Vigília Lula Livre: rumo aos sessenta dias

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Às sextas-feiras, tornou-se habitual o uso de luzes e velas pelos manifestantes, no chamado “Luzes para Lula” / Ricardo Stuckert

Às sextas-feiras, tornou-se habitual o uso de luzes e velas pelos manifestantes, no chamado "Luzes para Lula"  - Créditos: Ricardo Stuckert

do Brasil de Fato

Vigília Lula Livre: rumo aos sessenta dias

A intenção das organizações é seguir denunciando a prisão e manter essa praça pública de solidariedade e resistência

Neudicléia de Oliveira e Pedro Carrano

No dia 8 de abril completam-se dois meses de uma resistência única na capital paranaense. Hoje, a Vigília Lula Livre se configura num espaço fundamental de denúncia da prisão do ex-presidente Lula, bem como dos ataques contra a democracia e do desgoverno golpista.

No dia 7 de abril, Lula se apresentou à Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, no bairro Santa Cândida. No momento da chegada do helicóptero que trazia o ex-presidente, uma pequena multidão se aglomerava nos portões da PF, de maneira pacífica, porém recebeu bombas lançadas pela própria corporação, numa ação marcante e arbitrária. Enquanto isso, o grupo favorável à prisão de Lula disparava livremente rojões na direção do helicóptero. Na mesma madrugada, a resistência se manteve na região e formou o Acampamento (agora Vigília) Lula Livre.

Desde então, a vigília é um espaço permanente de recepção de caravanas, com atividades de peso, mantida pela militância aguerrida da Frente Brasil Popular. Partidos, organizações, sindicatos e movimentos populares que a compõe são a coluna que organiza atividades com a presença de grupos religiosos, artistas, parlamentares e personalidades do mundo político. Leonardo Boff, Frei Betto, Manuela D´ávila, João Pedro Stédile, Benedita da Silva, Lucélia Santos, Danny Glover, Adolfo Pérez Esquivel, Clara Ant, Celso Amorim, Guilherme Boulos, Sônia Guajajara, Carol Proner foram algumas figuras de destaque que vieram enviar sua mensagem ao ex-presidente e compartilhar com a militância ali presente.

Plenária permanente

Com o passar dos dias, a perda do caráter de atividade massiva, própria de um período no qual a esquerda se vê em defensiva estratégica, e a duração injusta da prisão de Lula, apenas reforçou a necessidade da organização das caravanas a cada semana. Com a manutenção de cerca de 300 pessoas semanalmente no espaço a Vigília Lula Livre é, então, uma espécie de plenária de formação e envolvimento da militância. Contabiliza-se que ao menos 40 mil pessoas já circularam no espaço – marcado por organização, solidariedade e conteúdo político.

A Vigília está localizada numa regional de perfil de classe média e alta curitibana, que foi a própria base social que, em 2015, apoiou os atos pelo golpe contra Dilma Rousseff e sustenta o mito em torno do juiz Sérgio Moro.

Na metade de abril, respeitando os acordos com as autoridades e a relação com os moradores no entorno da Superintendência da PF, houve a separação entre a vigília e o local de dormitório, que deixou de ser no mesmo lugar. Com isso, houve a formação do acampamento Marisa Letícia, moradias solidárias receberam integrantes dos movimentos populares, coletivos sindicais e de comunicação alugaram casas na região e a coordenação do espaço disponibilizou também, para melhor segurança, uma antiga escola nas imediações, frente ao frio que marca a capital paranaense nessa época do ano. Em comum, a Vigília Lula Livre segue sendo o polo de encontro e organização permanente.

Um espaço que incomoda muita gente

Marcado por ações medíocres, o esforço da prefeitura de Rafael Greca (PMN) é pressionar, tentar desfazer os acordos feitos com a Secretaria de Segurança Pública do estado, pedindo a transferência de Lula e mesmo forçando uma situação para o despejo forçado da estrutura da vigília.

A postura de Greca ecoa em pequenos grupos ou indivíduos de extrema-direita, incentivados pela assessoria do deputado federal Fernando Francischini, que buscam tensionar diariamente os manifestantes. Também aconteceram ataques a tiro contra o acampamento Marisa Letícia, ferindo um dos integrantes (não foi apenas um tiro de “raspão”, como disseram alguns noticiários), além da destruição do equipamento de som, promovida pelo delegado da Polícia Federal, Gastão Schefer Netto, sob o falso argumento de que a vigília “faria barulho de madrugada”, sendo que ninguém dorme no local. Nada disso foi suficiente para demover a permanência da militância em defesa de Lula.

A atual decisão do desembargador do Tribunal de Justiça, Fernando Paulino da Silva Wolff Filho, por um lado reconhece esse direito à manifestação e a legitimidade do movimento, retirando a decisão de multa contra o PT e a CUT, o que é positivo. Porém, a proposição e os termos de mediação da sentença, que aponta o uso do espaço apenas a cada 15 dias, não satisfaz os movimentos que constroem a vigília, que exigem a permanência diária das atividades.

Todo esse incômodo se deve ao fato de que a Vigília se tornou um problema político. Afinal, Lula escuta e se revigora com as mensagens de bom dia, boa tarde e boa noite lançadas por nós. Mais que isso, a Vigília é o primeiro espaço a receber as mensagens enviadas pelo ex-presidente, geralmente de crítica ao atual projeto do governo golpista e de anúncio da sua candidatura.

Um dos aspectos que merecem ser divulgamos e que avançou talvez anos no espaço de semanas é o tema da comunicação. Em poucos dias, formou-se uma estrutura de comunicação colaborativa que permite a cobertura em tempo integral, via diferentes páginas das organizações. Consiste ainda na programação diária da Rede Lula Livre, das 9h45 às 10h, e no programa Democracia em Rede, às 14h, transmitido para mais de 30 páginas, resultado da unidade do campo da Frente Brasil Popular e uma série de veículos da mídia alternativa. Essa experiência remonta ao imaginário de rádios que surgem em momentos da luta na História latino-americana, caso da Rádio Venceremos, de El Salvador, sempre lembrando que veículos de mídia surgem no calor da luta.

A Vigília Lula Livre resiste e necessita do seu apoio. A intenção das organizações é seguir denunciando a prisão e manter essa praça pública de solidariedade, resistência e voz firme contra as elites e judiciário, responsáveis pelo crime de manter preso um ex-presidente inocente.

Edição: Laís Melo

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Palavras Relacionadas (tags), algumas comentadas.

    …Golpe / J Hawilla ( advogado fora da lei, fosse ignorante em leis teria desculpas / mas depois traido como Sérgio Guerra e José Janene- queima de arquivo – pagou pelo crime de outros também, descanse em paz, pois foi submetido à Lei do Aperfeiçoamento, como preferiu de maneira forçada / Traffic ( de dinheiro, de influência ,de drogas … Freud e Semiótica explicam)/ FKB –  Itapetininga-SP- formação e atuação / TVtem – Itapetininga-SP / Rede Globo / Corrupção / Futebol / Missa de 7º dia, S. José do Rio Preto – SP (para disfarçar mudando o foco de cidade de atuação) / padres / TVtem – S. José do Rio Preto / Mensagem Lida Pelo Filho Na Tal Missa (pois assim como os herdeiros de Sérgio Guerra, a família de Hawilla teve a garantia de que não teria de devolver os ilícitos roubados, ao contrário do que prevê a Constituição Federal, tudo com a garantia dos lavajateiros, pois supremo já não existe) / Jornalistas Investigativos ( no momento sendo enganados, e mais a frente, traídos e abandonados, como o mineiro Tiradentes) / Maçonaria ( incentivando a indústria de pagamento de injustas multas judiciais. Quando todos deveriam combatê-las, paga as de quem lhes interessa e mantêm o controle dos mesmos, e também os trai mais a frente) / Patrícia – Jornalista – Mulher – Censurada / O Plano ; Picolé de Chuchu-SP no Planalto ( cobra teleguiada e silenciosa – como os 3 irmão marinho metralhas, segundo métodos opus deMiURGIANOS de assistir tudo à distância, se fazer de morto, e dá o bote peçonhento na hora conveniente, enganado a muitos) / opus deMiURGOS / escrivá e franco² / fascismo / guerra civil / matança / guernica / fhc múmia de aproximadamente 86 ou 87 milhões de anos, soltam seus ininteligíveis discursos no cotidiano para fingirem que está vivo, quamdo apenas sua indústria do roubo sobrevive – a tal privataria tucana / Brasil, Futebol, Carnaval , Cocaína e outra Drogas / Terra em Transe? / Glauber avisou: cia vicia em drogas brasileiros, principalmente aqueles com maior potencial de combate por justiça para todos, dopa o país inteiro, domina sem derramar sangue aparente e mata de maneira terceirizada / moro, ja´fez as malas? ou como todo subaltermo vendido aguarda ordens superiores enquanto desfila as nossas custas, no mônaco? / trump, cãe que ladra e a muitos amedronta / obama, também finado- o recomeço do roubo / o petróleo agora é deles / yes, we can, disse / BRASIL COLÔNIA / IDADE MÉDIA /: iGREJA / eSTADO / Servos e Escravos. …

  2. as autoridades meliantes

    Por Lula, pela vigília, pela democracia e pela vontade da grande maioria do povo brasileiro, não nos esqueçamos, nunca, dos nomes de todos golpistas municipais, estaduais e federais, que hoje esbanjam a soberba e o fel contra Lula, contra o PT e contra o exercício da vontade popular . Saibam que, em um breve tempo, após retomarmos o governo, faremos sim a cobrança e o ajuste de contas por todos os crimes que levianamente foram, e ainda são, cometidos por essa criminosa, desequilibrada e preconceituosa quadrilha de autoridades. Lula Livre!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador