Polícias terão protocolo unificado de atuação em protestos

Sugerido por Vânia

Da Agência Brasil

Polícias do Rio e de São Paulo vão ter protocolo único para ação em protestos 
 
Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil
 
Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou hoje (31) que os órgãos de segurança federais e os governos do Rio de Janeiro e São Paulo farão um trabalho de inteligência focado nos abusos ocorridos em manifestações. Ele destacou que será definido um protocolo único para a polícia nesses dois estados, que será divulgado à sociedade. Está prevista ainda discussão com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de alterações na legislação a fim de coibir os excessos. 

 
Cardozo anunciou as medidas após reunião com os secretários de Segurança de São Paulo, Fernando Grella, e do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. Também participaram do encontro diretores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O ministro ressaltou que as ações de inteligência não se destinam a acompanhar movimentos sociais, e sim “pessoas que se organizam com o claro propósito de infringir a lei”. De acordo com ele, será feita recomendação aos demais estados que lidam com o problema para que criem grupos operacionais semelhantes, reunindo polícia e Judiciário.
 
“Já temos trabalho cotidiano e rotineiro de troca de informações. A ideia é estreitar ainda mais esses laços. [Vamos] dialogar inclusive com movimentos sociais. Acreditamos que eles terão interesse em se diferenciar dos grupos que querem desfigurar sua ação”, ressaltou o ministro. Não há data para a reunião com as entidades ligadas à Justiça, mas a intenção é que seja o mais breve possível. 
 
Para os secretários de Segurança, as alterações na legislação são essenciais para combater abusos. Fernando Grella propôs aumento da pena para casos de agressão a policiais. “[Há pena maior] para agressão a menor de 14 anos e maior de 60 anos. Deve ser objeto de atenção se não seria o caso de dar o mesmo tratamento para a figura do policial [quando é agredido] em razão do exercício da função. Grella defendeu também elevação da pena para dano ao patrimônio. Atualmente, a punição é reclusão de seis meses. Para José Mariano Beltrame, “o policial precisa ter garantia de que, quando apresenta alguém [na delegacia], aquilo efetivamente terminará em ação penal”.
Redação

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É uma boa idéia (p/ menos a uma primeira vista) MAS

    O eixo das medidas propostas nao deve ser o endurecimento de penas, e sim a funcionalidade delas. Penas duras só servirao para aumentar a revolta e a violência. E a finalidade das penas nao deve ser agradar à polícia!

    Mas penas suaves porém de fácil aplicaçao — por ex., a criminalizaçao do uso de máscaras por si mesmo, mas com pena leve — poderiam ajudar a punir apenas quem realmente está no centro da violência e proteger os demais manifestantes do arbítrio policial.  

    1. Petistas e anarquistas (???)

      Petistas e anarquistas (???) sucumbindo ao autoritarismo?

      Pelo menos, o PRD mexicano ainda não chegou a esse ponto:

      http://www.sdpnoticias.com/nacional/2012/12/16/rechaza-prd-df-prohibir-mascaras-o-pasamontanas-en-manifestaciones

      http://www.excelsior.com.mx/2012/12/13/comunidad/874701

      Ô, subcomandante Marcos terrorista, tira a máscara e defende as tuas ideias zapatistas de cara limpa. Assim, o Estado mexicano pode te eliminar mais facilmente! E não insultes a monarquia!

      http://elpais.com/diario/2002/12/07/internacional/1039215607_850215.html

      ‘El juez Baltasar Garzón retó al subcomandante Marcos, jefe del Ejército Zapatista de Liberación Nacional (ELN), a un debate abierto, sin máscaras, “cuando usted quiera y donde usted quiera”, sobre terrorismo, rebeldía, dignidad, lucha, política, justicia y democracia, y sobre la defensa de los derechos de los que menos tienen. “No suelo dar consejos”, subraya Garzón en una carta a EL PAÍS “pero aquí va uno: abandone usted el disfraz y su escondite, dígale adiós a las armas, permita que sus hombres sean libres, no secuestre ni mancille a la democracia”. El desafío del juez es la respuesta a Marcos, que publicó una insultante carta, en el diario mexicano La Jornada, contra la democracia española, el rey Juan Carlos, el presidente del Gobierno español, José María Aznar, el ex presidente Felipe González y Garzón.’

      Com o recrudescimento da crise capitalista mundial e a intensificação dos protestos, endurece o aparelho repressor dos Estados. O oportunismo petista concorda. As anarquistas lúcidas, mostrando incrível ingenuidade, pedem que punam o uso da máscara, mas “suavemente”. É claro que a união sagrada da direita com o oportunismo de “esquerda” vai atender a esse apelo humanitário pela repressão “moderada”, homeopática.

       

       

       

      1. Que comparaçao, zapatistas e BBs!

        E esqueceu de ler que falei em PENAS LEVES? Multas em vez de prisao, como o Ivan sugeriu, melhor ainda. Apenas algo em substituiçao aos enquadramentos por formaçao de quadrilhas, que podem atingir todos os movimentos sociais, e de modo a evitar a lógica da violência em resposta à violência, e o endurecimento das legislaçoes (enquadramentos como terroristas, que estao sendo defendidos). Ao mesmo tempo pondo limites aos BBs, que estao sendo uma ameaça à democracia; e estabelecendo restriçoes à atuaçao da polícia, que nao poderia prender qualquer um arbitrariamente. . 

        1. Anarquista Lúcida,
          Os BBs, de

          Anarquista Lúcida,

          Os BBs, de acordo com suas páginas na Internet, são anarquista e de esquerda, como os zapatistas. Se o seu argumento é que, com a máscara, qualquer um pode se infiltrar e se utilizar do anonimato para provocar a repressão (que a petezada, de qualquer forma, está defendendo enfaticamente!), então, o mesmo se aplica aos zapatistas. 

          E quem acha que o aparelho de repressão da burguesia e o Judiciário, ainda mais com essa unanimidade entre a direita e o oportunismo de “esquerda” querendo a cabeça dos “Black Blocs” e contra qualquer mobilização (uns porque sempre foram contra qualquer manifestação popular, outros, para não atrapalhar as perspectivas eleitorais de D. Dilma), pode ser dosado para um tratamento “brando”, “suave”, “civilizado”, não deveria se autointitular anarquista, nem socialista! Ingenuidade política tem limites!

          1. O meu argumento é q estao fomentando caldo de golpe

            Sao duas as funçoes objetivas que estao exercendo: justificar o endurecimento de legislaçoes e de práticas punitivas; e impedir que a populaçao em geral participe das manifestaçoes. Pode ser que alguns sejam sinceramente anarquistas, mas isso nao impede que os efeitos objetivos da “tática” sejam esses. 

            E acho que a “suavidade” é exatamente o que é preciso agora: contê-los, mas sem entrar no discurso que pede a violência. Acho que é preciso uma atitude de convite ao diálogo, por parte dos governos, e, embora nao esteja acreditando muito (seria politicamente delicado, por interferir na esfera dos estados), é o que eu gostaria de ver a Dilma fazer, como ela fez por ocasiao das manifestaçoes iniciais. Desarmar o movimento, nao pretender quebrá-lo. Desarmá-lo sem fortalecer o arbítrio policial (é difícil, eu sei, porque as polícias estao acima dos governos, na prática, mas é preciso tentar). 

            Além do mais, infenuidade política é de quem nao percebe que esses jovens estao sendo em parte financiados, em parte manipulados, e que há forças sociais poderosas se aproveitando deles e incentivando o clima de acirramento.  

            E francamente, Morales, compará-los com os zapatistas, que sao um movimento que tem um histórico grande de lutas, é o fim da picada. 

            E nao estou a fim de ficar de bate/rebate com vc, tá? Além de sempre ter te estimado aqui dentro, tb acredito que há uma tática de acirramento nas discussoes da web que só vai afastar os leitores mais moderados dos blogues e jogá-los nas maos do PIG. 

            Abs sinceros

          2. “tb acredito que há uma

            “tb acredito que há uma tática de acirramento nas discussoes da web”:

            Que “estranho”, nao eh?  Outro dia mesmo tinhamos dois psicoticos “discutindo ferozmente” entre si mesmos…  so que tava com cara de armacao…

            EU sou o psicotico oficial do blog, O EMPREGO JA TEM DONO.  Eles nao sao pareo, falta lhes personalidade, conteudo, inteligencia, e personalidade de novo:  o segredo eh que um psicotico tem que conhecer outro aa primeira vista porque eh impossivel que psicoticos nao se reconhecam…  e como eles nao se conheceram, tava na cara que era armacao.

          3. AnaLu,
            se a nossa troca de

            AnaLu,

            se a nossa troca de críticas e discordância, em nível político e sem ataques pessoais. com uma ironia aqui, outra ali, afastar pessoas do blog, é porque não estão interessadas em discutir nada.

            Eu sempre detestei a atitude das pessoas de concordar forçadas ou de nunca tratar de nada substancial para evitar a polêmica. Acho que se tem que questionar essa lógica e construir uma cultura de polêmica, que exclua o ataque pessoal, a ofensa, mas que estimule o questionamento.

            A contradição que eu vejo, não tanto em você, mas na maioria dos defensores do PT e do governo, em relação a esse argumento de que a atitude dos “black blocs” é funcional para o aumento da repressão é que eles mesmos estão defendendo a repressão, o endurecimento com os “black blocs” e um endurecimento por parte do mesmo aparelho repressivo viciado, arbitrário e autoritário que está aí.

            A atitude de legitimação desse aparelho repressivo, por parte dos que defendem a repressão dos “black blocs”, é mil vezes mais perigosa do que o voluntarismo, o vanguardismo e a inconsequência dos ataques simbólicos dos BBs.

            E eu não critiquei você por defender medidas moderadas de repressão dos BBs. Eu critiquei você por acreditar que, com esses comandos que estão aí, na cúpula das polícias, com os vícios que têm essas instituições, seja possível essa moderação. Você pode sugerir o que quiser, na maior das boas intenções, mas essa coordenação propostas por D. Dilma, entre ABIN, polícias militares estaduais, etc., etc. vai resultar, precisamente, na espionagem de TODOS os movimentos e partidos, INCLUSIVE DO PT. E na repressão de TODOS os movimentos sociais, inclusive trabalhadores em greve, sem-terras, sem-tetos, etc., etc.

            “Cría cuervos y te sacarán los ojos.”

          4. Só posso falar por mim. NAO estou defendendo o endurecimento

            Pelo contrário. Desde há bastantes tópicos estou protestando contra o enquadramento por formaçao de quadrilha, que é um perigo para qualquer movimento social. Protestei contra comentaristas que estavam pregando a violência contra os BBs. Defendi a postura de diálogo. E estou defendendo que haja regulamentaçao da açao da polícia exatamente para dificultar o arbítrio. 

            Claro que nada disso é fácil, até porque, mesmo se os governos tomassem medidas nessa direçao, a polícia boicotaria/boicotará, sei disso. Mas tem que ser tentado. O que nao pode ser deixado como está é essa profusao de manifestaçoes violentas que estao fazendo a populaçao pedir ordem e que estao criando caldo de cultura para um golpe. E que tb estao impedindo manifestaçoes pacíficas.  

        2. Mais uma ideia genial

          E esqueceu de ler que falei em PENAS LEVES? Multas em vez de prisao, como o Ivan sugeriu, melhor ainda.

          Vejam só que ideia maravilhosa nos trazem Ivan e anarquista : Multas !  Genial. Mas se for pobre e não tiver grana para a multa, daí vai preso.

          Que maravilha, seria a elitização da manifestação popular. Quem pode pagar multa vai, quem não pode fica em casa.

          Só uma dúvida: com quem fica o dinheiro arrecadado com as multas ???

          1. A gente aqui no blog nao

            A gente aqui no blog nao tolera sofista muito nao…  Tira o cavalinho manco da chuva a respeito do que nos falamos, viu?

          2. As “gentes” do blog eu não

            As gentes do blog eu não sei o que toleram, eu não tolero é a pompa da ignorância.

            Qual o sofisma contido em meu comentário ? 

          3. “com quem fica o dinheiro

            “com quem fica o dinheiro arrecadado com as multas ???”:

            Com a mae do juiz, igual no Brasil.

      2. Pois é, Morales. E essa

        Pois é, Morales. E essa “esquerda”, eternamente pronta a apoiar toda e qualquer concessão à direita por parte do governo petista, sempre em nome da tão propalada governabilidade, ainda tem a cara de pau, digo, a coragem de estufar o peito e cobrar coerência dos jovens BBs. 

        Comentário feito ainda hoje aqui no blog (dos mais leves sobre os BBs, diga-se):

        “(…) os adolescentes do BB tem que ter um mínimo de coerência.”

        Então, essa “esquerda” que é primor de coerência, ao ler o presente post e constatar que o seu idolatrado governo está oficialmente aliado à PM, contra os BBs, saúda mais esta “necessária” medida governamental.

        Mas, claro, podemos confiar na inteligência da polícia brasileira, sempre tão eficiente, tão parcimoniosa, quase não mata, plena de bom senso para distinguir cada um dos casos e agir com precisão. Ahhh… A insustentável leveza da PM.

        Isso sem falar do nosso excelente judiciário e do nosso humanitário sistema prisional. 

        Vai ser tudo muito suave, muito leve. Na medida certa. Que maravilha!  

        [Este comentário se refere exclusivamente aos petistas sectários; já que não conheço nenhum/a anarquista de fato]

          1. Dona ZINDA VASCONCELLOS

            Toda vez que você me chamar de alcaguete eu vou fazer por merecer e repetir seu nome, dona Zinda Vasconcellos.

            A verdade é a seguinte: Você passou meses me enchendo tanto a paciência, pegando tanto no meu pé, me provacando sem trégua, me perseguindo insistentemente (como é do seu estilo) chegando inclusive a me ofender, fazendo falso juízo sobre mim, que uma hora eu acabei cometendo o grande crime de pronunciar seu santo nome: Zinda. Na ocasião, nem falei seu sobrenome. Fiz isso uma única vez, até então, mas bastou para a sua perseguição ser mais implacável ainda. 

            Daí por diante, vc passou a me difamar publicamente no blog e encher a cabeça da outra doida (nos bastidores), a “saudosa” Marcia, dizendo que eu estava usando nick falso, nick este que era de uma comentarista não cadastrada que andava zoando no blog antigo. Chegaram a tal ponto, as duas loucas, que o Nassif teve que intervir e fazer um post para desmentir as duas malucas, afirmando que tinha conferido IPs e que eu não era a tal comentarista. E a sua parceira de intrigas, Marcia, aquela que a senhora encheu de veneno a cabecinha e fez a mesma se queimar no seu lugar, acabou sumindo do blog por vergonha do vexame. 

            Ao contrário da senhora, que não para de perseguir a mim e também a outros dos quais discorda, fazendo sempre o seu papel número UM: o de POLÍCIA do Blog. Ao receber resposta a altura, faz então seu papel número DOIS: o de VÍTIMA.

            Isso que eu relatei (sobre suas intrigas) a senhora aprontou nos “bastidores”, por mensagens privadas, como a Marcia mesma confessou antes de sumir. Como imaginar que uma senhora, tão distinta, tão honrada, tão nobre, tenha por hábito fazer conspirações no subsolo? – deve ser por isso que é tão paranoica.

            Enfim, você é muito “engraçada”… Só você pode falar o que bem entender e pegar no pé de todos os comentaristas que não fazem parte da sua patota. Quando alguém dá o troco, merecidamente, a senhora se faz de muito honesta, virtuosa e dá-lhe lição de moral.

            Falsa moralista, é isso que você é, dona ZINDA VASCONCELLOS. 

             

          2. Curioso. Agora ela confessa q fez o q negou antes ter feito

            Confessou, né? Que o primeiro comentário em que usou meu nome foi realmente vc quem fez… 

            Eu passei meses enchendo sua paciência? Em resposta a você me enchendo a paciência, nao? E ISSO NAO JUSTIFICA CAGOETAGEM E TRAIÇAO. 

            O resto é ilaçao sua, e nao sou responsável pelos atos da Márcia (que tb nao estou reprovando; ela fez o que achou que devia fazer). 

             

          3. Ilação?

            Aqui a Marcia confessando participação da ALCOVITEIRA “Anarquista” “Lúcida” no subsolo.

            “Vania, autorizo   a Nassif  mostrar  todas  as minhas mensagens da minha página de relacionamentos revelando  todas  as comunicações , por escrrito, de Analu para mim, também  autorizo   a  ele  publicar o  email  que mandei para  ele.

            Vania, não inventei nada nem pretendo  criar problema  com vc, apenas tentei   ajudar  a  Anarquista Lúcida, que disse  estar  sendo  ameaçada por vc.

            Essa é   a verdade,  se  vc não é  a Juju então Analu  se  enganou   e me  induziu  a  erro.”

            http://advivo.com.br/comentario/re-fora-de-pauta-63800

            Quer mais?

            Aqui: http://advivo.com.br/comentario/re-sobre-ips-e-trolls-38

            E tem mais, viu? Só que eu não quero perder mais tempo do que já perdi.

            Nao adianta a dona ALCOVITEIRA continuar fazendo pose de senhora dona da razão e da honradez. Não é! Fato é fato.

            Deixa de ser FALSA. 

             

          4. Alcaguete e traidora, tentando sair pela tangente

            Pois eu peço ao Nassif para revelar (nao sei como postar as mensagens lá do Brasilianas aqui). Você ia quebrar a cara. 

            Eu procurei a Márcia para saber da sacanagem que vc já tinha feito antes com ela. E falei sobre o jogo sujo que vc estava fazendo comigo para explicar porque estava querendo saber disso. Esse mesmo jogo sujo que vc negou ter feito, e agora confessa que fez. Muito confiável, vc, né? 

            Fez uma espécie de chantagem, implícita, usando o meu nome, que é raríssimo, imitando os meus comentários. Como me dizendo eu sei e posso contar. Achou que eu me intimidaria, se enganou de pessoa. 

            E agora fica repetindo a mesma cagoetagem. Se esqueceu do que eu lhe disse naquele tópico: que, quando um(a) chantagista usava a arma que tem, além de perdê-la se mostrava como tal. Dito e feito, mostrou-se. 

             

          5. Ia quebrar a cara nada, sua falastrona

            Falsa, falastrona, hipócrita, mentirosa, alcoviteira. Nada do que vc fala vc prova. Vc acha que só a  sua palavra basta, né? Que vc é a dona da verdade, né, doona Zinda?  O que eu (Vania) falo, eu mostro, ao contrário de você. 

            Vc mente muito. Nunca te chantageei. Escrevi uma mensagem usando o nome Zinda e vc fez disso um escândalo, e só fiz essa mensagem pq vc estava me enchendo o saco, me perseguinto, me agredindo há meses. Pq eu ousei criticar o governo do PT.  Ninguém teria percebido (o comentário único e isolado com o nick “zinda”), caso a ALCOVITEIRA VENENOSA não tivesse feito o escândalo que fez. E ainda envolveu a coitada da Marcia e fez ela quebrar a cara no seu lugar. ALCOVIETIRA E COVARDE. (E agora quer tirar o corpo fora, dizendo que foi coisa da Marcia…)

            Repito, o meu “crime”, a “chantagem” que fiz não passou de escrever um ÚNICO comentário, de menos de uma linha, usando a alcunha de ZINDA. Era só pra vc largar do meu pé. Mas, não… a louca, alucinada, carente, coitada, teve que se agarrar nisso para se sentir alguém na vida… pra se sentir importante. A partir daí envolveu terceiros, fez inúmeras acusações contra mim e continua…  Deixa de ser carente. Vai viver a sua vida. Não se leve tão a sério. Vc não é nada séria. Vc é uma farsa. Uma impostora de si mesma. 

            Pode continuar respondendo o quanto quiser. 

            Pra mim chega.

            Já mostrei o que aconteceu. O resto, vc pode ficar aí choramingando e dizendo que o que aconteceu foi o que vc imagina (ou quer que os outros creiam). Mas, como sempre, sem nenhum indicativo das acusações que faz. Simplesmente pq não existem.

            Tenho pena de você.

            Só fique sabendo de uma coisa. Não vou aceitar suas provocações calada. Bateu, levou.

          6. Vc diz que prova, mas nada do q vc mostra prova o q vc diz…

            Em compensaçao o que vc diz prova o que eu digo. O fato de ter mentido, negado ter feito o que fez, ah, isso nao importa, né? Me chamou de paranóica porque eu disse que vc tinha feito. Isso nao importa. Assim é fácil. 

            Vc acha que estar com raiva de alguém justifica a chantagem (disfarçada, OK, implícita) e a cagoetagem, mais ainda a traiçao, o abrir algo que soube em confiança. Claro que nao justifica, isso só mostra como é “flexível” o seu padrao de ética. Cagoetou às gargalhadas, se achando o máximo por isso. E de que tenta me acusar, para fugir do foco? De eu ter contado isso à Márcia. Contei, e daí? Estava querendo saber o que vc já tinha feito antes com ela, eu sabia que já havia feito uma. 

            É sim alcaguete e traidora, isso vc nao pode negar. E sabe que mais? Passe bem. 

          7. não se faça de tonta

            COVARDONA

            você usou a Marcia, encheu a cabeça dela dizendo que eu era a tal Juju, incitou ela a fazer o papelão que fez, me recriminando de uma coisa da qual eu não tinha aboslutamente nada a ver. Fez mexerico, intrigas, e se livrou, né? Jogou tudo nas costas dela.

            ALCOVITEIRA E COVARDE. Ainda usa as pessoas, além de usar as palavras para fazer parecer que as coisas são como não são, e vice-versa.

            Repito: Tenho pena de você. Por tudo.

          8. Para variar, fugindo do assunto

            O que tem o comentário sobre a Juju com a sua conduta? Isso é que teria “enchido a cabeça da Márcia”? Tenha senso de ridículo. E como uma coisa que vc nao tinha nada a ver? O que estava em jogo é o comentário que vc tinha feito usando meu nome e depois negou ter feito, nao o fato da Juju ser ou nao você. 

            Eu nao tenho pena de vc nao. Tenho des*****. 

            E passe bem, Vânia. Isso já está ridículo demais. 

        1. Não é verdade que é apenas a

          Não é verdade que é apenas a direita em cumplicidade com a esquerda governista “real politik” (como voces chamam) que está pedindo que a violência black bloc seja contida pelas autiridades.

          Pedro Simon que é da ala pemedebista nao aliada, acaba de fazer um discurso contundente no Senado nesse sentido

          1. Pedro Simon É DE DIREITA

            Pedro Simon É DE DIREITA desde quando era governador do Estado do RS e mandava a Brigada Militar (a PM gaúcha) descer o sarrafo nos professores em greve acampados na Praça da Matriz em meados dos anos 80. Não se iluda por ele ter sido um histórico do antigo MDB, que, de qualquer forma, era um saco de gatos que tinha todo tipo de gente que se opunha ao regime militar, inclusive alguns defensores do golpe contra Jango que, depois, ficaram desgostosos com os militares por eles terem continuado no poder, como, por exemplo, Tancredo Neves e Ulysses Guimarães:

            “Apoiou, inicialmente, o movimento militar que, em 1964, depôs o presidente João Goulart, mas logo passou à oposição.”

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Ulysses_Guimar%C3%A3es#Vida_profissional

            “Em 1964, apoiou o golpe militar e propôs cassações. Logo depois, passou para a oposição, filiando-se ao MDB com o bipartidarismo.”

            http://www.bradoretumbante.org.br/personagens/ulysses-guimaraes

            Pedro Simon foi aliado da desgovernadora Yeda Crusius e defensor de todos os governos direitistas gaúchos e um crítico do governo Olívio Dutra.

            Como diriam, aqui no RS, Pedro Simon é um “sorro manso”:

            http://dicionario.babylon.com/sorro_manso/

          2. A populaçao está pedindo…

            Conversem com as pessoas comuns. Elas estao indignadas. Ok, em parte é por causa da campanha da Globo. Mas isso nao muda a realidade. 

            A questao é que os atos dos BBs nao atingem apenas agências de bancos. Atingem pequenos comerciantes. Fazem com que pessoas que moram em certos lugares (no Rio, especialmente em Laranjeiras e nos arredores da casa de Cabral, e tb em regioes do centro da cidade onde as manifestaçoes acontecem frequentemente, o que dificulta a votla dos empregados para casa) fiquem com medo de sair de casa. A TV tb mostra muitos roubos. Há muita gente muito revoltada com tudo isso. 

      3. Comparar os zapatistas com os

        Comparar os zapatistas com os BBs é de dar engulhos. Prova incontestável que quem defende a tática black bloc teve a mente completamente vandalizada.

        Jesueeeees!!!!

         

        1. Marco St., os zapatistas põem

          Marco St., os zapatistas põem por terra o argumento da petezada de que usar máscara deslegitima o militante. Muitas vezes, usar a máscara salva-lhe a vida. Eu só demonstrei que esse argumento é o da direita e tem sido aplicado, no mundo inteiro, pela direita, para reprimir os manifestantes levados às ruas pela crise capitalista.

           

    1. Ta certo, Ed, eh um comeco e

      Ta certo, Ed, eh um comeco e tanto.  Tem que haver um protocolo a nivel nacional para comportamento policial.  A policia do Brasil nao pode ser excessao.

  2. Gente, alguem sabe se o novo

    Gente, alguem sabe se o novo protocolo inclui CAMERAS???

    O que ta faltando de evidencia policial nas acoes dos BB’s simplesmente nao eh normal.  Pelo contrario, eh intencionalmente anormal.

  3. E quanto a isso aqui:

    http://www.anovademocracia.com.br/no-120/5043-bateram-a-cabeca-do-garoto-na-parede

     

    “Bateram a cabeça do garoto na parede”

    Ano XII, nº 120, 1ª quinzena de Novembro de 2013 Patrick Granja    compartilhar

    http://www.anovademocracia.com.br/120/05a.jpg
    Mãe de Paulo Roberto denunciou as atrocidades policiais.

    Na tarde do dia 18 de outubro, moradores da favela de Manguinhos, na zona Norte do Rio de Janeiro, se levantaram contra policiais da Unidade de Polícia Pacificadora. O motivo da revolta foi o assassinato do jovem Paulo Roberto Pinho de Menezes, de 18 anos, por PMs da UPP na noite anterior. Enquanto a polícia diz que o jovem “tropeçou e caiu”, moradores e a mãe do rapaz dizem que ele foi espancado até a morte por policiais. A equipe de AND foi conduzida por moradores até o beco onde Paulo Roberto foi assassinado. Todos gritavam e apontavam a parede mostrando as marcas de sangue que, mais tarde, a perícia confirmou ser humano. Um morador contou como tudo aconteceu.

    — [PMs] Bateram a cabeça do garoto na parede. Ele gritou e eles ficaram olhando. Ainda não deixaram os moradores fazerem nada. Tinha morador na janela implorando para socorrê-lo, mas os policiais não deixaram. Eles mandavam fechar a porta e sair da janela — revelou a testemunha que não se identificou.

    Mãe do jovem, a dona de casa Fátima dos Santos, de 54 anos, disse ter certeza que seu filho foi assassinado por PMs da Unidade de Polícia Pacificadora. Desde o dia 16 de janeiro desse ano, a UPP ocupa os becos e vielas das favelas do Manguinhos, Jacaré e Mandela, que compõem o Complexo de Manguinhos.

    —  Porque mataram só o meu filho? Ele não estava sozinho. Escolheram-no e o espancaram. Fecharam o beco e não deixaram ninguém passar para poderem fazer aquela covardia sem que ninguém visse. Quando eu cheguei, eu disse: ‘Eu sou a mãe dele e vou passar sim!’. Quando peguei meu menino nos braços ele ainda estava dando os seus últimos suspiros. Os policiais disseram que tinham chamado a ambulância, mas não tinha mais jeito. Eles mataram meu filho. Se ele estava fazendo alguma coisa errada, tinha que ter levado ele para a delegacia. Um dos rapazes que viu tudo, que estava com ele, disse que ele levantou as mãos e a camisa e disse “sem violência, senhor”, mas eles [PMs] não quiseram nem saber, saíram agredindo ele. A gente ainda pegou o corpo e levou até o Larguinho para colocar em um táxi, mas uma viatura chegou antes e o levou. Mesmo assim, não adiantava mais. Ele já estava morto — lamenta a mãe.

    Quando AND chegou ao local, ouvidores de direitos humanos exigiam respostas dos oficiais da UPP e moradores gritavam por justiça. Pedras foram jogadas nos policiais. No protesto, moradores disseram que, mais cedo, PMs teriam disparado munição real contra manifestantes e lembraram o caso do jovem Matheus, morto em Manguinhos em março depois de ser atingido por um tiro de pistola taser disparado por um policial. O jovem não resistiu à descarga elétrica e faleceu no local. Na ocasião, as massas também se rebelaram contra as forças de militarização.

    — E o caso do Matheus? Ninguém fez nada. A família foi ameaçada, ficou com medo e não denunciou nada. Eles intimidam as pessoas. Mas o caso do Amarildo é uma prova de que as pessoas não podem ficar caladas. Elas têm que lutar para dar pelo menos um enterro digno para os seus filhos — disse um jovem morador que também denunciou o regime de exceção imposto pela dita polícia pacificadora.

    — Eles disseram que, quando a reportagem e os direitos humanos forem embora, eles vão pegar a gente no beco. Eles estão oprimindo a gente. Vai entrar na favela para matar morador? Que pacificação é essa? Eles querem revistar crianças e homens, querem revistar mulheres. Todo mundo é bandido. Hoje a gente protestou mais cedo e eles atiraram e feriram outra menina na perna. Uma senhora também ficou ferida no rosto com um tiro de bala de borracha. Todo dia a gente sofre algum tipo de opressão — denuncia.

    No dia seguinte, aconteceu o velório de Paulo Roberto na associação de moradores de Manguinhos. Integrantes de coletivos de defesa dos direitos do povo, advogados e dezenas de moradores ampararam a família, até que a revolta explodiu. Um grupo de 200 moradores cercou a sede da UPP e apedrejou os containers das forças de repressão do velho Estado. No enterro, no cemitério de Irajá, parentes de Paulo Roberto disseram que irão até o fim na luta por justiça para os assassinos do jovem.

  4. que tal empadronar que todo

    que tal empadronar que todo policial tem que estar identificado? esse tipo de anonimato não parece incomodar tanto assim aos petistas quanto o anonimato dos manifestantes.

    Mas também, um Douglas a menos e um Jean a menos também não parece incomodar muita gente aqui no Brasil. Agora a vidraça do banco… hmmm, aí o Ministério da Justiça entra na parada.

  5. Chacina da

    Chacina da Candelária.
    Marighella.
    Amarildo.
    Bangu.
    Pinheirinho.
    Virgulino Lampião.
    Carandiru.
    Antônio Conselheiro.
    Acari.
    Revolta da Vacina.
    Chacina da Baixada.

    A repressão pelo poder, a eliminação dos indesejados, o silêncio do discurso oficial, a censura. A mídia que se cala e diz não entender as vozes que vêm das ruas. As ruas libertaram os nomes presos na memória. Dos que preferem não dizer, dos que se calam pra poder gritar.

    Caminhavam duas mil pessoas. Na frente da massa, o cordão dos Black blocs, que batiam os pés no chão num movimento enigmático, como um exército. No corpo da massa, movimentos sociais, manifestantes, personagens e a bateria. Todos em silêncio. Apenas um tambor, em intervalos ocos e regulares: Bum.. Bum.. Bum.

    Texto: Caio Hungria

  6. A polícia de Sp vai fazer

    A polícia de Sp vai fazer escola com a do Rio. Ações como a do último domingo vão virar rotina, ao invés de borrachada tiros de fuzil, no peito ou na cabeça.

     

  7. DONA ZINDA: Mulher Faladeira

    Fecha essa matraca que isso não nos convém 
    Vamos acabar com o zumzumzum 
    Teu falso desdém engana mais a ninguém 
    És qual um vintém, não tem valor algum 
    Baixa esse despacho e quebra o teu alguidar 
    Que o padre cansou de em vão te exorcizar 
    Te enxágua com sal grosso mal não fez nunca a ninguém 
    E a ti é que não vai fazer também 
    Antes que eu te dê com um pé na bunda 
    Bruaca, chifruda 
    Nem vem aprontar outro fuzuê 
    Furdúncio tem hora de terminar 
    Baranga, penosa te arranca 
    Teu tempo, juiz apitou 
    O jogo faz tempo já terminou 
    Tem muita miçanga nesse seu patuá 
    Sobra é farinha nesse angu 
    Tem língua de sogra nesse teu bláblá blá 
    Não dá pra encarar o teu i love you 
    Tens um olho gordo que me faz desandar 
    E até me brochar, mas vais te arrepender 
    Pois quem engole pedra reza um dito popular 
    Já sabe depois o que vai sofrer 
    Antes de armar outra barafunda 
    Mocreia, escuta 
    Não és capaz de condescender 
    Tampouco sou de contemporizar 
    O galo cantou faz um tempo, 
    Há tempo ele cocorocou 
    Levanta que o sol já se levantou 
    Que a hora de já se mandar passou 
    Que a hora de pirulitar chegou

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=mmyTXYZwK6k%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador