A Arte de Porfírio Costa, por Laura Macedo

Porfírio Alves da Costa
*16/02/1913 – Campina Grande (PB)

+ Década/1970 – Rio de Janeiro (RJ)

 

 

O compositor Porfírio Costa, aos dezoito anos, mudou-se para Recife onde atuou na Orquestra de Nelson Ferreira e na Rádio Clube de Pernambuco.

 

 

Quando Severino Araújo assumiu a direção da Orquestra Tabajara, em 1939, convidou Porfírio para ser um dos seus dois trompetistas, ao lado do também paraibano Geraldo Medeiros.

 

 

Em 1949, Porfírio sai da Tabajara e vai para a Orquestra Carioca, em 1952. Não demora muito e passa a atuar na Orquestra de Osmar Milani, em São Paulo.

 

 

Açude velho” (Porfírio Costa) # Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara. Disco Continental (15.614-A) / Matriz (1707). Lançamento (abril/1946).

 

 

Primeirão” (Porfírio Costa) # Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara. Disco Continental (15.666-A) / Matriz (1463). Lançamento (agosto/1946).

 

 

Porfírio Costa é autor de “Peguei a reta“, um clássico do choro brasileiro, gravado pelo flautista Altamiro Carrinho, em 1971, no disco “Chorinhos da Pesada“. “Peguei a Reta” foi gravada também por, entre outros Paulo Moura, no sax alto – no disco “Confusão Urbana, Suburbana e Rural“, de 1976.

Peguei a reta” (Porfírio Costa) # Severiano Araújo e Orquestra Tabajara / Solo de Piston: Porfírio Costa. Disco Continental (15.934-A) / Matriz (1707). Lançamento (julho/setembro/1948).

 

 

Fuxicando” (Porfírio Costa) # Raul de Barros e Orquestra. Disco Odeon (13.073-A) / Matriz (8830). Gravação (17/10/1953) / Lançamento (dezembro/?).

 

 

Maria Madalena” (Porfírio Costa) # Porfírio Costa [Trompete] e Carioca e sua Orquestra. Disco Odeon (13.182-B) / Matriz (9063). Gravação (13/07/1951) / Lançamento (outubro/1951).

 

 

Passou” (Porfírio Costa) # Severino Araújo e sua Orquestra Tabajarás. Disco Continental (16.175-A) / Matriz (2138). Lançamento (março/?).

 

 

Infelizmente as fontes pesquisadas são bastantes escassas. O pouco que consegui socializo com vocês!

Finalizo com a interpretação de Paulo Moura, da composição “Peguei a Reta“! Álbum “Confusão Urbana, Suburbana e Rural”, 1976.

 

 

Agradecimentos especiais ao grande Mestre Miguel NIREZ Azevedo pela liberação dos fonogramas: “Fuxicando”, “Maria Madalena” e “Passou”.

 

************

Fontes:

– Dicionário Cravo Albin da MPB.

– Foto montagem: Laura Macedo.

– Site #radinha. AQUI OUÇA PEGUEI A RETA

– Revista Carioca: Foto Porfírio Costa.

– Site YouTube: Canais: “Gilberto Inácio Gonçalves”.

– Montagem Áudio/Sound: Laura Macedo.

***********

 

Laura Macedo

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A ARTE DE PORFIRO COSTA

    O Choro  “Peguei a reta ” foi gravado pelo trompetista Joatan Nascimento em seu excelente CD EU CHORO ASSIM, pela MAIANGA Discos. Gravado em Salvador-Bahia. Trompetista alagoano radicad na Bahia. Um dos melhores discos intrumentais de choro já prodizido no Brasil.

  2. Porfírio Costa

    Deixei para ouvir num momento em que pudesse curtir todas de uma vez, e acertei em cheio! “Nosso” conterrâneo Porfírio, que acabo de conhecer (e não conhecia nem de ‘ouvi dizer’, embora tenha vivido três anos em Campina) é mais uma joia que você pinça desse garimpo virtuoso. 

    O choro ‘Peguei a reta’ e o frevo ‘Fuxicando’ são muito bons mesmo, mas ‘Maria Madalena’ não fica nada a dever. Dei uns três bis em todas elas.

    Fiquei feliz. (Eu já estava com saudade dos posts).

    Beijos.

    1. Eu sabia que você iria gostar!

      Querido Gregório,

      Nós dois temos o mesmo gosto musical! Isso é FANTÁSTICO!

      Passei muito tempo garimpando sobre a vida e obra do Porfírio Costa! Infelizmente sua obra é pouco divulgada…

      Mesmo assim resolvi socializar com vocês o pouco que consegui. Na medida que encontre novas “composições” vou atualizando a obra desse grande compositor/cantor.

      Beijos!

    1. Solange Costa

      Estou super satisfeita pelo seu contato!

      Caso tenha informações complementeres do nosso grande compositor/cantor Porfírio Costa pode enviar para o nosso e-mail (vou enviar in-box).

      Grande abraço!

  3. Laura Macedo, li há muitos anos atrás, não me lembro onde, que Porfírio Costa simplesmente desapareceu: ele pegou um ônibus para uma cidade do interior do Rio de Janeiro e não chegou ao destino. Ninguém sabe dizer o que aconteceu. Você já viu algo a respeito?

    1. Boa tarde, Sr. Marcio Gomes!
      Sou neta de Porfirio Costa, ele na verdade esteve na cidade de Nova Friburgo RJ, por um tempo, neste período enviou dois cartões postais com imagens da ponte que une as duas partes da cidade, para minha mãe, aqui em SP, datados de 05/05/1978, avisando que logo iria para casa, depois disso, não tivemos mais contatos. Quando começaram as buscas já próximo do dia das mães deste ano, só foi encontrado os pertences dele onde esteve hospedado.

      1. Olá Solange. Sou músico e trompetista também. Seu avô é de longe o trompetista brasileiro mais importante! Principalmente pelo desenvolvimento que ele deu ao instrumento com um sotaque extremamente brasileiro. Infelizmente temos poucas gravações, sabemos pouco sobre ele. Moro atualmente em João Pessoa e aqui na UFPB sempre que podemos estamos tocando músicas dele, tentando contar um pouco da história, infelizmente sabemos pouco. Saber sobre essa informação que você postou aí já nos dá mais explicação sobre a vida de um dos mais importantes músicos brasileiros e que pouco se sabe até hoje! Nosso país, o país sem memória, está cheio de gênios esquecidos!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador