Uma entrevista com Olavo Setubal sobre o desenvolvimento do sistema bancário, por Luis Nassif

Um dos capítulos nebulosos da Biografia de Walther Moreira Salles, foi a maneira como seu banco perdeu a compra do Banco Português do Brasil para o Itaú. Nessa entrevista, Olavo Setubal narra a maneira como o Itau adquiriu o Banco Português do Brasil. Conta também a metodologia que o Itaú adotou para as incorporações.]Fala também do pós-guerra, o fim do Banco Francês e Italiano, o mais influente da época, e a maneira como os funcionários saíram e se associaram a empresários brasileiros para montar bancos. Mais tarde, esses bancos acabaram sendo absorvidos pelo Itau, Bradesco e Moreira Salles.

Diz ele que trouxe para o sistema bancário a racionalidade da Escola Politécnica, a metodologia racional do sistema instrumental. Traçava a rota, avaliava, media e tomava decisões viáveis, dentro da racionalidade. E não emocionalmente, como eram os velhos banqueiros.

A cultura do Itau é uma cultura eminentemente acadêmica, da Politécnica e de estágios no exterior. A do Bradesco é a escola da vida, a convivência do Amador Aguiar com a clientela da época.

Fala também da enorme influência do sistema americano, em cima de uma revolução tecnológica da parte dos americanos. Menciona especificamente o cartão de crédito.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Olavo Setúbal, grande comunista ! Parece que morreu de SIDA. Quem se interessar por mais informações. além de as encontrar no livro do Nassif, deverá consultar o MEC, rapidamente, antes que acabe.

  • Olavo Setúbal, Samuel Pinheiro Guimarães, Delfim Netto,... Tamanho desperdício de Competência, Conhecimento e Capacidade. A História do Brasil nestes 88 anos. A inversão de cabeça para rabo. A inversão da 1.a República Paulista Democrata, Facultativa, Liberal para uma Ditadura Caudilhista e suas Elites Parasitárias e Burocráticas de um Estado Medíocre. Explica estas 9 décadas. O pior da Bipolaridade Esquerdopata é que Samuel Pinheiro Guimarães e Delfim Netto foram utilizados para um dos períodos mais aureos da História recente deste país. Mas expulsos e dispensados pela mesma Elite Política que ajudaram a produzir resultados tão expressivos. Potência Continental que se enxerga como um Nanico Inexpressivo. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

9 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

10 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

11 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

11 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

12 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

12 horas ago