Sem Terra mortos no Paraná foram atingidos pelas costas

Do Jornalistas Livres

Sem Terra foram mortos com tiros nas costas

Ao contrário do que disse a PM, não houve confronto ou emboscada por parte dos moradores do Acampamento Dom Tomás Balduíno
 
O MST do Paraná esclareceu na manhã desta sexta (8/4) que os sem terra atacados em emboscada pela Polícia Militar ontem em Quedas do Iguaçu foram atingidos pelas costas, o que desmente cabalmente as versões do governo de Beto Richa (PSDB) de emboscada ou confronto por iniciativa dos moradores do Acampamento Dom Tomás Balduíno na tarde de ontem.

Os sem terra ocupam parte das terras da fazenda Rio das Cobras desde maio de 2015. Moram no acampamento cerca de 1,5 mil pessoas. A região foi grilada ilegalmente pela madeireira Araupel. Em dezembro do ano passado o juiz da 2ª Vara Federal de Cascavel, Leonardo Cacau Santos, declarou a área ocupada como de domínio da União para fins de reforma agrária.

Os sem terra foram atacados por uma força conjunta integrada por soldados da PM, seguranças da Araupel e capangas por ela contratados. Informa o MST que foram assassinados os trabalhadores rurais Vilmar Bordim, 44 anos, casado, pai de três filhos e Leomar Bhorbak, de 25 anos, que deixa esposa gravida de nove meses. “Também foram feridos mais sete trabalhadores e dois foram detidos para depor e já foram liberados.”, diz a nota do movimento.

As fotos a seguir são de um veículo dos acampados perfurado por tiros da PM e pessoas diante do IML em Quedas do Iguaçu – fotos cedidas pelo MST-PR:

MST5_SnapseedMST3_Snapseed MST2_Snapseed MST_SnapseedMST

O relato das vítimas na nota do MST da manhã de hoje: 

“Não houve confronto algum segundo o relato das vítimas do ataque. A emboscada ocorreu enquanto aproximadamente 25 trabalhadores Sem Terra circulavam de caminhonete e motocicleta, a 6 km do acampamento, dentro do perímetro da área decretada pública pela justiça, quando foram surpreendidos pelos policias e seguranças entrincheirados. Estes alvejaram o veiculo onde se encontravam os Sem Terra, que para se proteger, correram mato adentro em direção ao acampamento, na tentativa de fugir dos disparos que não cessaram. Em relato a PM admite que os dois corpos foram recolhidos de dentro da mata. Todas as vítimas foram baleadas pelas costas o que deixa claro que estavam fugindo e não em confronto com a PM e seguranças.”

O LOCAL DA CHACINA FOI ISOLADO PELA PM POR MAIS DE DUAS HORAS, IMPEDINDO O SOCORRO ÀS VÍTIMAS E O ACESSO DE QUALQUER PESSOA, MESMO ADVOGADOS. OS MORTOS FORAM REMOVIDOS DA CENA DO CRIME, ASSIM COMO OS OBJETOS, SEM A PRESENÇA DO IML OU DA POLÍCIA TÉCNICA. FAMILIARES, ADVOGADOS E JORNALISTAS QUE SE APROXIMARAM DO LOCAL FORAM AMEAÇADOS GRAVEMENTE.

Relata o MST do Paraná em sua nota: “A Policia Militar criou um clima de terror na cidade de Quedas do Iguaçu, tomando as ruas, cercando a delegacia e os hospitais de Quedas do Iguaçu e Cascavel para onde foram levados os feridos, impedindo qualquer contato das vitimas com familiares, advogados e imprensa.”

O ataque aos sem terra aconteceu pouco depois de o deputado Valdir Rossoni (PSDB) assumir a chefia da Casa Civil do Paraná. Em 01 de abril, ele, mais o secretario de Segurança Publica do Paraná, Wagner Mesquita, e representantes das cúpulas da policia do Paraná estiveram em Quedas do Iguaçu numa reunião que já preparava a ofensiva contra o Acampamento Dom Tomás Balduíno. Segundo informa reportagem da Ninja (veja aqui), Rossoni não coincidentemente recebeu R$ 50 mil da madeireira grileira Araupel em sua campanha eleitoral.

O governo do Paraná, conhecido internacionalmente pelo massacre perpetrado pelo governador Beto Richa contra os professores do Estado, em abril de 2015, divulgou uma versão segundo a qual a PM e os seguranças e capangas da Araupel teriam sido emboscados pelos sem terra quando iam apagar um incêndio na mata. A versão tem três problemas graves:

  1. Porque uma tropa de elite da PM (a Rotam) estaria participando de combate a incêndio?
  2. Se a tropa da PM foi emboscada, é verossímil que apenas os sem terra tenham sido feridos e mortos?
  3. Como os sem terra que teriam realizado a emboscada teriam sido atingidos em tiros pelas costas?

Na manhã desta sexta, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, mandou ofício a Beto Richa na manhã desta sexta exigindo providências e lembrando que o Brasil já foi condenado na Corte Interamericana de Direitos Humanos por assassinato de sem terra no Paraná.

Amanhã, sábado, haverá um ato em Quedas do Iguaçu com a presença de sem terra do Paraná e de todo o país, de advogados e representantes de movimentos dos direitos humanos. O clima é de enorme tensão no Paraná.

 

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. e o novo ministro da Justiça?

    Aragão, ajuda aí porque boa parte da sociedade acha que matar membros do MST não é um crime muito grave. 

    Eles precisam de você. 

     

  2. OS  SEM  TERRAS  devem

    OS  SEM  TERRAS  devem  póntar  guarda  diariamente  nunca  vacilar  porque  eles  tem  os governos do  PSDB  que  controlam a policia  do  lado deles. Pode  esta  havendo por  parte  de governadores  bola  por  fora  para os  policiais  cometerem  os  crimes  que  vem cometendo. porque  eu nao entendo  como é que  um policial  que mal  ganha  para  sustentar  no  minimo possivel a  familia  possa  atender ordens  e  matar  pessoas  que  lutam pelo direito  de  ter  seu  pedaço de chao  para viver. nao  entra na minha  cabeça  que  esses policiais  de certa  forma  nao tenha  alguma  vantagbem para  fazer o que  fazem. 

    O fato  deles  dizer que obedecem  ordens  nao me convence.

  3. A versão do MST tambem é

    A versão do MST tambem é inverossimel – uma tropa armada a espreita para mata-los. Maldita PM e malditos dirigentes do MST. Utizam militantes como bucha de canhão . Somente a dor das familias dos mortos é o que restará. Para os outros, soldados e dirigentes, a vida segue. 

  4. Uma parcela da PM’s, ligada

    Uma parcela da PM’s, ligada ao PSDB hoje, mais parece  um esquadrão da morte que policias prontos pra servir e proteger a nossa sociedade.   Batem em estudantes, em professores, assassinam integrantes do MST que mais falta acontecer para que a nossa sociedade perceba que estamos num Estado de Exceção? Fazem a segurança do pixuleco na Paulista e descem o cacete nos estudantes.  Defendem acampamento de 16 gatos pingados e fazem terrorismo no acampamento do Patriarca onde estão o grupo contrário. Se isso naõ for assumir um lado então não sei o que é.  Gritar pra quem?  Chamem ladrão chamem ladrão  Tá tudo dominado.

  5. Caro Nassif
    Se antes os

    Caro Nassif

    Se antes os mandantes deses assassinatos não se preocupavam, com nada, agora muito menos

    Não é a polícia de Richa, é a policia da casa grande, que nunca deixou de ser.

    Como os mandantes não se sentirão seguros, tendo os exemplos dos Aécios, Cunhas, Moros, Gilmares, Marinhos, Bolsonaros, entre outros.

    Saudações

     

  6. Depois de todos os absurdos

    Depois de todos os absurdos policiais, jurídicos e midiáticos, lançaram novo balão de ensaio: MASSACRE

    Alguém tem que parar estes golpistas Nazistas !!!

     

     

  7. atingidos pelas costas?

    me expliquem como se atinge uma pessoa pelas costas atirando no capô dianteiro e parabrisas de um veículo!!!!!!

    deviam estar fugindo de ré, mato a dentro….

    Nassif, menos, menos….

    1. Péssimo costume.

      Sabe, senhor Miguel Santos,

      Os anjos da polícia da ROTAM estavam morrendo de medo de apagar o fogo na área ocupada,  e pediram ajuda aos meninos do grupo CONVERSANDO É QUE SE ENTENDE da Araupel para levá-los até o local do incêncio.

      E, para espanto de todos, os malfeitores do MST,  que dirigiam de costas os seus carros, desceram dos veículos e continuaram correndo – SEMPRE DE COSTAS – pra cima dos aprendizes de Mahatama Gandi.

      Essa mania de dirigir de costas adotado pelos Sem Terra só podia dar nisso, não é mesmo, senhor Miguel Santos.

      Eu avisei.

       

  8. Estou tentando conhecer o que

    Estou tentando conhecer o que está acontecendo.

     

    Rossoni.

    Ele é ligado a estas áreas – fazendas no conflito.

    Inclusive uma(?) das fazendas estavam sob judice e e mesmo assim ele repassou uma delas para outros:

    É so pegar a Ata da 4ª Assembléia Geral Extraordinária da Remassa Reflorestadora S.A, de 6 de maio de 2013.

    (eu a tenho, e já fiz cópia)

    Arquivada Na Junta Comercial do Paraná em 11/06/2013, sob o nº 20132845288

     

     

  9. PELAS COSTAS DE TIROS NO CAPÔ

    Ninguem teve acesso a local, isolamento total.

    Trios são pelas costas.

    Aparece tiros no Capô.

    Ora, obvio que inventaram a cena.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador