“Estou sendo alvo de uma grande e suja perseguição política”, diz Fábio Hideki

De Mídia NINJA

Ativista Fábio Hideki escreve nova carta de dentro da prisão: ‘Estou sendo alvo de uma grande e suja perseguição política’

Em documento entregue ao Movimento Nacional de Direitos Humanos, Fabio Hideki revela sua consciência de preso político e tranquilidade quanto a necessidade de lutar por direitos no Brasil. Leia na íntegra:

03/07/2014

Fábio Hideki Haramo

Escrevendo de maneira leve e solta, sem pensar elaboradamente digo que não fiz nada de errado pois participar de manifestações de rua, usar equipamentos de proteção e resistir na defensiva, para fazer valer o direito de expressão pública, não é nem um pouco crime.

Estou sendo alvo de uma grande e suja perseguição política. Não neguei revista pois não tinha nada a esconder. Implantaram uma suposta bomba, que só fui ver no DEIC, horas depois de minha detenção.

Sou trabalhador, funcionário público e estudante da USP, gosto de ler, de mangá, de Tokusatsu (seriados japoneses de super-herois), de heavy metal, artes marciais, luta política por um mundo melhor, justo e sem desumanindade.

Sei da importância de lutar. Pratico kentô e sei que só viver de maneira individualista não leva a um mundo melhor. Assim, participo sim de sindicato, apoio determinados movimentos sociais como MTST e o MPL. Sei que lutar, sem briga, nas ruas é importante. Participo de manifestações sem partir para agressões. 

Tanto é que meus pais e meus avós sabem com tranquilidade que não faço lutas erradas.”

Leia também:  Atingidos do Paraopeba garantem vitória e acordo entre Vale e estado de MG não é aceito

 

Conheça Fábio Hideki

Fábio Hideki Harano foi preso em São Paulo após participar da manifestação “Se não tiver direitos, não vai ter Copa” no dia 23/06/14.  As testemunhas declararam não haver nenhum objeto ilegal em seus pertences naquele momento. Apesar disso, ele é acusado do crime inafiançável de portar um artefato explosivo. 

Atualmente cumpre prisão preventiva na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, localizada na cidade de Tremembé – SP, acusado por quatro artigos do Código Penal – entre eles associação criminosa – e um artigo do Estatuto do Desarmamento.

Movimentos sociais, advogados ativistas e militantes prestam solidariedade ao caso e garantem a pressão popular para que Fábio seja libertado. Para saber mais conheça a campanha Liberdade para Hideki

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

27 comentários

  1. Acho eu que o MST, MTST, MPL

    Acho eu que o MST, MTST, MPL deveriam pelo conjunto da obra, receber uma indicacao ao PNP (premio nobel da paz).

  2. Fábio Hideki Haramo é vítima

    Fábio Hideki Haramo é vítima do problema que eu noticiei ao Conselho Nacional de Justiça quando representei a o Secretaria de Segurança Pública de São Paulo:  

    http://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/representacao-no-cnj-contra-a-secretaria-de-seguranca-publica-do-estado-de-sao-paulo

    O CNJ preferiu arquivar minha representação à revogar a portaria absurda que reinstituiu o policiamento político em São Paulo.

    http://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/cnj-x-secretaria-de-seguranca-publica-de-sao-paulo-arquivamento-de-representacao-motiva-recurso

    O recurso noticiado acima também não convenceu o CNJ de que abusos em massa politicamente premeditados seriam inevitavelmente cometidos pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Minha representação foi definivamente arquivada há algum tempo. Hideki é a primeira vítima de uma escalada de abusos que certamente ocorrerá. Mas a culpa neste caso não será apenas das autoridades paulistas. O CNJ também preferiu ignorar o problema quando teve a oportunidade de resolve-lo.

     

     

  3. Uma violação aos direitos

    Uma violação aos direitos humanos e à liberdade, a prisão deste rapaz.

    Mas a pergunta que faço é:

    – onde é que estava esse pessoal quando o Alckmin massacrou os moradores do bairro Pinheirinho para devolver a área (envolvida em transação duvidosa) para um escroque? 

    – onde é que estavam os filósofos favoráveis a moradia popular nesta época? Cadê o Safatle que no alto da sua intelectualidade é contra a Copa porque o povo brasileiro (demonstrando todo o respeito que ele tem pela inteligência do tal “povo” pelo qual ele luta) iria ser manipulado

    – porque a questão social do Brasil só ficou grave depois que a imprensa e o Psdb se alinharam para detonar a Copa?

    Então temos a seguinte situação: Hideki protesta contra o governo federal e é preso político do governo estadual.

    Pode? Se houvesse um pouco de informação nestes grupos e de conhecimeno histórico não poderia. Deram voz a um movimento montado pela elite e quando não foram mais interessantes, porque não havia como conter a “avalanche” da Copa, foram descartados.

     Tomara que esses movimentos se realinhem, deixem de incorporar bandeiras que só interessam a direita e tomem de avalanche a política brasileira. Fábio principalmente. O novo está aí. Só que se manifesta ainda de forma desajeitada.

     

    • “protesta contra o governo

      “protesta contra o governo federal”?!?! Onde raios você viu isso?!

      paranóia é pouco. Sugiro respirar um pouco de ar puro e tentar entender o mundo por fora dos esquemas partidários que o PiG vende para seus leitores.

  4.  
    Queéqueissociompanherio?

     

    Queéqueissociompanherio? Afinou?

      Na turba vc era ”comandante” e agora afina vergonhosamente?

         E os explosivos? E a incitação pra quebrar tudo? E a liderança?

       Uns diazinhos na cadeia te tornaram monge?

           Cadê a valentia ? 

         Ah… agora vc é ”’preso político”?

              Sei..sei…

          Eu já ouvi esse discurso covarde,seu bundão.

           Vc irá se arrepender desse ato que de joelhos se sujeita.

            Ou seja, vc erra por fazer o que fez, e erra mais ainda em negar.

            Procure no dicionário o que significa a palavra liderança.

          Vá pra casa ficar embaixo da saia da mamãe e não cometa mais travessuras,seu Mané bobão.

    • Bundao é vc, q tb nao sabe ler textos

      Tá atribuindo ao rapaz uma liderança que ele nega, e a partir daí constrói esse discurso nojento. Há testemunhos de que o rapaz nao portava os explosivos que foi acusado de portar. Isso é prisao arbitrária e escolha de bode-expiatório. E você batendo palmas para isso, como bom reacionário que é. Tome vergonha! 

        • Boa notícia

          Fala sério, sério!

          Não entendi a que veio este seu comentário, mas não deixa de ser boa notícia.

          Melhor que pragas não proliferem.

           

          Oscar Müller

  5. É…..

    ” participo sim de sindicato, apoio determinados movimentos sociais como MTST e o MPL.”

    MPL? Sei….

    É, japinha, fazer o jogo da Direita tem seus perigos…..

    •  As autoridades de segurança

       As autoridades de segurança pública de SP, responsáveis pela prisão desse jovem pacifista, e o próprio governador são de direita. Quem está fazendo o jogo deles aqui, ao apoiar esse tipo de repressão?

    • É, Carlos, mas isso nao justifica prisao arbitrária…

      Você tem suas razoes para se opor ao MPL, como eu também. Mas outras pessoas nao têm obrigaçao de pensar como nós. E esse apoio em si nao é crime. O caso é que há testemunhos de que esse rapaz nao portava explosivo nenhum quando foi preso, e nem vestido como black-bosta ele estava. Nao foi pego em flagrante fazendo vandalismo. Portanto muito cuidado ao apoiar uma prisao nessas circunstâncias, arbítrio nunca mais, seja para quem for. 

      • Oi, Anarquista, Tudo bem?

        Sim, você tem razão.. acho que meu comentário dá margem a essa sequência.

        Mas, de fato, só quis alertar essa galerinha que pensa que politico é tudo igual.

        Antes de abraçarem estratégias de luta que não são promissoras e acabam por fazer o jogo dos conservadores, devem meditar antes de agir. Porque eles precisam saber que a democracia que temos é ainda frágil e que a estratégia de desgastar o PT é um tiro no pé, e que não esperem ajuda ou reconhecimento da direita conservadora.

        Por completeza, devo dizer que concordo que a prisão do rapaz é um absurdo e que SP está em estado de exceção. Aliás, isso já vem de algum tempo. Toda a sorte de abuso da força e de impunidade policial são produzidas pela onda conservadora que assola esse estado desde os anos 90 do século passado.

        vejo claramente mais uma tentativa de provocar uma crise. Alkmin tem se especializado em criar situações que podem descambar para radicalização. Enquanto a conjuntura não varrer esse pessoal conservador do quadro político de SP, é bom os protestadores de última hora tomarem muito cuidado.

      • arbitrária

        Se prender PPPP(preto, pobre, puta e petista) é prisão legal.

        Se Prender elite burguesa e ditadorzinhos da classe média é arbitrariedade , muitos querem

        “rigor da lei contra os PPPs e menores pobres , mas, exigem os Favores da lei pra elite e seus filhos

        Muitos querem combate a corrupção alheia (demo-tucanalhas) mas exigem impunidade aos seus malfeitos. 

        Em tempo : Toda arbitrariedade deve ser combatida, mas se toda prisão dos  criminosos  do andar de cima for vista como arbitrária estamos aceitando a existência de cidadãos de primeira e segunda classe e isso é antidemocracia.

        • Mas a q vem esse discurso p/ o caso em questao?

          Nesse caso há prova (pelo menos testemunhal) de que o rapaz nao portava os explosivos que foi acusado de portar. Só porque ele é de classe média você quer que seja preso, independentemente de provas? É a mesma mentalidade dos que aplaudem JB porque prendeu políticos. 

  6. Este garoto está pagando pela

    Este garoto está pagando pela tolice de se deixar usar como arma da direita para atingir um governo de esquerda.

    Para vcs que estão em luta hoje, aprendam com o passado. Eles sempre usam movimentos de esquerda para derrubar governos de esquerda. É assim que a direita haje! Eles te dão corda, depois te enforcam com ela mesma. Fabricam provas, fazem de tudo para tirar sua credibilidade.

    Conheço todos os argumentos que foram colocados para levar vcs as ruas.  A mim também tentaram aliciar, em uma vista superficial parece lindo, mas, quando você olha com profundidade, você percebe que não passa de um golpe da direita travestido de boas intenções. Sabia das manifestações de junho desde outubro de 2012, conhecia seu cronograma, seus objetivos e seus alvos. Como também sei que esta estrategia foi montada em 2010 para ser posta em pratica em 2013. Agora vcs são cartas fora do baralho, já alcançaram parte do projeto deles. O alvo agora é denegrir mais e mais o PT, tentar um um golpe contra a Dilma. Matar o PT é matar todas as esquerdas do país, e do continente Sul-Americano.

    Vcs são apenas buchas de canhão e não se tocaram, tudo por falta de conhecimento da história e da própria politica do país. Não conhecem quem manda no Brasil e muito menos em São Paulo.

    Toda a estrutura de poder no Brasil e principalmente a de SP, Minas, RJ, PR, Santa Catarina é controlada por forças que ha séculos manipulam, encobrem a verdade e os desmandos.

    Vocês entraram no meio de uma briga secular sem escolherem lado, o povo está assistindo novela e o JN. Brigar contra o sistema sozinho e fora do debate politico é estupides.

    Eu sou muito mais radical que vcs, acho que a única cura da humanidade é acabar com o dinheiro. Ai pergunto? Como movimentar a sociedade sem ela? Como equilibrar as necessidades regionais e internacionais sem uma moeda? Como criar consciência que cada um faz parte de um todo? Como criar uma consciência participativa quando cada um só se preocupa consigo mesmo?

    Vcs agora estão entendendo o mensalão, eu fiquei sabendo dele muito antes da CPI dos correios, foi a maior farsa montada para o público. Pegaram uma situação corriqueira e transformaram no maior escândalo da politica do país.

    A tão comemorada lei da corrupção foi assassinada na regulamentação. Os corruptores não vão para cadeia e pagaram uma multinha quando for de interesse para derrubar um adversário politico. Abram os olhos!

     

  7. Fábio Hideki Haramo, existe

    Fábio Hideki Haramo, existe algo chamado realidade, acho que é isso que está lhe  sendo apresentado.

    Existe também uma tal de MASSA DE MANOBRA, Inocentes Úteis, Imbecis bem treinados, também existe uns jovens querendo se firmar como “lideres” pra futura carreira política, isso é bom, porem, dói um pouquinho.

  8. Coitado…

    do inocente Fábio. Os relatos de que ele era o comandante da tropa de choque dos Blacks Blocs, são peças de ficção. As acusações da policia, avalisadas pelo poder judiciario, também são forjadas. Essa tentativa de passar a mão na cabeça de bandido, só por ser funcionário da USP, já deu no saco. Definitivamene: Lugar de bandido é na cadeia.

    • Você prefere acreditar nas

      Você prefere acreditar nas autoridades tucanas de segurança pública de SP e em sua polícia mal afamada, em vez de acreditar em Fábio e em várias testemunhas, inclusive no Padre Lancelotti. O rapaz é comprovadamente pacifista, e não tem ligação com os hooligans dos blecblocs. Esse seu papo imbecil da direita não cola aqui, não.

  9. Bode expiatório, sim. Mas…

    Acho muito doloroso o caso desse rapaz. É óbvio que está sendo usado como bode expiatório. Vai ficar preso até o fim da Copa. Depois, acabará saindo. Responderá ao processo e será inocentado ou pegará uma pena muito leve. 

    A tática de intimidação funcionou bem. Os protestos refluíram e só os mais radicais continuam indo às ruas. 

    Fica-se sem saber o que pensar. Por um lado, criar bode expiatório é uma prática ditatorial. Por outro lado, esses maluquetes que resolveram tentar impedir a Copa pela violência tinham que ser contidos.

    Esses grupos que tentaram sabotar a Copa tinham enlouquecido completamente. Recebi incontáveis relatos de leitores que participaram de reuniões desses grupos e os abandonaram por medo do radicalismo.

    Tinha, sim, até gente querendo atacar turistas estrangeiros, jogar bombas etc. Não é brincadeira, não.

    Infelizmente, temos setores da esquerda que padecem do mesmo equívoco dos que desencadearam a luta armada no Brasil durante a ditadura. Com a diferença de que o Brasil é uma democracia e a gente pode votar para defender causas.

    Hoje, querer fazer política por meio da violência é que é uma atitude ditatorial. 

    Não adianta o tal Fábio dizer que não faz parte dos black blocs. Toda vez que esses grupos vão às ruas, os bb estão no meio. Até os postes sabem que atuam em consonância. 

    E o pior é que já foram condenados pela maioria esmagadora da opinião pública, todos já entenderam a jogada de inventar “infiltrados em manifestação pacífica”, mas esses grupos acham que ainda enganam alguém.

    Não dá para a poiar a prisão do rapaz tal como foi feita, mas tampouco dá para deixar um bando de descerebrados livre para criar até incidentes internacionais e matarem outros como o cinegrafista da Band.

    Por que, diabos, essa gente não podia protestar sem violência? Por que tem que quebrar tudo para se manifestar? Se tivessem um único neurônio, fariam protestos que colocariam a sociedade ao lado deles. 

    Fizeram o contrário

     

     

  10. Presunção de Veracidade, solução pode ser o Google Class

    Presunção de Veracidade, a história e o presente prova que da margem a abusos, uma solução seria usar a tecnologia já disponível, que está sendo testado ou objeto de estudo nessas cidades, como em Nova York, que há abusos, como o tribunal de lá julgou.

    http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2014/02/policia-de-nova-york-avalia-uso-do-google-glass-em-patrulhamentos-diz-site.shtml

    http://www.tecmundo.com.br/google-glass/54902-policia-dubai-usara-google-glass-perseguir-infratores-transito.htm

  11. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome