Grandes momentos na história da humanidade, por Franklin Frederick

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Grandes momentos na história da humanidade

por Franklin Frederick

Na história da humanidade houve momentos em que uma ação coletiva decisiva foi fundamental na luta permanente contra a barbárie e em defesa da civilização. Tal momento foi, por exemplo, a Batalha das Termópilas, quando um pequeno exército grego resistiu ao avanço do poderoso exército Persa. A vitória definitiva contra o invasor  veio a seguir na Batalha de Platéias, salvando a civilização ocidental do despotismo persa.

No século XX, o grande momento foi a Batalha de Stalingrado, a batalha decisiva da Segunda Guerra Mundial, quando a União Soviética, invadida pelo exército nazista, conseguiu não apenas resistir ao avanço de uma máquina de guerra até então invencível, mas virou o jogo, venceu a batalha e preparou o caminho para a derrota definitiva da barbárie nazista. Mais que simples batalhas, Termópilas e Stalingrado tornaram-se símbolos da capacidade humana de, contra toda a esperança, resistir e vencer.

Um outro grande momento na história da humanidade foi o desfile da Paraíso do Tuiuti no Carnaval de 2018. Quando tudo parecia perdido e os golpistas se sentiam cada vez mais confortáveis no poder, eis que a Paraíso do Tuiuti  vira o jogo e, com alegria, bom humor e ousadia, dá a voz a milhões de brasileiros sufocados pelo golpe e resiste, bravamente, à barbárie.

 

Talvez a Paraíso do Tuiuti tenha sido a Stalingrado do golpe, a derrota fundamental, o início do fim.

 

Paraíso do Tuiuti, nosso Exército Vermelho e Multicor, nossa invencível alegria de viver, nossa resposta coletiva e debochada às forças da barbárie e da escuridão.

 

*         *         *       *         *       *      *      *     *      *     *      *      *       *      *      *      *

 

Carlos Drummond de Andrade, sempre tão atento ao que se passa no Rio, entusiasmado pelo desfile da Paraíso do Tuiuti, mandou o seguinte recado, mineiro, aos golpistas:

 

     No meio do caminho tinha um Tuiuti

     tinha um Tuiuti no meio do caminho

     tinha um Tuiuti

     no meio do caminho tinha um Tuiuti

 

 

      

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tuiti

    Franklin,descreve muito bem a arma de guerra mais poderosa que existe,que é o levante popular,sob a forma irreverente e ao mesmo tempo séria desse povo sofrido, mas ATENTO……… Somos todos TUITI….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador