Haddad anuncia 2 frentes por direitos e cogita processo contra WhatsApp nos EUA

Jornal GGN – O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) anunciou em Brasília, nesta quarta (21), a formação de duas frentes suprapartidárias para atuar em defesa dos direitos civis e direitos sociais a partir de 2019, com apoio de congressistas eleitos para a próxima legislatura, que vai até 2022. Além disso, Haddad afirmou que viajará o mundo em busca de forças internacionais contra o autoritarismo, que “muitas vezes se vale do mau uso das tecnologias para solapar as bases da democracia”.

“Pretendemos explorar a possibilidade de entrar com ação contra o WhatsApp nos Estados Unidos, para que lá eles prestem conta do que fizeram aqui na eleição. Eles estão se recusando a abrir os dados sobre a onda de fake news na eleição, então com a ação em solo americano, eles podem dizer a que se prestaram. É importante para que não se repita no mundo”, disse Haddad.

“A Europa, tudo indica, que possa ser a próxima vítima desse processo. (…) O Brexit já foi a consequência desse processo do mau uso das redes sociais. Ninguém é contra rede social, mas como todo instrumento, tem de ser usado em benefício das pessoas, não em prejuízo da democracia.”

Segundo Haddad, partidos de esquerda se reuniram e entenderam que os direitos civis e sociais são complementares e podem congregar a maiora dos parlamentares eleitos se defendidos em frentes separadas. 

“São duas trincheiras”, uma mais restrita, a defesa de direitos sociais, que terá um recorte menor de alianças, com pautas como a defesa da livre organização dos movimentos sociais; e outra mais ampla, que flerta com os partidos de centro-direita mais liberais, com agendas como a defesa da “escola pública laica”, em contraponto ao projeto de lei Escola Sem Partido.

Haddad defendeu que “não é apenas equivocada a criminalização dos movimentos sociais, como ela fere princípios constitucionais de livre organização e expressão.”

Nesta semana, a Câmara discutiu alterar a lei de combate ao terrorismo sancionada no governo Dilma Rousseff, para qualificar atos de caráter político ou ideológico como ações terroristas, em caso de episódios de depredação de patrimônio público ou privado.

Bolsonaro, por sua vez, foi eleito afirmando que vai enquadrar movimentos sociais e de esquerda como criminosos.

Nesta quarta (21), o Painel da Folha de S. Paulo informou que Haddad foi convidado pelo grupo do senador Bernie Sanders para compor uma internacional progressista contra regime autoritários.

31 comentários

  1. Não adianta processar o

    Não adianta processar o Facebook (dono do Whatsapp) para saber “quem financiou” as mensagens falsas porque mensagens assim apareceriam claramente marcadas como propaganda paga ao invés de mensagens vindas de usuários normais.

    O correto seria ir atrás das empresas que oferecem (ilegalmente pois fere a política de uso do aplicativo) serviços de propaganda em massa aonde essas empresas criam “usuários fantasmas” para mandar as mensagens em massa ou pagam pessoas de verdade para criarem contas falsas e postarem as mensagens.

    E é mais errado ainda aceitar o resultado fraudulento de uma eleição que foi tanto fraudada por meio de mensagens falsas em redes sociais quanto pelo próprio TSE (que deveria garantir a legitimidade dos resultados e ainda assim os manipulou a favor dos comparsas de Bolsonaro e contra os adversarios dele).

  2. Enquanto eu não puder exercer

    Enquanto eu não puder exercer o meu direito de  me desassociar do blog, direito constitucional, sempre que me deparar com os comentários dos cirominions vou responder com comentários padrão também.

    Claro que podem se tratar apenas de chatos.

    Se não gostam do PT, para que encher a paciência com esse mimimi repetitivo?

  3. Recebi …
    Recebi um vídeo (de uma pessoa) do sr Haddad , ele era prefeito em Sampa e foi numa corrida de carros , deu aquela volta padrão para fazer média , eis que desce de uma Ferrari no banco do carona no que seria contramão num transito normal mas o título era “Ferrari do Haddad” no aeroporto , a pergunta é por que colou ?
    Votei nele no segundo turno digasse de passagem.

  4. direitos?

    Gostei da proposta de Hadadd e do Pt. Entretanto esse movimento tem que ser continuo, dia a dia. Não mais nas ruas mas na e pela internet. Os pensadores do PT têm que ir consultar os jovens que estão conectados para compreender como fazer esse movimento. Bolso e seus filhos estã muito a frente, entretanto é possível chegar lá.

    Nesses ultimos dias tenho pensado, será que o pobre da favela e ou do interior do Brasil entendem o que é “direito”? Se sabe por que votaram no Bolso?

     

     

  5. Duas perguntas me vem à

    Duas perguntas me vem à mente:

    1) Por que entrar na justiça dos EUA contra o whatsapp e não na do Brasil ? O que a justiça do EUA tem a dizer sobre algo que aconteceu fora de suas fronteiras ? Parece um movimento mais de marketing do que de busca de uma efetiva reparação.

    2) Quem seriam os parlamentares (de fora do PT) que se juntariam a essa frente suprapartidaria ? E quem seria a liderança dessa frente ?

    • Simples!

      Aqui a ação não vai a lugar nenhum! O PT para a justição é um paria, que deve ser levado para o seu lugar: o lixo. O PT está vivendo o que o PCB viveu na década de 1950 e 1960.

    • Cristalino como água

      Entrar na Justiça dos EUA para mostrar à Justiça do nosso paìs que ela é contaminada pela bactéria do anti-petismo. Ou seja, não tomaram e nem tomarão medida alguma para investigar a fraude milionària de caixa 2 na campanha de Bozo. Imagine se a denúncia da Folha tivesse sido contra Hadad. Candidatura impugnada. Certíssima a decisão de Hadad que provavelmente vai dar em nada. Mas fica a vergonha para a Justiça brasileira.   

  6. Conhecendo o PT essa frente

    Conhecendo o PT essa frente suprapartidária será uma frente petista. Levar o caso pra justiça americana dará em nada assim com daria em nada aqui tb. É só pro PT marcar posição pensando já na eleição de 2022. 

    A luta do PT é burocrática, na institucionalidade burguesa, longe das massas, afinal o negócio dessa esquerda é conduzir as massas.

    Fora da pauta de direitos, que parece ser a única pauta da esquerda, onde estão as propostas anti-capitalistas, a ideias para pularmos fora da barbárie do mercado? 

     

    • Acabar com o sistema ?

      DÁRCIO: o PT não tem proposta para acabar com a “barbárie do mercado”. Reconheço que sou desinformado. Mas muitas outras pessoas também não sabiam que os “donos do mercado” não pagavam imposto sobre Lucros & Dividendos. Só fiquei sabendo quando Ciro Gomes denunciou durante a campanha eleitoral.

      Se não me engano, na primeira entrevista que Haddad deu pra Globo no segundo turno, ele afirmou que o PT era um partido social-democrata. Ou estou enganado ?

      • Social democracia…

        Olha, eu acho que o PT é um partido social-democrata. Tem ideias e práticas que se encaixam no rótulo, com certeza.

        Agora, o partido brasileiro filiado à Internacional Socialista – onde estão todos os partidos social-democratas importantes, o PS francês, o SPD alemão, os social-democaratas suecos, etc – é o PDT.

    • O coroné não dá uma

      O coroné não dá uma dentro.

      fique com sua frente muxiba 

      e deixe a esquerda de verdade trabalhar

      Moras em São Paulo?  Vais ao sarau?

      Vamos trocar idéias frente a frente
       

  7. poxa, Nassif …o blog

    poxa, Nassif …

    o blog realmente não vai fazer nada para impedir essa robozada?

    repare que os comentaristas tradicionais sumiram

    que tal por uns três meses só aceitar comentários de pessoas cadastradas?

+ comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome