Sem Terra ocupam fazendas de Maggi, Ricardo Teixeira e amigo de Temer

 
mst_teixeira_-_midia_ninja.jpg
 
Foto: Mídia Ninja
 
Atualizada às 15h
 
Jornal GGN – Nesta terça-feira (25), no Dia do Trabalhador Rural, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra ocuparam a fazenda do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, de Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e de João Batista Lima Filho, o Coronel Lima, assessor e amigo do presidente Michel Temer. 
 
Estas ocupações ocorreram, respectivamente, no Mato Grosso, em Piraí (RJ) e em Duartina (SP). O MST também faz mobilizações no Sul e no Nordeste do país.
 
As ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas, que tem como objetivo exigir que as fazendas ligadas a processos de corrupção sejam destinadas para o assentamento das famílias de sem terra. O MST também pede a saída de Michel Temer e a convocação de eleições diretas.

 
Por meio de nota, o movimento pontua que os donos destas terras são acusados de atos de corrupção como  lavagem de dinheiro, favorecimento ilícito, estelionato e outros crimes. “É nítida a relação das grandes empresas do agronegócio com os esquemas de propinas, compra de parlamentares e lavagens de dinheiro”, diz o MST.
 
Além das ocupações, serão realizadas manifestações nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. Os militantes também ocuparam a fazenda Junco, do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, localizada a 22 quilômetros de Teresina (PI). As famílias afirmam que a área é improdutiva e pedem que ela seja desapropriada para reforma agrária. 
 
Amigo de Temer
 
No caso da propriedade em Duartina, a fazenda está no nome da empresa Argeplan (Arquitetura e Engenharia LTDA) e do Coronel Lima. Em maio de 2016, o MST ocupou o local, que, segundo os moradores da região, pertence a Michel Temer.  A Argeplan, com sede em São Paulo, foi investigada na Operação Patmos, da Polícia Federal.
 
Base de Alcântara
 
Também nesta terça, movimentos sociais bloquearam o acesso à Base de Alcântara, no Maranhão. Os militantes protestam contra a retomada dos acordos com os Estados Unidos que podem entregar o centro de lançamento de foguetes aos EUA.
 
Veja abaixo uma balanço das mobilizações do MST:
 
Rio de Janeiro
Fazenda Santa Rosa – propriedade de Ricardo Teixeira.
Município de Pirai (RJ)
200 famílias
 
São Paulo
Fazenda Esmeralda – propriedade de João Baptista Lima Filho (Coronel Lima, amigo de Temer)
Município Duartina
800 famílias
 
Piauí
Fazenda Junco – Senador Ricardo Nogueira (PP/PI)
Município Região Metropolitana de Teresina
Mil Famílias
 
Paraná
Fazenda Lupus – Grupo Nutriara
Município de Alto Paraiso
1.200 famílias
 
Mato Grosso
Fazenda SM2 – propriedade do ministro Blairo Maggi
Rondonópolis
Mil Famílias
 
Maranhão
Entrada da Base de Lançamento de Alcântara
Município de Alcântara
400 manifestantes
 
Mato Grosso do Sul
Fazenza Perobal
Município de Itaquiraí
200 famílias
 
Assine
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como o Poder Judiciário é

    Como o Poder Judiciário é falho, quase inexistente, a iniciativa do MST é mais do que justa. Enfim, uma atitude concreta contra os golpistas.

  2.  
    Não é de hoje que o MST é a

     

    Não é de hoje que o MST é a maior expressão a comprovar a capacidade do povo para se organizar e lutar de maneira objetiva, firme e pacífica, afim de conquistar seu direito à existencia dígna, a partir do acesso à terra, e do trabalho autônomo e produtivo.

    Orlando

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador