Índios nhambiquaras não querem apito, querem luz, estrada

Por Rogério Maestri

Índios nhambiquaras, não querem apito, querem luz, estrada, trator e hidrelétrica.

Uma notícia que tem sido pouco explorada pela imprensa do lado correto são as reinvindicações dos índios nhambiquaras no Mato Grosso. Como estes índios não são da tribo dos babaquaras eles bloquearam a BR-174 e impuseram um pedágio para carros, caminhões e motos que passavam exatamente costeando a sua terra indígena por centena de quilômetros, a FUNAI foi até lá e acertou o fim do pedágio satisfazendo as seguintes reinvindicações dos nhambiquaras.

1)      Autorização de utilizar mecanização nas suas plantações (ou seja, no lugar de arar a terra a unha, poder utilizar um trator), coisa que as ONGs que querem a criação de zoológicos humanos devem estar achando um horror.

2)      Melhoria nas estradas que interligam as diversas aldeias.

3)      Luz para todas as aldeias, uma heresia para todos os ecopatas que moram nas grandes cidades.

4)      Uma Pequena Central Hidrelétrica para gerar energia para eles, o máximo da heresia, motivo para excomungar em todas as religiões estes índios que querem refrigerador para não estragar a carne, e mais com uma HIDRELÉTRICA, que horror.

Ou seja, os índios não estão querendo mais apitos ou rezas das ONGs, querem simplesmente o direito de entrar no século XX (nem estou falando no século XXI, talvez daqui a uns dois ou três anos eles vão querer banda larga!).

O mais surpreendente de tudo é que todas as notícias que saíam na grande imprensa só falavam que eles faziam o bloqueio com arcos e flechas e não diziam da pauta de reinvindicações comum a todo cidadão brasileiro.

E vamos convir, se há cidadãos brasileiros, quem primeiro está na fila são os nhambiquaras!

 
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Desculpe-me André, mas estás sendo um BABAQUARA.

      Desculpe-me André, mas estás sendo um BABAQUARA (tribo dos coxinhas que vive nas cidades)

      Estes índios têm mais de 100 quilômetros de Rodovia Federal passando EXATAMENTE ao lado de suas terras, ou seja, em termos modernos de administração de espaço eles tem o chamado direito de vizinhança. O artigo  1.277 do Código Civil diz claramente que “o proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha”, por analogia 100km de estrada passando ao lado (grudado) nas terras dos índios é um VIZINHO EM TANTO, logo é natural, legal e moral que eles recebam alguma coisa pela existência desta estrada que atropela as suas capivaras (as de 4 patas), perturba os seus macacos (que são fonte de proteína) e mais um monte de ATOS LESIVOS, que segundo os juristas (vide http://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/55/Direitos-de-vizinhanca) que não decorrendo de uso anormal da propriedade causam danos aos vizinhos. Logo, quanto ao direito, os índios nhambiquaras estão inchados de tanta razão.

      Agora olhando sob outro ponto de vista, o de direitos e confortos que qualquer cidadão brasileiro tem ou deseja ter, querer que a rede de energia elétrica chegue as suas casas, querer que o poder público coloque cascalho nas suas estradas (eles não estão pedindo asfalto!), querer ter a possibilidade de trabalhar uma parte maior de suas terras para poder se alimentar melhor, querer que seja colocada uma PCH para garantir energia e poderiam pedir mais, não é BOLSA NENHUMA.

      Idiotas querem que os índios passem de um instante para o outro do Neolítico para a era moderna, e ficam exigindo que estes índios se adaptem a uma cultura que seria igual a nós chegarmos numa sociedade com 1000 anos a mais de evolução tecnológica e se adaptássemos em uma só geração. Porém mais IDIOTAS são aqueles que vendo que uma tribo, por ter chegado a um nível de conhecimento técnico do que a tecnologia moderna pode fornecer, quer simplesmente entrar no século XX e ter o conforto que qualquer babaquara tem numa grande cidade, começam a dizer que índio quer bolsa disto, bolsa daquilo.

      Ates de mais nada, vá te catar, pois como se diz de corre o bicho pega, se fica o bicho come o que tu queres que eles façam!

    2. Oito ou Oitenta ?????

      Assim não dá……..ou ‘são os babacas das ONGs que pensam que indio é “Pet” ou “coisas”como esse seu pensamento retrógrado…….às vezes dá sono………

    3. Chama o Kit Carson…

      Pois descobriram ouro nas terras dos Navajos… Terras que ninguém queria antes…

      Bury my heart at the Wounded Knee.

  1. O gaudério* torce a notícia para seu reacionarismo antiambiental

    Observe-se que a estrada federal passa AO LADO, não cruza terras dos índios, que pleiteiam melhoramentos em estradas vicinais entre aldeias, o que é muito diferente de autoestradas de grande movimentação. Os índios estão dispostos a negociarem a instalação de uma PCH – PEQUENA Central Hidrelétrica, ainda não fecharam acordo, o que é muito diferente de Belo Monte, mas acho que nem desenhando as diferenças, o reacionarismo vadio de alguns permite entender. A usina de Belo Monte é um projeto da grande burocracia estatal, para alegria das grandes empreiteiras, que abastecem com “generosidade” os caixas de campanhas eleitorais, para fornecer energia a megaprojetos industriais de multinacionais do setor de eletrointensivos.

    Sintomático é o palavreado para desqualificar ambientalistas, o termo ecopata vem da mesma origem do esquerdopata, daquele blogueiro da Veja, a tentativa de atribuir desequilíbrio mental a quem pensa politicamente diferente. Não é sem razão que um manjado direitista, frequentador deste espaço, o Ledour agora rebatizado Free Walker,  se mostre identificado com o teor da postagem a ponto de lhe dar grau dez. Os reacionário se entendem.

    *gaudério

     

    Adjetivo

    gau.dé.ri:o

    (Regionalismo, Brasil, Rio Grande do Sul) (Pejorativo) folgadovagabundodesocupado

    Substantivo

    gau.dé.ri:o masculino

    indivíduo sem ocupação que acompanha outro; vadiopatuscadabrincadeiragáudiocão sem dono

    Fonte: http://pt.wiktionary.org/wiki/gaud%C3%A9rio

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador