Em assembleia, estudantes decidem continuar ocupações no Paraná

Jornal GGN – Em assembleia realizada em Curitiba ontem (26), representantes das escolas ocupadas no Paraná decidiram continuaram a manifestação por tempo indeterminado. 

De acordo com o movimento Ocupa Paraná, são 850 escolas ocupadas no estado, incluindo 14 universidades e 3 Núcleos Regionais de Educação (NREs). Segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), 1154 instituições de ensino estão ocupadas por alunos em todo o país. 

Os jovens protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que impõe um teto ao gastos público pelos próximos 20 anos, e contra a Medida Provisória 746, da reforma do Ensino Médio.

Leia mais abaixo:

Do blog do Esmael Morais

Ocupações de escolas continuam no Paraná, decide assembleia de estudantes

Uma assembleia de estudantes realizada em Curitiba, nesta quarta (26), com representantes das 850 escolas ocupadas no Paraná, decidiu pela continuidade da manifestação por tempo indeterminado.
 

O movimento é plural e suprapartidário e conta com o apoio da UPES (União Paranaense dos Estudantes Secundaristas) e da APP-Sindicato — o sindicato dos trabalhadores na educação.

As ocupações iniciadas no início do mês de outubro foram motivadas pela MP 746 (reforma do ensino médio) e pela PEC 241 (congelamento dos investimentos na educação).

Na tarde de hoje, a estudante Ana Júlia Ribeiro “humilhou” os deputados ao explicar na Assembleia Legislativa as razões da ocupação. Ela deu uma verdadeira aula de cidadania aos parlamentares, que não esperavam pelo emocionante discurso (assista).

Além das ocupações de escolas da educação básica, o governador Beto Richa (PSDB) também enfrenta ocupações das sete universidades estaduais. Para agravar a crise, o tucano ainda tem que lidar com a greve dos professores e servidores dessas instituições de ensino.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ana Julia.

    O emocionante discurso da estudante Ana Julia Ribeiro merecia um post exclusivo. É um alento ver jovem com tamanha consciência política e lucidez de raciocínio. Nem tudo está perdido! Parabéns Ana Julia!!

  2. Toda força aos estudantes do PR

    Como disse Ana Júlia, no discurso de ontem, em uma semana de ocupação aprenderam mais sobre política e cidadania que anos de aula-padrão, enfileirados diante de um professor. Lutando, aprendem.

    Dá esperança saber que no lugar do Brasil onde as trevas e a escuridão se fazem mais densas (Lava Jato, Moro, Dallagnol, TRF-4, Beto Richa) brotam pontos de luz, como essas meninas e meninos em luta.

    Quanta diferença dos jovens doutrinados pela ideologia liberal (MBL e outros). Para esses, tudo o que tocam, como Midas do Mal, se transmuda em violência, ódio e fascismo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador