Sobre a prisão de manifestantes e a presunção da inocência

Por J.Roberto Militão

Comentário ao post “Advogado de jovem detido afirma que ele não chegou nem perto do coronel da PM

No início da nossa ´primavera´ de Junho, em 17/06 pp, meu filho foi um dos quatro presos e indiciados sob acusação da PM de vandalismo, danos a patrimônio e formação de quadrilha. Conforme está se comprovando no processo penal, não eram vândalos, não praticaram nenhum dano e nem eram conhecidos entre si. Eram apenas estudantes da USP estreantes nas adormecidas ruas levados pelo MPL e a justa reivindicação do passe livre. Foram presos com mais vinte jovens encurralados dentro de um posto de gasolina na R. Bela Cintra. Os black blocs ainda não tinham tomado conta das ruas nem desvirtuado as manifestações.

      Eles foram vítimas da armação da polícia em que o Delegado, dentre mais de cem detidos, escolheu de forma aleatória ´quatro´ que serviriam de exemplo. Receberam a solidariedade ampla e obtiveram o direito de responder ao processo em liberdade: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N41383

      Portanto, soa estranho a grande maioria dos comentários de petistas enfezados que gritam pela garantia da ampla defesa na AP 470, façam aqui a defesa do estado policialesco e de presunção de culpa.        

      Subscrevo na íntegra o comentário de MARIA UTT:

     ” Será que entrei no blog certo hoje?

A julgar pelo comentário de alguns então o rapaz é culpado até provar a inocência, é isso? Sim, porque não é expediente das polícias pelo Brasil de maneira nenhuma pegar um de bode expiatório pra servir de exemplo ou mesmo prova de força (mortos da “resposta” ao PCC de 2006 e o Amarildo devem ser ficção da minha cabeça).

Engraçado que no caso do chamado mensalão a maior crítica era exatamente essa, o da condenação sem provas. Se os dignissímos comentaristas do blog tiverem provas que incriminem o rapaz, que apresentem, do contrário tenham ao menos a virtude de darem aos acusados o benefício da dúvida.”

 e também o adendo de MONIER:

” Concordo plenamente. Aliás, a maior crítica que se pode fazer ao grupo que se manifesta em defesa do governismo sem ressalvas é que, em nome de uma vingança pelo ocorrido na AP 470, e do medo de manifestações desestabilizarem o governo, estão arremessando ladeira abaixo qualquer discurso em favor dos direitos fundamentais: direito de defesa, limitação dos poderes da polícia pela legalidade, presunção de inocência, direito à livre manifestação.

Como se jogar fora uma luta de 3 séculos ou mais contra as fogueiras e assassinatos praticados pelo estado compensasse a condenação de alguns indivíduos dentro de um processo estranho, mas com um mínimo de prerrogativas. Ainda que condenassem o Dirceu à prisão perpétua, ele não é maior do que a bandeira para que ela passe a ser queimada de modo a atingir os adversários políticos.”

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “soa estranho a grande

    “soa estranho a grande maioria dos comentários de petistas enfezados que gritam pela garantia da ampla defesa na AP 470, façam aqui a defesa do estado policialesco e de presunção de culpa”:

    1-A mensao a  “AP 470” eh grotesca e 2-nao houve nenhuma maioria “petista” defendendo nem estado policialesco nem presuncao de culpa no blog.

  2. É o “modus operandi” da

    É o “modus operandi” da direita ( diga-se PSDB e Cia ) brasileira! Sempre foi e sempre será assim! Primeiro prende e arrebenta ( lembra dos militares, acho? ) depois vamos ver o que acontece ( com este STF que temos); NADA!!!! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma!!!!

  3. Quando  começamos a incendiar

    Quando  começamos a incendiar carros de policia, espancar militares, promover saques e ataques a bancos não estamos mais nos manifestando contra esse ou aquele engano ou desvios do governo.

    Estamos querendo derruba-lo.

    É outra coisa.

    Estranhamente estamos permitindo que essas ações violentas tomem corpo, sem ao menos nos interessar em saber o que seus promotores desejam colocar no lugar do governo que pretendem derrubar.

    Nesta epoca em que todos os direitos começam ser questionados, parece que alguns pretendem, alem da derrubada do direito a privacidade dos cidadãos, tambem requerer, “pela liberdade”,o direito de incendiar carros de policia e espancar militares.

    Se o Estado e a nação permitirem essa libertinagem mostrara a sua fragilidade.

    Terminara, como ja aconteceu na historia recente, fazendo parte da população apoiar uma tentativa de derrubada do governo, por um sentimento plantado de insegurança.

  4. Comparam água com cachaça

    Que coletânea de bobagens…

     

    Não vi nenhum petista defendendo a prisão de quem quer que seja. Vi várias pessoas comentando contra os parasitas dos movimentos sociais (Black Blocs). Na análise do caso concreto desse rapaz que foi preso, não vi absolutamente ninguém defender que ele deva ser condenado sem provas! Isto é uma mentira, amplamente falsa essa tese que o ‘ilustre’ militante do PSB, de forma oportunista, tenta veicular. 

     

    E é uma tese falsa pelo simples fato de que é impossível condenar o jovem rapaz neste momento. Como condenar alguém se contra essa pessoa não existe sequer uma ação penal impetrada? O caso está em fase de investigação, nada mais do que isto. Comparar o caso do rapaz, que está em fase de inquérito, com o julgamento fraudulento da AP 470 é uma desonestidade intelectual do tamanho do Oceano Pacifico.

     

    E o PSB, claro, aproveita para dar vazão ao seu lado oportunista, de quem esteve durante 11 anos num barco e que agora resolveu pular do barco e dizer que não ‘compactua’ com nada daquilo que compactuava nos últimos 11 anos.

    1. Diogo……pois é…..um

      Diogo……pois é…..um monte de oportunistas, vira casaca, que se fizeram graças a administração Lula/PT, e que agora aparecem para tripudiar….se vendem como vestais da sociedade!!  Foi assim que o lobo mau quase comeu Chapeuzinho Vermelho….eu hein…..uma inversão total de valores… Esse texto não passa de uma pegadinha…cai  nele, quem quer!!

      1. Dê, isso é aquele mais do

        Dê, isso é aquele mais do mesmo; o me apoia ou é petista. Minha irmã que é daquelas eleitoras anti-Lula e anti-Dilma, diz que agora dizem que ela é petista só pq acha os BB’s um pé no saco. Pelo menos, a equação está posta, ou os BB’s fazem o que querem ou o Brasil é uma ditadura… 

        Uma observação que o Militão lembrou bem; no início das manifestações, havia um grupo, que não eram os BB’s ( não sei se depois, passaram a integrar ), que atacava, violentamente, AS PESSOAS, não eram mascarados, eram uns caras enormes, tipo sarados e que, não podiam ver bandeiras do PT que enlouqueciam. Aqui pela Rede rodou até uma foto de um deles mordendo a bandeira do PT.

        OBS. Já aviso que não estou insinuando que o filho do Militão seja um desses só estou lembrando que sumirarm

         

        1. Pois é Cristiana…..agora só

          Pois é Cristiana…..agora só existem dois lados.  Engraçado que os mesmos que odeiam debates na linha flaxflu….hoje aparecem justamente para fazer flaxflu………  sofismar!!!  Se vc é contra os BB’s, automaticamente vc é a favor da violência na periferia/morros.  Olha o nivel em que chegamos…eu hein……. Eu também consigo extrair alguma coisa, quer ver??  Usando de um silogismo aristotélico, sou a favor dos BB’s, eles são violentos, logo sou a favor da violência!!  Então..pela lógica, o Militão é totalmente a favor da violência aonde quer que ela esteja. Pronto, tirei minha conclusão……quem não gostar, que conte outra melhor!!  E agora vamos senter no chão…pois debate, neste nivel, nem carece de cadeira!!!

          1. Além de tudo são burros pq

            Além de tudo são burros pq estão fazendo com que todos os que são contra os BB’s, alinhem-se, automaticamente, ao PT. Eu pergunttei ao Freixo, no TT, se ele percebia isso, que os apoiadores desse tipo de violência, acabavam por agredir o eleitor, aqui na rede. Ele disse que não era o caso dele e, talvez não seja mas o fato é que veem petisas em qq um que discorde deles. Vc pode até dizer que os petistas fazem o mesmo, ou seja, enxergam um inimigo em cada não-governista, mas a miliância petista não perde o foco, quer dizer não aaca o eleitor, não alinhado, ela trabalha no sentido de cooptá-lo. Apereceu um sujeito no TT dizendo que as pessoas tinham que ter MEDO de sair as ruas; o texto dele é claro, o MEDO é a CHAVE… Isso é militante? O que esse cara tava dizendo as pessoas? Ou vc é o que eu quero ou vc tá errado, vou te pegar na rua. É esse pessoal que quer apoio da sociedade? Obviamente, os milianes de ouros partidos, deitaram e rolaram em cima desse texto mas e quem não é de partido nenhum e deu de cara com isso? A única conclusão que dá pra gente chegar é que esse pessoal quer fazer políica sem eleitor… E isso tem um nome.

            Numa cidade da Região Serrana, aqui do Estado do RJ, um desses, num evento, soltou a seguinte pérola: O problema é que aqui nessa cidade, a população inteira usa antolhos… UAU, a população inteira é imbecil e o cara é um iluminado, um salvador… A gente dá risada mas é complicado.

        2. e o inverso?

          “Dê, isso é aquele mais do mesmo; o me apoia ou é petista.”

          Cris, o pior é que o inverso é verdadeiro: discorde de mim e está querendo sabotar o projeto político do PT.

          O Azenha ousou criticar o leilão de Libra. Resultado? O próprio, pelo facebook:

          “Direção do PT deveria investigar se o PSDB contratou militantes digitais para se passarem por petistas, atirando para todos os lados com ofensas, desqualificação, assassinato de caráter, presunção, autoritarismo, condescendência, desrespeito, etc. Eu em geral associava isso aos tucanos.”

          Agora é bem capaz do Azenha ser considerado tucano, coxinha, apoiador do Serra e da TFP, e obviamente pago para sabotar o PT. Tá difícil o debate nesses termos.

    2. Não vi nenhum petista defendendo a prisão de quem quer que seja.

      “Esse cara é santo, e de paz, acreditem ele estava la no meio comprando sorvete. Agora esse Advogado é mala sem alça.”

      “Concordo plenamente. Se o dito ‘Bode Expiatório’ tivesse lá p/ se manifestar e carregado de boas intenções, certamente, ele não estaria no meio de uma turba que encurralou um policial. Que agora ele assuma as consequências de seus atos. Vamos parar de passar a mão na cabeça de vagabundo, pois é isto que dá margem à baderna. Ah, só p/ constar, o policial vagabundo ou bandido deve ser punido c/ o rigor da lei, assim como os baderneiros.”

      “Esses são os nossos ‘revolucionários’ de hoje em dia: Detonam a cidade em bandos, não mostram a cara e quando são capturados ficam apavorados. (…) Não fui eu! Não fui eu!  Esse é o lema do black bloc de cara limpa.”

      “Mas é engraçado o causídico em questão usar uma típica malandragem para livrar a cara de seu cliente…Ora bolas, de não houvesse o menor indício, não teria sido decretado (e mantida) a prisão preventiva do réu, convolada logo após a prisão em flagrante, como mandam as novas normas processuais penais..”

      Tá bom ou quer que eu continue?

  5. Gente não podemos misturar as

    Gente não podemos misturar as bolas.  NÃO ESTAMOS NUM GOVERNO DE EXCEÇÃO!!!!  Ninguém em sã consciência apoia a violência, venha ela de onde for!!  Agora, BlackBlocs por quê??  Se vivemos uma ampla democracia, com governo disposto ao dialogo…participativo….fazendo pelo social, pondo o país no quadro mundial….então qual razão dos BB?  Então agora devemos permitir que se quebre tudo, distrua tudo…..sem sequer dizer o motivo mas devemos permitir tudo isso??  Por favor……sem sofismar!!  Quem são os  BB’s? O que querem? O que reinvindicam??  Por que cobrem o rosto?  e por que quando destroem uma loja, saqueiam?  Uma sociedade tem normas claras até para podermos conviver em sociedade…… impedir o ir e vir dos cidadãos, gerar insegurança, depredar patrimônio etc….não condiz com as normas vigentes…a polícia foi criada para isso.  Claro que ao dizer isso…não estou justificando nem compactuando com nenhum tipo de  violência em morros e periferias -deixar bem claro pois ultimamente o povo faz uma questão de misturar alhos com bugalhos- mas tb não compactuo com vandalismos.  Agora, não é porque a policia faz isso na periferia que vou tirar toda razão dela ao impedir que um fedelho sem causa, saia por aí, destruindo e ameaçando todos.  

    1. não vivemos num estado de

      não vivemos num estado de excessão??? deixa eu adivinhar: você não mora em favela com UPP no Rio, nem em nenhuma quebrada de São Paulo ou de qualquer grande centro urbano brasileiro, estou certo?

      Quando se trata de defender o atual governo vale até fingir que a polícia no Brasil é santa.

      1. Vc poderia me apontar aonde

        Vc poderia me apontar aonde foi, no meu comentário, que falei que a polícia é santa?  Olha…esse tipo de argumento se rebate com…..: deixa um black bloc pegar uma filha sua, um filho, um parente seu…que depois a gente conversa. …veja que é um argumento na mesma linha……bem raso!!!

      2. Favelados?

        Favelados com máscara anti gás e com vontade de quebrar tudo… Suponho que nem você seja um desses que descreve. Pobre não pode se dar a esse luxo. Não vamos ficar com fantasias, esse é um movimento da elite pra elite, não tem nada a ver com pobre favelado morrendo no morro. Se tem algum pobre metido nesse rolo é burro, mais cedo ou mais tarde vai rodar e o papai não vai pagar advogado ou escrever texto pro Nassif reclamando da truculencia policial.

        São os adolecentes da classe média revoltados com o sistema e que não tem a menor idéia do que é o sistema e acha que a culpa é dos políticos. Os políticos, aqueles que tem uma mínima chance de vencer uma eleição pro executivo, são só uns funcionários mais ou menos alinhados com os donos do poder de fato e equanto isso, eles, os donos de fato, estão interessados na repercussão que esse movimento possa ter e quem sabe recolocar no trono uns funcionários um pouco (ainda) mais alinhados do que os petistas.

        1. Pronto! Desenhado… Eu não

          Pronto! Desenhado… Eu não entendo pq a elite brasileira não se assume como elite. Pra que essa palhaçada de ficar tentando se passar por periferia? Que coisa mais ridícula. Até parece que todo mundo é idiota e acha que um ferrado vai meter o dedo na cara de PM, tacar fogo em ônibus, etc… e depois vai pra casa postar suas reinações no FB…

  6. Tá difícil viu?

     

    Agora qualquer manifestação contrária aos black blocs vira automaticamente “petistas (ou governistas) enfezados defendendo um estado policialesco”.

    Não!

    A ação estúpida desses black blocs apenas está sequestrando o sagrado direito das pessoas saírem às ruas e para protestar contra o que elas quiserem.

    São eles que estão vilanizando o democrático direito de se manifestar nas ruas.

    É tão difícil entender isso?

    Black Blocs não representam ninguém. Nem à eles próprios, já que são anõnimos, mascarados,  não tem causa própria e quando são flagrados preferem entregar a mãe do que se assumir como um BB.

    Tem muita gente aqui querendo misturar as estações. Manifestantes nas ruas são um coisa. BBs são outra bem diferente.  

     

     

  7. Paulo Nogueira no seu Diário

    Paulo Nogueira no seu Diário do Centro do Mundo [http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-direita-e-a-esquerda-se-unem-no-odio-aos-black-blocs/] levanta a questão: quem são os Black Blocs? Seu argumento é interessante: há um descontentamento desse jovens com a chamada política tradicional, representada por partidos, sindicatos e entidades de classe. Também anseiam por mais mudanças, além daquelas promovidas pelo PT durante esses 11 anos; também não se sentem representados pela Rede de Marina Silva.

    Minha leitura: Black Blocs é uma acomodação de uma parcela da juventude de classe média, em plena fase adolescente, com ebulição de revolta e zero de propostas concretas e duradouras. Não concordam com a estrutura partidária, pois esta se tornou truncada demais para seus anseios radicais. Por outro lado, não veem em Marina a mudança que tanto almejam pelo simples de fato de que mudam as moscas, mas o cheiro permanece o mesmo.

    Os argumentos são bonitos, mas a luta real é mais difícil do que se imagina. O próprio PT está travando esse debate no PED 2013: manter ou não manter as alianças? Hoje o PT, além dos partidos de esquerda como PSB e PCdoB, tem um amplo espectro de centro-direita, onde cabe PMDB, PR, PP, PSD, entre outros. Tudo que os BB querem mudança, com ou sem PT, mas na prática a banda não toca dessa forma.

    O PSDB está aí, esperando o mínimo vacilo do PT e sua base aliada para retroceder em absolutamente tudo. Os BBs querem avançar, mas não percebem que as vozes do retrocesso estão aí e que seus atos alimentam ainda mais essas vozes retrógradas? Agredir PM, manifestante, petista: tudo que a direita radical quer nesse momento é criar um clima de caos e influenciar nas eleições.

    Se tem grupos regionais do BB e do Passe Livre – já que eles dizem que não são hierarquizados – que discordam dos métodos atualmente praticados, das bandeiras levantadas, etc, que venham a público esclarecer sua posição e se descolar de vez do movimento nacional. Do contrário serão todos imersos na mesma lama [aliás, já estão].

    Nogueira argumenta: “Querem que eles sumam? Experimentem reduzir a desigualdade social que está na origem deles.” Confesso que não vi nenhum representante, porta-voz dos pobres e indefesos defendendo mais avanços sociais. Não vi BBs defendendo a causa indígena ou coisa que valha. Isso está no “imaginário” de uma esquerda apaixonada, radical e revolucionária que não consegue enxergar uma semana na frente do próprio nariz.

    A blogosfera e a esquerda tem críticas em relação ao PT. Há inúmeras pautas a serem vencidas: redução da jornada de trabalho, causa indígena, reforma política, reforma no Judiciário, desmilitarização das polícias, etc… As pautas são muitas, os gritos de mudança também. Todos nós estamos impacientes, desejando mais mudanças. Lula e o PT sabem disso! Por outro lado, o governo vem se esforçando ao máximo para atender o anseio das ruas. Entre a crítica e o governo, há um caminho longo, que só pode ser estreitado por meio da política, do diálogo e da boa pressão ideológica.

    Por quê não vejo nenhum MPL ou BBs defendendo a Reforma Política? Defendendo a desmilitarização da PM? Fazer críticas é uma forma salutar de avançar, mas criticar, sem compreender que exigir mudança a qualquer custo não vai ajudar a separar o joio do trigo é coisa de adolescente poser e mimado. Me desculpem o termo, mas é isso que parece ser o BB e o MPL: doença infantil do transportismo e do revolucionarismo. As críticas que Marx fez lá atrás ao filósofo Bakunin – culminando inclusive na sua expulsão da Internacional Socialista – não foram de graça: movimentos mascarados, pré-fabricados e apoiados pela mídia não tem absolutamente nada a ver com a verdade luta socialista e de esquerda.

  8. “Ainda que condenassem o

    “Ainda que condenassem o Dirceu à prisão perpétua, ele não é maior do que a bandeira para que ela passe a ser queimada de modo a atingir os adversários políticos”

    Militão, sou contra a prisões arbitrárias mas isso aqui é o cúmulo do oportunismo. Ou é disputa política e todas as bandeiras e todos tem o mesmo peso e, nesse caso, não cabe uma lei para uns pegarem perpétua e ouros posarem de vítimas ou estaremos tratando com um grupo que pensa poder impor suas vontades a sociedade inteira.

    Eu podia ser do DEM que não apoiaria esse tipo de violência; não reconhecer direitos e garantias é o caos, não importando de que partido seja o sujeito. Nesse sentido a AP é mesmo didática pq mostras as consequências de fazer-se leituras políticas para atingir adversários políticos. Aliás, exatamente, a denúncia que fazemos aqui, há anos.

     

  9. Amor e perdição.

    Tenho o maior respeito por Roberto Militão, sua postura de vida e a coragem em mantê-la não merecem menos que isso.

    Neste texto, porém, o componente emocional acaba por turvar um quê da sua objetividade e o faz, por via de consequência, tratar questões diferentes como se fossem análogas. Humano, muito humano.

    “No início da nossa ´primavera´ de Junho, em 17/06 pp, meu filho foi um dos quatro presos e indiciados sob acusação da PM de vandalismo, danos a patrimônio e formação de quadrilha.” 

    Logo, a solidariedade a todos na mesma situação, independente dos indícios de culpabilidade que o solidarizado possa ter contra si. 

    E, no entanto, seu texto traz também a chave que resolve essa questão.

    “Eram apenas estudantes da USP estreantes nas adormecidas ruas levados pelo MPL e a justa reivindicação do passe livre. Os black blocs ainda não tinham tomado conta das ruas nem desvirtuado as manifestações.”

    E é dos black blocs que estamos falando, não do pessoal do MPL. Esta é uma confusão e uma associação indevida que não podemos permitir que aconteça, nem mesmo quando motivada por amor paternal.

    Nem podemos permitir que o justo combate a uma farsa jurídica, tal qual foi o julgamento da AP 470 – o famigerado mensalão e o seu “domínio do fato”, nos compromisse a não vermos o que temos na frente dos olhos.

    Não haveria necessidade, mas vá lá um pouco de Rui Barbosa: “tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.”

    Não há analogia possível, entre as ações do MPL e de vários outros movimentos sociais e o uso da violência como forma de ação política dos black blocs – que a rigor, nem ação política consciente parece ser. Estando mais para a violência pela violência, o que também não deixa de ser ação política, porém, lato senso.

    Tão pouco a denúncia de presunção de culpa aplicada aos réus da AP 470 pode ser estendida para quem sobre o qual pese provas circunstanciais de culpabilidade.

    Do uso de provas circunstanciais Militão entende muito mais que eu, dada a sua formação e a minha – professor de química, mesmo assim arrisco-me a esta comparação:

    Se alguém for encontrado com um revólver fumegante na mão, junto ao cadáver de uma pessoa morta recentemente a tiros, não há nisso uma prova definitiva que esse alguém tenha puxado o gatilho. Mas ninguém criticaria o delegado que o indiciasse por homicídio. Então, por que alguém mascarado e vestido de preto, portando pedras na mochila, preso no local onde houve depredações cometidas por mascarados vestidos de preto usando pedras não podria ser igualmente indiciado?

    E desde quando, ser a favor do uso da força estritamente necessária pela polícia – única legitimada a usa-la no Estado democrático de direito – para manter a ordem pública torna alguém um “petista enfezado pleiteando o estabelecimento do estado policialesco”?

    O amor nos leva as vezes, em seu nome, a defender o indefensável – isso, contudo, não torna justas as decisões tomadas nesse estado de espírito.

    1. “Nem podemos permitir que o

      “Nem podemos permitir que o justo combate a uma farsa jurídica, tal qual foi o julgamento da AP 470 – o famigerado mensalão e o seu “domínio do fato”, nos compromisse a não vermos o que temos na frente dos olhos”:

      Essa grotesca mencao ao “AP 470” so serviu pra caracterizar “o outro”:  petistas governistas.

      Alem de grotesca, eh sofista tambem.

    1. Sim, e deve ser mais poderoso

      Sim, e deve ser mais poderoso que o NSA. O PT está em todas.

      Deve ser porque o Lula perdeu um dedo. Só ele está sempre em dois lugares ao mesmo tempo….

  10. Cacilda!
    Só pode ser a

    Cacilda!

    Só pode ser a água. 

    Pensei até em perguntar se a “carne de vaca” era Friboi?

    Mas não foi preciso…

  11. A borboleta e o tsunami.

    Um dos chistes mais comuns que os ecocéticos fazem com os ultra-ambientalistas é o tema da relação de causa e efeito de mudanças locais como propulsoras de enormes mudanças sistêmicas globais.

    É o caso do farfalhar das asas da borboleta amazônica que impsulsionam um tsunami em alguma latitude/longitude do Pacífico.

    De certa forma, esta lógica foi incorporada por boa parte do jornalismo marrom brasileiro, justamente este que é sócio das tragédias cotidianas brasieliras no campo da violência, e que fornece o discurso ideológico que legitima a barbárie policial e as execuções extrajudiciais.

    Assim, fulano morreu em “troca de tiros”, tinha “passagem”, morava em “tal local”, funcionam como um senha, um código cifrado para soltar os reservoir dogs.

    Mas há discurso para todos, e os que atingem a classe média com mais fervor são aqueles que mostram crimes bárbaros, ainda mais se as vítimas forem os “iguais de classe”.

    O crime da “mala”, suzane von richtofen, o menino boliviano, elisa samúdio, etc, etc, etc.

    Como se vê, é uma tentativa permanente de reduzir todos os fenômenos, suas causas e efeitos as noções generalizantes e simplistas criadas nos momentos de emoção provocada!

    Mais ou menos como na questão dos blackblocs.

    Claro que toda história pessoal de vítimas de abuso policial merece respeito! E mais ainda, merece JUSTIÇA.

    Assim como todos os casos de violência policial contra este ou aquele manifestante, ainda que seja um blackbloc. O limite da lei permite agir com rigor, mas nunca além do necessário.

    E só dá para saber se o limite foi ou não respeitado após a ação, sob pena de não agirmos, o que é, igualmente ou muito mais grave!

    Mas o que se lê em alguns comentaristas aqui é a mesma histeria dos datenas, porém, de sinal contrário!

    Para contrapor aqueles que querem contrabandear mais violência e um Estado de terror contra tudo e todos (embora não haja uma evidência muito clara disto, mas devemos respeitar as percepções)os comentaristas pretendem disseminar a ideia que TODA ação policial será, presumidamente ilegítima porque há algumas ações ilegítimas.

    Por isto, para debater o post( e as citações) é preciso dizer:

    a) Os caos do amarildo e das mortes do PCC são crimes, e como tais devem ser tratados, senão conseguirmos divisar a ação legítima e legal da Polícia e de seus integrantes, dos que abusam e matam, como podemos esperar que a Polícia faça o mesmo quando age?

    b) No estamento jurídico brasileiro não há presunção absoluta de inocência, e sim de não culpabilidade. Se a presunção fosse de inocência (absoluta) só seriam processados os presos em flagrante delito, não haveria processo e inquérito, muito menos prisão preventiva, e temporária ( ver Paulo Roberto Rangel).

    c) é falsa e histriônica a fala que procura associar a reivindicação por julgamento justo (seja na ação 470 ou qualquer outra ação) com um suposto “medo” das manifestações, a não ser que os comentaristas detenham a informação que os atos de vandalismo estão direcionados a este fim específico. Esta fala é contraditória, justamente porque o acirramento da percepção do atos de vandalismo é tido (inclusive por alguns deles) como combustível para em endurecimento, com resultado de maior popularidade para os governantes que conseguirem se impor.

    É preciso repetir que o senso comum brasileiro é extremamente conservador, e nenhum político ou partido perderia pontos se descesse o porrete sem pena no lombo dos vândalos, ao contrário. A presidenta não o faz porque, justamente, repudia a violência como linguagem política, por ter sido uma de suas vítimas. Mas ambos os lados, os vândalos e seus defensores parem chamar a presidenta e as autoridades para uma “dança mais violenta”.

    d) a fala sobre a contraposição entre a nossa história de conflitos, a “bandeira” e os direitos de zé dirceu são também equivocadas. Em um país que desejamos, nem o resgate histórico das brutalidades anteriores (bom dizer que há três séculos não éramos um Estado, na correta acepção do termo), nem o direito de um homem, ou de vários, nem a noção de pertencimento a um país são excludentes ou condionantes, isto é, elas se completam.

    Colocar as coisas nestes termos, como já disse antes, é mais ou menos o que fazem datenas, e outros que subjugam uns direitos para supostamente garantir outros.

    Ainda que o conflitos de valoers e bens juridicamente tutelados possa existir, é a lei,o pacto estatal e a ação coletiva política que devem nos fornecer os caminhos para dirimir estes dissensos, nunca a ação de um policial, de um vândalo, ou a percepção extremada de um pai cujo filho foi preso injustamente, ou de um comentarista extremista(ainda que de esquerda) de um blog ou qualquer outra esfera de debates.

  12. Esse tomou umas né ?

    “Portanto, soa estranho a grande maioria dos comentários de petistas enfezados que gritam pela garantia da ampla defesa na AP 470, façam aqui a defesa do estado policialesco e de presunção de culpa.   ”  

     

    ?????????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador