Programa Brasilianas.org: Regulação de Terras Indígenas

Programa discutiu a demarcação de terras indígenas
 
Essa edição do programa Brasilianas.org, veiculado na TV Brasil, contou com a participação de Luiz Carlos Heinze (PP/RS); do consultor de empresas do agronegócio, Rui Daher; e do Diretor de Proteção Territorial da Funai, Aluisio Azanha.
 
No Brasil, vivem 305 povos originários que falam 274 idiomas, segundo o último Censo, de 2010. Essa população ocupa 12,5% do território. No caso do Mato Grosso do Sul, 0,3% do território é ocupado pelos 43 mil índios Guarani-Kiowá que exigem a demarcação de 300 mil hectares. A proporção de terras indígenas dentro do estado passaria, assim, para 1%.
 
Os produtores rurais questionam o modo como a demarcação de terras indígenas (TI) tem sido feita no país. O órgão responsável pelos estudos técnicos é a Fundação Nacional do Índio (Funai), que leva em consideração fatores sociológicos e culturais das tribos originárias. O parecer final, ou seja, a oficialização da TI é da Presidência da República, a partir das avaliações da Funai. A classe de produtores já está se mobilizando, sobretudo dentro do Congresso, onde uma proposta de emenda à Constituição (PEC nº 215), que transfere do poder executivo para o legislativo a demarcação de terras indígenas, aguarda apreciação dos parlamentares. 
 
Clique aqui e leia matéria relacionada ao programa.
 

http://www.youtube.com/watch?v=8ZpfBUJiObA

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador