Grande ato do dia 13 de março defende Petrobras e reivindica mudanças

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Os movimentos sociais buscarão marcar presença contra as investidas golpistas, mas também fazem reivindicações
 
Jornal GGN – A União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e centrais sindicais como a CUT, CTB e UGT preparam um grande ato no dia 13 de março, em diversas capitais. O objetivo é defender a Petrobras, lutar pela democracia e pela reforma política, com o fim do financiamento de empresas em campanhas eleitorais, pelo investimento do Pré-sal na educação, e pela revogação das MPs 664 e 665.
 
Se por um lado, os movimentos sociais e entidades buscarão marcar presença contra as investidas golpistas, concentradas no ato realizado dois dias depois, 15 de março, por outro, também reivindicam mudanças. “Empresa não vota e, por isso, não deve patrocinar candidatos e influenciar eleições com o poder do dinheiro”, posicionou-se a UNE, em nota oficial, sobre a reforma política.
 
“Conclamamos nossas bases para defender a Democracia e a Reforma Política, através da Constituinte Exclusiva e Soberana, e para barrar a contra-reforma (PEC 352) puxada por Eduardo Cunha no Congresso Nacional. Conclamamos nossas bases para saírem também às ruas no dia 13 de março em defesa da Petrobrás, pela manutenção da Caixa Econômica Federal 100% pública, em defesa da soberania nacional e para exigir mudanças na política econômica do governo (não à elevação da taxa de juros e às medidas de ajuste de caráter regressivo e recessivo)”, publicou a CUT.
 
A presidente da UNE afirmou que cabe aos estudantes e aos trabalhadores ocupar as ruas em defesa da democracia, dos direitos já conquistados e dos avanços no campo social. 

 
“Defender a Petrobras é, também, defender a punição de funcionários de alto escalão envolvidos em atos de corrupção. Exigimos que todos os denunciados sejam investigados e, comprovados os crimes, sejam punidos com os rigores da lei. Tanto os corruptores, como os corruptos. A bandeira contra a corrupção é dos movimentos social e sindical. Nós nunca tivemos medo da verdade”, divulgou a UNE.
 
Dentro da questão da reforma política, as organizações defendem: despersonificar o processo eleitoral, tirando o foco dos candidatos e valorizando as ideias, como a eleição pelo sistema de voto em lista no legislativo; fim do financiamento de empresas a campanhas eleitorais; mais participação popular, com ações afirmativas para inclusão de jovens, mulheres e negros na política institucional, com a aprovação da Política Nacional de Participação Popular (PNPS), fortalecimento dos conselhos populares e dos movimentos sociais.
 
Já os movimentos sindicais concentrarão seus debates contra as Medidas Provisórias 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro desemprego, ao abono salarial, pensão por morte e auxílio-doença. “São ataques a direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora”, informaram, em manifesto divulgado para a imprensa.
 
Leia, abaixo, na íntegra:
 
Manifesto dos Movimentos Sociais contra o Retrocesso
 
Um dos maiores desafios dos movimentos sindical e social hoje é defender, de forma unificada e organizada, o projeto de desenvolvimento econômico com distribuição de renda, justiça e inclusão social. É defender uma Nação mais justa para todos. Defender os Direitos da Classe Trabalhadora
 
A agenda dos trabalhadores que queremos ver implementada no Brasil é a agenda do desenvolvimento, com geração de emprego e renda.
 
Governo nenhum pode mexer nos direitos da classe trabalhadora. Quem ousou duvidar da nossa capacidade de organização e mobilização já viu do que somos capazes.
 
Defender os trabalhadores é lutar contra medidas de ajuste fiscal que prejudicam a classe trabalhadora.
 
As MPs 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro desemprego, ao abono salarial, pensão por morte e auxílio-doença, são ataques a direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora.
 
Se o governo quer combater fraudes, deve aprimorar a fiscalização; se quer combater a alta taxa de rotatividade, que taxe as empresas onde os índices de demissão imotivada são mais altos do que as empresas do setor, e que ratifique a Convenção 158 da OIT.
 
Lutaremos também contra o PL 4330, que da maneira como está imposto libera a terceirização ilimitada para as empresas, aumentando o subemprego, reduzindo os salários e colocando em risco a vida dos/as trabalhadores/as.
 
Defender a Petrobrás
 
Defender a Petrobrás é defender a empresa que mais investe no Brasil – mais de R$ 300 milhões por dia – e que representa 13% do PIB Nacional. É defender mais e melhores empregos e avanços tecnológicos. É defender uma Nação mais justa e igualitária.
 
Defender a Petrobrás é defender um projeto de desenvolvimento do Brasil, com mais investimentos em saúde, educação, geração de empregos, investimentos em tecnologia e formação profissional.
 
Defender a Petrobrás é defender ativos estratégicos para o Brasil. É defender um patrimônio que pertence a todos os brasileiros e a todas as brasileiras. É defender nosso maior instrumento de implantação de políticas públicas que beneficiam toda a sociedade.
 
Defender a Petrobrás é, também, defender a punição de funcionários de alto escalão envolvidos em atos de corrupção. Exigimos que todos os denunciados sejam investigados e, comprovados os crimes, sejam punidos com os rigores da lei. Tanto os corruptores, como os corruptos. A bandeira contra a corrupção é dos movimentos social e sindical. Nós nunca tivemos medo da verdade.
 
Defender a Petrobras é não permitir que as empresas nacionais sejam inviabilizadas para dar lugar a empresas estrangeiras. Essas empresas brasileiras detêm tecnologia de ponta empregada na construção das maiores obras no Brasil e no exterior.
 
Defender a Democracia – Defender a Reforma Política
 
Fomos às ruas para acabar com a ditadura militar e conquistar a redemocratização do País. Democracia pressupõe o direito e o respeito às decisões do povo, em especial, as dos resultados eleitorais. A Constituição deve ser respeitada.
 
Precisamos aperfeiçoar a nossa democracia, valorizando a participação do povo e tirando a influência do poder econômico sobre nosso processo eleitoral.
 
Para combater a corrupção entre dirigentes empresariais e políticos, temos de fazer a Reforma Política e acabar de uma vez por todas com o financiamento empresarial das campanhas eleitorais. A democracia deve representar o Povo. Não cabe às grandes empresas e as corporações aliciar candidatos e políticos para que sirvam como representantes de seus interesses empresariais em detrimento das necessidades do povo.
 
No dia 13 de março vamos mobilizar e organizar nossas bases, garantir a nossa agenda e mostrar a força dos movimentos sindical e social. Só assim conseguiremos colocar o Brasil na rota de crescimento econômico com inclusão social, ampliação de direitos e aprofundamento de nossa democracia.
 
Estamos em alerta, mobilizados e organizados, prontos para ir às ruas de todo o país defender a democracia e os interesses da classe trabalhadora e da sociedade sempre que afrontarem a liberdade e atacarem os direitos dos/as trabalhadores/as.
 
Não aceitaremos retrocesso!
 
***
 
Confira os horários e locais de concentração para o grande ato do dia 13 de março:
 
Alagoas
Maceió – Praça Sinimbú – 9h
 
Amazonas
Manaus – Concentração na Praça da Polícia – 15h
 
Amapá
Macapá- Concentração na Praça da Bandeira – 8h
Caminhada até a Praça do Forte – 10h
 
Bahia
Salvador – Itaigara – Em frente ao prédio da Petrobrás – 7h
 
Ceará
Fortaleza – Praça da Imprensa – 8h
 
Distrito Federal
Brasília – Rodoviária – 17h 
 
Espírito Santo
Vitória – Em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)  – 16h30
 
Goiás
Goiânia – Coreto da Praça Cívica – 10h
 
Maranhão
São Luís – Panfletagem na Praça Deodoro – 7h
Concentração na Praça João Lisboa e passeata na Rua Grande até o final da mesma rua – Canto da Viração – para o Ato Político – 15h
 
Minas Gerais
Belo Horizonte – Praça Afonso Arinos – 16h
 
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – Praça do Rádio – 9h 
 
Pará
Belém – Praça da República – 15h
 
Paraíba
João Pessoa – Em frente ao Cassino da Lagoa – 15h
 
Pernambuco
Recife – Parque 13 de Maio, Santo Amaro – 7h
 
Piauí
Teresina – Praça da Liberdade – 15h
 
Paraná
Curitiba – Praça Santos Andrade – 17h
 
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Cinelândia – 15h
 
Rio Grande do Norte
Natal – em frente à Catedral – 16h
 
Santa Catarina
Florianópolis – em frente à Catedral – 14h
 
Sergipe
Aracaju – Praça Camerino – 14h
 
São Paulo
São Paulo – Avenida Paulista nº 901 – em frente ao prédio da Petrobrás – 15h
 
Tocantins
Concentração no Posto do Trevo 2, caminhada na Avenida Tocantins, em Taquaralto, até a Praça da Igreja São Jose – 15h30
 
No dia 12 de março 
 
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Largo Glênio Pires – 12h
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pela democracia, não pelo governo

    Estarei na Cinelândia em defesa, sobretudo, da democracia, mas me decepciono a cada dia com a presidente, que deveria ter, sim, se manifestado acerca das prometidas passeatas dos coxinhas no dia 15 em termos mais duros; ela deveria ter ditoque são aceitáveis manifestações de desagrado, mas aquelas destinas à deposição de governos eleitos são essencialmente anti-democráticas e seus participantes estão insatisfeitos não com o governo, mas pelo fato da eleição perdida, que tentam contornar através de um golpe, o que não lhes fornece legitimidade alguma e traz as lembranças os piores momentos da história brasileira, tudo isso sob o patrocínio de um conglomerado midiático que serviu de apanágio para uma ditadura e, não satisfeito, quer implantar outra, para se servir dos seus desígnios avessos à democrática manifestação do povo brasileiro, que majoritariamente a sufragou em pleito legítimo.

     

    1. Marcus, reflita, democracia é

      Marcus, reflita, democracia é democracia, temos o direito de criticar, mas temos o dever de apoiar, sem o que, o governo não governa. Podemos criticar Dilma, mas acho que ela não deve “impedir” manifestações contrárias, mesmo se sabendo que é patrocinada pelos derrotados na eleição, PSDB e PIG.

      1. Não é proibir, é enquadrar

        Não é manifestação democrática o que pretende ir ao avesso da democracia. Não se trata de impedi-las, mas qualificá-las como atentado à democracia, o que elas são. Se trata de dar nomes aos bois e falcões, e não ficar nessa ladainha covarde de quem tem muito telhado de vidro e um enorme rabo preso.

  2. Do jeito que a

    Do jeito que a máfia-midiática está tão desavergonhada, é capaz deles “informarem” que estas manifestações também são contra o Governo Dilma .

    Veremos …

    1. Aliás, tenho certeza que os

      Aliás, tenho certeza que os mafiosos da mídia destacarão apenas as cobranças que os movimentos sociais fazem ao Governo Dilma .

       

      1. Já ouvi isso ontem

        Uma jornalista do Valor Econômico já fez isso ontem na TV Brasil, programa Espaço Público, dizendo que os manifestantes do MST marchavam na Bahia com destino à capital para se manifestar contra o governo, logo o MST também endossaria o impeachment da presidente… Ao que o Stédile disse “não”, corrigindo a pessoinha dizendo que, independentemente das divergências do MST com o governo, tem-se plena consciência que a democracia deve ser respeitada.

        1. É isso aí, nas programações de

          É isso aí, nas programações de jornalismo de programa deste próximo domingo (O gordão e Fintástico) compilarão imagens das duas manifestações e pedirão ao Álvaro Dias uma análise dos eventos . 

          A programação da Rede Goelbes neste domingo terá participação ativa de diversos oposicionistas ( Agripino Maia, Álvaro Dias, Lobão, Alexandre Frota,…)

          1. Futebol e militantes a soldo

            Só falta conseguirem mudar os horários de futebol para liberar o “povo” para as passeatas – devem estar gastando os tubos com militantes comprados.

          2. Já alteraram o jogo do Palmeiras

            Marcos, já alteraram o jogo do Palmeiras das 16 para as 11 horas. Infelizmente, a maior parte desdte público vai se manifestar no dia 15 por iniciativa própria. Este pessoal nunca teve articulação ou noção política (conhecimento de hidtória então…) mas o “pudim de leite” da burgusia é muito doce, principalmente na figura do playboy conduzindo.

          3.  Todos estarão de plantão,

             Todos estarão de plantão, acomodados em helicópteros da Groubo, expelindo opiniões sobre as manifestações .

            Segunda-feira veremos se estou errado .

          4. Rede Gloebes é ótimo!!

            Valeu Antônio Carlos ! De agora em diante só vou falar Rede Gloebes. Daí fica fácil ver quem pensa na hora! Quem não perceber já trai sua origem coxinha…KKK

  3. A rbs, mídia corrupta e

    A rbs, mídia corrupta e golpista gaúcha, “informa”, na capa do jornaleco, que Dilma solicitou que não é para sindicatos convocarem ese protesto  para não resultar em sérios problemas. É mole?

  4. Ninguém espere cobertura

    Ninguém espere cobertura isenta das duas manifestaçôes (se é que alguém ainda é ingênuo a este ponto). Ninguém estranhe se tumultos ocorrerem, especialmente no domingo e que a mídia imediatamente trate de responsabilizar governo ou PT. Enfim, tudo que vem sendo feito pela direita demonstra que eles declararam guerra e não terão escrúpulo algum em recorrerem a qualquer tipo de golpe baixo. Quem está contra o golpe deve e ter consciência de que a mídia, neste primeiro momento, é o maior inimigo.

    1. A Globo já avisou

      A Cristiana Lobo e a ruiva do jornal de fim de tarde já avisaram na Globonews que o protesto do dia 13 é da esquerda contra Dilma. O do Domingo é o da direita contra Dilma. A diferença é só que foram coordenados para não acontecerem no mesmo dia.

  5. Em Buenos Aires, milhares de

    Em Buenos Aires, milhares de jovens sairam para apoiar Cristina, presidente eleita do país(a golpista mídia tupina não mostrou). Aqui, os jovens só apoiam seus “políticos” antipaís: gugu, faustão, luciano huck, rezende, datena e tais. É moele? Mas, em Buenos Aires, toda esquina tem uma magnífica livraria repleta de jovens lendo sobre a história de seu país e cultura em geral. Aqui, só leem fococas de seus “políticos” midiáticos que vomitam seu ódio pelo BRASIL. Acho que é o único país que não tem cidadãos, mas teleguiados consuimidores de tecnologia  aliienante. Nos bares, restaurantes em Buenos Aires, não se vê alguem fazendo uso de celular e tais, eles conversam, olha para quem os acompanha, sejam eles crianças,adultos. Eu babo com esse comportamento.

  6. Deste lado, a mensagem da

    Deste lado, a mensagem da manifestação é:

     

    “.. defender a Petrobras, lutar pela democracia e pela reforma política, com o fim do financiamento de empresas em campanhas eleitorais, pelo investimento do Pré-sal na educação, e pela revogação das MPs 664 e 665.” 

     

    Do outro lado: “Fora Dilma”

     

    Como falta senso de marketing e comunicação para a esquerda….

     

  7. Acabei de receber email do CDL aqui da minha cidade..

    …convidando todos os empresarios e familias para participar do movimento do dia 15.. Para ir às ruas…

    Claro que enviaram para todos os empresarios da regiao.. Extensido aos colegas, familas etc.

    Imagine isso, multiplicado no Brasil inteiro…

    Com bandeira do Brasil e tudo, segue o texto:

    ======================================

    As lutas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itapema são as lutas da cidade. Ao longo dos anos foram muitas conquistas.Almejando maiores avanços, mais geração de emprego e renda, movimentação turística e avanços em infraestrutura, a Entidadeposiciona-se a favor do movimento do próximo domingo (15).A CDL de Itapema apóia e participa desta causa por acreditar que quanto mais o povo se unir e buscar seus direitos, mais facilmentechegam os retornos. Participe você também da mobilização do dia 15 de março! 

  8. É o maior tiro no pé, ainda

    É o maior tiro no pé, ainda mais assim tão perto da outra manifestação.

    Toda grande marcha, manifestação é contra o Poder, e acaba se voltando contra o Governo de plantão ainda que o descontentamento, neste caso, não seja diretamente contra ele.

    Além do que o povão, que vir na tv, essas duas manifestações grandes em dias quase seguidos vai pensar o que ? É tudo contra o Governo, lógico. Essa primeira pode até servir para turbinar a segunda.

  9. Não entendi.Essa marcha é a

    Não entendi.

    Essa marcha é a do tipo movimentos sociais ou coxinhas?

    É democrática ou golpista?

    Como é da pelegada, a única que vale, creio ser de movimentos sociais e democrática, é isso?

     

  10. Reflexões / Joaquim Barbosa

    ““Muitos vêem o que se passou ontem na Câmara dos Deputados sob ótica puramente partidária. É um tremendo erro. Por quê? Partidos são meros instrumentos. Nossa nação não se construiu e tampouco se define à luz de momentâneos interesses partidários.”

  11. visão que se terá…

    um mesmo alvo para a primeira e para a segunda

    como a visão que se tem do outro lado é a de que a Petrobras é governo, a meu ver deveria ser cancelada imediatamente………………………………………..

    por quê? simples:

    para o outro lado, a primeira cabeça que rola pelo chão só abre apetites e sugere temperos diversos e naturais da Globo

     

     

  12. E querem falar de democracia?
    Quem é a favor do governo: Todo o direito de manifestar apoio.
    Quem é contra o governo: Todo o direito de manifestar saída.
    Assim é a democracia. Quem não gosta vai pra Cuba.
    Eu sou contra esse governo. Vou manifestar contra no domingo, até porque acho que o Collor ssiu por muito (Muito) menos. Mas respeito quem é a favor.

    Não sou empresário, não tenho riquezas, sou apenas, um pai de família, um brasileiro indignado por não conseguir pagar as contas direito, coisa que nos governos Lula e FHC eu conseguia.

    1. Vai meu Sr, vai na onda., vai

      Vai meu Sr, vai na onda., vai protestar. Você pode ir para a Grécia se quiser, lá tá muito bom. Só digo uma coisa Iptimamemeuzovo!

    2. Collor sofreu impeachment por

      Collor sofreu impeachment por muito menos: muito menos do que DIZEM que a Dilma fez. Até agora só blá-blá-blá, nenhuma prova concreta contra Dilma. Para os jornais, a campanha da Dilma recebeu 300 mil da propina, mas o Barusco disse que não sabe sequer se o PT recebeu ou não o valor citado. E por aí vai … a manchete de hoje no UOL é que Dilma foi citada 11 vezes nos depoimentos de Barusco e Youssef. Mas dessas 11 vezes, 10 delas não foram acusações de crime. A 11.a é a acusação genérica de que o Planalto sabia. Provas? Nenhuma.

    3. Se você não está conseguindo

      Se você não está conseguindo pagar as suas contas, é por não saber administrar as suas receitas e despesas. Não culpe outros por sua falta de responsabilidade. 

    4. E quanto está as tuas contas?

      E quanto está as tuas contas? Me passa que vou enviar para FHC. Esta turma do PSDB gosta de vocês que são idiotinhas de quinta categoria. Onde já se viu gostar de governo que paga as contas, seu medíocre. Governo tem missões muito sérias. Veja a Dilma em que sofrimento se encontra tentando governar um país onde a globo quer ser um poder paralelo. 

      Agora, pense comigo, você dono de uma casa (imagino que seja) que não consegue administrar suas contas e reclamando de Dilma que  administra um país.

  13. Hoje, o Bom Dia Brazil

    Hoje, o Bom Dia Brazil sublinhou que o Barusco teria dito que foi a partir de 2003 que a corrupção na Petrobras institucionalizou-se.

    Mas, reportagens de 1963/64 exibiram denúncia acerca da ESSO tentando corromper diretores da Petrobras para uma grande negociata.

    http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_07&pagfis=48250&pesq=&url=http://memoria.bn.br/docreader#

    http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_07&pagfis=48214&pesq=&url=http://memoria.bn.br/docreader#

    http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD21FEV1964.pdf

    http://www.rrojasdatabank.info/bras0000/brascp8.pdf

    A denúncia – que viria a ser desfigurada por CPI conduzida pelo ACM antes mesmo do golpe militar – dizia respeito à tentativa da companhia gringa vender óleo cru à Petrobras na marra. Mr. Howard Auld, geólogo que representava a ESSO INTERNACIONAL INC., exibiu então agressiva performance. Pretendia oferecer 300 mil dólares a cada diretor da Petrobras, para que a diretoria legalizasse a negociata — que envolvia 200 milhões de dólares de custos para o Brasil!

    No entanto, com exceção do presidente da gigante brasileira, General Albino Silva, que aceitou, os demais membros recusaram. O corruptor americano ficou sem corruptos nativos que assegurassem a consumação da corrupção.

    A pergunta que não cala: aquilo ali não foi corrupção institucionalizada, senhores editores do Bom Dia Brazil? 

  14. A partir deste próximo sábado

    A partir deste próximo sábado São Pedro ajudará a encher os reservatórios que abastecem SP (Capital) .

    Creio que sábado e domingo cairá uma tempestade suficientemente forte para fazer com que os paulistanos passem este fim de semana em paz, reunidos em família

  15. Apesar de achar que…

    manifestações durante a semana são contraproducentes (por motivos já expostos), estarei na Paulista na sexta-feira 13.

    Alguém mais vai participar?

  16. Locais de manifestações no dia 13, depois de amanhã

    QUADRO DE MOBILIZAÇÃO – DIA NACIONAL DE LUTA – 13 MARÇO 2015

    – POSIÇÃO EM 9/3/2015, 22p0

    cut 1cut 2-001cut 3

     

  17. Passe livre para as manifestações.

    Faço meu o sapiente conselho de Luís Nassif, em junho de 2013, aos militontos petistas : “Deixem esvaziar o movimento de ruas e confinem as disputas apenas às redes sociais.”

    Brincadeirinha…

    Pois é… Em 2013, foi esclarecedor ver Nassif e Merval, o imortal, (des)unidos pedindo  pelo fim das passeatas.

    Agora, é passe livre para manifestações. Ambos só discordam das datas: Nassif quer no dia 13, e Merval, no dia 15.

     

    Vai aqui uma sugestão: juntem as duas no dia 14 e deixem o pau comer solto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador