Movimentos sociais bloqueiam acesso para Base de Alcântara

alcantara_mst.jpg
 
Foto: MST
 
Jornal GGN – Em um dia marcado por protestos e ocupações do MST, representantes de movimentos sociais bloquearam o acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Os militantes defendem a soberania brasileira e protestam contra a entrega da base para os Estados Unidos.
 
De acordo com o MST, cerca de 400 pessoas de diversas entidades e movimentos do país fecharam os acessos da base para denunciar a retomada dos acordos com os Estados Unidos, que pedem a entrega do centro de lançamento de foguetes.
 
Os movimentos afirmam que o presidente Michel Temer adota uma “política de entreguismo”, com o aprofundamento de privatizações e outras ações que atacam a soberania nacional.

 
Além disso, a questão da Base de Alcântara levanta preocupações entre as comunidades quilombolas da região, já que uma eventual ampliação de um programa espacial pode atingir mais de 200 comunidades, causando remoções e despejos. Nos anos 1980 e 1990, diversas comunidades foram removidas, mas as famílias não receberam indenizações. 
 
Os debates sobre a base de lançamento de foguetes no Maranhão tiveram início nos anos 80, com as primeiras instalações do Centro Espacial. Para os movimentos, a retomada dos acordos com os EUA para a utilização da base é considerada uma “traição ao povo brasileiro”. 
 
Outras mobilizações
 
Nesta terça-feira(25), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realizam diversas ações no Dia do Trabalhador Rural. Foram ocupadas propriedades ligadas a Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, a ao Coronel Lima, amigo pessoal de Michel Temer. 
 
Os Sem Terra pedem que as fazendas relacionadas a casos de corrupção sejam desapropriadas e destinadas para o assentamento de famílias. 
 
Assine
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma lastima não terrmos um

    Uma lastima não terrmos um governo do tipo Putin para botar esta cachorrada para correr e os sabujos e lambe botas – LESA-PATRIA entreguar todos em navios velhos-sucatas nas praias de Miami … !!! 

  2. Perdendo aos poucos…

    De tudo que está acontecendo no Brasil, este é o que mais me machuca…

    Isso ai bateu na minha alma brasileira…

    Isso é pior que os bilhões que os golpistas já devem ter embolsado com nossa tibieza de protestar…

    Vai se perdendo coisas essenciais até chegar um ponto que só resta sair do país, para nunca mais voltar!

    Como é que pode isso?

    Deixar o povo pobre defender as coisas que deviam ser protegidas pelas forças armadas?

    Como pode chegar a isso!

  3. ” Consorcio “

      O CLA esta sendo oferecido a suecos, israelenses, russos e americanos, o que pouco ou nada importa, pois sem um TSA firmado com o governo norte-americano, Alcantara não serve para nada, já bastou a aventura ucraniana de US$ 200 Milhões que não deu em nada.

  4. Base de Alcântara
    As Forças Armadas do Brasil em silêncio, enquanto o governo ilegítimo entrega a Base de Alcântara para os Estados Unidos.

    As funções das Forças Armadas: garantir a soberania da nação, assegurar a integridade do território nacional, defender os interesses e os recursos naturais, industriais e tecnológicos brasileiros e proteger os cidadãos e os bens do País. Pobre país, vampiro, é o codinome do comandante das Forças Armadas.

    E o patriotismo, o dever e a coragem das FFAA? O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra ensina às Forças Armadas como lutar, e defende a soberania nacional, o MST é sinônimo de luta e coragem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador