MST presta homenagem a François Houtart, falecido nesta terça

francois_houtart_lizely_borges_mst.jpg
 
Foto: Lizely Borges (MST)
 
Jornal GGN – Por meio de nota, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra expressa pesar pelo falecimento de François Houtart, sociólogo e teólogo da libertação. Houtart morreu na última terça-feira (6), em Quito, no Equador. 
 
Nascido em Bruxelas em 1925, Houtart se tornou padre em 1949 e também um dos principais nomes da renovação na Igreja. Autor de cerca de 70 livros, nos últimos tempos ele vivia em Quito trabalhando como professor no Instituto de Altos Estudos Nacionais e na Universidade Central do Equador.
 
O MST afirma que o sociológo era um”incansável na busca por caminhos alternativos à barbárie capitalista”, relembrando de sua participação em diversas atividades do movimento. “Seremos sempre devedores e gratos a este revolucionário internacionalista”.

 
Leia a íntegra da nota abaixo: 
 
NOTA DE PESAR
 
Hoje perdemos a companhia física do companheiro revolucionário François Houtart. Morreu em Quito, Equador, na manhã de 6 de junho de 2017, o sociólogo e teólogo da libertação dos povos.
 
François Houtart foi expoente de um seleto grupo de intelectuais comprometidos nas lutas contra a opressão, contra as injustiças e pela libertação dos povos, nos cinco continentes do planeta. Aos 14 anos de idade, testemunhou as atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Em 1953, fez sua primeira visita a Cuba. E, após a revolução, continuou estreitando os laços de amizade e de solidariedade com a pequena ilha revolucionária do Caribe. Engajou-se na luta contra as guerras no Vietnã e não hesitou em reconhecer que ali consolidou seu olhar marxista sobre a História e sobre a política. Viu nos revolucionários vietnamitas um compromisso social e político com seu povo.
 
Cultivou a amizade com pessoas que marcaram o século XX, por assumir um compromisso de vida ao lado dos pobres, dos explorados, das classes subalternas. Na amizade com Dom Helder Câmara, compadre Camilo Torres, com o revolucionário Fidel Castro, com o teólogo José Comblin, aprendeu a ver e ouvir as angústias do povo latino-americano. Mas, também, sempre olhou para nosso continente com esperança e expectativa de que aqui nascerá a sociedade libertadora dos povos. Por isso, foi incansável na formação de uma geração de intelectuais, teólogos, revolucionários e lutadores e lutadoras populares na América Latina e Caribe.
 
Diante da pobreza, da opressão dos povos e da destruição ambiental, não hesitava em afirmar: “não podemos ser outra coisa, que não revolucionários”.
 
Incansável na busca por caminhos alternativos à barbárie capitalista, manteve sua vida íntegra, de princípios e de uma inexplicável vitalidade física, que servia de exemplo e incentivo às gerações mais jovens.
 
 
Sem abrir mão de sua militância política, via na religião uma motivação ética para um compromisso revolucionário.
 
Em inúmeras atividades do MST, François Houtart esteve presente e nos brindou com análises e contribuições apuradas que fazem parte da nossa história e de nossas conquistas. Seremos sempre devedores e gratos a este revolucionário internacionalista.
 
Rendemos homenagem a sua militância política e assumimos o compromisso de honrar o seu legado.
 
VIVA FRANÇOIS HOUTART!
VIVA A LUTADOS POVOS!
VIVA O SOCIALISMO!
 
Assine
 
Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cuidado

    Conheci François Houtart quando morava na Bélgica. Ele morava perto da casa dos meus pais, era amigo da família. Um ser humano de primeira grandeza, houve até um movimento para indicá-lo para o Prêmio Nobel da paz. Até que surgiram denúncias, que ele depois confessou, de que ele havia abusado sexualmente de um sobrinho quando jovem. 

    Lembro da tristeza e da consternação dos meus irmãos quando soubemos da notícia. Minha irmã comentou “Ainda bem que nossos pais morreram antes”.

    Foi depois disso que ele deixou a Bélgica e se mudou para o Equador. 

    1. Se o Padre abusou, não foi por isso que ele não recebeu o Nobel

      Desde quando praticar crimes desabona alguém a não ser premiado com o Nobel?

      Presidentes dos EUA que fizeram guerra, e não amor, foram premiados com o Nobel.

      Lula também currou um homem quando esteve preso, né?

      Sequestrou o Abilio Diniz, pegou sacos de dinheiro, ganhou o Itaquerão de presente, etc.

  2. igreja macha e dividida.

    O MST presta homenagens, já os padras golpistas do Brasil nem um pio sobre ele, estão mais preocupados em abafar seus podres e tramar junto com a grobo planos contra o povo.

    ‘Ultimamente, quando estive no Brasil com o PT, meses atrás, disse que não tinha vindo para dar lições mas para ajudar a refletir. Disse que diante da crise no Brasil – mas também em outras partes –, é preciso refundar a esquerda.” (FRANÇOIS HOUTART)

    http://rosaluxspba.org/francois-houtart-nao-tivemos-outro-projeto-que-nao-fosse-a-adaptacao-do-capitalismo/ 

  3. Confissão de pecados
    Confissão pública de pecados depois de arrependimento é coerente com a ética católica. Só não é coerente se ele tivesse permanecido no mesmo tipo de prática. Se não foi o caso, não há porque condená-lo. Especialmente se a obra dele posterior se redime de erros cometidos no passado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador