Morre padre Victor Asselin um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra

Jornal GGN –  O padre Victor Asselin, um dos fundadores da CPT (Comissão Pastoral da Terra), em 1975, morreu na última sexta-feira (23), aos 85 anos, em decorrência de um câncer generalizado. Nascido no Canadá, Asselin chegou ao Maranhão em julho de 1966, onde permaneceu por mais de quatro décadas. O padre construiu um longo e reconhecido trabalho de base junto aos lavradores maranhenses. Foi também vice-presidente nacional e o primeiro a presidir a CPT no estado.

Em 1982, lançou o livro “Grilagem, Corrupção e Violência em Terra do Carajás”, pela editora Vozes. A obra é considerada única no mapeamento da grilagem de terra no Brasil. Por causa da publicação, o padre foi processado e sofreu ameaças de morte, principalmente por grileiros de terras no interior do estado.

Ser político

Um pedido feito pelo Papa Pio 12 para que os bispos enviassem padres aos lugares onde o clero estava “esvaziado” impulsionou a vinda de Asselin ao Brasil, em especial ao Maranhão. Em meados da década de 70, período em que a comunidade católica era integrante da Arquidiocese de São Luis, Victor Asselin foi enviado à cidade de São Mateus para orientar os lavradores. Em 2005, ano do jubileu de 50 anos da paróquia de São Mateus, Asselin voltou á cidade, onde foi homenageado pelo trabalho desenvolvido.

Como advogado, a partir de 1985 o padre Asselin atuou nas áreas penal e agrária. Foi defensor no caso do assassinato do padre italiano Maurizio Maraglio, morto por pistoleiros em outubro de 1986, em São Luis (MA). Naquela época, a cidade vivia um clima tenso devido aos conflitos agrários. Sobre sua atuação política dentro da igreja Asselin dizia que “ser político era uma das vocações mais dignas que o mundo conhece. Aprender a ser político e a fazer política é uma aprendizagem corajosa que os tempos atuais exigem”. 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Atuação missionaria de Pe. Vitor.

    Pe. Vitor  ujm missionário  que viveu  e doou tudo de si  de   forma coerente  com sua vocação de pastor  do povo de de Deus.       O legado  deixado por   Ele não pode ser esquecido, devemos cultuar viva a memória desse   grande homem de fé e ações.      As sementes de entusiasmo e coragem plantada pelo  Pe. Vitor no solo maranhense tem que  continuar florescendo.

     

     

    Vamos  lutar  pedindo a intersesão de Padre vitor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador