100 anos de Ella Fitzgerald no VinilCultura

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – Conhecida como a ‘primeira dama do jazz’, a cantora Ella Fitzgerald completaria 100 anos no dia 25 de abril. Em sua homenagem, o projeto VinilCultura preparou uma edição especial, que contará com o musicólogo Zuza Homem de Mello, na próxima quinta-feira, 27 de abril. O encontro, no Espaço Uirapuru, em São Paulo, fará um mergulho na vida e discografia de Ella, ao som de discos de vinil da época. 

O VinilCultura, idealizado pelo pesquisador Euclides Marques, permite que o visitante escute discos de vinil em equipamentos sonoros de preocupação acústica, também conhecidos com hi-end, em uma sala acusticamente tratada. O acervo, com curadoria do pesquisador, foi construído ao longo de 25 anos e conta com cerca de 5000 discos, entre sucessos da música brasileira, clássica e do jazz.

 
“As cantoras do século são  Ella Fitzgerald e Maria Callas, no meu modo de ver. Ella foi uma cantora tecnicamente muito privilegiada, que realmente nasceu para isso. Dessas pessoas que nascem entre milhões”, revelou Euclides, que é um admirador de longa da data da cantora. 
 
O pesquisador ainda destaca o timbre único de Ella, que foi uma das criadoras do estilo scat singing, o ato de imitar instrumentos musicais com a voz. “Ela usava a voz como se fosse um saxofone, trombone, trompete e até piano. Brincava com a voz como até então somente instrumentistas virtuosos conseguiam fazer”. 
 
Ella Fitzgerald, que saiu de casa adolescente, trabalhou como vigia em bordéis, cantando e dançando em boates e até chegou a morar na rua. “Apesar de tímida e com traços não muito delicados e com o biotipo diferente do padrão das cantoras pop, superava tudo isto ao cantar”, completou Euclides. 
 
O VinilCultura acontece uma vez por mês, no centro de estudos musicais Espaço Uirapuru, casa de Euclides Marques, Zé Garcez e Luizinho 7 Cordas.
 
Assine
 
Serviço
 
VinilCultura Especial:  Ella Fitzgerald 100 anos 
 
Local: Espaço Uirapuru
 
Endereço:
 
Quando: quinta-feira, 27 de abril, a partir das 19h
 
Degustação: dois tipos de caldo
 
Ingressos: R$: 40,00 (Audição), R$ 60,00 (Audição + Degustação)
 
Reservas: (11) 2639-9065/ 98993-3160 (WhatsApp)
 
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador