Agressor de coronel é preso e a PM promete ‘resposta dura’ aos black blocs

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Fernando Manoel Soares

Do Estadão

Acusado de agredir coronel em SP é preso e PM promete ‘forte resposta a bando’

Dos 92 detidos após confronto sexta-feira no centro, 8 foram presos, entre eles o rapaz identificado nas imagens que mostram o espancamento do chefe da operação policial que acompanhava a manifestação

 
 
 
Ricardo Chapola – O Estado de S.Paulo
 
Rossi foi atingido por uma placa de ferro por manifestantes mascarados - Alex Silva/Estadão
Alex Silva/Estadão
Rossi foi atingido por uma placa de ferro por manifestantes mascarados

No dia seguinte à depredação do Parque D. Pedro na região central de São Paulo, 8 dos 92 detidos pela polícia continuavam presos, incluindo o manifestante Paulo Henrique Santiago dos Santos, de 24 anos, acusado de agredir o coronel da PM Reynaldo Simões Rossi. Ele foi identificado nas imagens feitas durante a agressão, autuado e enviado ao CDP do Belém. A ação ainda causou revolta na cúpula da PM, que prometeu uma “resposta dura” aos grupos black blocs.

No meio da confusão da sexta-feira à noite, o coronel Rossi, chefe do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1), perdeu a arma, o rádio e foi atingido por uma placa de ferro por manifestantes mascarados. Ele sofreu fratura na escápula, foi submetido a uma tomografia no Hospital das Clínicas e recebeu alta neste sábado. Em entrevista à tarde, integrantes da Polícia Militar chegaram a chamar os agressores de “bando de criminosos”. O governador Geraldo Alckmin e a presidente Dilma Rousseff também repudiaram as agressões e os atos de vandalismo.

Inicialmente a manifestação realizada pelo Movimento Passe Livre (MPL) em defesa da gratuidade do transporte público transcorreu pacificamente. Ao chegar na região central, um grupo de black blocs começou o enfrentamento. Sete suspeitos de vandalismo estão encarcerados no 2.º Distrito Policial, acusados de dano qualificado, formação de quadrilha e explosão de bombas. Outros 3 menores também foram detidos pela polícia e encaminhados para a Fundação Casa.

A invasão do Terminal Dom Pedro II levou à destruição de dez ônibus, bilheterias e 17 caixas eletrônicos. Mangueiras de incêndio foram arrancadas e orelhões, danificados. Houve ainda assaltos a lojas.

Recuperação. O porta-voz do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, major Mauro Lopes, afirmou neste sábado que o coronel Rossi “está se recuperando bem”. “Mas ainda está um pouco abalado”, disse o major, durante entrevista coletiva convocada pela Secretaria da Segurança. Lopes afirmou também que a cidade foi violentada “por um bando de delinquentes e marginais”. “O Estado vai dar uma resposta muito forte a esse bando de criminosos”, disse.

Segundo ele, o ataque ao coronel foi covarde, dado o perfil conciliador do militar. “O coronel Rossi tem um perfil negociador, conciliador. Não se esperava uma agressão tão covarde, tão conjunta”, disse. O oficial comanda operações que acompanham as manifestações desde junho. Ontem a polícia encontrou o rádio do coronel. Mas a arma continuava desaparecida.

Investigação. A Secretaria da Segurança instaurou neste mês uma força-tarefa integrada com Ministério Público Estadual, a PM e a Polícia Civil. O objetivo das forças de segurança do Estado é individualizar a conduta de cada um dos manifestantes que foram detidos em atos de vandalismo e agressões.

Foi aberto pela secretaria um inquérito para tentar comprovar formação de quadrilha dos envolvidos em casos semelhantes aos de agressão ao coronel. Visando à individualização da conduta e à identificação dos manifestantes, as autoridades do Estado formaram um núcleo de inteligência para monitorar os protestos nas redes sociais.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo como previsto

    Como boa parte das pessoas já havia percebido, a ação dos BBs iria resultar exatamente nisto. Uma repressão maior da PM e até o temor de cidadãos em se organizar em manifestações e passetas por reinvidicações.

    Não há dúvidas que nessa briga da PM com BBs os mais necessitados e mais pobres são os que mais sofrem com a destruição de bens públicos que utilizam no dia a dia. E os mascarados acabaram por asfixiar qualquer tentativa democrática do povo se organizar e lutar por seus direitos. Vamos torcer para que, pelo menos,  nenhum inocente perca a vida nesses confrontos.

    O que ficará para a história será esse deslumbramento de alguns jornalistas, filósofos e pretensos “formadores de opinião” que tentaram glamourizar a ação dos mascarados como uma resposta “revoltada” do “povo” contra os desmandos dos governos.

    Nada mais falso. Nunca houve povo no meios dos BBs. Sequer uma causa havia.

    O resultado está aí; 95% das pessoas CONTRA a ação dos BBs. E isso vai, infelizmente, ter um alto custo para que os movimentos sociais possam recuperar a credibilidade.

     

    1. 95%

      dá onde vc tirou esse numero? nehuma pesquisa feita até agora concorda com isso…

      nem aquela do datena que ele tentou manipular….

      é isso ai, fala qq coisa, inventa qq coisa… e daí acredita em qq coisa que lê no jornal..

  2. Querem um corpo

    Os Blacks Blocs ja passaram ha muito dos limites,e este foi obscurecido pela tambem truculencia da policia.Esta última ficou no fio da navalha entre fazer o que foi treinada a fazer,agir com violençia exessiva,e a pressão de nossa sociedade para ser mais condescendente,ou pelo menos,muito menos violenta.Agora  esta mesma sociedade ja diz basta,e agora com um oficial da PM espancado,e no nosso mundo BBB,tudo filmado,visto por todos,mais a condenação do ato pela presidente Dilma,pronto,esta ai o aval que a policia precisava para “soltar seus cães de guerra” babando por sangue.A respostada PM paulista,se ja achavam dura,agora sera pior,Ai é só aparecer um corpo,do lado destes jovens sem noção,para virar marti,e gerar mais violencia,e para piorar mais ainda ,não há interlocutores por parte destes bandos.Onde isto vai parar ? 

    1. instabilidade politica e social

      Querem chocar esse “ovo” até junho do ano que vem,quando no maior evento esportivo mundial os olhos da midia internacional estarão todos voltados para o Brasil, não é mais segredo que jovens estão sendo recrutados e pagos para promoverem baderna e destruição ,o ministro Cardozo deve explicações publicas do porque a policia federal não está no caso uma vez que os BBs estão no centro de todas as depredações em território nacional,portanto não são “grupos isolados”,estranho o fato da PM ir negociar com esses Bbs.

    2. Não somos o Egito

      A verdade é que a polícia de qualquer estado, não estava preparada para esse inédito e impensável fato de 300 ou mais pessoas mascaradas investindo contra tudo, quebrando patrimônios públicos e privados, sem mostrar a cara e nem mesmo um motivo plausível, para comportamento tão bárbaro! O que eles defendem? Quais são as suas reivindicações? Lutam por qual ideal? Comportam-se como bárbaros fanáticos e, sem explicação chegam ao cúmulo do vandalismo! É hora da polícia com inteligência , tentar entender e saber como atuar nesse novo cenário que se deslumbra. Já passou dos limites e, o Brasil não é o Egito. Afinal de contas apesar de todas as mazelas que ainda existem nesse jovem país que é nosso, não encontro motivos que justifiquem essa convulsão social que querem levar à nossa pátria. Talvez haja realmente algo obscuro por trás de todos esses acontecimentos. O bom senso nos diz que podemos ser a favor de manifestações pacíficas, mas, o vandalismo NÃO PODE PREVALECER!!!!   

  3. Fico com o Stanley B.

    “Um negociador experiente ir sozinho e armado negociar com quem não tem um líder? E se desse errado, como deu, tomassem a arma dele e usassem contra ele mesmo? Ele tinha que ter pedido reforço e dado ordem de prisão na hora porque estavam cometendo crime de depredação. Por que essa “paciência” com black blocs se não têm com sem-teto e sem-terra? Acho que ele errou e feio para um negociador experiente que vive esse clima desde junho. Se queria negociar, pq não tentar negociar com os black blocs detidos, já que não se sabe quem é o líder?”

     

  4. Perfil conciliador?
    Um texto

    Perfil conciliador?

    Um texto que tem circulado nas redes sociais:

     

    relato da Tabatha Alves que estava na hora da agressão ao PM em SP na pagina do Rafucko:

    “Eu estava pouco antes desse momento, tentando falar com o coronel, arrogante. Ele estava pegando o RG e anotando c outro soldado de todos os manifestantes q passavam, quem chegava perto só pra perguntar o q estava acontecendo ou p quem perguntava pq tinham detido uma menina q nao estava fazendo nada: qq manifestante era “fichado” por eles. Apresentei-me como advogada e perguntei o motivo e finalidade desse fichamento. O coronel foi debochado e recusou-se a responder. Insisti e logo em seguida ele largou os RGs e partiu para cima de um garoto vestido de black bloc q passava segurando um mastro, tipo pau de bandeira. Avançou pra cima do garoto e começou a bater, mas acho q nao contava q todos q estavam em volta se revoltassem e partissem p cima dele pra ele largar o garoto. Depois disso nao vi mais pq estourou a confusão e saí de perto, mas creio q as imagens sejam do vídeo. Fica uma pergunta: repúdio a conduta de quem? Cade o repudio à violencia policial e o apoio federal aos manifestantes reprimidos pela nova ditadura em epocas de governo de uma ex-militante “terrorista”? Justificar um erro pelo outro nao, mas aonde estamos querendo chegar repudiando apenas esse fato isolado e q teve um contexto? Nao vamos refletir q se essa repressão surda às reivindicações nao parar entraremos numa guerra? Q violência so esta gerando mais violência? Quem sera culpado ou inocente? Quem está certo ou errado nisso tudo? Legítimo ou ilegítimo? Nao acho q o espancamento (q foi bem menos agressivo q as diversas balas no olho de manifestantes, q outras pessoas espancadas e ameaçadas de morte se denunciassem) do coronel seja um ato “bonito”, louvável, mas nao sou moralista hipócrita de repudiar ou de ignorar todo o contexto revoltante q estamos vivendo para tecer críticas diretamente do sofá…. “Nao confunda REAÇÃO do oprimido, com violência do opressor”. O vândalo culpado disso tudo é o estado q só sabe armar-se e construir uma maquina de repressão para calar a luta social. Isso sim é repudiável!!! Melhoras ao coronel, de saúde e de conduta.”

    1. Ia bem até…

      O texto tinha uma sequencia lógica, com um bom relato do que alega ter presenciado, ainda que a interpretação da ação policial (“fichamento”), como se a polícia não tivesse o direito( e neste caso o dever) de solicitar a identificação daqueles que julgasse em propensão a agir (e este julgamento e ação policial acontece aqui ou em Vancouver), estivesse impregnada de um viés único…

      Também não esperamos qualquer imparcialidade ( porque a sabemos impossível) de qualquer narrativa…isto aqui não é o PIG…

      Todos concordamos: violência e abuso policial não se justificam, NUNCA!

      Mas aí veio o desfecho do texto:

      “….estado q só sabe armar-se e construir uma maquina de repressão para calar a luta social.(…)

      Aonde que esta pobre criatura, tão boa narradora, conseguiu enxergar “luta social” na conduta de gente que vai as ruas com máscaras, armada, ainda que artesanalmente, que destila seu ódio a tudo e a todos (mas com alvos preferenciais, como já notou o Diogo Costa), e que se infiltra como cabos anselmos nos movimentos sociais que os acolhe de forma cúmplice?

      Titia entende que até de forma precária, ou ainda que seja (e é) uma utopia, a sociedade pode se fortalecer para controlar, frear e punir a violência policial, se assim desejar…

      Mas como frear, punir e controlar aquilo que se autodenomina e avança, justamente, como algo sem controle? levando flores para eles?

        1. Cecília Meirelles…ou isto ou aquilo…

          Um traço ruim da mídia golpista, que você tão bem notou, é vender opinião como fato…

          Aí então você para debater e apresentar o texto de outrem (ou seu) precisa também situá-lo, data venia…

          É relato ou opinião?

          Se for relato, deve ser atacado porque, assim como jornal, procura realçar algumas passagens e suprimir outras para inferir conclusões e, se for opinião, deve ser atacada por tentar justificar o injustificável…

          Aí o jornalão e o seu (dela) texto se cruzam na curva da manipulação:

          – o jornalão porque deseja inferir que a violência dos fascistas mascarados permitirá uma reação desproporcional;

          – o texto seu (dela) porque quer legitimar a violência marginal pelos abusos do Estado, conferindo a esta violência o status de reação política e organizada…

          Um beijo, fofa…

          1. testemunho

            Testemunho, cara pálida. Com todos os defeitos que pode ter, inclusive de distorções. O ponto principal (e que ressaltei na minha pergunta, antes das aspas, confira) é que questiona o tal “perfil conciliador” apregoado pelo jornal.

            O que eu disse resumidamente no meu “isso é opinião dela, não invalida o relato” é que o fato dela considerar a atitude dos BB como luta social (opinião) não torna o resto (agressão e arrogância do coronel) automaticamente mentira.

    2. O roto e o esfarrapado

      Temos policias treinadas para reprimir,intimidar,deveriam ser   policias cidadãs,preventivas.De outro lado,bandos de arruaçeiros sem liderança,sem reivindicações,insuflados de ódio,que não diferem o público do privado.São arrastões de puro vamdalismos e depredações.Inercia,incapacidade,dos governos estaduais e federais para agirem com inteligencia,identificar este arruaçeiros,e levalos a justiça e reveladas suas identidades.Paralelo a isto,tentar (de novo) colocar a pauta da segurança pública.Mas é desanimador o quadro,quando se vê nos grandes centros,onde mais tem ocorrido estas manifestações,SP e Rio,Alkimim e Cabral,e como ministro da justiça o Zé Cardoso.

      1. É isso. Acho que a questão é

        É isso. Acho que a questão é mais complexa que um maniqueísmo de novela insiste em nos dizer. Antes de tomar um lado, acho que seria mais proveitoso tentar entender. 

    3. Maria, voce acreditou nisso?!

      Maria, voce acreditou nisso?!  O “debochado” e “arrogante” policial  “partiu pra cima” de um pobre BB “segurando um mastro, tipo pau de bandeira”.

      Entao ta.

      1. contraponto

        Prezado Ivan, vc deve estar acompanhando tudo das redes sociais, deixa eu dizer uma coisa: a impressão pra quem assiste à TV é uma, pra quem acompanha pela internet é outra e pra quem já foi pra rua é uma terceira diferente.

        Uma coisa eu posso te afirmar, a polícia brasileira, em todos os cenários possíveis, é extremamente truculenta, arbritária e burra. Eu trouxe um relato que serve como contraponto à figura do pobrezinho coronel da PM do estadão (na foto, ele parece um beagle resgatado). Cada relato distorce pro seu lado, os dois talvez nos aproximem do panorama. Aqui em BH todas as cenas de depredação e violência que presenciei, por parte dos manifestantes, vieram como resposta às atitudes autoritárias e violentas da PM.

        Abraço.

        1. Pensei que tava num post

          Pensei que tava num post certo e comentei aqui a policia em antecipacao a esse comentario, depois vi o erro mas ja nao dava pra consertar:

          https://jornalggn.com.br/comment/126603#comment-126603

          “Por sinal, Maria Utt, ainda no seu post de outra pagina:  policia de Nova York fala igual puta de 5 dolares tambem, nao eh surpresa nenhuma que os policias estejam latindo pra todo mundo nessas manifestacoes do Brasil.  Repito o que ja disse:  os BB’s sao conspiracao, o policial agredido era alvo previamente definido.  E o roubo de uma arma de policial foi muitissimo calculado pra causar desmoralizacao da policia.  Quando voce ja viu isso na vida?

          Eh conspiracao.”

          Nao, eu nao sigo nada por redes sociais, fui prohibido pelo governo norte americano de as usar.  E quanto a BH, ja fui agredido por militares 3 vezes la e nao duvido nadinha do que voce disse. Mas nao havia BB’s envolvidos em BH, pois isso eh conspiracao paulista/carioca…

          …  E esta sendo patrocinada.

          1. tinha sim

            Eu vi black block em BH, mas aqui, quando as coisas esquentaram, eles não tinham ganhado essa repercussão. Os que eu vi eram ou anarquistas ou jovens de periferia.

    4. Advogada do diabo.

      Dra Maria Utt, antes de mais nada, permita-me apresentar-me. Tambem sou graduado(em ciencias sociais) e nos meus vividos 61 anos, conhecí(in loco) a mais dura repressão que este país já viveu, quando antes de qualquer tentativa de identificação, a P.M, partia prá cima da gente, com as pesadas patas de seus cavalos, e batia com pesados cassetetes, e quando atirava, não usava inofensivas balas de borracha, nem afastava a turba, com sprays de pimenta, eles matavam e sumiam com os mortos, então antes de reclamar da brutalidade e da falta de diálogo com o chefe da polícia de choque, veja o que suas palavras podem provocar, num país que está entregue aos vândalos, que em nome de reinvindicações vazias e espúrias, estão incendiando as nossa grandes cidades, e ainda encontram advogados, gratúitos e idiotas.

      1. promotora do diabo

        Oi Raí, permita-me, então, um papel de promotora do diabo. Minhas palavras (aliás, nem são minhas, é um depoimento que circula no facebook, certo?) podem provocar muito pouco em relação ao jornal aí de cima, simpático à ditadura, que apresenta o coronel como vítima, e que não mereceu crítica sua ao parcialismo na reportagem.

        Eu trouxe um outro ponto de vista. Pode ser que o coronel em questão seja conciliador? Pode, mas é o mesmo que acreditar que o Vitória será o campeão brasileiro esse ano. Não é estranha a história que logo um policial com perfil conciliador tenha sido agredido? O que ele fez pra provocar isso?

    5. Texto de quem? A advogada tem

      Texto de quem? A advogada tem nome? Têm videos/fotos disso? Também posso invetar um apócrifo aqui agora e espalhar nas assim chamadas redes sociais, que aceitam tudo.

      Me assusta ver tanta gente bem pensante (jornalistas, intelectuais, até juízes!) flertando abertamente com a anomia e sinceramente acreditando que isso vai mudar Pindorama pra algo melhor.

      1. nome logo no começo

        “relato da Tabatha Alves que estava na hora da agressão ao PM em SP na pagina do Rafucko”

        Se quiser eu desenho.

        Engraçado criticar o relato da moça e engolir a matéria do Estadão (e a declaração do porta-voz da PM de São Paulo de brinde) como se fosse a fonte mais segura do mundo.

  5. Agora sim…

    Agora estão todos satisfeitos:

    – Os ultra-esquerdalhas do quanto pior melhor que dirão que é o governo federal que se solidariza com o aumento da repressão paulista e no resto do país;

    – Os gorilas de plantão (fardados ou não), que estavam esperando uma justificativa para espancar não só quem merece(os blackbostas) mas toda e qualquer manifestação ou manifestante…para falar a verdade, justificativa eles não precisam, mas é bem melhor descer a lenha posando de heroi da Democracia sitiada por mascarados..

    – A direita que continuará a dizer que a esquerda não consegue controlar situações de risco ou manter a ordem…Daí dizerem que a desordem é fruto da distrubuição de renda e da luta por justiça social é um pulo, só aguardar…

    bando do idiotas quem apoia estes debeis mentais….

  6. Repressão dura com UM só

    Repressão dura com UM só preso, em 200 agressores?   Estão falando para a plateia, a OAB já deve estar com uma equipe de advogados para impetrar haveas corpus a favor do inofensivo preso vitima da truculencia policial.

  7. Quem comete assalto é

    Quem comete assalto é  assaltante,  e, na maioria das vezes, também comete latrocínio. Quem destrói bens públicos, é também criminoso, ou seja, está destruindo o nosso patrimônio, por que é de nossos impostos que tal coisa existe. Quem faz isso mascarado é por que não quer assumir suas atitudes. Portanto,tem que pagar por tais crimes, e não acredito que quem está a promover tais coisas, esteja pensando em movimento pacífico ou alguma reinvidicação social!

  8. Enquanto tiver gente sendo

    Enquanto tiver gente sendo atacada com bombas e balas pela polícia, eu vou continuar apoiando os BBs. A polícia deveria dar exemplo, no entando eles são os primeiros a criar baderna.

    Tadinho do coronel, machucou o braço… quanto tempo de licença? Alguém quer comparar o caso dele com o das centenas de pessoas que tomaram tiro de balas de borracha no rosto? As inúmeras que perderam um olho? Ah não, estamos falando do pobre coronel, fodam-se os pobres que estavam no lugar errado e na hora errada.

    Pena do gado aqui (mugindo) apoiando essa polícia medieval.

  9. Quando criticamos os

    Quando criticamos os políticos, criticamos os políticos;

    quando criticamos os pms, criticamos a pm;

    quando criticamos os black blocs, criticamos a nós mesmo.

  10. Até consigo entender que uma

    Até consigo entender que uma turma pense em derrubar a democracia burguesa. Como diz o Cazuza, a burguesia fede. Principalmente quem já morou em Brasília já sentiu o odor daquela classe política. A camara Distrital do DF é um antro. Não me considero burgues e sempre que pude vivi alternativamente, fora do sistema. Já vivi em comunidades na selva e no cerrado.

    Agora na prática, como seria isso? Num país de 200 milhões de habitantes, como derrubar as instituições? Anarquia total, cada um por si? Até em uma comunidade de 30 pessoas às vezes é difícil conviver porque sempre existe uma disputa de poder, como mediar isso?

    Só consigo imaginar algo como a Líbia ou a Síria com facções armadas disputando espaço nas ruas. Ou viria um iluminado não burgues mediar os conflitos? Um novo Stalin? Ou derrubar só de onda?

    Por favor, apresentem uma proposta. Não sou tão inteligente, mas juro que vou me esforçar.

    Porque ficar só jogando pedra já está ficando cansativo.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador