português do Brasil para o Itaú. Nessa entrevista, Olavo Setubal narra a maneira como o Itau adquiriu o Banco Português do Brasil. Conta também a metodologia que o Itaú adotou para as incorporações.]Fala também do pós-guerra, o fim do Banco Francês e Italiano, o mais influente da época, e a maneira como os funcionários saíram e se associaram a empresários brasileiros para montar bancos. Mais tarde, esses bancos acabaram sendo absorvidos pelo Itau, Bradesco e Moreira Salles.

Diz ele que trouxe para o sistema bancário a racionalidade da Escola Politécnica, a metodologia racional do sistema instrumental. Traçava a rota, avaliava, media e tomava decisões viáveis, dentro da racionalidade. E não emocionalmente, como eram os velhos banqueiros.

A cultura do Itau é uma cultura eminentemente acadêmica, da Politécnica e de estágios no exterior. A do Bradesco é a escola da vida, a convivência do Amador Aguiar com a clientela da época.

Fala também da enorme influência do sistema americano, em cima de uma revolução tecnológica da parte dos americanos. Menciona especificamente o cartão de crédito.

 

Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olavo Setúbal, grande comunista ! Parece que morreu de SIDA. Quem se interessar por mais informações. além de as encontrar no livro do Nassif, deverá consultar o MEC, rapidamente, antes que acabe.

  2. Olavo Setúbal, Samuel Pinheiro Guimarães, Delfim Netto,… Tamanho desperdício de Competência, Conhecimento e Capacidade. A História do Brasil nestes 88 anos. A inversão de cabeça para rabo. A inversão da 1.a República Paulista Democrata, Facultativa, Liberal para uma Ditadura Caudilhista e suas Elites Parasitárias e Burocráticas de um Estado Medíocre. Explica estas 9 décadas. O pior da Bipolaridade Esquerdopata é que Samuel Pinheiro Guimarães e Delfim Netto foram utilizados para um dos períodos mais aureos da História recente deste país. Mas expulsos e dispensados pela mesma Elite Política que ajudaram a produzir resultados tão expressivos. Potência Continental que se enxerga como um Nanico Inexpressivo. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador