Brasilianas.org discute hoje transformação dos movimentos sociais

Debate contará com a participação da especialista em Movimentos Sociais, Maria da Glória Gohn. Colabore enviando perguntas. Clique aqui.


Foto-fonte: Fernando Frazão/Agência Brasil

Luis Nassif recebe hoje (24), a partir das 20h00, no programa de debates Brasilianas.org especialistas para levantar elementos que apontem para uma mudança de paradigma no modelo de formação, articulação e atuação dos novos movimentos sociais urbanos no Brasil, decorrentes do impacto da crescente globalização e uso das novas ferramentas de comunicação, possibilitando-os trabalhar cada vez mais de forma articulada e em redes.

Os convidados para esse debate são a professora titular da Faculdade de Educação da Unicamp, mestre e doutora em sociologia e ciência política, Maria da Glória Gohn; o professor do curso de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP, Pablo Ortellado; e o historiador pela USP, ativista do movimento negro, poeta e educador, Allan da Rosa. O ambiente virtual ocupa hoje o espaço de debate antes protagonizado por sindicatos, comunidades eclesiais de bairro, associações de bairro e até mesmo academia. A internet tem, ainda, a qualidade de ser mais democrática e não restrita as fronteiras geográficas. Esse formato permite a atuação de múltiplos protagonistas e assim, na lógica de paradigmas cunhada pelo físico e filósofo Thomas Kuhn, podemos estar vivendo um momento de crise das antigas formas de mobilizações sociais, que tendem a monopolizar o conhecimento e o poder através de estruturas verticalizadas, para aquelas de caráter horizontal, que permite uma maior participação e formação política do indivíduo.

Não perca e participe mandando perguntas que poderão ser respondidas ao vivo. Clique aqui
 
Quando: Hoje, segunda-feira (24 de agosto), ao vivo.
Horário: 20h00 às 21h00
Saiba como sintonizar a TV Brasil: Clique aqui.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pergunta:

    – Os Movimentos Sociais por um lado podem (e acho que é um dever) receberem apoio pelos partidos progressistas, PORÉM, por outro lado, em que medida ocorre (e se deveria evitar ) a condução para que suas autonomias não fiquem secundárias? Isto é, para que não se confundam partido ou PartidoS e Movimentos, o que afastaria pessoas e setores apartidários ou não simpatizantes com esse ou aquele partido ou partidos progressitas?

  2. Quem? Quem, Nassif?

    Nassif, hoje eu amanheci com uma perguntar encasquetando a minha cabeça: Quem levou a nossa presidenta Dilma para entrar no PT? Você, grande Nassif “sete dedos”, menestrel mor dos grandes saraus, saberia dizer?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador