RJ – Manifestantes são acusados de querer incendiar a Câmara

Ativistas presos pretendiam incendiar Câmara do Rio, diz denúncia do MP

Por Henrique Coelho

Do G1

Elisa Quadros, a Sininho, seria uma das lideranças dos protestos violentos.
Advogado de ativista afirma que prisões são ‘políticas’ e que vai recorrer.

Denúncia do Ministério Público contra 23 manifestantes acusados de atos violentos em protestos no Rio de Janeiro afirma que os réus, comandados por Elisa Quadros, a Sininho, se reuniram com o objetivo de incendiar o prédio da Câmara Municipal, na ocupação conhecida como Ocupa Câmara, em agosto de 2013.

De acordo com a denúncia, a que o G1 teve acesso e que foi aceita pela Justiça, tornando réus em ação penal os 23 citados, os ativistas cometeram crimes de associação criminosa, com pena maior por participação de menores, dano qualificado, resistência, lesões corporais, posse de artefatos explosivos e corrupção de menores.

Segundo a Promotoria, Sininho, além de ter incitado os ocupantes do Ocupa Câmara e Black Blocs a queimar um ônibus nos protestos, teria comandado manifestantes a levarem três galões de gasolina para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro e incitado os ocupantes a incendiar o prédio. Segundo testemunhas ouvidas nas investigações, outros participantes impediram o incêndio.

A denúncia foi oferecida pelo promotor Luís Otávio Figueira Lopes, especializado em crimes digitais. As investigações começaram no dia 25 de setembro de 2013.

O promotor pediu a prisão preventiva para “manter a ordem pública”, alegando que os acusados estão diretamente envolvidos em “atos de violência em manifestações populares, havendo nos autos indícios claros de que, em liberdade, voltarão à prática de atos de tal natureza”.

Cinco denunciados foram presos no sábado (12), dois ativistas que não foram incluídos na denúncia foram soltos neste sábado, e outros 18 estão foragidos, segundo a Polícia Civil.

O advogado de Elisa Quadros, a Sininho, Marino D’Icarahy, afirma que as prisões são uma tentativa de criminalizar o ativismo político, e comparou a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) ao antigo DOPS, que prendeu e torturou presos políticos durante o regime militar.

“Eles são tratados como presos políticos, e todos sabem disso. Todos tem bons antecedentes, residência fixa, estão dispostos a colaborar com o processo. Vamos rebater as denúncias no momento certo”, afirmou o advogado, que tem o filho Igor Pereira D’Icarahy como um dos denunciados.

Acusações
O MP afirma que, após as manifestações de junho de 2013 e a aparição da tática Black Bloc, foi criada a Frente Independente Popular (FIP), com a intenção de reunir diversos grupos e definir uma linha para os protestos. Para o promotor, até esse momento, é direito constitucionalmente assegurado a realização de manifestações. Mas que, além de reuniões públicas, houve também encontros fechados com objetivo diverso.

“Nestas reuniões fechadas estabeleceu-se que o protesto pacífico não seria meio hábil ao alcance dos objetivos dos grupos, tendo sido, então, definido que deveria ser incentivada a prática de ações violentas no momento das manifestações, tais como a depredação de bancos, de estabelecimentos comerciais e o ataque a ônibus e viaturas policiais”, escreveu na denúncia.

Elisa Quadros Pinto Sanzi, a Sininho, que está presa, foi identificada como uma das principais lideranças da FIP, juntamente com Igor Mendes da Silva, Leonardo Fortini Baroni Pereira, Emerson Raphael Oliveira da Fonseca, Camila Aparecida Rodrigues Jourdan, Felipe Proença de Carvalho Moraes, Luiz Carlos Rendeiro Júnior e Drean Moraes de Moura Corrêa, conhecido como “DR”.

Entre os grupos que compõem a FIP, ainda conforme a denúncia, estariam a Organização Anarquista Terra e Liberdade (OATL), Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST), Anonymous Rio, Aldeia Maracanã, entre outros.

Felipe Frieb de Carvalho, Pedro Brandão Maia, conhecido como Pedro Punk, Bruno de Souza Vieira Machado, André de Castro Sanchez Basseres e Joseane Maria Araújo de Freitas, jornalista da EBC, seriam incumbidos de distribuir farto armamento e utilizá-lo na agressão a policiais, e por vezes disparando artefatos de dentro de veículos e fugindo em seguida. Rebeca Martins de Souza, que teria cedido um veículo de sua propriedade para essas ações, também foi denunciada pelo Ministério Público.

Já a organização Anarquista Terra e Liberdade (OATL) seria representada na FIP pelos diretores Filipe Proença de Carvalho Moraes, Camila Aparecida Rodrigues Jourdan e Pedro Guilherme Mascarenhas Freire. Segundo a denúncia, estes seriam os responsáveis pelo planejamento dos atos violentos, bem como a preparação dos armamentos utilizados, como coquetéis molotov, fogos de artifício alterados para adquirirem potencial lesivo e até mesmo pregos em morteiros, disparados em seguida contra policiais.

Camila Jourdan é acusada, com base em escutas telefônicas autorizadas pela 27ª Vara Criminal do Rio, de elaborar tais artefatos em sua casa e, posteriormente, disponibilizá-los aos adeptos da tática Black Bloc.

O Movimento Estudantil Popular Revolucionário, na organização da FIP, seria formado por Igor Mendes da Silva, Rafael Rego Barros Caruso, Leonardo Fortini Baroni Pereira, Emerson Raphael Oliveira da Fonseca, Shirlene Feitoza da Fonseca e sua irmã, menor de idade. De acordo com as investigações, o grupo era considerado o mais violento dentro da FIP, pois dedicava-se a promover os confrontos contra policiais e as forças de segurança.

Black Blocs
Os Black Blocs, representados na denúncia como Gabriel da Silva Marinho, Drean Moraes de Moura Corrêa, Karlayne Moraes da Silva Pinheiro e Luiz Carlos Rendeiro Júnior, o “Game Over”, atuariam tanto na organização como na prática de atos violentos. Gabriel, por exemplo, era o responsável por atirar coquetéis molotov, fabricados por ele e sua namorada, Karlayne.

O grupo utilizaria facas, explosivos, estilingues, rojões alterados para disparar pregos e até porretes.

A investigação apurou ainda a participação de um adolescente adepto da tática que teria comportamento extremamente agressivo e que teria declarado “ter a intenção de matar um policial nos protestos contra a Copa do Mundo”.

Já Caio Silva Rangel e Fábio Raposo, presos preventivamente desde fevereiro acusados de serem autor e coautor do homicídio do cinegrafista da Band Santiago Andrade, também estão citados na denúncia do Ministério Público pela sua atuação como Black Blocs. Fábio Raposo teria sido, inclusive, cogitado por Elisa Quadros para assumir a função de Luiz Carlos Rendeiro Júnior, o “Game Over”, na organização da FIP.

Informantes
Igor Pereira D’Icarahy, namorado de Camila Jourdan e filho do advogado de Sininho, Marino D’Icarahy, participaria do transporte de material usado e atuava como informante, indicando a posição das forças de segurança durante os protestos.

Eloisa Samy Santiago teria começado como advogada, mas depois ordenando o início de atos violentos e também passado a atuar como informante dos jovens, cedendo sua casa para reuniões.

O documento do Ministério Público reconhece, no entanto, que houve excessos na repressão aos protestos no Rio por parte das forças de segurança.

Defesas
O advogado de Fábio Raposo, um dos responsáveis pela morte de Santiago Andrade em fevereiro de 2014, afirmou que a denúncia envolvendo seu cliente é “ridícula”. “Essa ilação beira o ridículo. Ele não fazia parte da FIP e somente protestava contra o que via nas ruas, principalmente com a mãe professora da rede pública e o pai taxista, passando por dificuldades financeiras. Ele lutava por melhorias sociais”, disse.

Lucas Sada, advogado do Sindicato dos Jornalistas do Rio e do Instituto Defensores dos Direitos Humanos (DDH), representa seis clientes: Joseane Maria Araújo de Freitas, Gabriel da Silva Marinho, Karlayne Moraes da Silva Pinheiro, a “Moa”, André de Castro Sanchez Basseres, Pedro Guilherme Mascarenhas e Luiz Carlos Rendeiro Júnior, o “Game Over”.

Sobre o caso de Joseane, ele afirma que a denúncia é uma “peça de ficção”. “Ela participou de manifestações, sim, mas nunca participou de nenhum confronto com a polícia e não possui nenhum vínculo com os Black Bloc”, diz Sada, que afirmou que pretende entrar com um pedido de habeas corpus na segunda-feira (21) para seus clientes.

João Tancredo, advogado de Luiz Carlos Rendeiro Júnior, vulgo “Game Over”, afirmou que vai tentar entrar com um pedido de habeas corpus ainda neste domingo (20).

O advogados de Sininho, Marino D’Icarahy, e Lucas Sada, também afirmaram que não tiveram acesso ao inquérito policial e à denúncia. “Impressiona que nós não tenhamos acesso à denúncia e a imprensa tenha”, criticou Marino. “Assim fica muito difícil trabalhar”, disse Sada. A assessoria de imprensa do Ministério Público informou que os advogados podem ter acesso ao documento no cartório da 27ª Vara Criminal.

Ativistas presos:
ELISA DE QUADROS PINTO SANZI, vulgo “SININHO”
CAMILA APARECIDA RODRIGUES JOURDAN
IGOR PEREIRA D’ICARAHY
FABIO RAPOSO BARBOSA (Já estava preso pela morte de Santiago)
CAIO SILVA RANGEL (Já estava preso pela morte de Santiago)

Ativistas com mandado de prisão e foragidos:
LUIZ CARLOS RENDEIRO JUNIOR, vulgo “GAME OVER”
GABRIEL DA SILVA MARINHO
KARLAYNE MORAES DA SILVA PINHEIRO, vulgo “MOA”
ELOISA SAMY SANTIAGO
IGOR MENDES DA SILVA
DREAN MORAES DE MOURA CORRÊA, vulgo “DR”
SHIRLENE FEITOZA DA FONSECA
LEONARDO FORTINI BARONI PEREIRA
EMERSON RAPHAEL OLIVEIRA DA FONSECA
RAFAEL RÊGO BARROS CARUSO
FILIPE PROENÇA DE CARVALHO MORAES, vulgo “RATÃO”
PEDRO GUILHERME MASCARENHAS FREIRE
FELIPE FRIEB DE CARVALHO
PEDRO BRANDÃO MAIA, vulgo “PEDRO PUNK”
BRUNO DE SOUSA VIEIRA MACHADO
ANDRÉ DE CASTRO SANCHEZ BASSERES
JOSEANE MARIA ARAUJO DE FREITAS
REBECA MARTINS DE SOUZA

Ativistas liberados:
GERUSA LOPES DINIZ
TIAGO TEIXEIRA NEVES DA ROCHA
EDUARDA OLIVEIRA CASTRO DE SOUZA 

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É bom prestar muita atenção

    É bom prestar muita atenção nesse caso. Não podemos nos deixar levar pelas tentativas de acomodação com o direitismo espontâneo que surge nesses momentos tensos e pré-eleitorais. Sob o pretexto de “não provocar a sensibilidade popular machucada pelos excessos dos manifestantes” poderemos estar aceitando o cerceamento das liberdades políticas, e não só a desses grupos, mas também a nossa.

    Aos meus olhos esses processos, tanto na esfera policial quanto na judicial, deveriam ser totalmente transparentes e, como é obrigatório no mundo civilizado, qualquer dúvida a interpretação é pró-réu.  

    1. Ah, sei…

      Portar coquetéis molotov e morteiros letais, destruir mobiliário urbano, aterrorizar as pessoas e saquear lojas são gestos espontâneos remunerados pela Sininho que – estou sabendo agora – incitou manifestantes para incendiar o Palácio Pedro Ernesto, a Câmara Municipal.

      Agiram por opção política, pela via do vandalismo. Se são ou não presos políticos, não estou nem aí. Sei que cometeram crimes diversos, inclusive o de homicídio. Que paguem pelo que fizeram.

      1. Foi provado, sem sombra de

        Foi provado, sem sombra de dúvidas que eles cometeram os crimes que lhes imputaram? As provas produzidas são válidas?  Se não for assim são inocentes, pois o Brasil é um país civilizado, ainda que nem todos seus habitantes o sejam.

      2. “Cometeram” nao. Foram acusados de terem cometido

        Você nao vê diferença entre uma coisa e outra? Nao foram pegos em flagrante, e nao há provas inequívocas da participaçao deles nos atos. 

  2. Presos Políticos. A direita está com saudades da ditadura.

    A perseguição política contra manifestantes de esquerda é injustificável. 

     

    A direita perde nas urnas e nas ruas… mas ainda consegue atirar na cadeia quem luta por Justiça Social e Democracia. 

    Foi assim na farsa do mentirão.  É assim na perseguição aos ativistas.

     

  3. Ativistas?

    Na maioria dos países, incluindo a terra da liberdade USA, onde este bando de loucos está agindo a tipificação e simples e direta: terroristas!

    Aqui são ativistas pertencentes a movimentos sociais reivindicando um mundo melhor, mesmo que prejudique tudo e todos!

    A ideia que passa é que querem, ou precisam, de mais 20 anos de repressão (já que não tiveram)!

    Cada defesa que candidatos, partidos e/ou instituições fazem desses ingênuos ‘manifestantes’ significa menos apoio e menos votos na urna!

    A condescendência com atos violentos cobra seu tributo sempre, agora ou mais tarde!

    O mais novo ‘coitadismo’ é…..’presos politicos’ – tocante!

     

  4. E a esquerdinha festiva

    E a esquerdinha festiva dizendo que as prisões são “políticas”…

    Se tinham o propósito de defender os “pobres” vão ver agora como vivem os pobres verdadeiros deste país dentro de uma prisão.

    E tem mais: despreparados, analfabetos políticos que agem de acordo com a direita mais rançosa, criminalizando um governo que ao menos tenta melhorar as condições de vida desses pobres que eles de forma alguma representam. Lula sabe muito mais o que é ser pobre do que esses ridículos irresponsáveis.

    1. Pauta deles: Colocar a culpa

      Pauta deles: Colocar a culpa de tudo no Governo,promover retrocessos em todas as conquistas do Governo Lula e colocar as fotos para mostrarem aos colegas de facebook que são rebeldes.

      1. Tem gente comparando o

        Tem gente comparando o período atual com o período da ditadura de 64, uma desonestidade histórica imensa, para dizer o mínimo.

        Até entenderia se esse grupo com suas táticas, por ex, fosse um grupo organizado dos espancados nas periferias, um movimento do tipo “cansei de levar porrada, agora vamos revidar ”, mas, ao que parece, esse movimento (seria movimento?) que dizem não ter líderes, bandeiras, ou qualquer coisa do tipo , não colocam nada muito claro para o debate, o que creio ser importante, ou não querem o diálogo, o debate, a construção de algo novo para todos?

        Em 64, as pessoas lutavam por algo muito claro, imensamente claro, mas, e agora?

        Falam em renovação da política ou apolítica (oi?), da economia, dos movimentos, tudo muito importante, mas para algumas mudanças é preciso ter algumas coisas mais claras, um engajamento mais construtivo, ou querem apenas passar o rolo compressor seguindo a cartilha do que tanto criticam no Estado (opressão, imposição de ideologias, violência, falta de diálogo, etc, etc)?

        Claro que nem tudo se define no diálogo, óbvio, mas, na boa, precisamos ao menos saber qual a direção que estão propondo, até para que tenham mais apoio, adesão e legitimidade; quem sabe assim consigam levantar, sem grandes oposições, a bandeira de presos políticos. Até lá vão ganhando fama nas redes (entre seus pares) e uma triste ficha criminal.

  5. E o babaquinha do Sakamoto

    E o babaquinha do Sakamoto escreveu um texto irônico sobre essas prisões ontem, conclamando todos a dar uma olhada na próxima lista de presos para ver “se o seu nome não está lá”. Ou seja, dizendo que as prisões são todas arbitrárias, as pessoas estão sendo presas aleatoriamente e qualquer um (incluido eu e você) podemos ir em cana.

    Enfim, 20% do que ele escreve se aproveita, o resto é chavão esquerdista juvenil de militonto (como a defesa intransigente de criminosos comuns), que a cada dia mais afasta as pessoas da esquerda.

      

  6. Em fim o MP , policia e

    Em fim o MP , policia e judiciario agindo para dar um basta nesse bando de vandalos irresponsaveis. Estava passando da hora de botar esses arruaceiros na cadeia.

    Parabéns…

  7. O que não dá para tolerar e

    O que não dá para tolerar e apoiar, é a visível necessidade desses protesteiros, de aparecer. Eles não têm um objetivo real, tudo se baseia no virtual e nem percebem que são fraquíssimos, tanto que levam pau da direita e da esquerda e dos analfabetos políticos, mas se prestam a atender os desejos da mídia que utiliza a manada.. Não há como apoiar quem nem sabe direito o porquê dos protestos. Fizeram uma salada de frutas azedas. Protestar sem ter um MOTIVO ESPECÍFICO, é dar muitos tiros no próprio pé. Tenho a sensação, desde o início dessas manifestações, que eles queriam participar da mídiática “primavera árabe” sem nem ao menos perceber que não são àrabes. Como apoiar quem não vive a realidade? Se as manifestações tivessem UM MOTIVO determinante, talvez até eu os apoiasse, porque sempre fui favorável ao ser participativo do que o ser reclamão sentado em sua cadeira confortável. Mas, jamais, apoiaria uma manifestação sem objetivo específico, sem consciencia, virtual  e sem saber que isso gerará consequências e que podem ser graves. Planejamento, consciência é a “arma” do negócio. 

    1. Mais uma q nao vê q uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra

      O que está em pauta aqui nao é se esses movimentos têm ou nao propósito, se sao bons ou nao, e sim O ARBÍTRIO COM QUE OS MEMBROS ESTAO SENDO PRESOS POR IMPUTAÇOES FANTASIOSAS. 

  8. E se partirem para  incendiar

    E se partirem para  incendiar as instalações da Vênus  Platinada no Jardim Botânico, os autores   serão igualmente  tratados como   “ativistas”? Cartas para  Ari Camelo.

  9. Inquérito do MP de 2 mil

    Inquérito do MP de 2 mil páginas virou processo e pedido de prisão em menos de 2 horas!

    Perseguição mais escancarada não há.

    A peça do MP que os advogados não tem acesso mas que “vazou” pra Globo é a peça de criminalização de movimentos sociais e organiações políticas mais escancarada das últimas décadas.

    Chega a nomear “diretores” de um grupo anarquista! Criminalia uma pessoa por ter cedido sua casa para organizaçõa de um grupo político.

    O que contém na peça do MP criminaliza todas as pessoas que possuem atividade política que conheci na minha vida inteira.

    “No Rio, inquérito levou 2h para virar processo”

    http://naofo.de/mul

  10. como estão revoltados com a prisão…

    nunca estiveram tão próximos do objetivo principal……………………………………………mártires pelo suplício

    se tivessem participado de outra de outra forma, sem violênca, não estaria acontecendo nada disso

     

    normal para os que não concordam em lutar por uma causa específica, mas, enfim, descobriram uma

    de volta ao começo, seguirão pensando que é só com eles

      1. jovens que têm muito o que aprender ainda…

        principalmente a ganhar a vida, e não só levar a vida da forma que bem entendem

        e não sabem sequer o que é ser ativista……………………..

        razão do “de volta ao começo”, pois neste então confirmam que apenas procuravaram a causa, sem ter partido dela, como normalmente acontece

  11. será?

    será que eu entrei num site reaça por engano? a maioria apoiando prisões ilegais baseada numa matéria escusa da rede goebbels? onde nem ao menos os advogados dos presos tiveram acesso as denúncias, mas reporteres da goebbels a tem? e os direitos constitucionais q se f… ne? e claro a policia do pezão/cabral com toda a honestidade de sempre..

    caça as bruxas.. hj são eles… amanhã somos nós.

    1. “onde nem ao menos os

      “onde nem ao menos os advogados dos presos tiveram acesso as denúncias”

      Isso é desculpa de advogado de porta de cadeia… É mentira. Todo advogado tem acesso às provas já materializadas no inquérito policial (Súmula Vinculante n. 14 do STF: “É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa” ). 

      Ainda que fosse verdade, já houve denúncia por parte do MP, portanto os “ativistas” são réus em ação penal. E réu em ação penal tem acesso aos autos do processo, para poder exercer seu direito de defesa. Não existe isso de “não ter acesso”, não estamos no país de Joseph K em “O Processo”. Isso me parece coisa de advogado que, por não ter como defender o indefensável, parte para o ataque à investigação, no estilo Daniel Dantas.

       

  12. “Se partissem para cima da

    “Se partissem para cima da vênus platinada…”. Bom, sem incediar ou matar, mas protestanto, eu estaria JUNTO com os ativistas, porque, então, haveria um OBJETIVO ESPECÍFICO e teria como alvo o maior câncer, o maior corruptor dos poderes públicos, um participante  dos golpes  de democracias latinos americanas e que sempre estão contra o MEU PAÍS, CONTRA A AMÉRICA LATINA, rede globo. Não só participaria, como poderia ser morta por defender o meu país dessa praga, mas JAMAIS usaria a violência contra quem quer que fosse. A minha “violência” estaria em participar de um tão esperado movimento que se faz necessário para diluir o poder mortal da “cultura”, da “educação”, da “verdade” implantada a ferro e fogo pelos corruptos donos dessa famigerada empresa. Mas, enquanto os “ativistas virtuais” não lutarem pela verdade, nunca terão meu apoio.

  13. “Duas horas para a polícia

    “Duas horas para a polícia enviar o inquérito de 2 mil páginas ao MP, o MP ler e analisar esse inquérito policial e oferecer denúncia ao Judiciário, e o Judiciário ler a denúncia e ordenar a prisão preventiva de mais de 20 pessoas por “formação de quadrilha armada”, na véspera da final da Copa. Uma das coisas mais básicas da doutrina do estado de direito é a da separação de poderes, o tal “checks and balances” da república. O que essa celeridade humanamente inviável demonstra é que a Polícia, o MP, o Judiciário e certamente o Ministério da Justiça e a Presidenta arquitetaram previamente um modo de encarcerar pessoas na véspera da final da Copa, no caso, aqueles que são dissidentes dos seus planos, à revelia de toda separação de funções e poderes definidos pela Constituição, sorrateiramente. Ou seja, quem se uniu para praticar crimes com força armada, foram eles: eles são os quadrilheiros!” (Daniel Cunha)

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/176839-no-rio-inquerito-levou-2h-para-virar-processo.shtml

    1. “O que essa celeridade

      “O que essa celeridade humanamente inviável demonstra é que a Polícia, o MP, o Judiciário e certamente o Ministério da Justiça e a Presidenta arquitetaram previamente um modo de encarcerar pessoas na véspera da final da Copa…” A Leo V e outros do tipo o que menos interessa é a injusta prisão política de alguns desses manifestantes, o negócio deles é acusar quem não é responsável por essas prisões. Então fazem o mesmo que o esquema jurídico-policial estadual faz: acusam sem provas.

  14. Curiosamente,

    o MP (que agora diz ter provas contra os manifestantes)  foi um dos segmentos do estado mais beneficiado e prestigiado pelas jornadas de junho.

    Se forem legítimas as provas contra os acusados, presenciaremos um dos mais eloquentes exemplos do famoso “feitiço que virou contra o feiticeiro”

    1. Tb não tô entendendo nada. Os

      Tb não tô entendendo nada. Os blindados/favorecidos pelas tais jornadas parecem ter rompido o pacto… Alguma coisa não tá batendo…

  15. sininho
    SININHO IDENTIDADE SECRETA CARLOS O CHACAL.
    A arbitrariedade do governo que tenta erradicar as manifestações no Brasil e com isso Instituíram um estado de sítio, um aparto jurídico e policial para reprimir as manifestações efetuando prisões e alegando vários delitos pinçados no código penal. Agora querem transformar uma pobre garota frágil e quase anorexa em mártir revolucionário. As acusações são as mais torpes e óbvias.
    A revolução no Egito em 11 de fevereiro de 2011 depois de vários dias de manifestações com prisões e centenas de mortos. Na guerra civil na Líbia depois de protestos 26 mortos e mais de 200 feridos. Protestos na Tunísia 3 mortos e mais de 400 feridos. Revoltas no Lêmen reuniu mais de 16 milhões de pessoas sendo 25 mortos e 700 feridos. Na Grécia, 70 feridos e mais de 400 detidos. Levando em consideração confrontos entre o aparto policial estatal e os manifestantes, onde o lado mais fraco representado pelo povo tenta de todo o jeito não ser massacrado pelo poder bélico do estado e por esse motivo tentam todo tipo de subsídio de artefatos manufaturados em caso de confronto, daí o uso desesperado do coquetel molotov, bombas caseiras e máscaras de gás. Porque isso é uma situação limite no sentido de não ser apanhado, espancado ou morto pela repressão de estado. E até por isso, não podemos enquadrá-los em formação de quadrilha, terrorismo etc.
    Quem disse que existem manifestações pacíficas; quantas mentiras inventaram para amenizar a culpa dos governos capitalistas e autoritários. Em todas as manifestações acontecem fatos que fogem a ordem estabelecida e a chance de confronto é sempre eminente. Pois sempre está em jogo um governo corrupto com problemas econômicos que explora seu povo. Logo o poder do estado tenta conter a fúria das massas e isso acaba sempre em confronto. Se pegarmos os históricos de manifestações de 2011 pra cá, vamos nos surpreender com tantos feridos, detidos e mortos. Porque no Brasil seria diferente, um país que passou por uma ditadura militar executando e matando pessoas a seu bel prazer, não é tão difícil compreender essa prática de caça aos rebeldes.
    Agora a culpa e dos Black Bloc, sininho chacal, Alemanha sete a um, faça-me um favor. Estão querendo transformar uma frágil garota em mártir. Acham que prendendo meia dúzia de estudantes apreendendo computadores acabaram com os confrontos. O processo revolucionário e muito maior do que isso, hoje é sininho, amanha quem sabe? Pode ser O chacal! Que bela estratégia do governo para tentar frear a rapaziada mais engajada. Os juristas transformaram. A sininho pode sair fortalecida dessa ai “e virar impávida e infalível como Bruce Lee”.
    O estado sempre quando quer abafar um fato transforma-o em contra fato. Muita força com intolerância sempre beneficia quem nem tem tanta força assim!
    No meu caso, eu não tinha o mínimo conhecimento dessa menina, nem sabia que ela existia, mas sabe de uma coisa, depois que vi o noticiário da tarde comecei a ver nela certas bonitezas. Talvez ela não tenha nem essa força chacalniana. Mas agora eu a vejo desse jeito, Sininho virou Muhammad Ali!
    Força Sininho.
    Ass, Anarq

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador