O esvaziamento do Carnaval no Rio não é fato isolado, por Luiz Antonio Simas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O esvaziamento do Carnaval no Rio não é fato isolado

por Luiz Antonio Simas

em seu Facebook

1 – Não haverá mobilização popular efetiva em defesa das escolas de samba; dentre outras coisas porque as agremiações perderam suas características comunitarias mais fortes. Elas não representam mais as suas comunidades de origem.

2 – Não haverá mobilização popular para que as escolas de samba desfilem. As agremiações apostaram em um sambódromo elitizado, priorizando turistas e uma parcela da população que não moverá uma palha para que os desfiles ocorram.

3 – Os donos da Liesa falam em importância cultural das escolas de samba da boca pra fora e não querem mudar o Carnaval. O horizonte limitado deles é só garantir que o dinheiro entre. Se o prefeito tivesse mantido a subvenção, eles ainda estariam cantando “pega no ganzê”, fazendo o dez com cara de palhaços e gritando aleluia!

4 – O esvaziamento do Carnaval não é fato isolado. Crivella avançou o pião e moveu as torres para impor a agenda da IURD ao Rio de Janeiro. A lei que engessa os eventos de rua e a desidratação de órgãos em defesa das minorias indicam isso.

5 – Há alguns anos, o prefeito exorcizava pessoas na África. Dezenas de vídeos na rede mostram pastores da designação do prefeito “expulsando os demônios orixás ” dos corpos de fiéis. A Liesa achou que esse exorcista era amigo do samba.

6 – Feitas essas breves considerações – para que não tenhamos ilusões quanto as bravatas infantis da Liesa de que as escolas não irão desfilar -, a hora é de pensar e agir.

7 – A cultura de rua do Rio de Janeiro sobreviveu a um estado republicano racista e policialesco ao longo da Primeira República. Entre conflitos, negociações e festas na fresta, a cidade inventou a vida na precariedade criativa de suas esquinas. Essa tarefa de sobrevivência criativa está de novo colocada.

8 – Já que a Liesa não tem a menor credibilidade, a hora é da união entre o que restou do nosso exército. Sambistas, pastoras, dirigentes comprometidos, jornalistas que cobrem desfiles, acadêmicos que estudam o Carnaval… Ou vai ou racha.

9 – O mundo do samba gosta de brigar entre si. Aviso logo que briga entre nós, neste processo, é o abraço dos afogados. A briga, na rua, mas redes e na justiça, é contra a agenda do prefeito. Orunmilá diz que devemos saber escolher os nossos inimigos. Pensem nisso.

10 – A maioria da sociedade ignora há anos os ataques a filhas de santo, depredaçoes e incêndios de terreiros promovidos por fiéis de algumas denominações neopentecostais incitados por seus líderes. O ovo da serpente foi chocado, com a conivência muda, inclusive, de segmentos progressistas.

11 – Sobrou pras escolas de samba. Tá sobrando pro funk, vai sobrar pro Carnaval de rua. Tá sobrando pra quem aposta na diversidade e defende a expressão soberana das minorias. É hora de saber que o problema de um é o problema de todo mundo.

12 – Não sei por que diabos ainda me dirijo aos donos da Liesa, mas vamos lá. Cancelar os desfiles não é protestar. É arregar. Tomem vergonha, reconheçam a burrada que fizeram, admitam que a maioria de vocês não entende o que é escola de samba, escutem as críticas e sugestões para 2018. Saiam de seus gabinetes guarnecidos por capangas, onde os senhores são adolados por puxa-sacos. Deu errado, ok?

13 – As escolas de samba estão entre duas opções: a reinvenção como instituições comunitárias e associativas ou o destino dos ranchos e grandes sociedades: a morte.

14 – O Rio de Janeiro subverteu a chibata que bateu nos corpos em baqueta de bater no couro do tambor. Vai ter que fazer isso novamente.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E ainda têm a ambição de

    E ainda têm a ambição de conquistarem a presidencia,

     

    se um prefeito consegue jogar a cidade no obscurantismo imagine se formarem um presidente???

    1. Dizem os conspiradores que

      Dizem os conspiradores que esses fanáticos religiosos (são mesmo religiosos?) e importantes figuras, proeminentes personagens dos poderes constituídos, partilham em segredo um culto comum, oposto aos ensinamentos dos mestres iluminados. O caos que se instalou no Brasil e no mundo parece dar razão a essas tão contestadas e ridicularizadas teorias. O obscurantismo já está instalado. Resta combatê-lo com muita LUZ.

       

       

       

       

  2. Não esqueçamos da media business…

    Acrescento :

    15) O Carnaval carioca é um grande negócio para a GRoubo, concorrente direto da TV Record, concessão sob controle do Macedo (tio do Crivela) . 

    Qual seria a perda financeira da TV Groubo com a não transmissão do carnaval carioca ?

  3. Deixa andar…


    É isso aí. A burrice dos grupos pentecostais americanófilos contra os credos afros nacionais e suas manifestações culturais, entre elas o samba e seus desdobramentos como os desfiles, vai dar com os burros n´água com o passar do tempo mesmo que possam temporariamente vencer. Simplesmente porque estão enraizados há mais de cem anos nos hábitos culturais do povo brasileiro. Só pra contrariar é bom lembrar que tentar esmagar culturas afros enraizadas para parecer que brasileiro é americanizado, louro e de olhos azuis basta andar pelas ruas do país para ver que a MAIORIA (mais de 50%) dos brasileiros, em especial no Rio de Janeiro onde o ataque está sendo brutal, é negro, moreno, mulato, cabelo enroladinho, crespinho, ondulado, sorriso aberto e humor acima de qualquer restrição seja de que tipo for..

  4. A imbecilidade de um prefeito
    Qd o povo “esperto”da cidade do Rio de Janeiro votou nesse aloprado sabia quem era ele é de onde ele vinha.. essa anta com manto de cordeiro veio para transformar a cidade em uma extensão de sua igreja. Agora engulam ele. Espero que não destrua mais ainda o povo da cidade pq o carnaval é democrático e gera empregos para TODOS sem perguntar a religião.

  5. Quer dizer, então, que os

    Quer dizer, então, que os pastores neopentecostais além de perseguirem os terreiros aqui no Brasi foram tb para a África tirar os “demônios” orixás dos aficanos?

    Por aqui, estão destruindo os cultos afro-brasileiros, mas levando os ritos e os fiés correspondentes para suas igrejas. E haja dízimo!

    E não perseguem apenas o pessoal da umbanda e do candomble. Os kardecistas, por enquanto com menor fúria, tb são perseguidos.

    É algo lastimável, uma praga devastadora.

  6. Uma pena

    E assim vão destruindo nossa cultura, nossos costumes e folclore. Daqui a pouco alugam todo o puxadinho Brasil para os Estados Unidos terminarem mais rapido a desaculturação do brasileiro.

  7. Silêncio no Brooklin

    Até então pensava que o prefeito pastor sobrinho de Edir Macedo fosse ficar quieto com medo da Globo, dona do Carnaval-Sapucaí no Rio de Janeiro, mas parece que eles vão mesmo partir para o enfrentamento, e conversão de todo o Rio à xaria evangélica. O Rio sempre foi uma mistura de Miami com Bagdá, agora será Miami com Jerusalém.

  8. Gostei do item 9 acima, que vale p/ além do tema

    “9 – O mundo do samba gosta de brigar entre si. Aviso logo que briga entre nós, neste processo, é o abraço dos afogados. A briga, na rua, mas redes e na justiça, é contra a agenda do prefeito. Orunmilá diz que devemos saber escolher os nossos inimigos. Pensem nisso.”

    Vale tb para pessoas de esquerda que estao ingenuamente fazendo o jogo da Direita ao ficar fazendo críticas extemporâneas ao que foi (e que foi o POSSÍVEL…) em vez de juntando forças para barrar o retrocesso. Há estrategistas, “engenheiros de manipulaçao na web”, tentando usar essas críticas para dividir a esquerda e instalar o desânimo geral, nao é hora de ficar dizendo “eu sabia”, “eu avisei” e bobeiras semelhantes. Fazer o jogo do inimigo é muito triste.

  9. Escola de Samba
    O artigo acima não representa a realidade. As escolas podem ter perdido suas características iniciai. Adquiriram outras importantíssimas. As escolas funcionam como uma empresa e empregam milhares de pessoas. Assim que o carnaval termina, vem a fasedo desmonte. Todas as fantasias são desmanchadas e separadas.Os tecidos, as pedras, penas, bordados e todos os materiais das alegorias e adereços são cuidadosamente separados e guardados. O enredo do próximo carnaval começa muito cedo a ser construído. Tudo é refeito de acordo com o próximo enredo. Todo esse trabalho é feito pela comunidade que tem aí o seu emprego constante. Uma escola emprega modelistas, costureiras, bordadeiras,desenhistas, arquitetos, escultores, eletricistas e uma infinidade de profissionais. A diferença da escola de samba do Rio e de Sao Paulo é que no Rio ela é cultural. A comunidade ganga a fantasia de presente e algumas são vendidas – é a minoria.O mercado que movimenta uma escola de samba é de bilhões. Mesmo com o reaproveitamento gá necessidade de comprar muitos itens. Acompanho tufo isso através do meu professor de desenho e pintura que se tornou carnavalesco. É muito importante para a economia fo combalido estado do RJ, o funcionamento destas escolas.

  10. endossando o texto de simas

    Eu já tinha escrito sobre esses vilipêndios ao carnaval das escolas de samba em algumas oportunidades, pegando um aspecto diverso desse que Simas brilhantemente apontou.

    Cansei de dizer que a exclusividade da transmissão pela globbels transformaria o Carnaval da Sapucaí no Campeonato Brasileiro. Se de um lado temos jogos de futebol às 11 da matina e na segunda-feira (e nada de jogo no sábado porque as besteiras de Luciano Huck são muito mais lucrativas, pelo visto), do outro as duas primeiras escolas de domingo e segunda não têm seu desfile transmitido e as demais escolas são picotadas pra dar espaço a palhaçadas leifertizadas totalmente dispensáveis.

    A Liesa nunca disse um ai em relação a essas coisas, estava lucrando muito com esse absurdo midiático, que apenas afasta as pessoas da festividade que só tem sentido graças a elas. As próprias escolas também ficaram acomodadas demais, deixando tudo nas mãos dessa gentalha. Só que agora é diferente, pois quem só pensa o carnaval como business está ameaçada de não pôr um centavo no bolso. Liesa e outras agremiações estão com esse chororô patético, só que agora já era. Porém, animem-se Liesa e agregados, pois ao que parece a prefeitura não parará por aí, vem mais sarrafada no lombo de vocês!

     

    Pergunta óbvia (talvez única): Por onde andam os 1,7 milhões de eleitores que elegeram o atual alcaide, sob a justificativa de que ele era a favor da família, da moral, dos bons costumes e que cuidaria das pessoas? Nem tem um ano que o prefeito assumiu a prefeitura e essa gente já sumiu das redes sociais e talvez da própria cidade?!? Sim, porque até onde se sabe, no meio desse eleitorado, tem muita gente que vive de carnaval que saiu de casa pra ajudar a eleger esse elemento. Que contrassenso trágico: votaram em quem agora os aniquila!

    É nisso que dá confirmar nas urnas apoio a quem diz que “vai cuidar das pessoas” em vez de cuidar da cidade. Parabéns a todos os envolvidos! Daqui pra frente, a mureta do viaduto São Sebastião ficará vazia durante o Carnaval!!!

    E as panelas seguem em silêncio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador