#OcupaMinc contra o golpe recebe Chico Buarque

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Foto: Nacho Lemus

Jornal GGN – “Apesar de você amanhã há de ser outro dia”, cantou Chico Buarque a Michel Temer, diante da plateia de artistas no antigo Canecão, Rio de Janeiro, novo espaço do Ocupa MinC, na noite desta quinta-feira (05).
 
A música histórica de 1970, que expressava a censura e violações da ditadura do regime militar brasileiro, foi agora um recado para o presidente interino. Acompanhado do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), o refrão foi acompanhado em uníssono pelo movimento de protestos que nasceu da extinção do Ministério da Cultura, e se manteve como foco permanente de manifestações contra o golpe. 
 
O grupo formado por cerca de 150 artistas foi expulso na semana passada do Palácio Gustavo Capanema, edifício sede do MinC e da Funarte, após 73 dias de ocupação. Chegaram ao antigo Canecão na madrugada de segunda (01).
 
Além de Chico, também passaram pela antiga casa de shows de Botafogo a cantora Zélia Duncan, representantes de movimentos de mulheres, indígenas, quilombolas, estudantes, professores, profissionais da saúde e outros.
 

Fotos e vídeo de Nacho Lemus:

 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O pessoal arrebentou na Orla

    O pessoal arrebentou na Orla de Copa, em frente ao mas famoso hotel do Brasil. Esxatamente quando a tocha passava, vi no Jornal Hoje a explicação da repórter global dizendo que o motivo da mudança de rumo seria “uma manifestação que acontecia”, mas como não foi possível esconder, deu pra sentir a quantidade de gente, bem rapidinho.

    A Globo já fez uma gaiola de vidro para seus repórteres, porque eles tem medo do que lhes possa acontecer, como se nossos vermelhos fossem os brutamontes dos coxinhas e trouxinhas. No mínimo eles soltam um FORA GLOBO, OU A GLOBO APOIOU A DITADURA. Mas, é meio indigesto ficar ouvindo essas coisas.

    PHA apresentou uma série de imagens da manifestação em Copacabana, e alguns vídeos, porém a maior parte não dá para assistir porque estão indisponíveis. Será que que alguém bloqueou?

    Noutro portal eu vi mulheres sendo abordadas dentro de um estádio – acho que no Mané Garrincha – para que elas se desfizessem das faixas contra Temer, alegando que se ele permitisse aquilo estaria prevaricando. Ou seja, estão espalhados para retirar quem queria protestar contra Temer. aí, o importante seria essa gente se juntar em um número grande com faizas e tudo, 

    Importante saber que aquela truculência tenebrosa que vimos assistindo a toda hora não vai acontecer facilmente durante os jogos, porque os próprios governos não vão querer vender ao mundo a imagem de um país sem liberdade de manifestação e expressão. Por isso, até o final dessas Olimpíadas, os Fora Temer tem em seu favor essa premissa: de que os policiais terão que engolir no seco suas violências, e guardar suas armas.

    E viva Chico, que não se acovarda quando tem que dar seu recado. Ele é o símbolo da democracia, e sabe que todas as suas músicas de 64, em protesto contra a ditadura estão mais vivas do que nunca, daí que sua presença é imperiosa nessas horas. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador