Mesmo com chuva, ato em São Paulo reúne milhares

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A chuva em São Paulo não impediu que milhares de pessoas se reunissem na avenida paulista, nesta sexta-feira (13), para defender a Petrobras e a democracia. Ainda não há uma estimativa oficial do número de participantes. “Pode chover, pode molhar, ninguém segura a resistência popular” é a palavra de ordem mais cantada.

A concentração começou às 15 horas e integra, entre outros movimentos, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e centrais sindicais.

A mídia ninja está transmitindo o ato que ocupa a avenida paulista. O grupo, formado predominantemente por integrantes da CUT, caminha em direção ao MASP, onde encontrará outro grupo de movimentos sociais, estudantes e trabalhadores que estão no local.

Assista à transmissão ao vivo:

Na região, o grupo anti-Dilma “Revoltados Online” também agendou fazer uma manifestação, no mesmo local, com objetivo de confrontar os manifestantes que estão lutando contra o impeachment da presidente. “Tomara que haja [confronto], porque vamos entrar com todas as ações possíveis contra o sapo barbudo [Lula]”, afirmou Marcello Reis, do grupo.

Foto: #jornalistaslivres

Acompanhe alguns tweets sobre o ato em São Paulo:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Manifestação pela democracia e respeito ao nosso país

    Meu Deus! O Senhor é bom! Como é gratificante ver o povo nas ruas lutando conscientemente por algo tão nobre!

  2. Chegando…

    Voltei da Paulista agora, segue uma multidão neste momento via  Av da Consolação abaixo… Muita chuva, muita gente! Um mar de gente, Viva a Democracia, Viva o Povo Brasileiro!

     

  3. PETROBRASxPETROBRAX

    Essa manifestação, com todas as letras, está sendo contra a “PETROBRAX” e a favor da PETROBRAS. Faça chuva ou faça sol, a luta continua cumpanheiro!.

  4. Imaginem..quando a galera

    Imaginem..quando a galera resolver invadir mesmo.

    O PT tem algo interessante..por mais que a militância

    e simpatizantes não concordem com atitudes do

    partido..quanto é preciso eles dão a virada!Nada é 

    pior que “golpe” ou PSDB do poder.PSDB aliás que

    precisa criar “vergonha na cara ” e se posicionar a

    favor da democracia em qualquer estância.Eleição

    se ganha ou se perde  dentro do regime.

  5. E os “revoltosos” kkkkk… Cadê???

    Vejam o que disse um “classe merdia” em busca dos “revoltadinhos”:

    “Protesto estava marcada para o mesmo horário e local de ato das centrais sindicais; grupo pede impeachment de Dilma

    Luiz Carlos Romani, de 59 anos, criticou o MST e estará no protesto do dia 15 de marçoDavid Shalom/iG São PauloLuiz Carlos Romani, de 59 anos, criticou o MST e estará no protesto do dia 15 de março

    Luiz Carlos Romani, engenheiro civil, de 59 anos, foi a Avenida Paulista nesta sexta-feira (13) para acompanhar o protesto marcado pelo grupo Revoltados On Line, que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O ato foi agendado para às 15h, no mesmo horário e local em que acontece a manifestação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), mas, até às 16p0, o grupo não tinha começado a se movimentar.

    “Vim ver os revoltosos. Queria ver esse ‘esquenta’ para o protesto de domingo e ver como seria o confronto entre eles e esse pessoal da CUT”, diz Romani, que se abrigou sob um toldo de uma loja do McDonald’s e se dizia incomformado com o tamanho do protest da CUT sob temporal.

    MAIS: Manifestantes protestam em São Paulo a favor da Petrobras e contra ajuste fiscal

    Ele estava chateado pela ausência do grupo anti-Dilma. “Mas acho que eles foram inteligentes. Não teria como eles baterem de frente com esse tanto de gente”, diz. A expectativa é que o protesto do próximo domingo (15) seja maior. “No domingo estarei aqui. Acho que vai estar lotado também. Mas, claro, CUT e MST sãoo profissionais em protestos. Espero que os superemos.”

    Romani estava presente, em 1992, nos atos que pediram o impeachment do ex-presidente Fernando Collor. “Me lembro bem que em 1992 eu estava no protesto que derrubou o Collor, no Vale do Anhangabaú, ao lado desses caras da CUT. Agora, eles vem dizer que pedir impeachment é golpismo e ficam se revoltando? Acho justo pedir pela saída da presidente, é um direitp do povo. O Congresso que vai decidir”, afirma.

    O engenheiro diz que votou no tucano Aécio Neves por falta de opção e criticou o MST por vir ao ato. “Doze anos de PT e eles ainda nao têm terra pra viver? Tem algo errado em continuarem defendendo o governo.”

    Está no portal IG: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-03-13/ausencia-de-grupo-anti-dilma-frustra-manifestante.html

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

     

  6. Peraí, tão falando em R

    Peraí, tão falando em R $35,00 reais p/ hoje? Os coxinhas tão pagando quanto pro domingão, dia 15? Vai ter cerva e churras?!?!? Ainda por cima, na av. Paulista…(modo irônico desligando)

  7. força e coragem !

    É a força e a coragem se espalhando em cada coração dos que estão nas ruas, em todas as capitais, com chuva ou com sol, para defender o país. E a gente aqui, morrendo de inveja. Ai meus tempos !

  8. Ir para as ruas no domingo

    Ir para as ruas no domingo pedir o impeachment é um completo exagero.

    Por outro lado, ir para as ruas defender esse governo catastrófico é o cúmulo da militontice e da peleguice.

    1. Não se trata de defender um

      Não se trata de defender um governo do qual se goste, trata-se de defender um governo eleito dos que querem impedi-lo de governar, tentativa que tem como pano de fundo motivos inconfessáveis.

      Votei em Dilma orgulhosamente e não me arrependo, acredito que chegaremos a 2018 muito melhor.

  9. manifestaçao com cara de

    manifestaçao com cara de povo?

    sao movimentos de entidades de classe …rs

    o numero estimado pelas centrais era 40 000 a PM definiu como sendo 8 000

    E sobre a Chuva…

    Bem ela começou quando ja tava todo mundo la…rs

    Menos … 

    1. Lógico que você fica com a

      Lógico que você fica com a contagem da polícia do Alckimin, observe as fotos tiradas do alto, tem muito mais muito mais de oito mil pessoas.

    2. Promessa

      Leonidas,

      Organizações de classe não são compostas pelo povo? Aliás, se tem alguma organização que pode se atribuir a nomenclatura de povo, são os trabalhadores… organizados em suas instituições de classe, oras!

       

      Discutir com você é uma perda de tempo. Façamos o seguinte: se a sua corja de paneleiros colocar 500 manifestantes na Paulista domingo, eu compro o kit impitima de 150 reais, ok?

  10. O que deu prá perceber (

    O que deu prá perceber ( estando próximo) que pareceu ser um grande ensaio.

    A galera sabe exatamente o que esta acontecendo(muito mas muito mesmo)e dando

    nome a alguns “bois”. Encerrou..vamos esperar o reescaldo.

  11. temos informaçoes

    temos informaçoes interessantes.

    A PM reviu o numero para 12 mil pessoas.

    A apeoesp disse que havia …

    -10 000 professores

    Obvio que isso nao é possivel se houvesse metade disso haveria pelo menos 17 000 pessoas pois nao havia só professores lá

    A CUT ja tinha falado em 100 000 pessoas rs

    O fato é simples, nao é o povo que esta nas ruas, sao sindicicalizados, sao integrantes do sindicato da CUT, gente da UNE  e da APEOESP do MST e do partido do Boulos que é irmão gemeo do Stedile.

    Logo fica facil juntar gente pois trata-se de militancia organizada dessas entidades,isso para nao falar dos pelegos partidarios.

    Visto por esse lado, a manifestaçao alem de nao representar o Povo ainda ficou devendo pois só o MTST tem um ” publico ” qúe sozinho poderia colocar facil 5 000 pessoas la….

    1. “Logo fica facil juntar gente

      “Logo fica facil juntar gente pois trata-se de militancia organizada dessas entidades”.

      Sim, essa é a ideia. Acho engraçado você falar em organização e militância como se fossem termos negativos.

    2. Quer dizer: para o

      Quer dizer: para o risadinha,  só é povo quem é desorganizado, lúmpen, por aí.

       

      Trabalhadores organizados não são  povo.

    3. Foi a melhor manifestação que o dinheiro poderia comprar.

      Além dos profissionais de passeata de sempre, havia os contratados a R$ 35, mais lanche e uniforme. Parece que no Rio era melhor, pagavam 50. 

  12. Bom… A “6ª Feira do 13” já

    Bom… A “6ª Feira do 13” já mostrou a sua força, vamos ver o que o domingo dos outros traz.

    Passeatas são assim mesmo: Algumas saem pela culatra…

    Abs 

  13. Estive lá das 14h30 até as

    Estive lá das 14p0 até as 19h. O ato continuava na Praça da República. A maioria tinha ido embora, mas tinha gente chegando.

  14.  
     
    … E na [Avenida]

     

     

    … E na [Avenida] Paulista, o povo de verdade invadiu o Paraíso… Fiscal (sic) dos(as) ‘coxinhas’!…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador