Mobilização contra PEC ocorreu em 15 estados e no DF

 
Jornal GGN – Na manhã desta sexta-feira (11), mobilizações contra a Proposta de Emenda à Constituição 55 (antiga PEC 241) ocorreram em ao menos 15 estados e também no Distrito Federal, organizadas por movimentos populares e com a adesão de diversas categorias profissionais. 
 
A PEC 55 coloca um teto ao crescimento dos gastos públicos, atrelado ao aumento da inflação do ano anterior, durante vinte anos. 
 
“Estamos organizando essa greve geral em razão do retrocesso que está sendo imposto pelo governo federal, representado pela PEC 55, que foi aprovada na Câmara como PEC 241, que congela os investimentos em educação, saúde e áreas sociais. Essa e várias outras questões que estão sendo conduzidas pelo governo que são um retrocesso para a classe trabalhadora”, afirmou Rodrigo Rodrigues, secretário-geral da CUT do Distrito Federal. 

 
Foram registrados protestos no Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
 
Em São Paulo, as rodovias Anchieta, Anhanguera, Dutra, Régis Bittencourt e dos Bandeirantes foram bloqueadas no início da manhã. Também foram interditadas a Ponte João Dias, na zona sul da capital paulista, e a Estrada de Itapecerica. 
 
Em Guarulhos, na Grande São Paulo, as empresas de ônibus paralisaram suas operações, assim como os motoristas de ônibus da região de Sorocaba. 
 
Os motoristas também aderiram à paralisação em Salvador, na Bahia. Os bancários baianos também fizeram parte da mobilização, assim com professores municipais e estaduais.  Manifestantes também fecharam o acesso ao polo de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. 
 
No Rio Grande do Sul, entidades tentaram impedir a saída de ônibus da empresa de transporte público de Porto Alegre. Professores das redes pública e privada também pretendiam integrar as mobilizações. 
 
Em Minas Gerais, entidades estudantis, sindicatos e servidores realizaram ato em Belo Horizonte, se concentrando na Praça Sete. 
 
No Pará, o ato teve a participação de alunos e professores das redes públicas e de universidades, sindicato de bancários, associações quilombolas, MST, grupos negros, LGBT e feministas. A manifestação foi até o Tribunal de Justiça do estado.
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em Florianópolis, ônibus

    Em Florianópolis, ônibus pararam até às 9 da manhã, e as universidades públicas aderiraram em grande parte à paralisação nacional. Na UFSC, mais um prédio foi ocupado. A reitoria da UDESC já estava ocupada.

  2. Paralisação no Piauí também

    Esqueceu de mencionar o Piauí. Aqui, várias categorias pararam, inclusive os ônibus, que ficaram parados até pouco depois das 9 horas. 

  3. As agências  do INSS em

    As agências  do INSS em Fpolis., Palhoça e são José(cidades da região metopolitana)  paralisaram. Em Blumenau os ônibus só sairam  depois da nove da manhã. O centro da cidade estava com cerca de um terço de seu movimento normal.

    Ainda não deu tempo de ver o resto mais tem bem mais em todo o estado de SC.

  4. manifestação na pb

    Esqueceram de mencionar a Paraíba. Tivemos protestos nas principais

    cidades: João Pessoa, Campina Grande, Patos , Cajazeiras,

  5. Mas, a “mídia padrãoglogo”

    Mas, a “mídia padrãoglogo” não viu, oiu trtatou de forma escondida, para não criar um novo episódio, tipo “diretas já”.
    Por pouco não disseram que a manifestação era contra o “feriado da proclamação da república”.
    Com o poder que a mídia golpista tem de falar o que quer, esconder o que “não vem ao caso” e manipular, criando realidades virtuais, mudanças são improváveis, no curto e médio prazos.

  6. A votação a favor ou contra a PEC 55 foi aberta no e-cidadania

    Esta aberta no portal e-cidadania do Senado Federal, no link https://www12.senado.leg.br/ecidadania, a votação da PEC55, que até o momento, 12/11 as 12:08, possui 327.952 conta e 21.418 a favor.

    Temos que além dos protestos, divulgação ao maior numero de pessoas sobre os malefícios  desta EC, também mostrarmos aos senadores que não aprovamos esta proposta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador