A Eroica de Beethoven no Theatro São Pedro

Do blog de Ali Hassan Ayache, no Portal LN

Os críticos e a Eroica de Beethoven, concerto de abertura da temporada 2013 do Theatro São Pedro.

Crítica de Ali Hassan Ayache no blog de Ópera e Ballet

A abertura da temporada de 2013 do Theatro São Pedro/SP aconteceu no último dia 16. O programa mostra peças interessantes e conhecidas do repertório sinfônico. De Mozart ,Abertura da ópera Le Nozze di Figaro, KV. 492 . De Schumann tivemos o belo Concerto em Lá menor, op.54 e Beethoven se viu representado com a Sinfonia n. 3 em Mi bemol maior, op. 55 – Eroica. Para a empreitada a direção do teatro convidou a competente Ligia Amadio para a regência e a pianista Sonia Rubinsky.

A orquestra do teatro São Pedro mostrou competência nas mãos da maestrina Ligia Amadio, já na abertura da ópera Le Nozze di Figaro de Mozart tivemos uma bela leitura da partitura. 

O Concerto para Piano e Orquestra de Schumann foi composto originalmente como uma Fantasia para Piano e Orquestra e dedicado a esposa do compositor. Schumann mostra belas linhas melódicas nesse concerto, o tema central é usado de diversas formas nos três movimentos . A obra é cíclica, onde o mesmo tema é reaproveitado diversas vezes com mudanças de velocidade, de ritmo e de linhas melódicas .

A Orquestra do Theatro São Pedro mostrou boa musicalidade no concerto, Ligia Amadio faz uma leitura precisa com destaque para o tema central, onde os instrumentos ganham força nos solos. Sonia Rubinsky vence com facilidade as diversas passagens da partitura, essas exigem virtuose e a pianista tira de letra. Dialoga com a orquestra com musicalidade ímpar. Bela apresentação.

A Sinfonia n. 3 em Mi bemol maior, op. 55 – Eroica seria dedicada a Napoleão Bonaparte, após o mesmo se proclamar imperador , Beethoven não gostou da ambição do francês e rasgou a dedicatória. Revolucionária , essa é a palavra que define bem a sinfonia, Beethoven cansou de inovar nas formas musicais. A maestrina explicou para o respeitável público toda a história dessa sinfonia e a executou de maneira brilhante, naipes em bela harmonia e uma sonoridade adequada ao pequeno teatro.

Ligia Amadio não perdeu a chance e deu uma cutucada nos críticos, quando ouviram a Eroica pela primeira vez eles reclamaram, soltaram cobras e lagartos. Se naquela época eram chatos imagina nos dias de hoje. O público adorou, ovacionou a maestrina com palmas pra todos os lados. Querida maestrina, o que escreve um crítico é como revista de fofoca, ninguém admite que gosta, finge passar longe, mas todo mundo lê. 

Ali Hassan Ayache

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador