Por trás do decreto do MPF Goiás: o fim da liberdade das universidades, por Fernando Brito

Do Tijolaço

MPF proíbe atos nas Universidades. Querem matar a democracia, que lhes deu a vida

Por Fernando Brito

Quando eu era estudante universitário, nos tempos da ditadura, algum espaço de liberdade persistia dentro das universidades.

O famigerado Decreto 477, baixado por Costa e Silva, em 1969, caíra em desuso e seria revogado, em 1979.

Universidade sem liberdade de pensamento e de expressão deste pensamento não existe: é um corpo morto.

Agora, por iniciativa do Ministério Público Federal, esta instituição que vai se tornando maldita como toda aquela que atenta contra sua mãe, a liberdade, ele está voltando.

O Ministério Público de Goiás enviou uma “recomendação” (recomendação uma ova, porque o mesmo texto já requisita a relação de eventos já ocorridos e seus responsáveis) à Universidade Federal de Goiás para que “não realize nem permita, em suas dependências físicas, nenhum ato de natureza político-partidária, tendo por objeto o processo de impeachment da Presidente da República, seja favorável ou contrariamente”.

Como, nas Universidades, é fortíssimo o movimento antigolpe e inexpressivo o do “impeachment” fica claro o alvo dos procuradores, muito bem pagos com o dinheiro público. Aliás, nem escondem seu lado, pois no mesmo texto avaliam que há “grandes manifestações  de brasileiros que pugnam pela cassação do mandato da Chefe do Executivo Federal” e apenas “protestos de grupos adversos  ao impeachment”.

Quem assina a ordem para este  arreganho autoritário são os procuradores Aílton Benedito de Souza e Cláudio Drewes Siqueira.

O primeiro ficou conhecido por intimar o Itamaraty explicar a  convocação de “26 jovens do Brasil para compor  Brigadas Populares de Comunicação na Venezuela”. Brasil era apenas o nome de um bairro da cidade venezuelana de Cumatá. Pura idiotice.

O segundo, pela tentativa de proibir a veiculação de comerciais sobre as Olimpíadas e Paraolimpíadas, sob a alegação de que“seu objetivo é estimular na sociedade sentimentos favoráveis à Presidente da República, ao seu governo e à coalização partidária que lhe empresta sustentação, num momento em que, como “nunca antes na história deste país”, estão mais fragilizados politicamente, enfrentando elevadíssima rejeição social, inclusive, com processo de impeachment já deflagrado na Câmara dos Deputados, cujo resultado dependerá sobremaneira das manifestações da sociedade que acontecerão nos próximos meses”.  

Que autoridade têm estes senhores para falar em atos “favoráveis ou contrários” ao impeachment se eles próprios, no exercício da função pública, os praticam?

Agora, antes mesmo de implantarem sua ditadura, já investem contra a liberdade nos campus universitários.

O que mais farão depois?

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O homem nem sentou-se na cadeira ainda.

      Calma Ivan. Deixa o homem sentar-se na cadeira que esteve vaga por cinco anos e tomar pé da situação, antes de concená-lo. Quem tolerou o vácuo de poder nessa pasta tanto tempo não tem porque negar um voto de confiança ao sujeito que acabou de chegar ao circo depois que já estava pegando fogo.

      1. Calma?
        Há quanto tempo o cara

        Calma?

        Há quanto tempo o cara há é ministro da justiça?

        Quanto tempo ele precisa pra tomar uma atitude?

        Eu acho que não restam mais 5 anos!

        O que foi feito contra os vazamentos criminosos que o Sr Juiz Sérgio Cínico Moro fez?

        Sei não…

    1. Meu caro amigo, durante a época da ditadura os militares tinham.

      Meu caro amigo, durante a época da ditadura os militares tinham mais pudor, quando alguma coisa os incomodava faziam discretos telefonemas ao Reitor ou aos Diretores e estes de acordo com a orientação ideológica ou proibiam qualquer manifestação ou faziam que proibiam e deixavam que esta rolasse.

      Agora em pleno estado de direito (eu acho que ainda estamos) este ato é uma agressão a instituição acadêmica que durante séculos se notabilizou em todo o mundo por ser um centro de debate de opiniões mesmo em regimes fechados.

      Estamos nos encaminhando para uma ditadura que pelo visto será pior do que a de 64.

      1. Estado de direito?

        Há lugares aqui no Brasil onde a palavra Habeas Corpus não existe!

        A ditadura que se insinua caso se instale sera pior que a de 64. Rui dizia que a pior ditadura é a do judiciário.

        Veja o caso da USP , nem nos tempos do governo militar  houve alguem como o Grandino Rodas.

         

  1. Ah, por sinal, alguem saberia

    Ah, por sinal, alguem saberia responder isso:

    O MPF pelo menos tem JURISDICAO sobre universidades pra se sair com uma cagada dessas?

    1. E precisa?

      E nesses dias de esquisitices de toda sorte, alguém com algum poder precisa ter jurisdição para atuar? Se Moro algema Lula; se Cunha avança sobre Dilma, etc etc etc…..o que esperar dos demais? Brasil se tronou uma dessas terras sem lei; terras de ninguém; digo, de alguns. Salve-se quem puder, pois voltamos ao “manda quem pode; obedece quem tem juizo”. A democracia, o Estado de Direito…tudo ruiu, sem precisar que alguém estabelecesse uma data para o desabamento. Temo a realidade gritando à nossa frente que mudamos de fase.

  2. Que cinismo

    Nem favoráveis nem contrários, já que os “favoráveis” já estão ao vivo online na Globo News…

    os contrários…que se virem…

  3. Mesmo que alguns golpistas

    Mesmo que alguns golpistas tentem armar para que o golpe passe o golpe não vai passar. Vai passar nas avenidas e ruas de Brasíia, rua que cruzam universidades muita gente defendendo a democracia e falando bem alto: não, vai ter golpe! É a luta do povão contra a menoria golpista…

  4. Nos tempos da ditadura

    Nos tempos da ditadura reuníamos escondido no campus para praticar atos “subversivos”. Entenda por atos “subversivos” jovens discutindo verdadeiramente o que deveria ser o conteúdo da disciplina de EPB (Estudos de Problemas Brasileiros), pois o que tínhamos na sala de aula era sob a ótica dos golpistas.

    Sabe o que significa essa atitude dos procuradores? Significa excesso de falta do que fazer!

  5. O MPF passou dos limites

    E cadê alguma entidade que possa ajuizar alguma ação contra essa atitude tipicamente fascista do Ministério Público?

    Agora é assim? 

    Daqui a pouco vão querer calar os blogs.

    Cadê a UNE, quem sabe, para acionar esse povo?

  6. Parece até que o golpe já aconteceu…

    Se o MPF pode reprimir, se a PF pode prender, se a Lava Jato pode acusar, se o ministro gilmar mendes pode intimidar o STF, se o cunha pode expulsar…  só o que está faltando é legalizar o golpe através do impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

  7. Esses rábulas não conhecem estudantes.

    Esses caras que passaram a vida aprendendo decorebas e métodos de preenchimento de formulários de questionários de múltipla escolha, não tiveram tempo de conhecer a luta estudantil. Ao pretender reprimir e intimidar os manifestantes, apenas lhes darão mais motivação para sair a luta. Atiram no proprio pé.

  8. Há uns três anos venho
    Há uns três anos venho insistentemente alertando de uma guerra entre sistema e populações pelo mundo.

    Essa semana a polícia da França tocou o sarrafo na população que se manifestava contra a votação de projeto que reduzia direitos trabalhistas.

    No Brasil tem se votado leis penais draconianas. No congresso uma série de projetos de leis em trâmite para diminuir direitos.

    Tudo tal como na década de 60/70.

    A situação vai piorar muito.

  9. sem politica!!!!

    Universidade sem politica é o mesmo que namoro sem beijo.

    O MPF  está cada dia mais fascista e isso me preocupa.

    Que gente é essa! de onde vieram! oque eles querem!

  10. A quadrilha instalada na justícia.

    Cabe ao Ministro da Justiça cobrar do Moro celeridade no processo contra o senador do PSDB Cássio Cunha Lima, em suas mãos limpas desde 2012. Ao CNJ, que atue para punir toda a quadrilha que se formou na justiça, com o objetivo de criminalizar integrantes do PT e ser conivente por inação a crimes de integrantes do PSDB. Ao STF caberá por fim a toda essa indecência.

  11. Surreal

    Desde quando censurar e impedir manifestações  são atribuições do Ministério Público? Cadê o respeito à Constituição, à autonomia universitária, às liberdades democráticas?

    O Brasil está virando um grande hospício, cheio de Bonapartes e ditadores.

  12. quanto mais rezo

    quanto mais rezo mais

    assombração aparece…

    como não há medidas punitibas pára esses ridículos e delirantes ditadores do mpf goiano?

     

     

  13. Estamos na vigência de uma

    Estamos na vigência de uma ditadura civil, em São Paulo já reprime manifestação de estudantes contra fechamento de escolas e reunião de sindicato é invadida pela PM.

  14. MPF DE GOIÁS QUER AMORDAÇAR

    MPF DE GOIÁS QUER AMORDAÇAR AS MANIFESTAÇÕES ANTI-IMPEDIMENTO SÓ PANELEIROS DA CBF TEM O DIREITO A MANIFESTAÇÃO.

  15. não dá para se calar

    Só a união e a luta pela sociedade democrática  agora nos salvará de uma feroz ditadura que virá após o GOLPE. Digo isso pois só através de uma repressão brutal os golpistas conseguirão impor sua pauta liberal e se manterem no poder.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador