Polícia invade Escola do MST sem mandado judicial

 
Jornal GGN – Nesta sexta-feira (4), policiais civis e militares invadiram a Escola Nacional Florestan Fernandes, do Movimento dos Sem Terra (MST).
 
Segundo testemunhas, os policiais pularam o portão do local e entraram atirando para cima. Os militantes afirmam que foram utilizadas munições letais. De acordo com a Mídia Ninja, duas pessoas foram detidas na escola, localizada em Guararema (SP). 
 
 
“O MST repudia a ação da polícia de São Paulo e exige que o governo e as instituições competentes tomem as medidas cabíveis nesse processo. Somos um movimento que luta pela democratização do acesso a terra no país e a ação descabida da polícia fere  direitos constitucionais e democráticos”, diz o comunicado dos Sem Terra.
 
Hoje, a Polícia Civil deflagrou a Operação Castra em três estados: Paraná e Mato Grosso do Sul, além de São Paulo. Estão sendo cumprindo 14 mandados de prisão. Entre os investigados estão lideranças do MST e também o vereador Claudelei Torrente de Lima (PT), que foi o mais votado em Quedas do Iguaçu (PR) neste ano.
 
Para o MST, a operação reafirma a “tese de que movimentos sociais são organizações criminosas, já repudiado por diversas organizações de Direitos Humanos e até mesmo por sentenças do STJ”. 
 
O município de Quedas do Iguaçu é um local de conflito por terra, em razão da luta dos Sem Terra contra a  Araupel. O MST alega que a empresa se apropriou ilegalmente de terras na região central do Paraná. 
 
Em abril deste ano, uma emboscada contra o acampamento Dom Tomás Balduíno, na cidade paranaense, deixou ao menos dois mortos. Segundo o MST, seguranças e jagunços da madeireira participaram da ação, junto com policiais. 
 
Leia abaixo a íntegra da nota do MST sobre a operação da Polícia Civil: 

Mais uma vez o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é vítima da criminalização por parte do aparato repressor do Estado Paranaense. A ação violenta batizada de “Castra” aconteceu na nessa sexta-feira (04/11/2016), no Paraná, em Quedas do Iguaçu; Francisco Beltrão e Laranjeiras do Sul; também em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O objetivo da operação é prender e criminalizar as lideranças dos Acampamentos Dom Tomás Balduíno e Herdeiros da Luta pela Terra, militantes assentados da região central do Paraná. Até o momento foram presos seis lideranças e estão a caça de outros trabalhadores, sob diversas acusações, inclusive organização criminosa.

Desde maio de 2014 aproximadamente 3 mil famílias acampadas, ocupam áreas griladas pela empresa Araupel. Essas áreas foram griladas e por isso declaradas pela Justiça Federal terras públicas, pertencentes à União que devem ser destinadas para a Reforma Agrária.

A empresa Araupel que se constitui em um poderoso império econômico e político, utilizando da grilagem de terras públicas, do uso constante da violência contra trabalhadores rurais e posseiros, muitas vezes atua em conluio com o aparato policial civil e militar, e tendo inclusive financiado campanhas políticas de autoridades públicas, tal como o chefe da Casa Civil do Governo Beto Richa, Valdir Rossoni.

Lembramos que essa ação faz parte da continuidade do processo histórico de perseguição e violência que o MST vem sofrendo em vários Estados e no Paraná. No dia 07 de abril de 2016, nas terras griladas pela Araupel, as famílias organizadas no Acampamento Dom Tomas Balduíno foram vítimas de uma emboscada realizada pela Policia Militar e por seguranças contratados pela Araupel. No ataque, onde foram disparados mais de 120 tiros, ocorreu a execução de Vilmar Bordim e Leomar Orback, e inúmeros feridos a bala. Nesse mesmo latifúndio em 1997 pistoleiros da Araupel assassinaram em outra embosca dois trabalhadores Sem Terra. Ambos os casos permanecem impunes.

Denunciamos a escalada da repressão contra a luta pela terra, onde predominam os interesses do agronegócio associado a violência do Estado de Exceção.

Lembramos que sempre atuamos de forma organizada e pacifica para que a Reforma Agrária avance. Reivindicamos que a terra cumpra a sua função social e que seja destinada para o assentamento das 10 mil famílias acampadas no Paraná.

Seguimos lutando pelos nossos direitos e nos somamos aos que lutam por educação, saúde, moradia, e mais direitos e mais democracia.

 
Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. uma frase,…

    … de Simon Bolívar :

     

    ” MALDITO É O SOLDADO QUE APONTA SUA ARMA PARA O PRÓPRIO POVO ! ”  ……   já qualifica e define essa escória, que traí seu próprio país e seu próprio povo…

  2. Fóóóóra temer!!! fóra seus

    Fóóóóra temer!!! fóra seus golpistas invasores ducarai!!! Estamos assistindo uma polícia invasora! Invasora? Sim, invasora porque são comandadas por torturadores invasores!!! fóóóóóóra temer e patrocianadores invasores!!!…

    1. Invasores e covardes

      Covardes sim. Onde está a valentia deles para combater PCC e CV? Plantar agente do exército em manifestação de estudantes desarmados, invadir escolas, torturar e bater em adolescentes é fácil. Onde está a valentia deles para fazer o mesmo contra o PCC?

  3. A marcha da insensatez. Os limites impostos aos poderes arbitrár

    A marcha da insensatez. Os limites impostos aos poderes arbitrários do Estado foram simplesmente destruídos a partir do momento em que o Supremo se absteve de sua função de guardião da Constituição. Sem as restrições impostas pela Constituição o que imperará será a barbárie regida pelo regime de forças arbitrárias. As instituições públicas que detém o monopólio da violência estatal aos poucos vão se corrompendo e se degenerando como um tumor maligno que contamina todo o tecido social. É o que presenciamos a cada novo ataque fascista como essa deplorável invasão à escola do MST. O que ocorreu nesse caso é muito grave e merece ser levado a apreciação às instâncias internacionais de direitos humanos como a OEA e a ONU.

    1. Era responsabilidade do PT

      Era responsabilidade do PT manter democracia no país…

      Zé da Justiça foi o principal responsável pela instalação da anarquia no Brasil.

  4. O arbítrio se instalou no

    O arbítrio se instalou no país,

    para o facismo é um pulo, se já não estamos em um regime neofacista, e a culpa maior é do judiciario, que lavou as mãos ou chancelou vários atos, é o vale tudo que começõu contra o Pt e a malta tomou o gosto, ninguem sabe onde isso vai parar……..

  5. REGIME DE EXCEÇÃO

    A notícia acima revela absurdo da maior gravidade, que exige resposta rigorosa da sociedade brasileira, pois salta à vista a necessidade de cobrar responsabilidade dos órgãos públicos do Estado de São Paulo e da União Federal acerca dos gravíssimos abusos praticados por agentes de segurança contra instituições de ensino.

    Urge conclamar todas as instituições democráticas representativas da sociedade civil brasileira para exigir transparência e rigor na apuração e coibição dos abusos relatados, tanto no que tange à violência policial quanto no que diz respeito à patente conivência do poder judiciário em face da escalada que caracteriza paulatino estabelecimento de um regime de exceção e crescente negação do Estado Democrático de Direito.

    E cabe ressaltar que a investigação e coibição de todos os abusos praticados por órgãos e agentes da administração pública deve ser cobrada dos governos estadual e federal, no âmbito das secretarias de Educação e Segurança Pública, bem como dos ministérios de Educação e Justiça, e também junto às instâncias adequadas do poder judiciário.

    1. ADENDO AO COMENTÁRIO

      Cumpre acrescentar, em adendo ao meu comentário acima, que a necessidade de cobrar responsabilidade dos órgãos públicos do Estado de São Paulo e da União Federal é referente aos abusos praticados por agentes de segurança não apenas contra instituições de ensino, mas também relativa à por violenta perseguição movida contra a militância do MST. O Movimento dos Sem Terra tem sido reprimido de modo arbitrário e injusto, numa escalada draconiana característica de regimes de exceção. E o acirramento da violência policial e da repressão ilegal contra muitos militantes de esquerda e contra os movimentos sociais evidencia mais uma das muitas manobras torpes dos fascistoides asseclas do capitalismo selvagem e do imperialismo predatório, que tem o abjeto objetivo de lançar o país numa espiral de violência semelhante às tragédias vistas na Ucrânia, na Líbia e na Síria.

  6. Quem disse

    que o estado de exceção deixou de existir para as camadas pobres dessa republiqueta? Pode esquecer qualquer medida democrática desse sujeito fanático, integrante da opus dei, que age como chefe miliciano e que atualmente está à frente do governo de São Paulo. De posse das provas o MST tem o dever de denunciar o Estado de São Paulo nos Tribunais Internacionais. Por que não nos tribunais brasileiros? Será que precisa desenhar?

  7. Daqui a pouco

    Todas as pessoas que moram em São Paulo e não são políticos do bloco governista e nem policiais terão que sair do Estado. As polícias de lá espancam e matam indiscriminadamente, sem nenhum freio, a qualquer um que não seja policial e nem político da base do Governo…

  8.  
    Os soldados rasos da PM,

     

    Os soldados rasos da PM, deveriam ser os últimos chamados à responsbilidade pelos crimes que são induzidos a praticar. Não seria justo se os juizes em Nuremberg, levasse à pena de morte os soldados rasos que cumpriam ordens das bestas-feras do comando nazista.

    Aqui também. Para fazer pagar por esses crimes, deverão ser convocados os mandantes. Em São Paulo, o genocida da Opus Dei, geraldo alckmin, é o grande responsável e pagará caro por isso.

    Na esfera Federal, toda cúpula golpista também, não terão seus crimes esquecidos. Dai a importância dos que lutaram para não deixar livres, os bandidos e assassinos promotores do golpe de 64. Como não foram punidos, não demoraram para repetir os mesmos crimes.

    Orlando

  9. Mesmo sabendo

     que havia câmeras de vigilância gravando ainda assim pularam o portão e entraram atirando. Por que? Simples, a certeza a impunidade e debaixo de elogios do Geraldo, jihadista. O que esse fanático obscuro governador tem a dizer sobre o PCC? O que ele tem a dizer sobre o fato de o Estado de São Paulo ter se tornado um atacadista na distribuição de drogas no país? Seguramente nada, a não ser cobrir de elogios uma força nazista que atua para proteger os negócios do Marcola.

  10. Nenhuma novidade.Regimes

    Nenhuma novidade.

    Regimes políticos criminosos só se sustentam cometendo crimes.

    Consolidado o golpe de estado, a tendência é os crimes praticados por agentes públicos se tornarem mais frequentes.

    Num futuro próximo, em razão da impunidade e da segurança que ela gera, os crimes se tornarão mais e mais violentos.

    As torturas sistemáticas e execuções a sangue frio precederão o início da guerra civil?

    Não necessariamente, pois de fato a guerra civil começou quando Aécio Neves se recusou a aceitar a derrota eleitoral.

     

    1. Guerra Civil como se

      Guerra Civil como se Policias, Exércitos e povo estão do mesmo lado ?? (Pelo menos é o que o povo acha). PAra ter guerra civil, os adversários do governo, do exército precisam de armas.

       

  11. Polícia invade Escola do MST sem mandado judicial

    Polícia invade Presidência da República, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, sem mandado judicial, e faz justiça em favor do Povo Brasileiro. Ah, não: acho que li errado…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador