Não mexam com minha escola, o retorno!

Em setembro de 2015 começou o grande movimento dos estudantes de escolas estaduais secundaristas em São Paulo. Meninas e meninos se rebelaram diante da notícia de que São Paulo iria transferir 1 milhão de alunos para dividir escolas por séries.

Jornal GGN – Em setembro de 2015 começou o grande movimento dos estudantes de escolas estaduais secundaristas em São Paulo. Meninas e meninos brigaram pelo direito de estudar em suas escolas e se rebelaram diante da notícia de que São Paulo iria transferir i milhão de alunos para dividir escolas por séries. Foi um baque e do baque partiram para a luta.

Os estudantes reclamaram da falta de diálogo e transparência na decisão tomada e não se calaram diante das evidências de que escolas seriam fechadas. Foram à luta com apoio de seus pais e professores.

O movimento se transformou em um vírus do bem. E, rapidamente, o Brasil-político se viu diante do Brasil-direitos. Meninos e meninas de todo o país ocuparam suas escolas e, em pouco menos de um mês o movimento conseguiu que o governo estadual recuasse, adiando o plano, revogando a reorganização das escolas.

Em dezembro de 2015, artistas se uniram à luta. E gravaram música que se tornou a descrição da briga de meninos e meninas por seus direitos.

Veja a postagem de Paulo Teixeira, que acompanha o vídeo acima.

“Paulo Teixeira

23 de dezembro de 2015 ·

Ficou sensacional.

Chico Buarque, Paulo Miklos, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Dado Villa-Lobos e tantos outros artistas que dispensam apresentação gravaram a música O Trono do Estudar, composta por Dani Black, em apoio aos jovens que ocuparam escolas em São Paulo. A iniciativa foi da Minha Sampa, idealizada por Manoela Miklos. A canção é também um manifesto pela educação. Em tempos de ódio e pensamentos estreitos, posicionamentos como esse são fundamentais. E a única resposta que vale a pena é por meio da música, da cultura, da educação. “Me negar conhecimento é me negar o que é meu”, diz a letra. “E nem me colocando numa jaula, porque sala de aula essa jaula vai virar”.

Bravo!”

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador