PM do Recife preparada para reprimir movimento por Estelita

Jornal GGN – A Polícia Militar de Recife prepara o Batalhão de Choque para retirar os manifestantes que ocupam a Câmara dos Vereadores. Eles invadiram o prédio depois que os vereadores da cidade aprovaram, sem estar na ordem do dia, o Plano Urbanístico do Cais José Estelitta. Até o momento um integrante foi preso, agressões físicas e intimidações estão acontecendo.

Urgente: Hoje o Paraná fica em Recife! Batalhão de choque preparado para reprimir ocupação da Câmara dos Vereadores 

Por Lidy Monteiro

Da Revista Fórum

O Paraná não é tão longe! Hoje o Paraná fica em Recife!!!

O Batalhão de Choque está preparado até os dentes para dizimar dezenas de manifestantes que estão, bravamente, defendendo e ocupando a Câmara de Vereadores do Recife após o Golpe que foi a aprovação do Plano Urbanístico do Cais José Estelita!  O projeto foi aprovado hoje, em regime de urgência e de forma antidemocrática!

Entenda o caso: 

A Câmara de Vereadores do Recife aprovou, sem estar na ordem do dia, o Plano Urbanístico do Cais José Estelita, sob protestos e atropelando até a fala de Vereadores, caso ocorrido com Isabella Roldão. A sessão aconteceu no mesmo dia em que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) encaminhou à presidência da Câmara um ofício informando sobre ação civil pública que pede a devolução do projeto de lei para o Conselho da Cidade da Prefeitura do Recife. A promotoria ajuizou essa ação no Tribunal de Justiça de Pernambuco na última quinta-feira (30).

A justificativa do Presidente da Câmara de Vereadores, Vicente André Gomes, em entrevista na TV após a votação foi:

“Eu coloquei ele extra-pauta porque, efetivamente, há um questionamento de setores da sociedade pela demora do projeto na Casa.”

Que setores são esses?? As empreiteiras? O Consórcio Novo Recife? Apenas a eles interessam aprovar o Plano atual e sem participação popular, do Conselho da Cidade e do Movimento Ocupe Estelita.

A colocação do Plano Urbanístico em pauta foi um ato de improbidade administrativa de Vicente André Gomes, presidente da Câmara. O correto seria o Plano voltar para o Conselho da Cidade, como a recomendação do MPPE. O que aconteceu hoje foi um golpe contra a Constituição.

“Vicente André Gomes, presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, que determinou o fechamento das portas da Câmara e do Parque Treze de Maio, que incluiu o projeto de lei que vai viabilizar a construção do projeto Novo Recife, fora da ordem do dia, contrariando o pedido de vários vereadores, que vetou a questão de ordem de uma vereadora, que ignorou o ofício do Ministério Público, que não colocou em votação os destaques à matéria, deixa a Câmara, sob os gritos de “BANDIDO”, rindo ironicamente dos presentes que conseguiram entrar na Casa que outrora se chamou de Casa do Povo do Recife.” (Liana Cirne Lins) 

A votação: 

A Câmara de Vereadores do Recife aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (04), em primeira e segunda votações, o Projeto de Lei n°08/2015,  seis Vereadores se retiraram da votação, entre eles Marília Arraes, Isabella Roldão e André Régis. Segundo os assessores, a retirada do plenário foi uma estratégia da bancada de oposição em sinal de protesto e que pretendem reabrir o processo de votação por falta de quórum.

Ocupação: 

Durante a votação integrantes do Movimento Ocupe Estelita estiveram protestando e tentaram impedir a aprovação do projeto de Lei. A Câmara foi ocupada e os manifestantes estão enfrentando a repressão policial do Batalhão de Choque e da Polícia. Até o momento um integrante foi preso, agressões físicas e intimidações estão acontecendo. Advogados foram impedidos de entrar na Câmara. A desocupação  com extrema repressão do Batalhão de Choque, que está em grande número, pode ocorrer a qualquer momento.

Negociação: 

Em primeira negociação pela desocupação, a Comissão pede anulação da votação, devido às irregularidades; retirada das acusações contra o manifestante detido; e acatamento das recomendações do Ministério Público pela Câmara e pelo Prefeito Geraldo Júlio, que não devem sancionar o projeto de lei.

 #ResisteEstelita

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Daqui a pouco, caso haja

    Daqui a pouco, caso haja conflito, o protetores da LEI, como no Paraná, estarão nos filminhos encomendados pelo PT no YT para demonizar governos antiptistas. 

    Será que havera um novo “Massacre do Recife” ? Aguardemos o GGN.

     

  2. Bom, o “honesto” PSB da Luiza

    Bom, o “honesto” PSB da Luiza Erundina e da Marta Suplicy votaram junto com o Psdb do Richa no Paraná. Não admira se agirem com o mesmo desrespeito em Recife.

  3. O PSB virou direita …

    O PSB virou direita … principalmente com a fusão com o PPS. O governador prometeu, na campanha, dá um aumento de 100% aos professores. Entretanto, os professores, hoje, retornaram da greve de 25 dias. Teve o aumento de zero por cento. O governador ameaçou-os de demissões e corte no ponto. O mesmo modus operandi pratica o prefeito Geraldo Julio … Converso que os dois são muito fracos … não tem nenhuma iniciativa. Foram eleitos por causa do Eduardo Campos. Infelizmente, o pessoal corre risco de vida … não será surpresa alguém morrer .. a policia do Paulo Câmara é muito violenta … que Deus cuide dessas pessoas … Eles estão lutando por uma causa muito nobre … quem conhece Recife antigo sabe disso.

  4. “O Paraná não é tão longe!
    “O Paraná não é tão longe! Hoje o Paraná fica em Recife!!!”

    Recife não é nome de Estado. Pode parecer bobagem mas me sinto ofendido em ver parte do país não saber nem o nome dos estados do Brasil e suas divisões, é vergonhoso isso, deprimente, em parte por preconceito e ignorância (ou os dois juntos).

    PM em todo estado do país é do governo do estado e não de prefeitura.

    Não houve derramamento de sangue algum. Qual o propósito desse tipo de matéria da Fórum?

    Se o governo de Pernambuco atacar a população vai ter conflito civil, eles sabem onde o calo aperta. Fora que comparar uma disputa de empreiteiras com a questão salarial de professores e previdência é não saber dimensionar as coisas. Que texto mal feito.

    E não estou defendendo esse governo imundo do PSB que controla a prefeitura do Recife e o governo do estado, mas esse tipo de matéria não esclarece coisa alguma por não entender o que se passa.

    O PSB virou? Desde Campos. O PT local já dizia ao nacional das traições de Campos em 2012 e os “estrategistas” do PT paulista só olharam pra disputa em São Paulo e criaram o monstrinho de Campos em 2014 que quase atola o PT por inteiro. Depois quando pego no pé dizendo que esse pessoal não tem visão de país acham ruim, subestimam o poder ou o impacto das coisas por acharem que “lugar tal” tem poder a menos por desconhecerem a própria história do país. Esse domínio do PSB em PE teve ajuda, infelizmente, do próprio PT nacional, coisa que não vejo o Humberto Costa e os demais falarem abertamente pra preservar a figura do Lula, mas essa Fórum deveria entender o que se passa antes de soltar esses alarmismos ridículos.

    Em que pese a reinvidicação ser justa, boa parte desse “Ocupe Estelita” é coordenado pelo PSOL, o povo do Recife não vai morrer por conta do PSOL, o mesmo PSOL que tentou se aproveitar do “Derruba Cabral” em 2013/2014 e ajudou a eleger esse congresso reacionário, o mais desde 1964 com esse esquerdismo infantil de grêmio estudantil.

  5. Pernambuco é digido por

    Pernambuco é digido por oposicionista?

    Então tá explicado….

    O PT através da CUT está querendo fazer uma onda vermelha…

    Só vai piorar as coisas… o povo não é bobo!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador