35 músicos que despertaram o sentimento latino-americano nos brasileiros

1. Alí primera | Venezuela. 1941-1985

Músico, ativista, poeta e militante do Partido Comunista venezuelano. Em “Casas de Cartón” faz uma ode à moradia digna e traça um paralelo entre a vida das crianças sem teto e os cachorros da burguesia que recebem educação para animais.

http://www.youtube.com/watch?v=w9Hc-Bi-iE4 height:394]

 

2. Alfredo Zitarrosa | Uruguai. 1936-1989

Poeta, cantor, compositor e militante político no partido Frente Ampla de Pepe Mujica. Com o Rio de La Plata no sangue, Zitarrosa caminhou a América do Sul junto a seu violão, milongas e grandes histórias libertárias do seu pequeno país.

http://www.youtube.com/watch?v=K7p2OcJVItA height:394]

 

3. Atahualpa Yupanqui | Argentina. 1908-1992

Estava pré-destinado, “Yupanqui” na língua indígena Quíchua significa: Aquele que vem de terras distantes para dizer algo. Atahualpa foi poeta, compositor mas, especialmente, um incrível “captador” do universo indígena-camponês e da opressão nos latifúndios do norte argentino. 

http://www.youtube.com/watch?v=aIkMHhDaoDo height:394]

 

4. Calle 13 | Porto Rico

A banda de reggaeton da dupla Residente e Visitante, levou suas músicas e discurso contestatário até o mainstream. A repercussão do seu trabalho entrou como cavalo de tróia na indústria discográfica e seus patrocínios publicitários. Em 2013, a banda gravou uma música dentro da embaixada do Equador na Inglaterra, com o ciberpunk detido Julian Assange.

http://www.youtube.com/watch?v=DkFJE8ZdeG8 height:394]

 

5. Carlos Puebla | Cuba. 1917-1989

O criador da música dedicada ao revolucionário Ernesto Guevara. Hoje, a música tem ganhado milhares de versões e virou quase um hino no continente.

http://www.youtube.com/watch?v=GPCnWJHx6xw height:394]

 

6. Chabuca Granda | Perú. 1920-1983

Cantora e compositora tradicional do Perú. Suas músicas chegaram até o Brasil, principalmente com “Fina Estampa” , que foi tema da novela do mesmo nome e “La Flor de la Canela” que ganhou uma versão do Caetano Veloso. 

http://www.youtube.com/watch?v=h8T-MbBEpUI height:394]

 

7. Charly Garcia | Argentina. 1951

O mito vivo do rock argentino. Criador de músicas como Los Dinosaurios, que marcaram o fim da ditadura militar que deixou 30.000 desaparecidos nesse país.    

http://www.youtube.com/watch?v=DBijIheXYHA height:394]

 

8. Chavela Vargas | México-Costa Rica. 1919-2012

Percursora da música “ranchera” do México, Chavela podia surpreender no cenário com tabaco, bebidas e até um revólver para parodiar os homens da sua terra. 

http://www.youtube.com/watch?v=0gQ31m4Yt0s height:394]

 

9. Compay Segundo | Cuba. 1907-2003

Músico de ventos e cordas, autodidata, criador de instrumentos e, como ele assume, fumador desde os 5 anos. Compay é uma das maiores lendas da música cubana.

http://www.youtube.com/watch?v=tGbRZ73NvlY height:394]

 

10. Daniel Viglietti | Uruguai. 1939

Cantor e compositor uruguaio, sua obra ainda hoje é essencial na inspiração dos movimentos sociais. Viglietti foi presso pela ditadura no seu país em 1972 e na campanha por sua libertação participaram figuras como Jean Paul Sartre, Oscar Niemeyer, Julio Cortazar e François Mitterand. 

[video:http://www.youtube.com/watch?v=mrXcNTs3Qh0 height:394]

 

11. Eduardo Falú | Argentina. 1923-2013

Violinista e compositor argentino, reconhecido no mundo inteiro por suas obras e a difusão de gêneros de sua terra como o Chamamê, Chacarera e Zamba.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=EAmUrFNEDy8 height:394]

 

12. Eva Ayllon | Perú. 1956

Eva Ayllon é uma das embaixadoras da “Música Criolla” do Perú e soube misturar no seu repertório ritmos afro-peruanos, “lándos” e “festejos”.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=nkzZnJK3Eqs height:394]

 

13. Facundo Cabral | Argentina. 1937-2011

Compositor, cantor e escritor argentino que levou suas músicas de protesto por todo o planeta. Cabral foi assassinado em Guatemala junto com seu representante em 2011, após vários disparos de um grupo de homens armados com fuzis. 

[video:http://www.youtube.com/watch?v=2JL-NK4w04s height:394]

 

14. Fito Paez | Argentina. 1963

O rosarino Fito Paez é referência da música ibero-americana e também gravou versões de Águas de Março, Construção, além de ter cantado com Paralamas do Sucesso.  Em “Yo vengo a oferecer mi corazón” a conexão Argentina-Cuba com Pablo Milanés, deixa uma versão memorável:  

[video:http://www.youtube.com/watch?v=cg1FigbX6BM height:394]

 

15. Inti-Illimani | Chile. 1967

Conjunto pertencente ao movimento “Nueva Canción Chilena” que atravessou o socialismo, ditadura militar pinochetista e volta à democracia. Resgata sons com raízes andinas e letras baseadas na luta social e resistência dos setores oprimidos do Chile.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=aKbd7IpzGaw height:394]

 

16. Jorge Drexler | Uruguai. 1964

Cantor, compositor, médico e recentemente ator. Jorge e sua guitarra ganharam reconhecimento com músicas como “Al otro lado del río”, que forma parte da trilha sonora do filme “Diários de motocicleta”, sobre a viagem do Che Guevara pela América Latina.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=kXXBBrEn1PE height:394]

 

17. León Gieco | Argentina. 1951

León Gieco levou o protesto social para o rock argentino. Influenciado por Bob Dylan e utilizando sons dos povos originários da América Latina, hoje músicas como “Sólo le pido a Dios” ganharam versões em muitos idiomas.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=okick_mwra0 height:394]

 

18. Lila Downs | México. 1968

Cantora, compositora e atriz mexicana que em suas músicas, além de usar o castelhano e o inglês, também aposta nos idiomas nativos da sua terra. Em “Dignificada”, a luta pelos direitos da mulher ganha força na voz da mexicana Lila Downs: 

[video:http://www.youtube.com/watch?v=CUTeZRAq_eg height:394]

 

19. Liliana Herrero | Argentina. 1948

Se existe alguém que pode tirar um pouco da saudade de Mercedes Sosa é ela. Filósofa, intérprete e cantora, Liliana Herrero tem uma marca que a distingue. Tem destaque seu resgate de músicas da região río Paraná e, como ele, a voz de Liliana é cada dia diferente.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=r7-uENtpmBc height:394]

 

20. Los Gaiteros de San Jacinto | Colombia

Banda tradicional do litoral colombiano que usa cumbias e outros ritmos e instrumentos típicos da região para musicalizar histórias resgatadas da oralidade.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=seP2NFCxHhY height:394]

 

21. Los Jaivas | Chile. 1963

Banda histórica originária da capital chilena, Santiago. Incorporam nas suas músicas instrumentos e ritmos latino-americanos em gêneros que vão até o rock progressivo. Musicalizaram obras do poeta Pablo Neruda e interpretaram músicas de Violeta Parra e Victor Jara. 

[video:http://www.youtube.com/watch?v=YVyBUdPyXo4 height:394]

 

22. Los kjarkas | Bolívia. 1965

Banda tradicional que levou a música andina boliviana aos ouvidos do mundo inteiro:

[video:http://www.youtube.com/watch?v=D7AlUDP9lqs height:394]

 

23. Luis Alberto Spinetta | Argentina.

Poeta surrealista que mudou o rock argentino com mensagens libertárias. Em “Barro tal vez” a influência do folclore do norte argentino, tem como companheira de palco nada menos que Mercedes Sosa. 

[video:http://www.youtube.com/watch?v=DEfi-nIDNc4 height:394]

 

24. Mercedes Sosa | Argentina. 1935-2009

“A Negra”, nasceu em Tucumán e durante o exíio forçado pela ditadura argentina divulgou as músicas originárias de sua terra. Sua incansável mensagem  unificadora da região se reflete na “Canción con todos”:

[video:http://www.youtube.com/watch?v=icrCSlBGkl0 height:394]

 

25. Nicomedes Santa Cruz | Perú. 1925-2002

Poeta e cantor percursor na difusão dos ritmos afro-peruanos. Seus poemas em décimas e cantos ao som do “cajón peruano” trazem um conteúdo de crítica ao sistema colonialista e latifundista no Perú. 

[video:http://www.youtube.com/watch?v=GOKBl8s5QiU height:394]

 

26. Pablo Milanés | Cuba. 1943

Pianista, guitarrista e cantor fundador da “Nueva Trova” cubana junto com Silvio Rodriguez e Noel Nicola. Difundiu a mensagem do revolucionário José Martí e também foi crítico do regime instaurado pela revolução cubana.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=uvFkZzTYaVs height:394]

 

27. Quilapayun | Chile.  1965

Conjunto chileno com nome de origem Mapuche, criado pelos irmãos Eduardo e Julio Carrasco e com uma grande formação de integrantes. Como Inti-Illimani, a banda atravessou com consciência social as mudanças políticas no Chile até a atualidade. 

[video:http://www.youtube.com/watch?v=zCDRwpmWT5s height:394

 

28. Santiago Feliú | Cuba. 1962-2014

Cantor e compositor cubano recentemente morto, que formou parte da “Nuevísima Trova”. Aluno de Silvio Rodrigues, desertor do exército cubano e admirador de movimentos de guerrilhas como o M-19 colombiano e o EZLN do México.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=kdiMSPNOws4 height:394

 

29. Silvio Rodriguez | Cuba. 1946

Integrante da onda de músicos que surgem com a revolução cubana. Silvio é um dos máximos exponentes dos sons da ilha e sua figura é reconhecida no mundo inteiro. 

[video:http://www.youtube.com/watch?v=u80ocuvZxmY height:394

 

30. Soema Montenegro | Argentina

Soema é nova, mas seu resgate traz instrumentos autóctonos, e sua voz renova o grito das veias abertas da América Latina.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=1oyfaE5WVHQ&list=PL5FD2092737D0558F height:394

 

31. Sofia Viola | Argentina.

Da nova geração de artistas argentinas que quebram a parafernália elétrica ocidental com velhos sons da América Latina. A música  “Me han robado el mar”, é o grito do povo boliviano pela recuperação da saída até o mar, perdida para o Estado Chileno na Guerra do Pacífico (1879-1993). 

[video:http://www.youtube.com/watch?v=8sCRv-6_EhQ height:394

 

32. Susana Baca | Perú. 1944

Limenha, cantora, compositora e difusora dos ritmos afro-peruanos. Em 2011, foi nomeada Ministra da Cultura no governo de Ollanta Humana e Presidente da Comissão de Cultura da OEA.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=ixJjpdti9jY height:394

 

33. Toto La Momposina | Colombia. 1948

Cumbias, porros e ritmos típicos de Colombia que misturam as raízes afro e indígenas nos tambores e voz de Toto La Momposina.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=cHc_X0_gkO0 height:394

 

34. Victor Jara | Chile. 1932-1973

O músico, cantor, compositor, professor de teatro e ativista político, foi a voz da resistência contra a ditadura de Augusto Pinochet no Chile. 

Momentos após o golpe militar que derrocou o governo de Salvador Allende, Victor Jara foi detido, torturado e assassinado pelos militares no antigo Estádio Chile, que hoje leva seu nome. 

[video:http://www.youtube.com/watch?v=-zMvRkwcnaA height:394

 

35. Violeta Parra | Chile. 1917-1967

Musa inspiradora das cantoras da América Latina e de uma longa tradição de poetas no Chile. Pesquisadora das raízes indígenas e da memória oral, pintora, poeta, escultora, bordadora, ceramista e também revoltada. A Violeta colocou os olhos do mundo no profundo da Cordilheira dos Andes.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=TdLlkZW58SI height:394

 

Redação

31 Comentários

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  1. Nueva Ola Musical

    Logo depois da revolução cubana (finais do ano 59), os EUA iniciaram uma forte investida cultural sobre América Latina, tentando evitar a proliferação de compositores e artistas que divulguem ideologicamente a revolução cubana pelos seus respectivos países.

    Começava a florescer o neo folclore e até mesmo as músicas de protesto, num estilo à Geraldo Vandré. Até a Bossa Nova teve algumas composições mais comprometidas e sociais, no começo dos anos sessenta.

    No verão dos anos 60 foi feita uma turnê inacreditável na época, e a preços populares: Paul Anka e Brenda Lee, juntos. Foi fogo de palha, pois não conseguiu tirar da cabeça das pessoas a expectativa popular que sinalizava Cuba.

    Na falta de alguma corrente global pop que, como um tsunami, pudesse invadir os mercados discográficos da América Latina, foi estimulado o movimento Jovem Guarda (que no resto da América Latina chamou-se: Nueva Ola). Assim, surgem os meninos tupiniquins rebatizados com nomes em inglês e, ainda, o apoio incondicional dos selos discográficos, certamente mancomunados com esta ofensiva dos EUA.

    Foram um monte de Patrícios que começaram a se chamar de Pat, Enrique de Henry e diversos nomes que as pessoas lembram com certa saudade da época. No Chile existia um álbum de figurinhas com fotos dos integrantes da Nueva Ola onde apareceram, como “nunca dantes” na história musical do Chile, centenas de cantantes de uma única vez. Em sequencia de poucos dias aparecia: Sussie Vecky; Larry Wilson, Pat Henry, Luiz Dimas, Danny Chilean, Allan, Ferrant Alabert, Os Carr Twins (Eram dois irmãos de sobrenome Carrasco!), e centenas como eles. Aqui no Brasil foram numerosos neocantores de Jovem Guarda, assim com na Argentina, Peru (o pop do momento era o Pepito Perez), México e noutros lugares.

     Até que a pareceram os Beatles……!

    Esses eram bons e, naturalmente, o sistema já não precisou mais daquele monte de barangos cantando em “ingrés”. Foi criado imediatamente o Clube dos Beatles, em todas as emissoras latino-americanas (eu tinha até carteirinha em 1963). Sumiram o Pat Henry, a Sussie Vecky e outros centenas de fantoches transvestidos de cantantes populares, depois dos seus 15 minutos de glória, tempo suficiente para asfixiar o canto popular de uma geração inteira de latino americanos.

    E depois, é claro, a sucessão de golpes de estado e a “idiotização” da juventude.

    Ficou adormecido o sentimento inspirado pela revolução cubana, que somente veio a acordar com a trágica morte do Che Guevara, em 68. Mas, já era tarde demais.

     

      1. Soy loco por ti América!

        Jair, se me lembro bem, a Gloria Perez profanou essa canção usando em sua novela como idolatria à América do Norte. Ou seja, América para eles da Globo eram os Estados Unidos.  

      2. O Brasil tem o dom de nunca

        O Brasil tem o dom de nunca fechar a conta.

        Fica sempre uma parte pendurada.

        No caso desse “tropicalismo revolucionário” já esta mais do que na hora de encerrarmos a questão.

        Caetano Veloso tem defeitos, mas uma grande qualidade: é corajoso e não esconde o que pensa.

        E não é fácil para um artista se declarar, como ele, uma pessoa politicamente reacionária, de direita.

        Caetano assim se manifesta e em detalhes.

        Já o parceiro é mais escorregadio.

        Quando questionado usa todos os adjetivos do vocabulário e fica tudo por isso mesmo.

        Portanto classificar caetano como”revolucionario” é, como se diz, viajar na maionese.

        Na época, era moda descobrir a América, ate o Roberto Carlos cantava em espanhol.

        Vamos botar os pontos nos is, seo Jair.

        1. se é pra por os pingos nos

          se é pra por os pingos nos is, vamos lá

           

          Caetanão não é assim um bolchevique, mas ta longe de ser de direita. Na verdade acho que nem ele sabe, ou não se preocupa em achar. Seu “reacismo” não é nada que um pito da mãe não resolva.

           

          Já o parceiro foi um grande ministro da cultura de um governo de esquerda. 

           

          Pontanto, menos seu anônimo. Desculpe, autonomo.

  2. Cafe Tacvba – Los Fabulosos

    Duas bandas fundamentais não citadas: Café Tacvba, mexicana, de rock alternativo e mistura com música tradicional, tem forte envolvimento com as raízes populares e com os movimentos de defesa dos autóctones e de conservação do meio ambiente; Los Fabulosos Cadillacs, argentina, com grande influência no rock de toda a América Latina, passando por praticamente todos os ritmos do continente, além de interpretar várias canções de caráter constestador.

  3. Olimareños

    Muito bom, algumas eu conhecia, a outras fui apresentado, obrigado! Amo a cultura e a música latinoamericana, e recomendo como acréscimo os uruguaios Los Olimareños, que representavam muito bem a música de seu país e do restante da América Latina, como candombe e joropo. Outro grande uruguaio, esse ainda na ativa, é Fabian Marquisio.

  4. Muito bom! Se formos falar

    Muito bom! Se formos falar dos brasileiros que tinham o mesmo compromisso, devemos lembrar de Belchior. Principalmente de “Voz da América”.

  5. 35 Musico latino americanos

    Esta página é uma preciosidade, pois reune todos nossos cantores e cantoras latino americanos que fizeram de sua arte de cantar a denuncia de todas as formas de exploração que sofremos e o anuncio da esperanza . A voz de todos eles e elas são o anuncio de que Um Mundo Melhor é possivel.

  6. Maria Bethânia Brasil

    Maria Bethânia Brasil 1946

     

     “Sei que desafino às vezes. Mas eu também desafino na vida”.

     

    http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2016/08/vir-mundo-de-perto.html

     

    Em 1964 participa do show “Nós, Por Exemplo”, ao lado de Caetano, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé, da inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador.

     

    O dia 13 de janeiro de 1965 foi o início de uma consagrada carreira, ao se apresentar no show “Opinião”, no Rio de Janeiro, a convite da cantora Nara Leão. A música de protesto “Carcará” foi seu primeiro sucesso. 

     

    Em 2012, Maria Bethânia lançou “Oásis de Bethânia”, o seu quinquagésimo álbum de estúdio, que conta com a participação de Lenine.

     

    Em 2014 a faixa título foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Música Brasileira. Em 2015 a cantora completou 50 anos de carreira.

     

    “Bethânia é aquele tipo de cantora que não deixa dúvida. A gente ouve e já sabe: uma intérprete excepcional. O que alguns discutem é se ela é ou não a maior cantora brasileira de hoje. Mas isso é uma discussão ociosa.”, sob o olhar de Ferreira Gullar.

     

     

     

     

     

      

     

     

  7. Um lindo tango de um grande

    Um lindo tango de um grande brasileiro nascido no Uruguai :

    Conflito – Taiguara

    [video:https://youtu.be/aGgyMtrp7c%5D

    “O que é talvez pior que a burguesia / é a sombra das pequenas tiranias / Que existe cá entre nós, cá entre nós..” 

    Com Beth Carvalho e Prestes, contra a ditadura 

  8. America Latina…

    si fueses unida no sufririas la garra de la opreccion ( Germãn Ochoa )

    talvez, por isso, se juntarmos, ficaremos com uma musica para cada dia de qualquer ano

  9. Obrigada pela matéria.
    Obrigada pela matéria. Conhecia alguns deles (Mercedes Sosa, Fito Paes, Violeta Parra, Pablo Rodriguez.. ), mas ainda não conhecia outros trantos. Obrigada por compartilhar comigo.

  10. Faltou Piero (Festival RJ

    Faltou Piero (Festival RJ 1971), Olimareños con certeza, Tarancón e Tapes pela via inversa. Yupanqui é nome artistico, ele era Chavero, do sul,  não quechua. Na Trova cubana, faltou Vicente Feliu, eram 4 os mosqueteiros. Sou versionista de Gieco, Tarrago, Zita, Pablo. Recomendo muito  filme de Saura sobre folclore argentino. Saludos.

     

  11. Muito boa a ideia de , pelo menos, citar uma plêiade de poetas/compositores/cantores da nossa América, para os nossos jovens, tomarem conhecimento, pois eles são grandes artistas e merecem o nosso interesse. Também chamo a atenção dos nossos amigos sobre os espetaculares intérpretes da Música Venezuelana. Tudo bem aqui vimos o nome de Alí Primera, mas a Venezuela é chamada o País das Orquestras. No momento são quase 500 mil jovens que estudam gratuitamente todos os instrumentos, mas o governo pretende chegar a mais. EDUARDO DUDAMEL – um dos maiores regentes do mundo – é produto do programa ” EL SISTEMA ” . Ele estudou, se formou, se transformou numa grande estrela e não gastou nada do seu bolso. Desde os anos 1975 que o Sr. José Antônio Abreu, com ajuda do governo, que não tinha nada com Chávez, criou esse programa e é um sucesso completo.Recomendo aos amigos os seguintes nomes da música venezuelana: CECÍLIA TODD, SOLEDAD BRAVO, MARÍA RIVAS, HENRY MARTINEZ, SIMÓN DÍAZ, GUALBERTO IBARRETO, OSCAR D’LEÓN, LILIA VERA, GRUPO MADERA, SALSA MAYOR, C-4 TRIO, E MUITOS, MUITOS OUTROS DOS QUAIS AGORA NÃO ME LEMBRO OS NOMES.

  12. Fiz um comentário, sobre a beleza da música venezuelana, sugerindo nomes de artistas, enviei , mas não saiu aqui publicado. Obrigado, de qualquer maneira.

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