Terenas divulgam vídeo afirmando que seguem na luta

Jornal GGN – Em vídeo divulgado na página do Movimento do Povo Terena no Facebook no começo da tarde desta quarta-feira (5), apresentado como “Mensagem dos Guerreiros Terena da Terra Indígena Buriti a todos e todas para seguirem na luta enquanto resistem as reintegrações de posse”, índios da tribo ameaçaram não esperar a demarcação do território indígena, que segue na Justiça: “Se a justiça não demarcar nossas terras, quem vai demarcar nossas terras somos nós mesmos”, diz um índio que se identifica apenas como cunhado de Oziel Gabriel – o terena que foi morto durante uma reintegração de posse na última semana. Outros dois indígenas aparecem no vídeo, mas não falam, um deles é Otoniel Gabriel, irmão de Oziel.

A mensagem demonstra a impaciência do grupo com a demora no processo de demarcação: “estamos cansados da justiça, íamos pra Brasília, eles falavam 30 dias, 60 dias, nós enjoamos de esperar (…) estamos esperando o tempo. Só um pouco do tempo, e esse tempo está bem próximo de nós”, afirma o porta-voz..

Também é feita uma referência a Oziel Gabriel: “morreu guerreiro, porque morreu em cima do seu arco e sua flecha, e essa flecha é a que vamos erguer pra sempre em nossos corações”.

A mensagem, gravada no local onde Oziel foi atingido, termina com um agradecimento a todas as tribos: “que levam suas lutas até o final”. Segundo as lideranças Terena o local é considerado como local sagrado à partir da morte do terena Oziel Gabriel.

Veja abaixo o vídeo:

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador