São Paulo e Fortaleza terão atos contra Michel Temer neste domingo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O maior deles ocorrerá na capital paulista, onde são esperados cerca de 30 mil pessoas a partir das 16h30
 
 
Jornal GGN – Desde que o impeachment foi aprovado pelo Senado Federal nesta quarta-feira (31), movimentos sociais pela defesa da democracia, contra o golpe e contra o governo de Michel Temer saem às ruas por todo o país. Neste domingo (04), a grande manifestação esperada ocorre em São Paulo, na Avenida Paulista, onde já foi palco de forte truculência da Polícia Militar no último 31.
 
Até a tarde deste sábado (03), a mobilização na capital paulista estava sendo brecada pelo governo de Geraldo Alckmin. Isso porque os atos que ocorrem hoje tiveram que ser negociados com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
 
A Secretaria do governo Alckmin pediu um tempo maior para o evento de passagem da tocha paralímpica, logo depois de recuar da tentativa de proibir a manifestação. Inicialmente planejado para às 14h, o grande ato foi confirmado para ter início às 16h30, com concentração no vão do MASP, onde os organizadores esperam milhares de pessoas. 
 
“Aceitamos a alteração de horário para deixar claro de que lado está a intransigência e não dar pretexto à repressão da Polícia Militar. O ato ocorrerá no domingo, na Avenida Paulista (Masp), conforme a definição dos movimentos”, disseram em nota as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.
 
Pelas redes sociais o ato confirma mais de 30 mil pessoas. Os movimentos sociais acreditam que o recuo da Secretaria de Segurança ocorreu devido a essa expectativa de grande adesão. 
 
“A grande adesão com a confirmação de cerca de 30 mil pessoas mobilizadas pelas redes sociais e pelos movimentos sociais fez com que os governos Alckmin e Temer recuassem da tentativa de proibir a manifestação popular”, disse a Central de Movimentos Populares (CMP).
 
Se em São Paulo o grande dia é esperado para hoje, em Fortaleza, capital que registrou outra grande mobilização no dia 31 de agosto prevê mais um ato de grandes proporções: no dia 7, quarta-feira do dia da independência. 
 
Também com adesão esperada de 11 mil pessoas pelas redes sociais, o evento “1º grande ato fora Temer” ocorrerá na avenida Beira Mar no fim da tarde, no mesmo local e horário onde, anualmente, há desfiles e marchas militares pelo 7 de setembro.
 
Mas também hoje, um grupo contra o governo de Michel Temer organiza uma manifestação a partir das 18 horas, na Praça Portugal, local onde também ocorreram atos que pediam a saída de Dilma Rousseff.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador