STF pede que PF investigue boneco de Lewandowski e Janot

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal pediu à Polícia Federal que investigue os responsáveis pelos bonecos infláveis Petralowski, que representa o ministro Ricardo Lewandowski, e o Enganô, que representa o procurador-geral Rodrigo Janot.
 
Não há notícia se o pedido vai incluir a investigação do boneco de Toffoli, Marco Aurélio e Teori Zavascki. Nem o do ex-presidente Lula, o famoso Pixuleco, e o de Dilma Rousseff. Mas Lewandowski disse que o inflável que representa ele e Janot é “grave ameaça à ordem pública e inaceitável atentado à credibilidade do Judiciário”.
 
Os bonecos infláveis foram usados durante manifestação do Movimento nas Ruas, na Avenida Paulista, em São Paulo, no último dia 19 de junho. Seguem os pedidos do Supremo:
 
 
 
Do JOTA
 
STF pede investigação sobre bonecos de Ricardo Lewandowski e Rodrigo Janot
 
Por Livia Scocuglia
 

residência do Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, pedindo a investigação dos responsáveis pelos bonecos infláveis do ministro Ricardo Lewandowski e do procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Os bonecos foram expostos no dia 19 de junho na Avenida Paulista, em São Paulo, durante uma manifestação organizada pelo movimento Nas Ruas e ganharam os nomes de “Enganô”, que faz alusão ao Rodrigo Janot, e Petralovski, que remete a Ricardo Lewandowski.

De acordo com a Presidência do STF, os bonecos identificados “pejorativamente” como “Petralhas” caracterizam grave ameaça à ordem pública e inaceitável atentado à credibilidade “de uma das principais instituições que dão suporte ao estado democrático de direito com potencial de colocar em risco, sobretudo se forem reiteradas o regular funcionamento do Poder Judiciário”.

A exposição dos bonecos extrapolam “em muito a liberdade de expressão que o texto constitucional garante a todos os cidadãos quando mais não seja incitação à prática de crimes e a insubordinação em face das duas mais altas autoridades do país”.

“Configuram, ademais, intolerável atentado à honra do Chefe desse Poder e, em consequência, à própria dignidade da Justiça Brasileira”, segundo trecho do documento.

O ofício não é assinado pelo presidente do Supremo, mas pelo secretário de segurança do STF, Murilo Herz. Conforme a manifestação enviada à PF, a líder da manifestação é Carla Zambelli Salgado. 

“Em face do exposto, solicito sejam tomadas, em caráter de urgência, as medidas pertinentes para que os responsáveis por tais atos sejam chamados à responsabilidade”, conclui o ofício.

Os ministros Dias Toffoli, Marco Aurélio e Teori Zavascki também foram representados em bonecos infláveis. Dias Toffoli, por exemplo, foi criticado por meio de um boneco que segurava uma pasta repleta de dólares e com uma pizza na mão. Sobre esses casos, a Presidência do STF não divulgou na época nenhum pedido de investigação feito à Polícia Federal.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada espontâneo
    Pimenta no dos outros é refresco.
    Enquanto o PSDB patrocinava abertamente os bonecos contra Lula e Dilma ninguém achava anormal.
    Esses bonecos ofendem sim a honra das pessoas, principalmente quando patrocinados por entidades privadas com fins escusos.
    Não há nada de espontâneo nessas empreitadas.

  2. O STF deve aproveitar e pedir

    O STF deve aproveitar e pedir investigação também sobre as centenas bonecões de Lula e Dilma. Os responsáveis são os mesmos. 

    Mas contra a presidenta e o ex-presidente pode, né?

  3. A  melhor parte dessa notícia

    A  melhor parte dessa notícia é aquela frase ” grave ameaça à ordem pública e  inaceitável atentado á credilbilidade do Judiciário”. E quando era com o Lula e a Dilma que apareciam enforcados , numa clara incitação à violência, porque ninguém disse que seria “uma grave ameaça e blá,blá… Será porquê não vinha so caso?

  4. De nada valeu a aula de

    De nada valeu a aula de republicanismo do lula, da dilma e do zé cardoso. Esse pessoal que mandam agora não são republicanos.

  5. Então eu posso concluir que

    Então eu posso concluir que para o STF o Lula e Dilma são 171.

    Pois era isso que os bonecos representavam, e o STF nunca se indignou.

    No popular. Mermão, esses caras estão de putaria !

  6. Gozado é que, conversando com

    Gozado é que, conversando com as pessoas com quem converso no dia-a-dia fico com a impressão de que na percepção dos petistas Janot é partidário, sim, só que alinhado com os golpistas, conservadores e mantenedores da “casa grande”, e de que Lewandowski é neutro.

    Não que isso tenha algum valor estatístico, é só desimportante impressão pessoal.

      1. Fácil: “coxinhas” acusam

        Fácil: “coxinhas” acusam Janot de proteger o PT enquanto petistas acusam Janot de proteger os golpistas. Achei curioso…

        Mas independente disso, Janot lovou muito tempo para começar a acatar as denúncias sobre Aécio, que vêm lá de trás, do tempo em que apareceu a Lista de Furnas e até antes disso. Isso é fato, não curiosidade.

  7. Sr Lewandowski

    Com a devida vênia, mas “grave ameaça à ordem pública e inaceitável atentado à credibilidade do Judiciário” é apoiar um golpe imundo em troca em troca de um aumento de salário.

  8. Mas, então!!!! E chefe de

    Mas, então!!!! E chefe de segurança pode oficiar a polícia federal, nesse sentido? Ou, mesmo, o mpf? Quer dizer que fantasia no carnaval, ou marchinha carnavalesca, nem pensar? Nem por isso, mandaram prender o Juca Chaves: só quando disse que o país era governado por um pastor alemão. São risíveis em suas “importâncias”. Haja paciência pra aguentar esse faróis umbigalóides. E dizer que, logo após agosto, ele será apenas mero traço na história esseteefeniana. 

  9.  
    … Em paralelo na mesma

     

    … Em paralelo na mesma selva de Pindorama…

     

    ***

     

    Os índios pataxós e tupinambás avisaram que iriam comer o ‘CU(nha)’ do libanês usurpador (A)moral decorativo TEMERário/TEMERo$o!A reação do mesmo TEMERário/TEMERo$o: [mais uma vez] recuou! Resta saber se o recuo foi literal e metaforicamente!Risos!Ô! https://www.facebook.com/midiaNINJA/videos/vb.164188247072662/677718325719649/?type=2&theater

  10. Mais uma para confirmar a

    Confirma-se novamente  a suspeita que os membros do Judiciário se acham deuses e os do Ministério Público semi-deuses.

    Minha surpresa e decepção é com o ministro Lewandowski, que até essa grotesca e patética demonstração de vaidade mesclada com pretensão, me parecia um agente público sensato e recatado.

    Infelizmente, com esse besteira de interditar o que não passa de um legítimo direito de expressão, mancha sua biografia e dá um péssimo exemplo.  

    Mais uma para se inscrever no rol dos trambolhos que inundam o país nesses tempos malucos. 
     

     

  11. Aí tem…

    Esses bonecos custam caro, alguém com muita grana está financiando.

    Janot ficou sabendo quem é o financiador e mandou para cima

    É bom, estava ficando muito fácil.

  12. Vou facilitar a investigação

    Vou facilitar a investigação e dar umas dicas para a PF: a fachada dos responsáveis pelos bonecões difamantes era de um tal de MBL, mas as siglas quentes são Fiesp, CNA, PSDB, DEM, PMDB, PPS, SD (Solidariedade), FS (Força Sindical), etc.

    É só botar alguém na cadeia, esperar pela delação e premiar o cara. Fácil.

  13. Hehehe,

    Ot negócio tá ficando até engraçado!

    Quando os crimes eram só contra Lula e Dilma a quadrilha de bandidos sonegadores “deitava e rolava”, enquanto o STF, o MP e todas as outras “otoridades” faziam cara de paizagem… Agora doeu né, cambada de safados!

  14. E o da Exma. Sra. PresidentA

    E o da Exma. Sra. PresidentA da Repuplica Dilma Vana Houssef pode? Não  ” extrapola “em muito a liberdade de expressão que o texto constitucional garante a todos os cidadãos quando mais não seja incitação à prática de crimes e a insubordinação em face da  mais altas autoridades do país”.?

    Quer saber não vejo problema algum no bonecos, desde que se saiba de onde vem o dinheiro para confecciona-los. E não sejam moldes roubados com autoria conhecida, é claro…

    É muita falta do que fazer, ou melhor vamos cuidar da perfumaria porque o que é importante vai acabar caindo sobre nossas cabeças se mexermos nele. Então não vem ao caso. E vamos gastar o dindim do contribuinte investigando o menos importante. Data venia.

  15. https://www.google.com.br/sea

    https://www.google.com.br/search?q=churchill+image+as+drinker&client=firefox-b&biw=800&bih=467&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwic5Je9k-DNAhWFgZAKHUipBQoQ_AUIBigB#imgdii=6Scq5R93axK2pM%3A%3B6Scq5R93axK2pM%3A%3BaaZf2G3qbQI3lM%3A&imgrc=6Scq5R93axK2pM%3A

    Churchill foi chargeado, caricaturado e pintado com BEBADO, gastador, irresponsavel, pandego por toda a vida, jamais teve qualquer atitude de censura, ao contrario, se divertia com as gozações e achava que era sinal de popularidade.

    Os bonecos são criticas leves, fofas, sinal de importancia do personagem, impedir essa galhofa e querer impedir criticas,

    é um sinal antidemocratico  por excelencia. O boneco não diz nada alem de uma gozação. A reação deles é inacreditavel.

    1. faltam dois sensos pra esses

      faltam dois sensos pra esses caras: o bom e o de humor.

      Na próxima páscoa eles vão pedir pra pf investiga a malhação dos judas.

  16. Reincidência e independência entre poderes

    Essa senhora parece ser reincidente uma vez que já havia provocado antes outra saia justa com o mesmo Ministro Lewandowski.

    Em março passado, Lewandowski publicou nota de advertência exortando autoridades da área de segurança a coibir coações contra Ministros da Corte, após esta senhora ter inflado boneco satirizando o Ministro Teori Zawaski .

    Em atitude de confrontação a Lewandowski, essa senhora publicou carta aberta ao Presidente do STF, carta esta  divulgada por site de conhecidas tendências golpistas.

    http://www.oantagonista.com/posts/de-carla-zambelli-para-lewandowski

    Pelo visto, desde então, as coações aos Ministros através do uso de bonecos se intensificaram.

    Parece ser mais uma querendo aparecer. Talvez para em breve se candidatar a alguma coisa.

    Sugiro pular do alto de uma Kombi sobre seus coleguinhas. Se cair ao chão, ou mesmo se for amparada por eles, certamente será manchete nos jornais.

    De qualquer forma, registro que inflar bonecos de Minstros da Corte parece ser considerado por estes como um atentado à honra das mais altas autoridades do país.

    E, uma vez que nossos princípios democráticos são regidos pela independência entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e que desrespeitos semelhantes à chefe e ex-chefe do executivo não mereceram o mesmo tratamento indignado, constato que alguns desses poderes parecem ser “mais iguais” do que outros.

    Pau que dá em Chico deveria dar também em Francisco. Ou não?

  17. No dos outros é colírio

    Todas estas alegações não valeram quando o mesmo era feito com a presidência da república? Bem feito.

  18. Tem é que investigar de onde

    Tem é que investigar de onde vem a grana para confeccionar esses aparatos, não deve ser nada barato, fabricar, transportar e operar, fatalmente vão descobrir dinheiro público financiando essa farra.

  19. Que palhaçada.
    Quando era do
    Que palhaçada.

    Quando era do Lula, era o exercício da liberdade de expressão.

    Agora quando são retratadas vossas quantidades, tem que se investigar.

    Realmente muitas máscaras estão caindo.

  20. NEM PRECISA

    NEM PRECISA DE INVESTIGAÇÃO QUEM TEM DINHEIRO PARA COMPRAR BONECO INFLÁVEL? O PT COM CERTEZA NÃO TEM DINHEIRO PARA SER JOGADO FORA COM BONECOS CAROS. QUEM É QUE ESTAVA ACAMPADO NA AV. PAULISTA EM FRENTE AO FIESP?

     

  21. Além de ferir

    Os Egrégios Ministros do STF e PGR, estão cometendo um pecado mortal, já que são mais que Ministros, são Deuses vindos diretamente dos céus, com o dever de proteger as suas próprias constituições e suas dignidades . Isto sem considerar a proteção a alguns amigos sortudos, como o Alckmin e Aécio, ambos do Partido da Suprema Desconstrução Brasileira , sempre a favor dos gringos.

  22. Janot ser acusado de ser

    Janot ser acusado de ser petista é uma prova cabal de que essa gente que destila ódio antipetista é absolutamente paranoica.  

  23. AS GAZELAS DO STF REALMENTE NÃO SÃO ESPIRITUOSOS

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    AS GAZELAS DO STF REALMENTE NÃO SÃO ESPIRITUOSOS. SÃO O PRÓPRIO ESPÍRITO ( ADIVINHEM DE QUEM…).

    AS EXCELÊNCIAS FICARAM OFENDIDINHAS, IMAGINE SE TIVESSEM QUE SUPORTAR O QUE DILMA E LULA SUPORTAM, JÁ TERIAM SURTADO.

    VÃO INVESTIGAR O GOLPISTA TEMER!

  24. No dos outros….!

    Pesos e medidas: uns são graves atentados a ordem pública, ofensas; outros, alegorias e demonstração popular pitoresca?

  25. Na verdade, ninguém em sã

    Na verdade, ninguém em sã consciência acredita que Janot e Lewandowski estejam ajudando o PT. Não fizeram absolutamente nada que pudesse levantar essa suspeita, pelo contrário, foram e estão sendo muito rigorosos com o PT e quase omissos ou lenientes com o PSDB, PMDB.e DEM.

    Isso se trata de pura e simples pressão de grupos interessados na derrubada do governo. Querem constranger antecipadamente para influenciar nas decisões que ainda virão.

    Esses ministros e procuradores jogam pra plateia.

    Aquelas pessoas que saíram às ruas pelo Brasil afora pedindo o impeachment de Dilma, na verdade, não representavam nem dez por cento dos eleitores do Aécio Neves. No entanto, diz-se que “o Brasil saiu às ruas”.

    Se entendermos que dez por cento dos eleitores de Aécio não têm o direito de pedir um impeachment, estaremos percebendo o quanto essa turma joga pra plateia.

    Para acabar com o golpe, está faltando mobilização popular.  

     

    1. Na verdade, ninguém em sã

      Na verdade, ninguém em sã consciência acredita que Janot e Lewandowski estejam ajudando o PT.

       

      Quanto ao Janot, tudo bem. Mas o Lewandowsoki não ajuda o PT? Piada sua né? Basta ver o posicionamento e ações deles no julgamento do mensalão e agora no impeachment da Dilma.

      1. Nestes casos em que tu insinuas,

        nos informe onde e quando houve favorecimento por conta do levandoski. No máximo ele foi impoarcial, o que os outros não são, sendo sempre contra o pt. Vamos, liste onde houve favorecimento. Estou esperando.

        1. Lewandowiski acabou de negar

          Lewandowiski acabou de negar o direito à defesa de Dilma de incluir as gravações de Jucá entre as provas.

          Precisa falar mais alguma coisa?

          Todos sabem que o golpe foi tramado para “estancar a sangria” da lava jato e essa prova não poderá ser apresentadai oficialmente.

          Todos ouviram nas gravações: ” Dilma não faz nada (pra parar a lava jato)  porque ela não tem rabo.”

          Todos ouviram: “Eles (o STF) estãos putos com ela (por causa do aumento negado em seus salários).”

          Todos ouviram: “O único jeito é colocar o Michel nessa porra.”

          Isso tudo não poderá ser apresentado como prova.

          Por que Temer já deu o tal aumento? Pra garantir o GOLPE!!

          1. Lewandowiski acabou de negar

            Lewandowiski acabou de negar o direito à defesa de Dilma de incluir as gravações de Jucá entre as provas.

             

            E com isso ele indiretamente negou a possibilidade da acusação incluir outras gravações como prova CONTRA a Dilma. A gravação do Jucá não teria muito efeito, se fosse do Cunha até que poderia. Mas as gravações contra a Dilma fariam um estrago e tanto……

  26. Petralovsky

    Credibilidade do Judiciário? Mais um dogma de fé. Ou crês e serás salvo ou não crês e serás… Cala-te, boca, porque na NOVA DEMOCRACIA  BRASILEIRA  os Supremos tem poderes para invadir teu íntimo. “Cave malum de judice ne cogites.”

     

     

     

     

     

     

  27. Degradante foi a exposição de

    Degradante foi a exposição de dois bonecos, como que degolados, e pendurados num edifício na av. Paulista durante aquelas passeatas de Skaf. É nessas horas que a gente vê como os petistas são acovardados. Era pra terem solicitado ao STf o mesmo que ora solicitam, por estarem atentando contra um poder… E Dilma represetnava naqueles dias o mairo poder do Brasil, inclusive os que hoje se sentem agastados com seus bonecos, alguns deles foram indicados por ela, Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador