A cobertura do grande ato pela Petrobras e democracia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Colabore! Envie fotos e observações das manifestações nas 22 capitais do Brasil
 
Ato de lutas em Porto Alegre, no dia 12 de março. Fotos: Tiago Belinski
 
Jornal GGN – Hoje, 22 capitais por todas as regiões do Brasil levam movimentos sociais, trabalhadores e estudantes às ruas para defender a Petrobras, lutar pela democracia, contra o impeachment, e por direitos trabalhistas. As concentrações já começaram. O Jornal GGN acompanhará os atos nas capitais e, para isso, precisará de sua ajuda.
 
A convocação está sendo feita pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação Única dos Petroleiros (FUP), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e centrais sindicais. São diversas bandeiras, com um mesmo objetivo. “É em defesa do direito dos trabalhadores, em defesa da democracia, em defesa da Petrobras e pela reforma política no Brasil”, afirmou o presidente da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), Adir dos Santos Lima, ao GGN.
 
Em Porto Alegre, o grande ato ocorreu nesta quinta-feira (12), reunindo cerca de 10 mil pessoas nas ruas da capital gaúcha. Hoje, as manifestações e paralisações estão espalhadas, ao longo do dia, nas praças, centros das cidades, sindicatos, avenidas e pontos de intervenção. 
 
Se você é morador de Maceió, Manaus, Macapá, Aracaju, Salvador, Fortaleza, Brasília, Vitória, Goiânia, São Luís do Maranhão, Belo Horizonte, Campo Grande, Belém, João Pessoa, Palmas, Recife, Teresina, Natal, Curitiba, Florianópolis, São Paulo ou Rio de Janeiro, e participar dos atos, envie para o Jornal GGN suas fotos, considerações, ou impressões do que viu, ouviu e fez. 
 
Envie para [email protected].
 
A grande imprensa está preparando uma cobertura especial para o ato pelo impeachment que ocorrerá no próximo domingo, dia 15 de março. Vamos, juntos, fazer uma cobertura com a voz dos movimentos sociais, trabalhadores e estudantes, tanto desta sexta-feira, dia 13, quando do domingo, 15 de março. Os relatos dos participantes é a melhor forma de retratar a realidade desses movimentos. 
 
 
Confira os horários e locais de concentração nas capitais para o grande ato de hoje: 
 
Alagoas
Maceió – Praça Sinimbú – 9h
 
Amazonas
Manaus – Concentração na Praça da Polícia – 15h
 
Amapá
Macapá- Concentração na Praça da Bandeira – 8h
Caminhada até a Praça do Forte – 10h
 
Bahia
Salvador – Itaigara – Em frente ao prédio da Petrobrás – 7h
 
Ceará
Fortaleza – Praça da Imprensa – 8h
 
Distrito Federal
Brasília – Rodoviária – 17h 
 
Espírito Santo
Vitória – Em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)  – 16h30
 
Goiás
Goiânia – Coreto da Praça Cívica – 10h
 
Maranhão
São Luís – Panfletagem na Praça Deodoro – 7h
Concentração na Praça João Lisboa e passeata na Rua Grande até o final da mesma rua – Canto da Viração – para o Ato Político – 15h
 
Minas Gerais
Belo Horizonte – Praça Afonso Arinos – 16h
 
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – Praça do Rádio – 9h 
 
Pará
Belém – Praça da República – 15h
 
Paraíba
João Pessoa – Em frente ao Cassino da Lagoa – 15h
 
Pernambuco
Recife – Parque 13 de Maio, Santo Amaro – 7h
 
Piauí
Teresina – Praça da Liberdade – 15h
 
Paraná
Curitiba – Praça Santos Andrade – 17h
 
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Cinelândia – 15h
 
Rio Grande do Norte
Natal – em frente à Catedral – 16h
 
Santa Catarina
Florianópolis – em frente à Catedral – 14h
 
Sergipe
Aracaju – Praça Camerino – 14h
 
São Paulo
São Paulo – Avenida Paulista nº 901 – em frente ao prédio da Petrobrás – 15h
 
Palmas
Concentração no Posto do Trevo 2, caminhada na Avenida Tocantins, em Taquaralto, até a Praça da Igreja São Jose – 15h30
 
Veja quais são as reivindicações dos movimentos neste dia 13 de março:

 
 
 
Saiba mais:
 
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Irresponsabilidade

     

    Chutaram o balde, porque o pior cego é aquele que não quer ver.

    Estas manifestações descerebradas, para apoiar interesses diametralmente opostos, vão trazer mais radicalização e é isto que os eternos manipuladores do poder estão buscando.

    Onde, em qualquer tempo e lugar, a situação se afirmou e se consolidou no poder, sem o uso da força?

    Quem, que não seja remunerado para agir de outra forma, vai ocupar as ruas e passar o recibo de apoiador da roubalheira em curso em todos os escalões do poder?

    Ser “do contra” é o comportamento padrão, em qualquer canto do mundo, e não será desta vez, que o Brasil vai inverter a lógica das ruas.

    A baderna será retomada por agentes infiltrados, para organizar a quebradeira de agências bancárias, de ônibus e paralisação de trens, etc., e, desta forma manjada, provocar a ruptura irreversível e a perda total de controle, por falta de uma autoridade constituída que tenha condição moral para retomar a ordem e conduzir os rumos do país.

    Quem está estrilando e tendo orgasmos insanos com as explosivas imagens da revolução colorida, publicadas nas redes sociais, pode se preparar para curtir a longa e amarga temporada dedicada ao arrependimento e chorar o leite derramado.

    Porque os grupos antagônicos, que ocupam as ruas, não se juntam para exigir a punição dos corruptos?

    Vamos, juntos, para o abismo.

    Tudo é muito triste…

    Lamento!

    1. Desde quando lacerdismo evita golpes?

      Esse discurso seletivo contra a corrupçao é puro lacerdismo. E lacerdismo só serve para incentivar golpes, nao para preveni-los. Veja os filmes do Silvio Tendler sobre isso. 

  2. Movimento estudantil em defesa da Petrobrás

    O movimento estudantil brasileiro foi determinante na criação da Petrobras com a campanha “O Petróleo é nosso!”, na década de 1950. A UNE e a UBES denunciaram durante os anos de 1990 a tentativa de privatização da empresa, quando ensaiou-se, inclusive, a mudança de nome para Petrobrax, soando assim melhor aos ouvidos estrangeiros.

    O mesmo movimento estudantil conquistou nos últimos anos a garantia dos royalties do petróleo e do Fundo Social do Pré-sal para a educação. Os recursos são fundamentais para a viabilização do Plano Nacional de Educação (PNE) e as metas orçamentárias para o setor, como o investimento de 10% do PIB no ensino brasileiro, outra conquista dos estudantes.

    Dia 13 de março é outra vez dia de defender a Petrobras. Vamos ocupar as ruas do Brasil.#dia13diadeluta

    1. Na Paulista

      Será na Paulista às 16:00. Como moro aqui no lado, irei…kkkkkkkkkkk…VAMOS LÁ GALERA! VAMOS DEFENDER NOSSA PÁTRIA MÃE GENTIL.

  3. Solidariedade ao Stedile

    Desde o primeiro momento em que foi divulgado a ameaça de morte de João Pedro Stedile, são muitas as solidariedades de movimentos sociais, organizações políticas e personalidades do mundo inteiro que tem se solidarizado com ele. Abaixo, segue a obra feita pelo grande muralista equatoriano, Pavel Eguez, em solidariedade ao Stedile. (MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra)

  4. Achei um furo marcar em uma

    Achei um furo marcar em uma sexta-feira; apesar do simbolismo da data. Com certeza isso fez com que o numero de pessoas nas ruas hoje seja menor que o esperado.

  5. Quem foi o burro que marcou

    Quem foi o burro que marcou isso pra uma sexta-feira? Tinha que ser em um domingo, tipo no próximo dia 22. A direita golpista já mostrou estar mais organizada.

     

     

  6. Mídia Golpista

    Hora de começarmos a organizar manifestações específicas contra a mídia golpista, em frente às sedes da Rede Globo e da Editora Abril.

  7. Um outro mundo é possível

    Queria exercer duas funções, acho que poderia fazer um bom trabalho. Uma, Diretor de Escolha de Nomes de Operações da Polícia Federal. Outra, Diretor de Trilha Sonora de Manifestações.

    Pelo que acompanhei pela Mídia Ninja, foram ótimas as de São Paulo e Rio. Mas…a cantoria tá muito chata.

    Essa do “unido jamais será vencido” já deu o que tinha que dar, faz tempo. E hoje me vieram com “sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”! Meus sais, urgente!

    Putz! Cáspite! Ora bolas, pianolas! #€£¥%><*#!

    A outra última vez que ouvi isso foi logo antes dos sete a um pra Alemanha.

    Olha que boa pra hoje, por exemplo: 

    http://youtu.be/Gvyl_zdji2k

  8. Só fui a manifestações duas

    Só fui a manifestações duas vezes na minha vida e nunca mais. Não gosto de gritaria.

    E entendo que essa coisa de “gente na rua” é coisa do século XIX e começo do XX. Hoje existem eleições. O Brasil tem 150.000.000 de eleitores; é pra issso que eleições servem.

    Como os boçais teleguiados estão contestando eleições e mandando cartinha pro Obama; e chamando golpe militar, paraguaio ou hondurenho, aplaudo os manifestantes de hoje em defesa da Democracia.

  9. O RJ TV está mostrando

    O RJ TV está mostrando neste instante imagens da manifestação com o céu ainda claro; ainda claro!

    “Mais de mil pessoas!”

    Ridículos!

  10. Cobertura da Globo

    Hoje até assisti o JN, para ver a cobertura. (?!). Não é que praticamente só falaram no nº de manifestantes, dito por eles e dito pela Polícia. O engraçado é que quase sempre o nº dito pelos policiais era praticamente 1/3 daquele dito pelos manifestantes. Lógico que sabemos que os manifestantes sempre aumentam um pouco mesmo, mas  tiveram o cuidado de não mostrar nenhum policial estimando o nº correto, em nenhum local. Aliás a cobertura foi praticamente isto, nenhuma entrevista. Penso que, como a Globo é excelente p/ deturpar tudo, pegou o início da manifestação em cada cidade. Vamos ver no Domingão.

  11. Fracasso total

    Não houve nenhum apoio popular à manifestação dessas entidades.

    Nenhuma saudação, aplausos ou papéis picados vieram dos prédios pelo quais passaram. 

     

    1. Se tivessem jogado um simples

      Se tivessem jogado um simples papel de bala, iriam dizer que os apoiadores da Dilma estavam sujando nossas belas ruas. E ante a situação deplorável, apenas um já valia como se fosse a maior manifestação do mundo

  12. A REPÚBLICA DE MIAMI FINANCIOU TUDO, O PT COCHILOU,

    Operação cavalo de tróia em andamento, a Globo perdeu. tem gente grande na boca. Aguardem e verão, tem apresentador e cantor botando dinheiro no caos.  A REPUBLICA DE MIAME reune na casa de um ex. juiz, tem até ex. pref. ex. foragido da PF.

  13. Operação Cavalo de Troia em fase dois.

    Atentos, irmão não briga com irmão. em MG dominaram, no Brasil não. Wat zap é porqueira pelo o que esta vindo. Os jovens não cairam na lorota. Tempos que evitar confrontos, tem que haver paz é assim a democracia. Galinhas verdes só em SP. O Brasilé maior que essa bobagem, faltou comunicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador