Alimentação saudável e direitos humanos pautam 42ª. Romaria da Terra

A Romaria da Terra é um evento itinerante, acontecendo cada ano em um local diferente. Itacurubi é sede pela primeira vez

A Romaria da Terra é itinerante. Em 2017, a antiga Fazenda Annoni sediou o evento Foto Caco Argemi

Jornal GGN – Terça-feira, dia 5, é dia da 42ª. Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, em Itacurubi, na região central do estado e distante 500 quilômetros de Porto Alegre. O evento é sediado pelo Assentamento Conquista da Luta, onde vivem 160 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A romaria traz, como tema, ‘Alimentação Saudável – Identidade, resistência e direitos’, e o lema ‘Para que todos tenham vida’.

A Romaria da Terra é um evento itinerante, acontecendo cada ano em um local diferente. Itacurubi é sede pela primeira vez. O evento, produzido pela Comissão Pastoral da Terra, tem o apoio do MST, da Diocese de Uruguaiana, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da prefeitura da cidade.

O Assentamento foi criado em 18 de dezembro de 2006. Distante 20 quilômetros da cidade de Itacurubi, Conquista da Luta fica em área de 3.730 hectares. A produção é diversificada, desde alimentos que atendam o autoconsumo até leite e hortaliças orgânicas para comercialização. Mário Padilha, um camponês do Assentamento, diz que é um orgulho para os assentados sediar a Romaria da Terra. ‘A nossa expectativa é boa, estamos esperando de 3 a 5 mil pessoas’, disse ele.

A coordenação estadual da CPT explica que os romeiros e romeiras de todo o estado se encontrarão para caminhar juntos, celebrar e fortalecer a luta do povo em defesa da vida.

Além da celebração e caminhada dos romeiros, o evento será pautado pelo tema da alimentação saudável, partilha de alimentos, tendas com exposição e venda de produtos variados. Além disso, uma tribuna Popular, com depoimentos de camponeses e manifestações de representantes de diversas organizações.

Programação da 42ª Romaria da Terra – 05/03/2019

7h. – Concentração de romeiros na Escola Florentino Dutra, em Rincão dos Boeiras

8h. – Acolhida aos romeiros

8h30 – Início da celebração e caminhada até a sede do Assentamento Conquista da Luta

12h. – Partilha de alimentos, seguida de Tribuna Popular

16h. – Celebração Ecumênica de envio aos romeiros

Com informações do MST

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador