Em ato contra a Samarco, manifestantes são recebidos com violência

do Brasil de Fato MG

Em ato contra Samarco, manifestantes são recebidos com violência

Na manhã do dia 23 de abril, movimentos populares realizaram uma ação nas entradas das empresas Samarco Mineração e da Vale S.A., localizadas na estrada MG 129, altura de Catas Altas.Cerca de 1.500 pessoas foram à porta das mineradoras denunciar o crime de Mariana, ocorrido em novembro passado, e receberam como resposta gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Quando o movimento chegou à Samarco, o pelotão de choque da Polícia Militar e alambrados de alumínio já protegiam a entrada da empresa, impedindo a marcha de passar. “Nós viemos aqui pra mostrar que o povo trabalhador não vai deixar isso barato”, disse Enio Bohnenberger, coordenador nacional do MST, ao microfone. Minutos depois seguiu-se o início de um confronto. Manifestantes afastaram a cerca de alambrado, em direção à porta da empresa, e no mesmo momento policiais iniciaram os tiros de balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.

“Viemos fazer um protesto diante dessa empresa assassina que matou trabalhador, matou um rio, e que vive em função do lucro. E como todos viram, fomos recebidos pelo aparato repressor”, afirma Silvio Netto, coordenação estadual do MST. “Isso não vai nos fazer recuar. Nos inspira a continuar a luta com mais qualidade e mais força”, diz.

Segundo Silvio, a ação significa também um “recado” para as empresas caso o impeachment de Dilma Rousseff seja aprovado. “O golpe deflagra um amplo processo de reação rebelde dos trabalhadores e nós temos disposição de fazer esse enfrentamento”, garante.

A marcha saiu nessa manhã de Mariana e passou em caminhada pela margem da barragem de Fundão, a mesma que rompeu em novembro. “Nunca passou pela minha cabeça que era tanta lama assim. A gente que tem filho, a consciência da gente dói de ver isso”, diz a agricultora Maria Eleonor, que mora em Governador Valadares, próxima ao Rio Doce, e também participa da Marcha.

Itinerário
A cinco quilômetros dali, a manifestação ainda passou pela porta da Vale S.A. e nos muros deixou recados como “Vale assassina” e “Não esqueceremos”. A Marcha pela Democracia chega em Santa Bárbara às 18h, onde fica todo o domingo. Na segunda pela manhã segue para Sabará e finaliza com um ato político na terça, em Belo Horizonte.

Fotos: Mídia Ninja
 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É isso, claro. Golpe dado, a

    É isso, claro. Golpe dado, a Samarco agora vai ser não só perdoada como também protegida por tropas federais. E seu dono vai ser homenageado pela Globo, com aquela mesma Ordem de Lama com que ela  homenageia golpistas.

  2. Deveriam usar óculos de

    Deveriam usar óculos de proteção,  máscaras de gás e escudos de paintball.Querem enfrentar a polícia de cara limpa.

  3. Caro Nassif
    Os empresários já

    Caro Nassif

    Os empresários já se sentem dentro do golpe dado.

    Pau no povão, manifestantes só os permitidos pela globo, que não farão isso.

    Saudações

  4. Brasil,sil, sil, sil, sil

    Brasil,sil, sil, sil, sil !!!!!

    Simplesmente inacreditável, mataram dezenas de pessoas, destruíram uma cidade, assassinaram o rio e ninguém foi preso, nem ao menos processado criminalmente, e agora sentam a borracha em quem se atreve a protestar, para um país onde o STF mantem um criminoso no comando da Câmara tá normal.

  5. E é bom lembrar que o

    E é bom lembrar que o governador que manda na polícia é do PT. Portanto os jagunços batem de quaquer jeito basta o patrão mandar.

  6. parece já o governo temerlão,

    parece já o governo temerlão, daquele tirano

    gengiskhaniano chamado tamerlao, ver no google….

    o cara do mst alertou que esse tipo de manifestação tb é em protesto contra o golpe.

    pelo jeito é um esquenta, um aperitivo….

    o alerta foi dado inúmeras vezes….

    querem dar um golpé num governo que conseguia segurar a onda,

    segurar a barra do conflito social e agora pode assumir um

    governo sem nenhuma legitimidade…

    a ver no que dá…

    a luta…

    a que der e a que vier…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador